sábado, 16 de abril de 2016

All Le Mans - cobertura da oitava corrida - 16/04/2016


Foram mais de um mês e meio de corridas e disputas. Neste sábado foi realizada a última corrida do All Le Mans, categoria de réplicas em slot car que tem como principal proposta reviver os melhores momentos das provas de endurance modernas, sempre na tradicional loja de autorama de São Paulo, a Shelby Modelismo.

Como não poderia ser diferente, a última prova do campeonato foi muito especial. A briga pelo título estava restrita entre Marcelo Jaworski, que fez uma excelente primeira fase do campeonato e André Hiebra, que a partir da metade final da temporada cresceu em desempenho, chegando a reduzir a diferença em 4 pontos para o líder antes da última corrida.

Para alegria de todos, teríamos grid cheio para a corrida de disputa do título: sete pilotos em batalha. Apenas Sidney Lombardo (McLaren F1 GTR LM) não pode comparecer. Voltaram a correr Chico Takahashi (Audi R8C "all black") e Rodrigo Barbour (Porsche 911 GT1 EVO98), que havia participado apenas da primeira etapa.

A distribuição das cores de fendas para a corrida foi a seguinte:

Marcelo Jaworski - amarela
André Hiebra - verde
Jhones Santana - azul
Rodrigo Carelli - branca
Teddy Putz - laranja
Chico Takahashi - preta
Rodrigo Barbour - roxa

A fenda vermelha ficou vaga.

Antes de irem para pista, os dois postulantes ao título do All Le Mans exibiam reações diferentes. Marcelo Jaworski mostrava-se concentrado, ajustando seu carro na bancada. Já André Hiebra, por seu turno, parecia bem à vontade, conversando com os pilotos Rodrigo Carelli, Chico Takahashi e Rodrigo Barbour.

Os pilotos encontraram fendas bastante escorregadias no treino livre, que tem duração de 10 minutos. Marcelo Jaworski começava a mostrar domínio através da melhor marca entre os sete pilotos, seguido de seu adversário direto, André Hiebra.

Os melhores tempos do treino de aquecimento foram os seguintes:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 8.2214
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.5808
3º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 8.8734
4º - Chico Takahashi - Audi R8C - 9.2386
5º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 9.8284
6º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 10.516
7º - Jhones Santana - Nissan R89C - 96.309 (apenas 3 voltas completadas)


Chegavam então os momentos decisivos do campeonato. A pole position garante um ponto de bonificação, importantíssimo na briga pelo título. E quem saiu na frente foi o líder da tabela, Marcelo Jaworski. O rapidíssimo Jhones Santana colocou seu Nissan R89C na segunda posição. André Hiebra não fez uma boa classificação e largou apenas na quarta posição. Os melhores tempos do qualify foram os seguintes:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 8.1474
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8.2834
3º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 8.4250
4º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.5803
5º - Chico Takahashi - Audi R8C - 9.1347
6º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 9.7325
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 9.9979


Na prova, a briga pela liderança foi polarizada entre Marcelo Jaworski e Jhones Santana, com André Hiebra acompanhando de perto. Foi uma prova bastante acidentada, com um total de 32 escapadas. Em uma delas, o McLaren F1 GTR LM amarelo de André Hiebra deu uma forte pancada no Ford GT GT3 de Teddy Putz. O acidente provocou, segundo Hiebra, avarias na guia do seu carro, que afastaram-no da disputa pela ponta da corrida.

Na batalha pela vitória, duas escapadas no final da prova alijaram Jhones Santana de brigar muito de perto com Marcelo Jaworski, que venceu a prova com duas voltas de vantagem para o piloto do Nissan R89C. De lambuja, ainda cravou a melhor volta da etapa, sem escapar da fenda, conquistando o título. Foi uma temporada digna de glórias, com um total de cinco vitórias, seis melhores voltas e cinco pole-positions no cartel. Jhones Santana fechou na segunda posição e Rodrigo Carelli, em uma prova conservadora, fugindo dos incidentes, completou o pódio na terceira posição. Rodrigo Barbour e Chico Lauda, destreinados por conta das ausências, fecharam respectivamente na quarta e quinta posições. O vice campeão André Hiebra ainda terminou na zona de pontuação, na sexta posição. Teddy Putz fez uma corrida complicada na fenda laranja e completou na sétima colocação.


O resultado final da última corrida do All Le Mans foi o seguinte:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 144 voltas - melhor volta da prova: 8.1956
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8.2834 - 142 voltas - melhor volta: 8.3482
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 119 voltas - melhor volta: 9.4418
4º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 112 voltas - melhor volta: 8.3096
5º - Chico Takahashi - Audi R8C - 99 voltas - melhor volta: 9.0148
6º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 85 voltas - melhor volta: 8.6529
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 70 voltas - melhor volta: 9.4649





Excelentes performances da McLaren F1 GTR LM de Marcelo Jaworski o levaram ao título do All Le Mans





Nas provas em que participou, Jhones Santana sempre obteve ótimos resultados e foi muito rápido com seu Nissan R89C do Grupo C





A rapidíssima McLaren F1 GTR LM de André Hiebra, o vice-campeão do All Le Mans





O lindo Porsche 911 GT1 EVO98 de Rodrigo Barbour





Da esquerda para a direita: Audi R8C "Test Car" de Chico Takahashi, Nissan R390 GT1 de Rodrigo Carelli e Ford GT GT3 de Teddy Putz





Quinta colocação para o Audi R8C de Chico Takahashi na última etapa do campeonato






Ford GT GT3 de Teddy Putz





Terceira posição na tabela final do campeonato para Rodrigo Carelli e seu Nissan R390 GT1





Teddy Putz mostra para a câmera a avaria na lateral de seu Ford GT GT3, onde aparece o lastro amassado, após a forte pancada com o McLaren F1 GTR LM de André Hiebra




Estatísticas da prova

Escapadas de fenda:

Teddy Putz: 10 escapadas
Chico Takahashi / Rodrigo Barbour / André Hiebra: 6 escapadas
Jhones Santana / Rodrigo Carelli: 2 escapadas
Marcelo Jaworski: 0 escapadas


Estatísticas do campeonato

Quantidade total de voltas completadas no campeonato:

- Marcelo Jaworski - 1.218 voltas
- Rodrigo Carelli - 1.185 voltas
- André Hiebra - 1.150 voltas
- Jhones Santana - 790 voltas
- Teddy Putz - 655 voltas
- Sidney Lombardo - 544 voltas
- Chico "Lauda" Takahashi - 324 voltas
- Rodrigo Barbour - 232 voltas


Distribuição das vitórias por piloto:

- Marcelo Jaworski: 5 vitorias
- André Hiebra: 2 vitórias
- Rodrigo Carelli: 1 vitória


Distribuição das vitórias por carro:

- McLaren F1 GTR LM: 7 vitórias
- Nissan R390 GT1: 1 vitória


Distribuição das pole-positions por piloto:

Marcelo Jaworski: 5
André Hiebra: 1
Rodrigo Barbour: 1

Obs.: não houve disputa de pole-position na quinta etapa (torneio)


Distribuição das pole-positions por carro:

McLaren F1 GTR LM: 6
Porsche 911 GT1 EVO98: 1

Obs.: não houve disputa de pole-position na quinta etapa (torneio)


Distribuição das melhores voltas por piloto:

Marcelo Jaworski: 6
Jhones Santana: 1
André Hiebra: 1


Distribuição das melhores voltas por carro:

McLaren F1 GTR LM: 7
Nissan R89C: 1


Resultados finais das oito corridas, por piloto:

Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM
Vitórias: 5
Segundos lugares: 1
Terceiros lugares: 1
Quintos lugares: 1
W.O.´s: 0


André Hiebra - McLaren F1 GTR LM
Vitórias: 2
Segundos lugares: 3
Quartos lugares: 1
Sextos lugares: 2
W.O.´s: 0


Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1
Vitórias: 1
Segundos lugares: 1
Terceiros lugares: 5
Quarto lugares: 1
W.O.´s: 0


Jhones Santana - Nissan R89C
Segundos lugares: 2
Terceiros lugares: 2
Quintos lugares: 1
W.O.´s: 3


Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM
Segundos lugares: 1
Quartos lugares: 3
Quintos lugares: 1
Sétimos lugares: 1
W.O´s: 2


Teddy Putz - Ford GT GT3 / Lancia LC2/85
Quartos lugares: 1
Quintos lugares: 1
Sextos lugares: 2
Sétimos lugares: 2
W.O.´s: 2


Chico Takahashi - Audi R8C "Test Car"
Quartos lugares: 1
Quintos lugares: 1
W.O.´s: 6


Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98
Quartos lugares: 1
Quintos lugares: 1
W.O.´s: 6


Resultado final do campeonato:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 65 pontos
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 54 pontos
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 42 pontos
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 25 pontos
5º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 15 pontos
6º - Teddy Putz - Ford GT GT3 / Lancia LC2/85 - 8 pontos
7º - Chico Takahashi - Audi R8C "Test Car" - 6 pontos
8º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 4 pontos



Bem, chega então ao final a edição do All Le Mans, organizado pelo grupo Racing. Parabéns ao Marcelo Jaworski pelo título, ao André Hiebra pelo vice-campeonato e aos demais por todas as ótimas performances!







domingo, 10 de abril de 2016

All Le Mans - Cobertura da sétima corrida - 09/04/2016


O campeonato All Le Mans, que começou no mês de janeiro desse ano, vai chegando ao final. Ontem foi disputada a sétima e penúltima corrida do certame organizado pelo grupo Racing e disputado nas fendas de uma das mais tradicionais lojas de slot car do Brasil, a Shelby Modelismo.

Cinco pilotos tomaram parte dessa corrida. Não compareceram Jhones Santana (Nissan R89C), Chico Takahashi (Audi R8C) - que participou apenas da etapa torneio - e Rodrigo Barbour (Porsche 911 GT1 EVO98), que de longe tem o carro mais rápido do campeonato, mas infelizmente não conseguiu tomar parte da maioria das corridas.

A disputa pelo campeonato está eletrizante! Depois de um começo arrasador, Marcelo Jaworski (McLaren F1 GTR LM) alternou bons e médios resultados da metade do campeonato para frente e vem observando André Hiebra (McLaren F1 GTR LM) alcançá-lo na pontuação.

A distribuição das cores de fendas para esta sétima etapa foi a seguinte:

- Marcelo Jaworski - vermelha
- André Hiebra - amarela
- Rodrigo Carelli - azul
- Sidney Lombardo - roxa
- Teddy Putz - preta

As fendas verde, branca e laranja ficaram vagas.

No treino de aquecimento os pilotos encontraram as fendas bastante sujas, mesmo as mais altas. Um dos pilotos que mais escaparam foi Teddy Putz (Ford GT GT3), correndo na fenda preta. Jaworski voltou à boa forma, baixando dos oito segundos na melhor marca. Os melhores tempos do treino livre foram os seguintes:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 7.9380
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.2186
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 8.7640
4º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 8.8700
5º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 11.306

Jaworski manteve a velocidade dos treinos livres e garantiu a pole position na prova de qualificação. De quebra, botou no bolso o ponto de bonificação pela melhor volta. Foi o único a andar abaixo dos oito segundos nos treinamentos. As demais posições do grid mantiveram-se inalteradas em relação ao treino livre:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 7.9562
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.1045
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 8.6642
4º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 8.8906
5º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 9.9142




O grid de largada para a sétima corrida do campeonato



Marcelo largou bem e manteve a liderança, seguido de perto por André Hiebra. Rodrigo Carelli manteve-se sólido na terceira posição, sem oposição de Teddy Putz e Sidney Lombardo. Estes dois últimos enfrentaram muitos problemas nesta sétima corrida. Teddy não se entendeu com a fenda preta e seu Ford GT GT3 ficou mais fora da prova do que em disputa. Foram dez escapadas ao todo. Ainda sim, conseguiu assegurar um quarto lugar. Já Sidney ficou mais tempo tentando ajustar sua McLaren F1 do que correndo propriamente. Completou apenas 40 voltas. Seu carro está impraticável!

Na disputa pela liderança, Jaworski cometeu dois erros, que lhe custaram duas escapadas, a perda da liderança e da vitória para André Hiebra, que não escapou da fenda e garantiu seu segundo triunfo no campeonato. Foram sete voltas de vantagem para Marcelo. Rodrigo Carelli garantiu mais um pódio com a terceira colocação e praticamente garantiu o terceiro posto no campeonato, faltando uma etapa para o final do All Le Mans. A melhor volta ficou com o McLaren F1 de Marcelo Jaworski.

Segue o resultado final da prova:

1º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 149 voltas - melhor volta: 8.0890
2º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 142 voltas - melhor volta da prova: 8.0169
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 137 voltas - melhor volta: 8.6451
4º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 74 voltas - melhor volta: 9.1734
5º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 40 voltas - melhor volta: 8.6136


Estatísticas:

Escapadas de fenda:

- Teddy Putz: 10 escapadas
- Sidney Lombardo: 6 escapadas
- Marcelo Jaworski: 2 escapadas
- André Hiebra e Rodrigo Carelli: 0 escapadas


Quantidade de voltas completadas no campeonato, por piloto, até o momento:

- Marcelo Jaworski - 1.074 voltas
- Rodrigo Carelli - 1.066 voltas
- André Hiebra - 1.065 voltas
- Jhones Santana - 648 voltas
- Teddy Putz - 585 voltas
- Sidney Lombardo - 544 voltas
- Chico "Lauda" Takahashi - 225 voltas
- Rodrigo Barbour - 120 voltas

Distribuição das vitórias por piloto:

- Marcelo Jaworski: 4 vitorias
- André Hiebra: 2 vitórias
- Rodrigo Carelli: 1 vitória

Distribuição das vitórias por carro:

- McLaren F1 GTR LM: 6 vitórias
- Nissan R390 GT1: 1 vitória


A disputa pelo título agora ficou emocionante! Apenas quatro pontos separam o líder Marcelo Jaworski do segundo colocado, André Hiebra, e somente os dois podem conquistar a taça. A etapa final, marcada para o próximo sábado, 16 de abril, promete muita disputa!

A pontuação do campeonato está assim:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 57 pontos
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 53 pontos
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 38 pontos
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 20 pontos
5º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 17 pontos
6º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 8 pontos
7º - Chico Takahashi - Audi R8C - 6 pontos
8º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 3 pontos


domingo, 3 de abril de 2016

All Le Mans - Cobertura da sexta corrida - 26/03/2016


No último sábado, 26 de março, foi disputada a sexta prova do All Le Mans, na Shelby Modelismo. Após a disputa da etapa torneio, voltamos para a prova no formato tradicional, com treino livre, classificação e corrida de 20 minutos de duração.

Por conta do feriado de Páscoa, tivemos apenas quatro carros na pista. As ausências sentidas foram de Sidney Lombardo (McLaren F1 GTR LM), Teddy Putz (Ford GT GT3), Rodrigo Barbour (Porsche 911 GT1 EVO98) e Chico Takahashi (Audi R8C).

A distribuição de fendas para essa corrida foi a seguinte:

- Marcelo Jaworski - roxa
- André Hiebra - vermelha
- Jhones Santana - amarela
- Rodrigo Carelli - verde

As fendas laranja, preta, azul e branca ficaram vagas.

Nos treinos livres, começou a ficar evidente o quão veloz estava a McLaren de André Hiebra. Na fenda vermelha, o piloto abaixou de oito segundos o tempo de volta, mostrando que brigaria pela vitória.

Os melhores tempos do primeiro tempo foram os seguintes:

1º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 7.9446
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8.1823
3º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 8.2259
4º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 8.7906


No treino classificatório para o grid de largada, não foi diferente. André Hiebra foi mais rápido e garantiu a pole position, guardando o primeiro ponto da tarde. Somente o piloto da McLaren amarela consegui andar abaixo de oito segundos em todo o fim de semana. Foi a marca mais rápida do All Le Mans já registrada até o momento.









O grid de largada ficou assim:

1º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 7.8202
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8.1493
3º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 8.1933
4º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 8.7511


Na corrida, a briga pela liderança ficou polarizada ente Marcelo Jaworski, André Hiebra e Jhones Santana. O piloto do Nissan R89C até que tentou acompanhar, mas três escapadas de fenda alijaram Jhones da briga pela vitória. Mesmo assim, foi muito rápido durante a prova e terminou na terceira colocação.

O mesmo não pode ser dito de Rodrigo Carelli. O piloto do Nissan R390 GT1 escapou seis vezes da fenda verde, no que foi a pior participação em corridas do Racing em um ano de corridas, principalmente para um piloto que se notabiliza por poucas saídas de pista. O piloto suspeita de problemas com o contato do carro e já solicitou ao Mosca uma revisão deste item. Uma corrida para esquecer!

O único acidente da prova aconteceu com seis minutos de prova, quando Carelli escapou na curva antes da reta oposta e parou na fenda vermelha. André, que vinha na sequência, não conseguiu frear e a pancada foi inevitável.

A briga pela vitória foi espetacular! Marcelo e André brigaram volta a volta, com a McLaren amarela fazendo seguidas vezes voltas rapidíssimas. Marcelo em nenhum momento escapou da fenda e garantiu a vitória espetacular, com uma volta apenas de vantagem para André Hiebra. Marcelo também alcançou uma marca importante: a quebra da barreira das 151 voltas completadas em uma corrida. Enfim, uma disputa em altíssimo nível! A melhor volta da prova ficou com Hiebra, mais uma vez, e de forma exclusiva, abaixo dos oito segundos.




Eis o carro mais rápido do campeonato até o momento: McLaren F1 GTR LM de André Hiebra




Nissan R89C de Jhones Santana - bons resultados nas participações até o momento




A briga pela vitória entre Marcelo Jaworski (McLaren F1 GTR LM, no detalhe) e André Hiebra foi uma das mais acirradas até o momento




Para a equipe Carelli, foi uma corrida para esquecer...



O resultado final da sexta corrida do All Le Mans ficou assim:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 151 voltas - melhor volta: 8.0354
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 150 voltas - melhor volta da prova: 7.8206
3º - Jhones Santana - Nissan R89C - 145 voltas - melhor volta: 8.0922
4º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 119 voltas - melhor volta: 8.5879


A tábua de classificação do campeonato (que segue o esquema de descarte do pior resultado) até o momento é a seguinte:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 49 pontos
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 43 pontos
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 34 pontos
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 20 pontos
5º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 15 pontos
6º - Chico Takahashi - Audi R8C - 6 pontos
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 5 pontos
8º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 3 pontos


Estatísticas:

Escapadas de fenda:

- Rodrigo Carelli: 6 espacadas
- Jhones Santana: 3 escapadas
- André Hiebra: 2 espacadas
- Marcelo Jaworski: 0 escapadas


Quantidade de voltas completadas no campeonato, por piloto, até o momento:

- Marcelo Jaworski - 932 voltas
- Rodrigo Carelli - 929 voltas
- André Hiebra - 916 voltas
- Jhones Santana - 648 voltas
-  Teddy Putz - 511 voltas
- Sidney Lombardo - 504 voltas
- Chico "Lauda" Takahashi - 225 voltas
- Rodrigo Barbour - 120 voltas


A próxima etapa, a penúltima do campeonato, será disputada no dia 9 de abril.