A terceira etapa do campeonato Grupo C Le Mans foi até o momento a mais movimentada dentro e fora da pista. Antes mesmo da começo da etapa, dois importantes fatos agitavam os competidores. Primeiro, a ausência do líder do campeonato, Marcelo Jaworski (Toyota 88C), até então com três vitórias no campeonato. A não participação de Jaworski poderia "botar fogo" na briga pelo título. Outro fato relevante era a retomada dos pontos da última corrida da segunda etapa, para André Hiebra (Toyota 88C).
Com sete fendas preenchidas, os pilotos foram para a pista da Shelby para a primeira corrida. As sequências de cores foram as seguintes:
- Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - laranja
- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - roxa
- Jhones Santana - Nissan R89C - branca
- Teddy Putz - Porsche 956KH - vermelha
- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - azul
- André Hiebra - Toyota 88C - amarela
- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - verde
A fenda preta não foi utilizada pela ausência de Marcelo Jaworski (Toyota 88C).
No treino livre, foi possível constatar que a pista estava extremamente escorregadia. André Hiebra definiu muito bem o estado da pista, em uma expressão em inglês: "wet race", como se fosse uma corrida em pista molhada. O trabalho de limpeza de pneus e emborrachamento das fendas era fundamental para o sucesso na classificação e corrida.
André Hiebra manteve a tônica do campeonato e foi o mais rápido no treino livre, com a marca de 08.32, um tempo relativamente alto, o que dava a amostra do estado da pista naquele momento.
Na primeira classificação do dia, a Toyota de Hiebra foi a mais rápida, garantindo o primeiro ponto da noite. A pista ainda não estava totalmente aderente e ninguém havia conseguido baixar de 8 segundos os tempos. Segue o resultado final da classificação e o grid de largada para a primeira corrida:
1º- André Hiebra - Toyota 88C - 08.14
2º- Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 08.16
3º- Jhones Santana - Nissan R89C - 08.19
4º- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 08.37
5º- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 08.44
6º- Teddy Putz - Porsche 956KH - 08.85
7º- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 09.31
A briga pela liderança ficou polarizada entre Hiebra, Chico e Jhones. Outro piloto que poderia também brigar por esta vitória era Sidney Lombardo e seu Porsche 956K, porém, infelizmente o azar o vem acompanhando neste campeonato. Alguns acidentes e um problema inesperado com seu controle o alijou completamente da disputa.
A briga pela vitória foi tão grande que a diferença entre o primeiro colocado, André, do segundo, Chico, foi de apenas uma volta! Jhones Santana completou o pódio e Rodrigo Carelli fechou na quarta posição. O ponto da melhor volta ficou com André Hiebra. dominando completamente a disputa e fazendo assim o que chamamos de "barba, cabelo e bigode". Hiebra ainda terminou a prova às voltas com problemas de descolagem de um dos pneus de sua Toyota, Destaque para o Chico "Lauda", bem rápido e constante com seu Jaguar, na segunda posição.
Segue a classificação final da primeira corrida:
1º- André Hiebra - Toyota 88C - 140 voltas - melhor volta da prova: 08.24
2º- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 139 voltas - melhor volta: 08.48
3º- Jhones Santana - Nissan R89C - 132 voltas - melhor volta: 08.32
4º- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 130 voltas - melhor volta: 09.13
5º- Teddy Putz - Porsche 956KH - 103 voltas - melhor volta: 08.73
6º- Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 82 voltas - melhor volta: 08.42
7º- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 67 voltas - melhor volta: 08.29
Na segunda classificação do dia, pole position para a Lancia LC2/85 de Rodrigo Barbour, o único abaixo de oito segundos. André Hiebra, ainda às voltas com problemas em seus pneus, conseguiu ainda uma boa segunda posição na grelha de partida. Seguem os tempos do qualifying:
1º- Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 07.98
2º- André Hiebra - Toyota 88C - 08.03
3º- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 08.22
4º- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 08.30
5º- Jhones Santana - Nissan R89C - 08.37
6º- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 08.56
7º- Teddy Putz - Porsche 956KH - 09.15
Na segunda prova, mesmo após o reparo no pneu descolado, André Hiebra conseguiu por alguns momentos lutar pela liderança da corrida contra Jhones Santana, Chico "Lauda" e Rodrigo Barbour. Porém, o desempenho da Toyota 88C branca já não era mais o mesmo.
O destaque da noite: primeira vitória de Chico e seu Jaguar XJR12
A linda Lancia LC2/85 "Martini Racing" de Rodrigo Barbour
Chico "Lauda" fez uma corrida impecável, sem erros e com muita velocidade, garantindo a sua primeira vitória em campeonatos do grupo Racing. Chico comemorou muito e foi parabenizado por todos os outros pilotos. Jhones Santana fechou na segunda posição e Rodrigo Barbour conseguiu um ótimo resultado com a terceira colocação. Mais uma vez, foi uma corrida para Sidney Lombardo esquecer, envolto com problemas em seu controle e também com o chassi do Porsche 956KH.
Segue o resultado final da segunda corrida:
1º- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 138 voltas - melhor volta: 08.32
2º- Jhones Santana - Nissan R89C - 135 voltas - melhor volta: 08.38
3º- Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 133 voltas - melhor volta: 08.07
4º- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 127 voltas - melhor volta: 08.57
5º- André Hiebra - Toyota 88C - 126 voltas - melhor volta da prova: 07.99
6º- Teddy Putz - Porsche 956KH - 104 voltas - melhor volta: 08.87
7º- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 37 voltas - melhor volta: 08.07
Faltando uma etapa para o fim do campeonato, a briga pelo título está muito acirrada, com pelo menos três pilotos tendo chances de levantar o caneco. Diferentemente do último campeonato (Classic Le Mans), onde a rivalidade e disputa ficou polarizada entre Marcelo Jaworski e o campeão Rodrigo Barbour, desta vez Marcelo tem em Jhones Santana o seu maior oponente até o momento, com André Hiebra, rapidíssimo com a sua Toyota e Chico "Lauda", constante e rápido, correndo por fora. Ou seja, a última etapa, marcada para o dia 24 deste mês, promete emoções a rodo! Como sempre, todos os detalhes vocês acompanham com exclusividade só aqui no blog.
A classificação do campeonato após três etapas e com o sistema de descartes é a seguinte:
1º- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 34 pontos
2º- Jhones Santana - Nissan R89C - 28 pontos
3º- André Hiebra - Toyota 88C - 27 pontos
4º- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 23 pontos
5º- Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 17 pontos
6º- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 16 pontos
7º- Teddy Putz - Porsche 956KH - 5 pontos
8º- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 1 ponto