quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Salão do Automóvel 2012

Como tradicionalmente acontece a cada dois anos, estivemos presentes no Salão do Automóvel, mais precisamente no dia 2 deste mês. Como sempre, apesar dos ingressos estarem muito mais caros em comparação com 2010, o Salão estava lotado de visitantes. Porém, na minha percepção, a exposição deste ano deixou um pouco a desejar.

E a decepção é simples: faltaram carros exclusivos, superesportivos (em 2010, só para citar alguns, estavam presentes Bugatti Veyron, Nissan GT-R, além dos modelos da Ferrari e Lamborghini, marcas que este ano não estiveram, presentes). Para quem gosta de supercarros, o Salão deste ano não empolgou. E quem vai em uma exposição como esta, quer ver os verdadeiros "carros de sonho".

Mas a visita não foi de toda perdida. Destaques para diversos modelos de corrida presentes, como por exemplo dois modelos da Fórmula 1 de 2011, uma Ferrari e uma Red Bull, alguns modelos da Stock Car brasileira, um modelo atual do Dallara da Fórmula Indy (do piloto Simon Pagenaud), além de um modelo da Toyota que disputou o Mundial de Endurance e venceu a etapa brasileira, disputada em Interlagos.

Dos carros de produção, destacamos alguns modelos, como por exemplo o Honda Civic Si Coupé, o novo Ford Fusion, Gol duas portas, Mercedes Benz SLS, Lexus LF-A, Ford Mustang Boss 302 Laguna Seca, Dodge Viper nova série e muitos outros. Abaixo, seguem alguns registros fotográficos deste Salão:

 

































 


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

WEC - World Endurance Championship - 6 Horas de Interlagos

Estivemos presentes em Interlagos, neste último sábado, para acompanhar as 6 Horas de São Paulo, etapa válida pelo WEC (World Endurance Championship - Campeonato Mundial de Longa Duração). Organizado pelo Emerson Fittipaldi, o evento foi muito bom, em que pese o escasso público presente nas arquibancadas. Os organizadores esmeraram-se para gerar diversas atrações extra-pista para entreter o público nas 6 horas de prova. Desta vez, até a alimentação e os banheiros, coisas simples mas que em eventos em Interlagos sempre deixam a desejar, estavam com um bom nível de qualidade. Como ponto negativo, os cambistas presentes, que insistiam em vender ingressos de origem duvidosa, tudo isso a poucos metros de bases da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana.

Mas as principais atrações mesmo estavam dentro da pista. Na categoria LMP1 (Protótipos Le Mans 1), presentes em Interlagos dois protótipos da Audi, um R18 E-Tron híbrido (pilotado pela trinca André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fässler) e um R18 Ultra, este contando com o brasileiro Lucas Di Grassi, que dividiu o bólido com os experientes Tom Kristensen e Alan McNish). A Toyota mandou apenas um TS030 híbrido, da dupla Nicolas Lapierre e Alexander Wurz. Ainda na LMP1, participaram dois Lola-Toyota da equipe Rebellion Racing e dois HPD ARX Honda.

Na categoria LMP2 (Protótipos Le Mans 2), uma gama variada de modelos participaram da prova: Oreca-Nissan, Morgan-Nissan, Lola-Nissan, Lola-Lotus, Zytek-Nissan, HPD-Honda, todos protótipos que, por regulamento, são equipados com motores de produção.

Nas categorias GT´s, a LMGTE Pro contou com 3 modelos diferentes: Ferrari F458 Itália, Porsche 911 RSR-997 e Aston Martin Vantage V8. Na LMGTE Am, também 3 modelos diferentes disputaram a prova: Chevrolet Corvette C6-ZR1, Porsche 911 RSR-997 e Ferrari F458 Itália.

Ao final das 6 Horas de prova, vitória inédita do Toyota TS030 híbrido da dupla Wurz / Lapierre, que deu uma injeção de ânimo para a montadora japonesa continuar a disputar o campeonato contra a hegemonia alemã da Audi.

Abaixo, as fotos da corrida, clicadas por este que vos fala.