Foram mais de um mês e meio de corridas e disputas. Neste sábado foi realizada a última corrida do All Le Mans, categoria de réplicas em slot car que tem como principal proposta reviver os melhores momentos das provas de endurance modernas, sempre na tradicional loja de autorama de São Paulo, a Shelby Modelismo.
Como não poderia ser diferente, a última prova do campeonato foi muito especial. A briga pelo título estava restrita entre Marcelo Jaworski, que fez uma excelente primeira fase do campeonato e André Hiebra, que a partir da metade final da temporada cresceu em desempenho, chegando a reduzir a diferença em 4 pontos para o líder antes da última corrida.
Para alegria de todos, teríamos grid cheio para a corrida de disputa do título: sete pilotos em batalha. Apenas Sidney Lombardo (McLaren F1 GTR LM) não pode comparecer. Voltaram a correr Chico Takahashi (Audi R8C "all black") e Rodrigo Barbour (Porsche 911 GT1 EVO98), que havia participado apenas da primeira etapa.
A distribuição das cores de fendas para a corrida foi a seguinte:
Marcelo Jaworski - amarela
André Hiebra - verde
Jhones Santana - azul
Rodrigo Carelli - branca
Teddy Putz - laranja
Chico Takahashi - preta
Rodrigo Barbour - roxa
A fenda vermelha ficou vaga.
1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 8.2214
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.5808
3º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 8.8734
4º - Chico Takahashi - Audi R8C - 9.2386
5º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 9.8284
6º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 10.516
7º - Jhones Santana - Nissan R89C - 96.309 (apenas 3 voltas completadas)
Antes de irem para pista, os dois postulantes ao título do All Le Mans exibiam reações diferentes. Marcelo Jaworski mostrava-se concentrado, ajustando seu carro na bancada. Já André Hiebra, por seu turno, parecia bem à vontade, conversando com os pilotos Rodrigo Carelli, Chico Takahashi e Rodrigo Barbour.
Os pilotos encontraram fendas bastante escorregadias no treino livre, que tem duração de 10 minutos. Marcelo Jaworski começava a mostrar domínio através da melhor marca entre os sete pilotos, seguido de seu adversário direto, André Hiebra.
Os melhores tempos do treino de aquecimento foram os seguintes:
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.5808
3º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 8.8734
4º - Chico Takahashi - Audi R8C - 9.2386
5º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 9.8284
6º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 10.516
7º - Jhones Santana - Nissan R89C - 96.309 (apenas 3 voltas completadas)
Chegavam então os momentos decisivos do campeonato. A pole position garante um ponto de bonificação, importantíssimo na briga pelo título. E quem saiu na frente foi o líder da tabela, Marcelo Jaworski. O rapidíssimo Jhones Santana colocou seu Nissan R89C na segunda posição. André Hiebra não fez uma boa classificação e largou apenas na quarta posição. Os melhores tempos do qualify foram os seguintes:
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8.2834
3º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 8.4250
4º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.5803
5º - Chico Takahashi - Audi R8C - 9.1347
6º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 9.7325
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 9.9979
Na prova, a briga pela liderança foi polarizada entre Marcelo Jaworski e Jhones Santana, com André Hiebra acompanhando de perto. Foi uma prova bastante acidentada, com um total de 32 escapadas. Em uma delas, o McLaren F1 GTR LM amarelo de André Hiebra deu uma forte pancada no Ford GT GT3 de Teddy Putz. O acidente provocou, segundo Hiebra, avarias na guia do seu carro, que afastaram-no da disputa pela ponta da corrida.
Na batalha pela vitória, duas escapadas no final da prova alijaram Jhones Santana de brigar muito de perto com Marcelo Jaworski, que venceu a prova com duas voltas de vantagem para o piloto do Nissan R89C. De lambuja, ainda cravou a melhor volta da etapa, sem escapar da fenda, conquistando o título. Foi uma temporada digna de glórias, com um total de cinco vitórias, seis melhores voltas e cinco pole-positions no cartel. Jhones Santana fechou na segunda posição e Rodrigo Carelli, em uma prova conservadora, fugindo dos incidentes, completou o pódio na terceira posição. Rodrigo Barbour e Chico Lauda, destreinados por conta das ausências, fecharam respectivamente na quarta e quinta posições. O vice campeão André Hiebra ainda terminou na zona de pontuação, na sexta posição. Teddy Putz fez uma corrida complicada na fenda laranja e completou na sétima colocação.
O resultado final da última corrida do All Le Mans foi o seguinte:
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8.2834 - 142 voltas - melhor volta: 8.3482
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 119 voltas - melhor volta: 9.4418
4º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 112 voltas - melhor volta: 8.3096
5º - Chico Takahashi - Audi R8C - 99 voltas - melhor volta: 9.0148
6º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 85 voltas - melhor volta: 8.6529
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 70 voltas - melhor volta: 9.4649
Excelentes performances da McLaren F1 GTR LM de Marcelo Jaworski o levaram ao título do All Le Mans
Nas provas em que participou, Jhones Santana sempre obteve ótimos resultados e foi muito rápido com seu Nissan R89C do Grupo C
A rapidíssima McLaren F1 GTR LM de André Hiebra, o vice-campeão do All Le Mans
O lindo Porsche 911 GT1 EVO98 de Rodrigo Barbour
Da esquerda para a direita: Audi R8C "Test Car" de Chico Takahashi, Nissan R390 GT1 de Rodrigo Carelli e Ford GT GT3 de Teddy Putz
Quinta colocação para o Audi R8C de Chico Takahashi na última etapa do campeonato
Ford GT GT3 de Teddy Putz
Terceira posição na tabela final do campeonato para Rodrigo Carelli e seu Nissan R390 GT1
Teddy Putz mostra para a câmera a avaria na lateral de seu Ford GT GT3, onde aparece o lastro amassado, após a forte pancada com o McLaren F1 GTR LM de André Hiebra
Estatísticas da prova
Escapadas de fenda:
Teddy Putz: 10 escapadas
Chico Takahashi / Rodrigo Barbour / André Hiebra: 6 escapadas
Jhones Santana / Rodrigo Carelli: 2 escapadas
Marcelo Jaworski: 0 escapadas
Estatísticas do campeonato
Quantidade total de voltas completadas no campeonato:
- Marcelo Jaworski - 1.218 voltas
- Rodrigo Carelli - 1.185 voltas
- André Hiebra - 1.150 voltas
- Jhones Santana - 790 voltas
- Teddy Putz - 655 voltas
- Sidney Lombardo - 544 voltas
- Chico "Lauda" Takahashi - 324 voltas
- Rodrigo Barbour - 232 voltas
Distribuição das vitórias por piloto:
- Marcelo Jaworski: 5 vitorias
- André Hiebra: 2 vitórias
- Rodrigo Carelli: 1 vitória
Distribuição das vitórias por carro:
- McLaren F1 GTR LM: 7 vitórias
- Nissan R390 GT1: 1 vitória
Distribuição das pole-positions por piloto:
Marcelo Jaworski: 5
André Hiebra: 1
Rodrigo Barbour: 1
Obs.: não houve disputa de pole-position na quinta etapa (torneio)
Distribuição das pole-positions por carro:
McLaren F1 GTR LM: 6
Porsche 911 GT1 EVO98: 1
Obs.: não houve disputa de pole-position na quinta etapa (torneio)
Distribuição das melhores voltas por piloto:
Marcelo Jaworski: 6
Jhones Santana: 1
André Hiebra: 1
Obs.: não houve disputa de pole-position na quinta etapa (torneio)
Distribuição das pole-positions por carro:
McLaren F1 GTR LM: 6
Porsche 911 GT1 EVO98: 1
Obs.: não houve disputa de pole-position na quinta etapa (torneio)
Distribuição das melhores voltas por piloto:
Marcelo Jaworski: 6
Jhones Santana: 1
André Hiebra: 1
Distribuição das melhores voltas por carro:
McLaren F1 GTR LM: 7
Nissan R89C: 1
McLaren F1 GTR LM: 7
Nissan R89C: 1
Resultados finais das oito corridas, por piloto:
Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM
Vitórias: 5
Segundos lugares: 1
Terceiros lugares: 1
Quintos lugares: 1
W.O.´s: 0
André Hiebra - McLaren F1 GTR LM
Vitórias: 2
Segundos lugares: 3
Quartos lugares: 1
Sextos lugares: 2
W.O.´s: 0
Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1
Vitórias: 1
Segundos lugares: 1
Terceiros lugares: 5
Quarto lugares: 1
W.O.´s: 0
Jhones Santana - Nissan R89C
Segundos lugares: 2
Terceiros lugares: 2
Quintos lugares: 1
W.O.´s: 3
Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM
Segundos lugares: 1
Quartos lugares: 3
Quintos lugares: 1
Sétimos lugares: 1
W.O´s: 2
Teddy Putz - Ford GT GT3 / Lancia LC2/85
Quartos lugares: 1
Quintos lugares: 1
Sextos lugares: 2
Sétimos lugares: 2
W.O.´s: 2
Chico Takahashi - Audi R8C "Test Car"
Quartos lugares: 1
Quintos lugares: 1
W.O.´s: 6
Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98
Quartos lugares: 1
Quintos lugares: 1
W.O.´s: 6
Resultado final do campeonato:
1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 65 pontos
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 54 pontos
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 42 pontos
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 25 pontos
5º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 15 pontos
6º - Teddy Putz - Ford GT GT3 / Lancia LC2/85 - 8 pontos
7º - Chico Takahashi - Audi R8C "Test Car" - 6 pontos
8º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 4 pontos
Bem, chega então ao final a edição do All Le Mans, organizado pelo grupo Racing. Parabéns ao Marcelo Jaworski pelo título, ao André Hiebra pelo vice-campeonato e aos demais por todas as ótimas performances!