sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Stock Car apresenta o novo carro da categoria


Hoje a organização da Stock Car Pro Series apresentou o novo carro da categoria. Projetado pela Audace Tech, o modelo da principal categoria do automobilismo nacional contará com motorização quatro cilindros, duplo comando de válvulas e turboalimentado, de 2,1 litros, com a previsão de 500 cavalos de potência. O motor pesa apenas 130 quilos, com bloco e cabeçote usinados em alumínio. Além da novidade do conjunto motriz, o novo modelo contará com a função da asa móvel e o "push to pass".


O novo modelo da Stock Car Pro Series


A nova geração da categoria, nomeada de Audace SNG01, também contará com um câmbio da marca X-Track, sequencial, de acionamentos por borboleta no volante.


O volante foi todo remodelado, com assistência eletro-hidráulica, equipado com dashboard eletrônico no volante, uma Fueltech 700 Plus.


A eletrônica do novo carro terá conexão 5G, com o repasse das informações do carro tanto de telemetria para as equipes quanto para a transmissão de televisão.


Os freios serão da marca AP Racing, com 6 pistões na dianteira e 4 pistões na traseira.


A nova gaiola terá tubos de aço produzidos pela ArcelorMittal, com soldas feitas por robô.




Na suspensão, as mangas de eixo e braços utilizam materiais usinados, de alumínio e barras estabilizadoras com 5 ajustes de rigidez. Os pneus serão da marca Hankook.


Olhando a silhueta do protótipo, na foto de divulgação, o carro aparenta ter um entre-eixos maior do que o modelo atual e o aspecto "bolha" dos modelos da Stock Car usados até 2019, parece ter voltado. As informações repassadas dão conta de que a carroceria ainda passará por evoluções e transformações.


O novo carro já passou por mais de quatro mil quilômetros de testes, pilotado por Renan Guerra.


Os novos modelos serão entregues às equipes em 2024 e a categoria estreia a nova geração na temporada de 2025.


O novo propulsor é turbo e chega a debitar 500 cavalos de potência.



A ficha técnica divulgada pela categoria:


Motor: Audacetech Chevrolet ou Audacetech Toyota

Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600

Eletrônica: Motec e Fueltech

Painel: Fueltech FT700 Plus

Peso: 1.100kg (2kg por cv)

Câmbio: XTrac P1529, sequencial e semiautomático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira

Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição

Amortecedores: Penske Racing

Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro

Visibilidade: câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira, além de câmera 360 graus interna. As duas primeiras disponíveis no display do piloto. As três usadas em transmissão de prova e app

Aerodinâmica: carenagem a definir. DRS, asa móvel em fibra de carbono

Projeto: Audacetech, ArcelorMittal, IPT e SENAI

Carroceria: Chevrolet e Toyota, material compósito (incluindo fibra de Carbono, fibra de Vidro, aramida e kevlar), simulações e testes. Fabricação Rallc

Chassi: tubos DP980R da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Homologação CBA

Entreeixos: 2.750 mm

Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados, com pastilhas Fras-le e pinças de competição AP Racing. Seis pistões na dianteira e quatro na traseira

Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico

Simulação computacional: IPT e Siemens

Fabricação e prototipagem: ESPAS e Audacetech

Elementos de competição (motor e suspensão): MTR

Volante: Grid Engineering, modelo Stock Car

Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)

Pneus: Hankook medidas 300-680x18 Hankook

Combustível: etanol

Tanque: instalado em cofre de fibra de carbono, é um contêiner de borracha deformável e resistente desenvolvido especialmente para competição, seguindo a classificação standard FT3 da FIA. Válvula de segurança anticapotagem e capacidade ajustável

Segurança: estrutura tubular em aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira em alumínio para absorção de impacto. Estruturas laterais em carbono, kevlar e aramida para absorção de impacto e dissipação de energia. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA












Um comentário:

  1. Achei interessante que em todo lugar que tem essas especificações, está com um erro claro em relação a potência.
    Se o torque é 580nm até 6800RPM, então esse veículo teria 561,5 cavalos nessa rotação.

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