domingo, 31 de janeiro de 2016

All Le Mans - Cobertura da primeira corrida - 30/01/2016


Foram mais de seis meses sem um campeonato organizado pelo grupo Racing. Ontem, nas fendas da Shelby, os pilotos retornaram às competições para a disputa da primeira corrida do All Le Mans. Aberta a receber carros das principais eras dos campeonatos mundias de carros esporte, o All Le Mans contou com a participação de 7 pilotos. Ausências foram sentidas: Alexandre Mello (Ford GT GT3) e Chico "Lauda" Takahashi (Audi R8C), que infelizmente não puderam comparecer.

A programação previa um treino livre, o treino classificatório e a corrida de 20 minutos de duração. Antes dos carros irem para as fendas, Marcelo Jaworski fez questão de repassar com todos o regulamento do campeonato, semelhante aos certames disputados anteriormente. Após o sorteio da fendas, os pilotos foram para a pista em busca do melhor aquecimento e preparação do equipamento. A distribuição das cores ficou assim:

Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - Verde
Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - Amarela
André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - Azul
Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - Vermelha
Jhones Santana - Nissan R89C - Branca
Teddy Putz - Ford GT GT3 - Roxa
Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - Preta

Nos treinos livres, os pilotos encontraram as fendas bem escorregadias, principalmente as mais baixas, como a preta e a roxa. A tabela de tempos ficou assim:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 8.2257
2º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 8.3096
3º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.5669
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8.6908
5º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 8.8829
6º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 9.2094
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 10.737


Sem paradas, todos foram para o treino classificatório para definição do grid de largada. Rápido como sempre, Rodrigo Barbour cravou a pole position e assegurou o primeiro ponto do campeonato:

1º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 8.0963
2º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 8.1560
3º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8.4340
4º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.4894
5º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 8.5812
6º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 8.9539
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 9.5102


Após a largada, Jaworski e Barbour disputaram a liderança, mas o pole position logo escapou e Marcelo, na liderança da prova, passou a imprimir um ritmo tão forte que o distanciou do segundo posto, a ponto dos demais competidores não mais conseguirem o alcançar. 

A disputa do segundo lugar foi quente, entre Jhones Santana, André Hiebra, Sidney Lombardo e Rodrigo Carelli. Hiebra foi alijado da disputa quando o pneu traseiro direito da sua McLaren F1 amarela começou a descolar do cubo da roda. Na reta principal era possível ouvir nitidamente o barulho do pneu solto. Ao final, a segunda posição ficou com com o Nissan R89C de Jhones Santana, seguido de Rodrigo Carelli e o Nissan R390 GT1 azul. Ainda acertando o carro, Sidney Lombardo avaliou como excelente a quarta colocação.

Ao final, vitória de Marcelo Jaworski, 10 voltas à frente do segundo colocado. Jaworski também foi o dono da melhor volta da prova:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 142 voltas - melhor volta da prova: 8.0920
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 132 voltas - melhor volta: 8.4450
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 130 voltas - melhor volta: 8.9161
4º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 128 voltas - melhor volta - 8.5726
5º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 120 voltas - melhor volta: 8.0965
6º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 94 voltas - melhor volta: 8.8217
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 90 voltas - melhor volta: 9.0547


A pontuação do campeonato até o momento é a seguinte:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 11 pontos
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 6 pontos
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 4 pontos
4º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 3 pontos
5º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 3 pontos
6º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 1 ponto
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 0 ponto

Seguem os registros fotográficos da prova:













Old Stock Race - corrida de apresentação - resultados das baterias


Atendendo ao pedido de nossa leitora Gisele Desiderato Azevedo nos comentários da postagem sobre a cobertura da Old Stock, segue o resultado final das duas baterias da etapa de estréia da Old Stock Race em Interlagos, no último dia 20 de dezembro:

Corrida 1:

1º - Edson Souza / Pedro Marques - Old Stock #28



2º - Fábio Fogaça / Djalma Fogaça - Old Stock #72



3º - George Lemonias / Felipe Lemonias - Old Stock #18



4º - Marco Maragno - Old Stock #9

5º - Molly Robson / Renan Guerra - Old Stock #11



6º - Victor Franzoni - Old Stock #23



7º - Miguel Beux - Old Stock #8



8º - Julio Camargo / Rodrigo Helal - Old Stock #113



9º - Nelson Gomes Jr

10º - Marcos Phillippi - Old Stock #64



Corrida 2:

1º - Marcos Phillippi
2º - Djalma Fogaça / Fábio Fogaça
3º - Victor Franzoni
4º - Everson de Paula
5º - Jorge Claudio Schuback
6º - Rodrigo Helal / Julio Camargo
7º - Marco Maragno
8º - Edson Souza / Pedro Marques
9º - Alex Dimas
10º - Dimas II / Dimas III


A primeira etapa de 2016 da Old Stock Race já tem data e local marcados: dia 21 de fevereiro em Interlagos.

domingo, 24 de janeiro de 2016

All Le Mans - o próximo desafio do grupo Racing e a apresentação dos carros e pilotos


O campeonato mundial de carros esporte foi e continua sendo (hoje na figura do WEC - World Endurance Championship) um dos principais certames de automobilismo do planeta. Sempre no formato de corridas de longa duração, o mundial em sua essência mantêm o envolvimento oficial de diversas fábricas de automóveis de todo o mundo, que utilizam a competição como laboratório de desenvolvimento de seus produtos. Quem vence uma prova de longa duração demonstra tecnologia e durabilidade, como reflexo para os modelos de rua que são vendidos nos salões de exposição.

O campeonato tem projeção mundial. Da década de 50 até o início dos anos 90 (finalizando com o fantástico Grupo C) foi um certame que fazia tanto ou até mais sucesso que o campeonato mundial de Fórmula 1. Diversos modelos e grandes pilotos foram imortalizados nas corridas e campeonatos de longa duração, tendo as 24 Horas de Le Mans, na França. como a principal prova.

Com esse espírito, o grupo Racing lança o próximo campeonato de slot cars, denominado All Le Mans, disputado mais uma vez nas fendas da Shelby Modelismo. A idéia do organizador, Marcelo Jaworski, é reunir as principais fases do campeonato mundial de carros esporte nas réplicas de autorama na escala 1:32, passando pelas eras do Grupo C, Le Mans moderna e GT´s.

O campeonato será disputado na Shelby Modelismo, aos sábados. O calendário prevê oito corridas. A novidade é que uma delas será uma prova-torneio, com pontuação dobrada e 40 minutos de duração. Seguem as datas das provas:

1ª prova: 30/01/2016
2ª prova: 13/02/2016
3ª prova: 20/02/2016
4ª prova: 05/03/2016
5ª prova: 19/03/2016 (torneio)
6ª prova: 26/03/2016
7ª prova: 02/04/2016
8ª prova: 09/04/2016


Como é tradicional aqui no blog, segue a apresentação dos carros e pilotos inscritos até o momento para o All Le Mans:


Slot Driver: Marcelo Jaworski
Real Drivers: Steve O´Rourke (Inglaterra) / Tim Sudgen (Inglaterra) / Bil Auberlen (Estados Unidos)

McLaren F1 GTR LM Long Tail

Equipe: Gulf Team Davidoff / EMKA Racing

Quarta Posição nas 24 Horas de Le Mans de 1998

Ficha Técnica:

Motor: V12 - 6,1 litros - 4 válvulas por cilindro - 48 válvulas
Tração Traseira
Potência: 689 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Pirelli
A McLaren F1 GTR LM de "cauda longa", da marca Slot.it




O modelo em escala real na disputa da prova francesa de longa duração em 1998




Slot Driver: Rodrigo Barbour
Real Drivers: Laurent Aiello (França) / Stephane Ortelli (França) / Allan McNish (Escócia)

Porsche 911 GT1 EVO98

Equipe: Porsche AG

Vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1998

Ficha Técnica:

Motor: 6 cilindros boxer - 3,2 litros - biturbo
Tração Traseira
Potência: 600 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Michelin


Barbour tentará o título do All Le Mans a bordo do 911 GT1 EVO98 da Slot.it




O Porsche a caminho da vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1998




Slot Driver: André Hiebra
Real Drivers: Naoki Hatori (Japão) / Eiichi Tajima (Japão)

McLaren F1 GTR LM Long Tail

Equipe: Hitotsuyama Racing

Terceira posição em Montegi (Japão) em 2002 - JGTC - Japan Gran Touring Cars Championship

Ficha Técnica:

Motor: V12 - 6,1 litros - 4 válvulas por cilindro - 48 válvulas
Tração Traseira
Potência: 689 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Dunlop


O McLaren de Hiebra é da marca italiana Slot.it



O JGTC é um dos principais campeonatos de Gran Turismo do mundo




Slot Driver: Sidney Lombardo
Real Drivers: J. J. Letho (Finlândia) / Steve Soper (Inglaterra) / Nelson Piquet (Brasil)

McLaren F1 GTR LM Long Tail

Equipe: BMW Team Schnitzer

24 Horas de Le Mans de 1997 (não terminou a prova)

Ficha Técnica:

Motor: V12 - 6,1 litros - 4 válvulas por cilindro - 48 válvulas
Tração Traseira
Potência: 689 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Dunlop

A belíssima F1 de Lombardo também é da marca Slot.it



O brasileiro Nelson Piquet não teve sorte nas 24 Horas de Le Mans em 1997: abandonou a prova




Slot Driver: Jhones Santana
Real Drivers: Masahiro Hasemi (Japão) / Kazuyoshi (Japão) / Toshio Suzuki (Japão)

Nissan R89C

Equipe: Nissan Motorsports

24 Horas de Le Mans de 1989 (não terminou a prova)

Ficha Técnica:

Motor: V8 Biturbo - 3.5 litros
Tração Traseira
Potência: 950 cavalos
Cambio: 5 marchas
Pneus: Dunlop

O modelo a ser utilizado por Jhones Santana será o mesmo que lhe deu a terceira colocação no Grupo C Le Mans Slot.it



O R89C foi um dos principais modelos do Grupo C




Slot Driver: Chico "Lauda" Takahashi
Real Drivers*: James Weaver (Inglaterra) / Andy Wallace (Inglaterra) / Perry McCarthy (Inglaterra)

* pilotos que disputaram com este modelo as 24 Horas de Le Mans em 1999

Audi R8C

Equipe: Audi Sport UK Ltd

Versão de testes - Snetterton (Inglaterra) em 1999

Ficha Técnica:

Motor: V8 - 4,0 litros - biturbo
Tração Traseira
Potência: 600 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Michelin

O R8C, na versão negra de testes de 1999, da marca italiana Slot.it, será pilotada por Chico "Lauda"



O projeto do R8C foi a base para o modelo Bentley Speed8, vencedor de Le Mans em 2003




Slot Driver: Rodrigo Carelli
Real Drivers: Masahiko Kageyama / Kazuyoshi Hoshino / Aguri Suzuki

Nissan R390 GT1

Equipe: Nissan Motorsports / TWR

Terceira colocação nas 24 Horas de Le Mans de 1998

Ficha Técnica:

Motor: V8 - 3,5 litros - biturbo
Tração Traseira
Potência: 641 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Bridgestone


Bela reprodução da Slot.it para o modelo japonês




O pódio foi um ótimo resultado para a trinca de pilotos japoneses da Nissan, nas 24 Horas de Le Mans em 1998



Slot Driver: Teddy Putz
Real Drivers: Eric La Marca (Suiça) / Lloyd La Marca (Suiça)

Ford GT GT3

Equipe: Matech GT Racing

European FIA GT3 Championship 2008 (Campeonato Europeu de GT3)

Ficha Técnica:

Motor: V8 - bloco de alumínio
Tração Traseira
Potência: 550 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Michelin



Teddy vai de Ford GT da Ninco no All Le Mans





A equipe suiça Matech Racing foi a grande preparadora do Ford GT para os campeonatos de GT3 pelo mundo




Slot Driver: Alexandre Mello
Real Drivers: Marc Hennerici (Alemanha) / Kenneth Heyer (Alemanha)

Ford GT GT3

Equipe: Matech GT Racing

ADAC GT Masters Championship 2008 (Campeonato Alemão de GT)

Ficha Técnica:

Motor: V8 - bloco de alumínio
Tração Traseira
Potência: 550 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Michelin



O bonito Ford GT azul escuro da Ninco




O Ford GT foi um dos grandes modelos dos campeonatos de GT3 no início da década




Todos os detalhes das oito etapas do All Le Mans você confere aqui o blog.