domingo, 10 de agosto de 2025

Sábado histórico agita Tarumã no Marcas Brasil Racing



Dia teve seis corridas, dois classificatórios e disputas decididas até a última volta. Neste domingo, 10, serão mais quatro corridas, duas do MBR 1.6 e duas do MBR2000







Viamão (RS) - O Autódromo Internacional de Tarumã (RS) viveu, neste sábado (9), um daqueles dias que entram para o folclore do automobilismo. Foram nada menos que dois classificatórios e seis corridas no mesmo dia, somando baterias da 4ª etapa da temporada e duas provas remanescentes da etapa anterior, em Guaporé (RS). Pista seca na maior parte do tempo, depois de dias de chuva torrencial, ritmo alucinante e disputas até a última volta marcaram o roteiro.

A 4ª Etapa começou oficialmente com os classificatórios da MBR1.6 e da MBR2000. Na MBR2000 A, Gustavo Magnabosco, que faz dupla com Henrique Basso, cravou a pole para a equipe Roger Preparações. “Tenho de agradecer a toda a equipe pelo carro novo que já está largando na primeira posição. Tem muito trabalho pela frente ainda, mas estamos muito felizes”, comentou. Na MBR1.6 Super, Luiz Carlos Ribeiro colocou o Toyota Etios #44 da Ouro Car no topo. “O carro ficou bom. Agora que secou um pouco a pista, deu certo e conquistei P1”, comemorou o piloto gaúcho.

A primeira corrida da MBR1.6 foi uma aula de defesa. Largando na frente, Luiz Carlos Ribeiro segurou a liderança do início ao fim, mantendo Gustavo Magnabosco colado no retrovisor. “Foi muito bom ter vencido em casa. A corrida foi pegada demais, Magnabosco grudou e foi a corrida inteira na cola. Cansou o velhinho”, brincou o piloto da categoria Super. Pela Elite, Rafael Futsuki abriu o fim de semana com vitória estratégica no VW UP #777. “Muito bom começar assim. Foi uma corrida bem disputada. Fizemos uma corrida mais cabeça. Como nossos concorrentes da Elite estavam para trás, não tinha porque me envolver. Foi bem divertido e bora para as próximas”, disse.










Na primeira corrida da MBR2000 A e B, a disputa foi acirradíssima. Gustavo Magnabosco venceu com uma vantagem de 7s585, mas o pega pelo pódio, do 2º ao 4º lugares, teve uma diferença mínima de apenas 0s879. Pelo resultado, já dá para imaginar a intensidade dos 20 minutos de prova, com ultrapassagens e defesas de posição que mantiveram o público preso à ação até a bandeirada final. “Este carro nasceu vitorioso, com pole e vitória, e isso nos deixam muito orgulhosos de todo o trabalho que a equipe fez, depois do acidente que tivemos em Cascavel”, contou. Na B, Rodrigo Elger brilhou em sua estreia na pista gaúcha. “Primeira vez que ando em Tarumã pela MBR. É uma pista que gosto muito. Consegui andar no pelotão de frente, em P3 na geral e P1 na categoria. Não podia ser melhor”, garantiu. Entre os Seniores, Toninho Espolador, dupla de Kadu Silva, levou o VW Gol #88 ao topo. “A corrida foi perfeita. Larguei em terceiro na categoria, consegui ir para segundo e, no final, ultrapassar e ganhar entre os Seniores. Não teve nenhuma bandeira amarela”, lembrou.

A Corrida 2 da MBR1.6 começou com susto: na primeira volta, Luiz Carlos Ribeiro se envolveu em um toque com Fausto De Lucca e bateu forte, deixando a prova. Atendido pela equipe médica, saiu consciente e tranquilo. Rafael Futsuki aproveitou a relargada e garantiu vitória na Geral e na Elite. “É um sonho ganhar aqui em Tarumã, na Geral, com tantas feras no grid. Isto tem um peso enorme. Foi uma corrida longa que parecia que não acabava nunca mais”, avaliou. Na Super, Magnabosco elogiou o adversário: “Nesta corrida os parabéns ficam para o Rafinha. Eu não vinha poupando, eram milímetros para tentar tirar dele volta por volta, mas realmente ele estava muito rápido”.














Na MBR2000, a segunda corrida terminou sob bandeira amarela depois de um incidente entre Duda Bana e Junior Helte. Rafael Barranco venceu na A. “Foi sofrido segurar a primeira posição. O pessoal que vinha atrás tinha um ritmo muito forte e segurar toda essa turma é muito difícil.” Na B, Rodrigo Elger repetiu o topo. “Fiquei contente demais. Estou no caminho certo, andando na frente, aprendendo com os erros”, avaliou. Marcos Paioli, na Sênior A, comemorou a retomada do bom rendimento. “O carro já mostrou que está bom de novo e vamos embora. Tem mais duas corridas amanhã e vamos botar pra quebrar”, garantiu.

Corridas adiadas de Guaporé valem pontos neste sábado

Antes mesmo de todo esse agito, o sábado começou com duas corridas que ficaram pendentes da 3ª etapa, em Guaporé (RS), canceladas em julho devido à neblina.

Na MBR1.6 Super, Richard Heidrich Jr escalou o pelotão para vencer com o Fiat Uno #16. “A pista estava um pouco molhada, perigosa, mas fui arriscando”, contou o piloto. Pela Elite, Rafael Futsuki abriu o dia com vitória e pontos valiosos. “A corrida valeu pontos muito importantes no campeonato e é muito bom começar com a vitória”, observou.




















Na MBR2000 A, Fausto De Lucca, que faz dupla com Heidrich, voltou à luta pelo título. “Esta vitória nos coloca de novo vivos na briga pelo campeonato”, celebrou. Rodrigo Elger levou a B mais uma vez: “Foi uma pena não ter tido a quarta bateria lá, mas conseguimos repetir o bom resultado aqui em Tarumã”. E na Sênior, o vitorioso Marcos Paioli agradeceu à equipe pelo esforço: “Após o acidente de ontem no treino, eles trabalharam até 2h30 da manhã para deixar o carro perfeito”.

O domingo (10) fecha a etapa de Tarumã com mais quatro corridas — duas da MBR1.6 e duas da MBR2000 — prometendo manter o ritmo deste sábado histórico.

As provas têm transmissão ao vivo no canal oficial da Marcas Brasil Racing no YouTube (@marcasbrasilracing).

O MBR 2025 conta com patrocínio da Scherer Autopeças e Speedmax. Tem como fornecedores oficiais a Zanoello e RCP Racing/Sparco.



CONFIRA OS RESULTADOS - MBR 2025 - 4ª ETAPA - TARUMÃ (RS)



Classificatórios

MBR2000 A/B (cinco primeiros colocados)
1) #17 Gustavo Magnabosco/Henrique Basso, Roger Preparações, Renalt Kwid, 1m17s375
2) #56 Fausto De Lucca/Richard Heidrich Jr, Mig Motorsport, Chevrolet Onix, 1m17s564
3) #9 Rafael Barranco, Stumpf Preparações, VW Gol, 1m17s947
4) #34 Rodrigo Elger, Cacá Competições, Chevrolet Onix, 1m18s143
5) #72 Bernardo Cardoso/ Fabiano Cardoso, MP Competições, Chevrolet Onix, 1m18s188



MBR 1.6 Super/Elite (cinco primeiros colocados)

1) #44 Luiz Carlos Ribeiro, Ouro Car , Toyota Etios, 1m16s291
2) #63 Gustavo Magnabosco, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 1m16s754
3) #77 Wanderson Freitas, Sérgio Ferrari Racing, VW Polo, 1m16s857
4) #48 Gabriel Ymagava, Ymagava Racing, VW Polo, 1m16s986
5) #51 Fausto De Lucca, Mig Motorsport, VW Gol, 1m17s170



Resultados das Corridas 1 - Campeonato MBR 2025 – 4ª Etapa – Tarumã (RS)



MBR2000 A/B (cinco primeiros colocados)

1) #17 Gustavo Magnabosco/Henrique Basso, Roger Preparações, Renalt Kwid, 22m28s818
2) #72 Bernardo Cardoso/ Fabiano Cardoso, MP Competições, Chevrolet Onix, 22m36s403
3) #34 Rodrigo Elger, Cacá Competições, Chevrolet Onix, 22m37s076
4) #9 Rafael Barranco, Stumpf Preparações, VW Gol, 22m37s282
5) #92 Lamartine Pinotti, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 22m41s607



MBR 1.6 Super/Elite (cinco primeiros colocados)

1) #44 Luiz Carlos Ribeiro, Ouro Car , Toyota Etios, 23m27s029
2) #63 Gustavo Magnabosco, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 23m27s138
3) #51 Fausto De Lucca, Mig Motorsport, VW Gol, 23m41s725
4) #17 Henrique Basso, Roger Preparações, VW Gol, 23m41s729
5) #777 Rafael Futsuki, Cesinha Competições, VW UP, 23m41s922



Resultados das Corridas 2 - Campeonato MBR 2025 – 4ª Etapa – Tarumã (RS)


MBR2000 A/B (cinco primeiros colocados)

1) #9 Rafael Barranco, Stumpf Preparações, VW Gol, 22m36s610
2) #92 Lamartine Pinotti, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 22m38s777
3) #17 Henrique Basso/Gustavo Magnabosco, Roger Preparações, Renalt Kwid, 22m39s451
4) #34 Rodrigo Elger, Cacá Competições, Chevrolet Onix, 22m40s080
5) #72 Fabiano Cardoso/Bernardo Cardoso, MP Competições, Chevrolet Onix, 22m40s381



MBR 1.6 Super/Elite (cinco primeiros colocados)

1) #777 Rafael Futsuki, Cesinha Competições, VW UP, 20m54s300
2) #63 Gustavo Magnabosco, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 20m57s082
3) #77 Wanderson Freitas, Sérgio Ferrari Racing, VW Polo, 21m04s354
4) #48 Gabriel Ymagava, Ymagava Racing, VW Polo, 21m05s167
5) #21 Eduardo Pavelski, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 21m05s269



Resultados das Corridas 4 - Campeonato MBR 2025 - 3a Etapa - Guaporé (RS)

MBR2000 A/B (cinco primeiros colocados)

1) #56 Fausto De Lucca / Richard Heidrich, Mig Motorsport, Chevrolet Onix, 23m30s337
2) #9 Rafael Barranco, A, Stumpf Preparações, VW Gol, 23m35s648
3) #96 Marcos Paioli, A (S), Paioli Racing, Chevrolet Onix, 23m36s567
4) #92 Lamartini Pinotti, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 23m36s749
5) #34 Rodrigo Elger/ Cacá Schilipack, Cacá Competições, Chervolet Onix, 23m38s458



MBR (1.6) SUPER/ELITE (cinco primeiros colocados)

1) #16 Richard Heidrich Jr, JW Motorsports, Super, Fiat Uno, 23m41s519
2) #21 Eduardo Pavelski, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 23m47s370
3) #77 Wanderson Freitas, Sérgio Ferrari Racing, Super, VW Polo, 23m47s428
4) #51 Fausto De Lucca/ Richard Heidrich Jr, Mig Motorsport, 1.6 Super, VW Gol, 23m48s019
5) #48 Gabriel Ymagava, Ymagava Racing, VW Polo, 23m49s296



Resultados completos: https://speedhive.mylaps.com/LiveTiming/89460F985CE2AC47-2147484484 ou no APP Speedhive


Programação Campeonato Marcas Brasil Racing – Etapa 4 – Tarumã (RS)

Local: Autódromo Internacional de Tarumã – Viamão (RS)
Extensão: 3.039 metros
Sentido: Anti-horário
Curvas: 9
Inauguração: 08/11/1970



Domingo – 10 de agosto

08h45 às 09h35 – Corrida 3 – MBR 1.6
10h00 às 10h50 – Corrida 3 – MBR2000
12h00 às 12h50 – Corrida 4 – MBR 1.6
13h30 às 14h10 – Corrida 4 – MBR2000
14h20 – Cerimônia de Pódio



Confira os locais e datas do calendário da MBR 2025:

1ª Etapa - 28/29/30 de Março - Campo Grande (MS)
2ª Etapa - 09/10/11 de Maio – Cascavel (PR)
3ª Etapa - 04/05/06 de Julho – Guaporé (RS)
4ª Etapa - 08/09/10 de Agosto – Tarumã (RS)
5ª Etapa - 03/04/05 de Outubro – Cascavel (PR)
6ª Etapa - 21/22/23 de Novembro – Londrina (PR)



Acompanhe as redes sociais do MBR
Instagram, Facebook, Youtube: @marcasbrasilracing



Site: https://www.marcasbrasilracing.com


Mais informações
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin +55 (13) 996.822.172


De pai para filho: Clã Foresti e Rafa Martins vencem no fim de semana do Dia dos Pais em Cascavel



Stuttgart Motorsport manteve 100% de aproveitamento, com vitórias de Müller/Maurício/Visconde na GT3 e Bertuccelli/Landi/Pedrosa pela GT4







O Endurance Brasil consagrou neste sábado (9) novos vencedores na temporada 2025 e com direito a comemoração especial. Afinal, trata-se do fim de semana de Dia dos Pais e a vitória coube a Victor e Lucas Foresti, pai e filho, acompanhados de Rafa Martins. A prova, válida pela quarta etapa da temporada, foi disputada no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Foi a segunda vitória dos Foresti - curiosamente, a primeira havia ocorrido também num fim de semana de Dia dos Pais, em 2024, no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO).

A Ligier JS P320 #42 assumiu a prova, de três horas e 20 minutos de duração, na metade da disputa. O triunfo, porém, se viu ameaçado com uma bandeira amarela a 20 minutos do final, após o abandono do AJR #128, de Sarin Carlesso/Matheus Morgatto, que largaram na pole position. Com o pelotão reagrupado, Foresti viu a diferença para o AJR #35, de Pedro Queirolo/David Muffato, cair drasticamente. Mesmo assim, conseguiu vencer de maneira confortável. “Essa vitória foi para o meu pai e para todos os pais. É muito bom estar aqui”, emocionou-se Lucas no pódio.

Entre os GTs, a Stuttgart Motorsport se manteve soberana na temporada. Pela GT3, o Porsche 911 GT3 R de Marçal Müller, Ricardo Maurício e Marcel Visconde assumiu a liderança na largada e venceu pela quarta vez em quatro provas, superando o Mercedes AMG GT3 de André e Miguel Rosário e de Enzo Elias. "Quando as estratégias são diversas entre as equipes, só no final da corrida é que você vai saber quem é o vencedor, ainda mais numa pista tão rápida quanto Cascavel”, destacou Maurício.

Pela GT4, Giuliano Bertuccelli, Luiz Landi e Enrico Pedrosa venceram pela segunda vez na temporada, empatando o placar de triunfos com Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, que chegaram no segundo posto. O trio soube se aproveitar das circunstâncias da corrida, com entradas diversas do Safety Car. “Ganhar é sempre bom. Conseguimos embolar a briga pelo campeonato com o Jacques, estamos tentando tirar a hegemonia dele. Está difícil, mas estamos brigando”, destacou Landi.

A próxima parada do Endurance Brasil em 2025 será o Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), que receberá uma rodada dupla, válida pela quinta e sexta etapas da temporada, dias 20 e 21 de setembro. A prova terá reforços importantes no grid, pela categoria GT3, com a chegada da Ferrari 296 GT3 de Reginaldo Nappi (GForce Autosport) e a volta da McLaren 720S GT3 de Marcelo Hahn (Blau Motorsport).



Confira o resultado final da prova em Cascavel:

1) Lucas Foresti/Victor Foresti*/Rafa Martins (#42 Ligier JS P320/Foresti Sports - P1) - 176 voltas em 3h21min07s634
2) David Muffato/Pedro Queirolo (#35 AJR/TMG Racing - P1) - a 7s532
3) Fernando Gorayeb/Adriano Buzaid (#88 Ligier JS P320/Foresti Sports - P1) - a 1 volta
4) André Moraes Jr./Daniel Lancaster/Flávio Abrunhoza* (#22 Ligier JS P320/GForce Autosport - P1) - a 4 voltas
5) Fernando Poeta*/Cláudio Ricci/Cole Loftsgaard/Andersom Toso (#88 Ligier JS P320/FTR Motorsport - P1) - a 5 voltas
6) Henrique Assunção*/Christian Rocha (#75 AJR/FTR Motorsport - P1) - a 6 voltas
7) Marcel Visconde*/Ricardo Maurício/Marçal Müller (#55 Porsche 911 GT3 R/Stuttgart Motorsport) - a 8 voltas
8) Enzo Elias/André Rosário/Miguel Rosário (#8 Mercedes AMG GT3/Scuderia Chiarelli - GT3) - a 9 voltas
9) Gaetano di Mauro/Guilherme Bottura/Arthur Pavie (#117 Ligier JS P320/BTZ Motorsport - P1) - a 13 voltas
10) Giuliano Bertuccelli/Enrico Pedrosa/Luiz Landi (#44 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport - GT4) - a 19 voltas
11) Jacques Quartiero*/Alan Hellmeister (#21 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport - GT4) - a 20 voltas
12) Marco Pisani/Gustavo Kiryla/Renan Guerra (#31 Ligier JS P320/GForce Autosport - P1) - a 21 voltas
13) Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues (#982 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport - GT4) - a 22 voltas
14) Sarin Carlesso/Matheus Morgatto (#128 AJR/JLM Racing - P1) - a 30 voltas
15) Henry Visconde*/Enzo Visconde/Kim Camelo (#64 BMW M4 GT4/Eurobike Motorsport-MC Tubarão - GT4) - a 137 voltas
16) Emilio Padron*/Fernando Ohashi (#11 Sigma P1/Tech Force - P1) - a 151 voltas
17) Ramon Alcaraz*/Márcio Mauro* (#718 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport - GT4) - a 156 voltas

*Pilotos aptos ao Troféu Legends















SOBRE O ENDURANCE BRASIL

O Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2025 são Stuttgart Porsche, Eurobike, Pirelli e Ballena.



Acesse:

https://www.endurancebrasiloficial.com/
https://www.instagram.com/endurancebrasiloficial/
https://www.facebook.com/endurancebrasil/
https://www.youtube.com/endurancebrasil/



Texto: Geferson Kern


quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Fim de semana do Dia dos Pais com muita velocidade no Portal e TV High Speed Brazil



Canal contará com muitas atrações ao longo dos três dias.






O Dia dos Pais será celebrado com muita velocidade na tela do Portal e TV High Speed Brazil, com transmissões direto da Inglaterra, Estados Unidos, Cascavel, Ribeirão Preto e Tarumã. Um presente perfeito para os pais apaixonados por automobilismo!

A programação começa na sexta-feira, 8 de agosto, às 17h50, com a Nascar Truck Series, direto de Watkins Glen, nos Estados Unidos. Allynson Dyrcs comanda a transmissão ao lado de Ronaldo Arrighi e José Pedro Morgado. Ainda na sexta, às 20h, vai ao ar o programa Área de Box, com Danilo Marangoni e Nathan Sahiun em um bate-papo sobre tudo o que vai rolar na tela do HSB durante o fim de semana.

No sábado, 9 de agosto, a partir das 8h10, a programação começa com as emoções do MBR e MBR2000, direto de Tarumã, no Rio Grande do Sul. As baterias finais da etapa de Guaporé iniciam os trabalhos, seguidas pela etapa de Tarumã, com narração de Rodrigo Vicente e comentários de Francis Trennepohl. Às 9h50, as atenções se voltam para a Inglaterra com mais uma etapa do Britcar Endurance, em uma prova especial de 1h30. Matheus Furlan narra a corrida, com comentários de Rodrigo Favoretto e Ricardo Arcuri.

A emoção segue às 12h20, com as 3 Horas de Cascavel, válidas pela terceira etapa do Campeonato Endurance Brasil 2025. A prova será transmitida direto do Paraná, com Allynson Dyrcs, Ricardo Arcuri e José Pedro Morgado trazendo os detalhes dos carros mais rápidos da América Latina. Em seguida, às 13h50, será a vez da quinta etapa do Ultimate Drift, em Ribeirão Preto, com o qualifying narrado por Christian Firmino Mascarenhas e Matheus Sampaio Matias, enquanto Danilo Marangoni e Nicolli Karolini ficam responsáveis pela apresentação. Já no domingo, a transmissão do drift segue sob o comando de Paulo Abreu e Giogio Ramos.








Ainda no sábado, às 15h50, de volta a Watkins Glen, acontece a etapa da Nascar Xfinity Series. A narração será de Paulo Arnaldo, com comentários de José Pedro Morgado e Giogio Ramos.

O domingo, 10 de agosto, também será movimentado. Às 14h50, a decisão rumo aos playoffs da Nascar Cup Series toma conta da tela. Matheus Furlan, José Pedro Morgado e Lorenzo Bonder conduzem a transmissão, trazendo todas as emoções da principal categoria do automobilismo norte-americano. Para encerrar o fim de semana com chave de ouro, às 20h, José Pedro Morgado comanda o After Race Especial Nascar, relembrando os melhores momentos das três categorias disputadas em Watkins Glen, em um bate-papo descontraído com convidados.





























Confira a programação do canal neste final de semana:



Sexta-feira, 8:

17h50 Nascar Truck Series - Corrida
20h00 Área de Box - Programa



Sábado, 9:

08h15 MBR - Corrida 4
09h35 MBR 2000 - Corrida 4

09h50 Britcar Endurance Championship - Corrida
12h20 Endurance Brasil - 3 Horas de Cascavel
12h35 MBR - Corrida 1
13h40 MBR 2000 - Corrida 1
13h50 Ultimate Drift - Qualify
15h20 MBR - Corrida 2
15h50 Nascar Xfinity Series - Corrida
16h20 MBR 2000 - Corrida 2
17h20 Ultimate Drift - Pré Batalha



Domingo, 10:

08h45 MBR - Corrida 3
10h00 MBR 2000 - Corrida 3
12h00 MBR - Corrida 4
13h30 MBR 2000 - Corrida 4
14h50 Ultimate Drift - Top 32
14h50 Nascar Cup Series
16h50 Ultimate Drift - Top 16
20h00 After Race – Nascar



Todas as transmissões do Portal e TV High Speed Brazil poderão ser acompanhadas pelo site www.youtube.com/highspeedtvbr, além das diversas plataformas nas redes sociais como Facebook, X, Twitch e Instagram. O público também pode assistir por meio do CBTV Play (www.cbtvplay.com.br), no app CBTV Play, Canal 68 da Moobi TV, Canal 192 da Infini TV, Acenet, CXTV, Amazon Fire TV, Google TV, Apple TV, Box Brazil Play e ITV. Além disso, as principais corridas da Nascar estão disponíveis também na plataforma PicTV: www.pictv.com/highspeedtv.

O Portal e TV High Speed Brazil conta com o apoio da equipe Alpie, SOU Blindagem, Paddock Hotel, Art1 Adesivos, Estúdios Vida Moderna, Canal Curva do S, Produtora Premium TV, Arcuri Consultoria, JW News, Master TV, K10 Design e TV One – Belém do Pará.



Fotos: Pic TV / Getty Images / Paulo Abreu – Portal e TV High Speed Brazil / Dayball Diório
Por: Matheus Furlan – MTB: 73748SP – Portal e TV High Speed Brazil


segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Endurance em Cascavel: Carros mais rápidos do Brasil reencontram circuito mais veloz do país


Temporada 2025 chega na metade com o esperado retorno da categoria ao circuito onde as máquinas superaram as médias horárias de 200km/h em 2023







Após quase dois anos de espera, chegou a hora de um reencontro que simboliza a emoção da velocidade no automobilismo brasileiro: neste fim de semana, o Endurance Brasil está de volta ao Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). A prova, com 3h20 de duração e que ocorre a partir das 12h30 deste sábado (9), marcará a reunião do show dos carros mais rápidos do país com a pista mais veloz do Brasil - o que ficou evidenciado na última visita da categoria ao oeste paranaense, quando as máquinas superaram a barreira dos 200km/h em velocidade média.


A última passagem do Endurance por Cascavel ocorreu em outubro de 2023, para a disputa da tradicional Cascavel de Ouro. A prova foi vencida pelo protótipo AJR de Ricardo Rodrigues, Leandro Romera e Pietro Rimbano, com vantagem de apenas 116 milésimos sobre a Ligier de Xandinho Negrão e Marcos Gomes. Antes disso, quem brilhou foi o Sigma P1 G5 de Vicente Orige, Luiz Henrique Bonatti e Vitor Genz: ainda nos treinos, foi do gaúcho a responsabilidade de cravar a volta mais rápida do fim de semana, com média horária de incríveis 205 km/h.


Além da velocidade, a prova será marcada por dois fatores especiais: o encerramento da primeira metade do campeonato e a disputa no fim de semana do Dia dos Pais. A data motivou a Associação dos Pilotos de Endurance (APE) a realizar uma promoção especial: todos aqueles que adquirirem ingressos para arquibancada ganham outro ingresso de brinde para levar o pai. As entradas nesta modalidade custam a partir de R$ 10, enquanto o acesso ao camarote está à venda a partir de R$ 195 (valores de meia-entrada). Todos os ingressos podem ser adquiridos no site da Disk Ingressos e garantem visitação aos boxes antes da prova e estacionamento grátis no autódromo, mediante lotação.






Na classificação do campeonato, Emilio Padron e Fernando Ohashi (Sigma P1 G5/Tech Force Racing) lideram na classe P1 e na geral, com uma vitória em três provas. Pela GT3, o trio de Marcel Visconde, Marçal Müller e Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R/Stuttgart Motorsport) domina com 100% de aproveitamento, enquanto Jacques Quartiero e Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport/Stuttgart Motorsport) vem na frente com duas vitórias na GT4. Já pelo Troféu Legends, o melhor colocado é Flávio Abrunhoza, que divide uma Ligier JS P320 com Daniel Lancaster e André Moraes Jr.


“A categoria do Endurance e a pista de Cascavel são referência e sinônimo de velocidade e estamos muito felizes de voltar a uma pista tão tradicional”, destacou o presidente da APE, Marco Pisani. “O público do Paraná é apaixonado por carros e por automobilismo e temos certeza de que será um fim de semana memorável”, destacou. A prova terá transmissão ao vivo pelo canal Acelerados na FastTV e canal oficial do Endurance Brasil no YouTube, com transmissão de programa especial na RedeTV! no fim de semana seguinte à prova.








Confira abaixo a programação completa do evento:

07 de Agosto de 2025 – Quinta-feira
11h00 às 12h00 Foto oficial do grid (somente carros no grid)
13h30 às 18h00 Treino Livre Endurance Brasil


08 de Agosto de 2025 – Sexta-feira
09h00 às 09h45 Treino livre oficial 1 – Categorias GT3 e GT4
09h55 às 10h40 Treino livre oficial 1 – Categorias P1
10h50 às 11h35 Treino livre oficial 2 – Categorias GT3 e GT4
13h00 às 13h45 Treino livre oficial 2 – Categorias P1
14h55 às 14h40 Treino livre oficial 3 – Categorias GT3 e GT4
14h50 às 15h35 Treino livre oficial 3 – Categorias P1


TREINOS CLASSIFICATÓRIOS
15h45 às 16h05 Treino Classificatório - CATEGORIA GT4
16h15 às 16h35 Treino Classificatório - CATEGORIA GT3
16h45 às 17h05 Treino Classificatório - CATEGORIA P1


09 de Agosto de 2025 – Sábado
09h00 às 09h20 Warmup
10h30 às 11h30 Visitação e Horário Promocional
12h00 Abertura de box
12h10 Fechamento de box
12h15 Hino Nacional Brasileiro
12h25 Placa de 5 minutos
12h30 Largada
16h00 Cerimônia de pódio








SOBRE O ENDURANCE BRASIL
O Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2025 são Stuttgart Porsche, Eurobike, Pirelli e Ballena.


Acesse:
https://www.endurancebrasiloficial.com/
https://www.instagram.com/endurancebrasiloficial/
https://www.facebook.com/endurancebrasil/
https://www.youtube.com/endurancebrasil/


Texto: Geferson Kern


domingo, 3 de agosto de 2025

RCM GT-01 - o nosso esportivo biposto


A brincadeira foi proposta pelos amigos e parceiros Fabio Ananias e Jorge Luis, líderes das excelentes plataformas O Grid de Largada e Motorsport And Road. Eles convocaram os amigos para criarem modelos de carros virtualmente, com a ajuda da inteligência artificial. A ideia me fez resgatar um projeto que havia idealizado há uns anos atrás, de um esportivo bi-posto com motor central-traseiro e tração traseira. Resgatei o desenho que fiz à época e atualizei a ficha técnica do esportivo. Entreguei todo esse material ao Fábio, que fez a mágica acontecer com a ajuda da inteligência artificial. O resultado ficou fantástico, do jeito que imaginei e desenhei. Confira!







O desenho feito por mim há um tempo atrás




A ficha técnica do modelo idealizado por mim:

- Esportivo bi-posto - 2 lugares
- Motor central traseiro V6 Biturbo
- Aproximadamente 500 cavalos de potência
- Câmbio Sequencial de alavanca, 6 marchas, SADEV ou X- Track
- Gerenciamento eletrônico Pro Tune ou Fueltech
- Bancos concha
- Rodas de liga leve aro 16 na frente e 17 atrás
- Suspensão independente com amortecedores reguláveis dianteiros e traseiros
- Asa traseira com regulagem de ângulo
- Chassi tubular em cromo molibdênio, carroceria em fibra de carbono com carenagens em fibra de vidro



Sport Protótipo Brasil - a nova categoria monomarca de protótipos



Foi apresentada oficialmente, na programação do fim de semana das 6 Horas de São Paulo - FIA WEC - em Interlagos, a nova categoria monomarca Sport Protótipo Brasil, que fará a sua primeira temporada da história o ano que vem, integrando o Campeonato Paulista de Automobilismo. O protótipo utilizado é o Sigma P1 em sua evolução G5, modelo produzido no Rio Grande do Sul e utilizado no Endurance Brasil e também no campeonato gaúcho de endurance. O formato será de monogestão, com os todos os carros equalizados e acertos equalizados. O formato da competição será de duas baterias sprint por etapa e a categoria fará parte integrante do Campeonato Paulista de Automobilismo.







A configuração dos Sigmas para este campeonato tem diferenças para os carros que disputam os campeonatos regulares. A ficha técnica do modelo dedicado para a Sport Protótipo Brasil está assim composta:

- Motor V8 Chevrolet LT1 6.2 litros (Corvette) - 450 cavalos
- Câmbio SADEV SLR90-20 - 6 marchas - trocas por borboletas no volante
- Eletrônica FuelTech FT700
- Ar-condicionado elétrico onboard
- Novo interior em fibra de carbono e couro
- Rodas e pneus GT4
- Downforce: 1.000 kilogramas força metro a 200 Km/h
- Peso: 980 Kg
- Comprimento: 5,20 metros
- Largura: 2,00 metros
- Altura: 1,10 metros






Os itens de segurança para o modelo sofreram evoluções e a ficha técnica revela os seguintes itens:

- Chassis construído 100% em Cromo-Molibdênio em alinhamento com regulamento FIA SCC-2001
- Célula de combustível de 100 litros em alinhamento com regulamento FIA FT3-1999
- Atenuador de impacto frontal em fibra de carbono padrão LMP3
- Atenuadores de impacto frontal de carbono padrão LMP3
- Painéis anti-intrusão laterais de alumínio aeronáutico
- Cinto de segurança de 6 pontos padrão FIA 8853-2016
- Extintor de incêndio onboard Lifeline Zero 360 FIA






















quinta-feira, 31 de julho de 2025

F1600: Fachini vence corrida do domingo nos metros finais



Piloto superou André Nobre por apenas 0s090; agora líder, Shimidt venceu mais uma na Light.


A segunda metade da temporada 2025 do Campeonato Paulista de Fórmula 1600 promete grandes emoções e disputas eletrizantes, assim como foi visto durante a corrida 2 realizada nesse domingo (27) no Autódromo de Interlagos.






A vitória ficou com Marcel Fachini (Juka Motors), mas a vitória foi conquistada apenas nos metros finais ao conseguir superar André Nobre (ART Racing) por apenas 0s090; JP Morato (Fênix) que marcou sua primeira pole position nessa etapa fechou o TOP-3 na geral.



A prova desse domingo ainda foi marcada pelo forte acidente de Lélio Assumpção (Alfia Racing) na 2ª volta ao atingir outro carro da categoria próximo à freada da curva do “S” do Senna. Com o forte impacto a equipe de resgate precisou ser acionada para remover o piloto com segurança; após ser removido para um hospital para exames complementares foi constatada trinca na coluna torácica o que deixará o piloto fora de atividades por pelo menos 2 meses; na mesma volta Igor Costa (ART Racing) também abandonou após se envolver em acidente com José Ambrósio (Alfia Racing).



Na divisão Light o piloto da Rosset Racing, Edson Shimidt conquistou a segunda vitória consecutiva no final de semana e sai do Autódromo de Interlagos com a liderança consolidada; Lucas Monteiro (Alfia Racing) ainda tentou, mas não conseguiu superar o piloto do carro #28, fechando na segunda colocação e mantendo a vice-liderança do campeonato, seguido pelo jovem Dante Monteiro (Juka Motors) que cruzou a linha de chegada na terceira colocação.



O experiente Alexandre Bonilha (Juka Motors) conquistou a segunda corrida do final de semana com Rogério Teixeira (ART Racing) e Daniel Almeida (Fênix) respectivamente na segunda e terceira colocações; o líder na divisão é Edu Dias (Old Monkey Racing) que cruzou a linha de chegada na segunda colocação, mas foi púnico com o acréscimo de 20 segundos ao seu tempo final por queima de largada, com isso fechando a etapa na sexta colocação.








Restando 4 etapas para o término do campeonato Marcel Fachini é líder com 174 contra 120 de Lélio Assumpção e 116 de JP Morato; na divisão Light Shimidt é líder com 137 pontos, seguido por Lucas Monteiro (126) e Lucas Chimello (100) que não participou dessa etapa. Edu Dias segue líder na Master com 160 pontos, contra 152 de Rogério Teixeira e 151 de Alexandre Bonilha.



A próxima etapa do Campeonato Paulista de Fórmula 1600 está marcada para os dias 28, 29 e 30 de agosto no Autódromo Velocitta em Mogi Guaçu, cidade do interior paulista à 169 km da capital paulista.



A Fórmula 1600 tem o apoio de Forza Sport, Zeus Consultoria, Sparco, RPC Racing Driver Equipment, ABTEC Engenharia e Lindoya Brasil.



Confira o resultado final da corrida 2


CAMPEONATO PAULISTA F1600 – 2025

1ª ETAPA – 24 E 25/01 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
2ª ETAPA – 08 E 09/02 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
3ª ETAPA – 08 E 09/03 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
4ª ETAPA – 19 E 20/04 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
5ª ETAPA – 21 E 22/06 – AUTÓDROMO VELOCITTA/SP
6ª ETAPA – 26 E 27/07 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
7ª ETAPA – 29 E 30/08 – AUTÓDROMO VELOCITTA/SP
8ª ETAPA – 20 E 21/09 – AUTÓDROMO DE CASCAVEL/PR
9ª ETAPA – 15 E 16/11 – AUTÓDROMO VELOCITTA/SP
10ª ETAPA – 20 E 21/12 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP





-----
Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação
Contato: (11) 96841-7613
Email: imprensa@vg3.com.br
Facebook/Instagram: vg3com
Site: www.vg3.com.br

Fórmula eVolution: Categoria tem novo líder


Vencedor das duas corridas do final de semana, Lucas Freitas assume a liderança do campeonato.



A Fórmula eVolution não para de crescer e atrair cada vez mais fãs e pilotos, prova disso é o grid que aumenta a cada etapa e nesse final de semana no Autódromo de Interlagos contou com 18 carro no grid de largada. Além disso a disputa vem crescendo e o nível cada vez mais alto, seja entre os pilotos mais experientes ou nos novatos que participam da divisão rookie







Após esse final de semana onde o Autódromo de Interlagos recebeu a 5ª etapa da temporada 2025 a Fórmula eVolution tem um novo líder do campeonato: Lucas Freitas (San Race) venceu as duas corridas do final de semana e assumiu a liderança.



O baiano André Eidt (Thomaz Race) enfrentou dificuldades desde os treinos para se adaptar aos novos pneus SpeedMax, largando na 10ª colocação e cruzando a linha de chegada da primeira corrida em 6º lugar; na última corrida do final de semana realizada no final da tarde do domingo (27), André atingiu o carro #17 de Antonio de Souza que teve problemas no engate das marchas, com ambos abandonando.





Na primeira corrida realizada na manhã do domingo Humberto Guerra (West Racing) largou na pole position chegando a se manter na ponta com Lucas e Lélio Assumpção (Thomaz Race) logo na sequência; Lélio assumiu a ponta na 2ª volta seguido por Freitas que assumiria a liderança na volta seguinte.



Lucas sofreu pressão no início da corrida do bicampeão Heitor Nogueira Filho (HEVE Racing) a partir da 6ª volta, mas o piloto do carro #55 acabou rodando duas voltas depois abandonando a luta pela ponta. Lucas venceu seguido por Lélio e Heitor que ainda conseguiu retornar e salvar o TOP-3 à frente de João Guimarães (San Race) e Cassio Cortes que guiou o carro #17 de Antonio de Souza na corrida 1.



Na divisão rookie uma grande apresentação do jovem Gustavo Moreno (Rosset Racing) ao vencer sua primeira corrida na temporada no templo sagrado do automobilismo, o maior sonho do piloto do carro #22; companheiro de equipe de Moreno, Everaldo Tozzi cruzou a linha de chegada na segunda colocação à frente de Carlos Mello (Thomaz Race) que fez uma grande corrida e fechou os três primeiros colocados.



A última corrida do final de semana não contou com a presença de Lélio Assumpção que sofreu um acidente a bordo do carro da F1600 onde também compete; com isso ficará afastado por 2 meses das competições devido a uma trinca na coluna torácica.



Lucas Freitas largou na ponta e segurou a liderança na primeira curva, enquanto trazia Heitor e João Guimarães; o jovem piloto paraibano ainda tentou lutar pela posição com o bicampeão, mas a perda de rendimento o manteve em 3º lugar.



A luta pela vitória ficou entre Freitas e Nogueira Filho durante toda a corrida, com Lucas chegando ao seu segundo triunfo no final de semana e cruzando a linha de chega 0s466 à frente. Na divisão rookie ótimos disputas com Tozzi dessa vez levando a melhor em cima do jovem companheiro de equipe Gustavo Moreno: os pilotos duelaram durante toda a fase final da prova com Tozzi vencendo por apenas 0s082.



Atual líder na divisão de acesso, Pedro Scherner (West Racing) não teve seu melhor final de semana e cruzou a linha de chegada em 5º lugar, somando pontos importantes para o campeonato e manter a liderança com 122 pontos contra 114 de Everaldo Tozzi que assumiu a vice-liderança.



Na tabela de classificação geral, Lucas Freitas é líder com 147 pontos contra 126 de Eidt e 105 de Heitor.



A próxima etapa está marcada para os dias 29 e 30 de agosto no Autódromo Velocitta em Mogi Guaçu, cidade do interior paulista.








Campeonato Paulista de Fórmula eVolution – Temporada 2025

1ª ETAPA – 08 E 09/02 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
2ª ETAPA – 08 E 09/03 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
3ª ETAPA – 19 E 20/04 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
4ª ETAPA – 21 E 22/06 – AUTÓDROMO VELOCITTA (MOGI-GUAÇU/SP)
5ª ETAPA – 26 E 27/07 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
6ª ETAPA – 29 E 30/08 – AUTÓDROMO VELOCITTA (MOGI-GUAÇU/SP)
7ª ETAPA – 20 E 21/09 – AUTÓDROMO DE CASCAVEL/PR
8ª ETAPA – 15 E 16/11 – AUTÓDROMO VELOCITTA (MOGI-GUAÇU/SP)
9ª ETAPA – 20 E 21/12 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP




-----
Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação
Contato: (11) 96841-7613
Email: imprensa@vg3.com.br
Twitter: @garciavitor
Facebook/Instagram: vg3com
Site: www.vg3.com.br

Fórmula eVolution: Mais dois pódios para João Guimarães no retorno à Interlagos



Mesmo com problemas de performance durante o final de semana, piloto paraibano terminou em terceiro no domingo.



O piloto paraibano João Guimarães (Armazém Paraíba, PBGás, TVT Transportes, TAXLAB Inteligência Tributária, Construtora Daterra, JR Esquadrias, ISEC - In School English Course, Somomassa e Brascryl Impermeabilizantes) fechou a 5ª etapa da Fórmula eVolution realizada neste final de semana no Autódromo de Interlagos (SP) com mais dois pódios.






Durante o treino classificatório que definiu o grid de largada para a etapa, o jovem piloto com 17 anos recém completados garantiu lugar na segunda fila ao marcar o quarto melhor tempo, mostrando rápida adaptação ao novo pneu SpeedMax que a categoria utilizará a partir desta etapa.



Na primeira corrida realizada na manhã do domingo (27), João fez uma boa largada mantendo-se no pelotão da frente, mas novamente foi acometido com o problema de perda de performance; mesmo assim conseguiu lutar por posições e fechar a prova na 5ª colocação.








Os carros retornaram à pista ao final da tarde do domingo para fechar a etapa: João fez uma excelente largada conseguindo ficar longe dos toques ao apagar as luzes seguindo, ganhando duas posições e se mantendo em terceiro. João ainda tentou lutar pelo segundo lugar com o bicampeão Heitor Nogueira Filho e cravar uma dobradinha para a equipe San Race junto com Lucas Freitas, mas novamente viu seu carro #113 perder performance e preferiu garantir o TOP-3.



“A corrida foi muito boa, o carro estava com um acerto muito bom, uma pena ainda estarmos com esse problema de perda de performance no decorrer da prova. Mas estou muito feliz com os meus dois pódios e principalmente as minhas corridas que foram excelentes”, comentou João Guimarães.







Agora o piloto paraibano se prepara para retornar ao Autódromo Velocitta nos dias 29 e 30 de agosto para a 6ª etapa da temporada 2025 da Fórmula eVolution.



Campeonato Paulista de Fórmula eVolution – Temporada 2025

1ª ETAPA – 08 E 09/02 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
2ª ETAPA – 08 E 09/03 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
3ª ETAPA – 19 E 20/04 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
4ª ETAPA – 21 E 22/06 – AUTÓDROMO VELOCITTA (MOGI GUAÇU/SP)
5ª ETAPA – 26 E 27/07 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP
6ª ETAPA – 29 E 30/08 – AUTÓDROMO VELOCITTA (MOGI GUAÇU/SP)
7ª ETAPA – 20 E 21/09 – AUTÓDROMO DE CASCAVEL/PR
8ª ETAPA – 15 E 16/11 – AUTÓDROMO VELOCITTA (MOGI GUAÇU/SP)
9ª ETAPA – 20 E 21/12 – AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP




-----
Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação
Contato: (11) 96841-7613
imprensa@vg3.com.br
www.vg3.com.br