terça-feira, 30 de junho de 2009

Não virão mais

A etapa brasileira do Historic F1, categoria que corre com carros das décadas de 70 e 80 da categoria máxima do automobilismo mundial, foi cancelada. Por conta da desistência dos patrocinadores e também da rede Globo, que diz não ter "bala" para bancar o evento. Os fãs que compraram ingressos (acredito eu que não devam ser muitos, tendo em vista os salgados preços) terão seu dinheiro de volta. Eu mesmo estava esperando algum movimento de "barateamento de ingressos", próximo à data da corrida (16 de agosto) para adquirir o meu. Não dará mais...

domingo, 28 de junho de 2009

Propagandas antigas - Ford Maverick


Ele marcou época e é venerado até hoje, quase 30 anos após sua descontinuação. O Ford Maverick foi um mito da indústria automobilistica nacional, principalmente pela opção do motor 302 V8. No vídeo abaixo, vimos um comercial que mostra a linha 77. Já que estamos hoje no ritmo de homenagens, esse vídeo vai para Luiz Henrique, que fez uma excelente prova ontem e é um fã incondicional da Ford.



3 rodas


Aqui vai uma homanegem ao bravo Reginaldo Pereira, que não se abalou com o forte acidente e percorreu todo o traçado do Kartodrómo Granja Viana em 3 rodas, mostrando muito arrojo e perícia! Vejam o vídeo abaixo do gênio Gilles Villeneuve e lembrem-se do episódio da 3ª etapa!


Campeonato de Kart 2009 - 3ª etapa - Uma prova confusa

Pois é meus amigos. Vou tentar descrever aqui um pouco do que foi a corrida ontem, 3ª etapa do Campeonato de Kart 2009. Vou tentar porque a prova foi muito emocionante, confusa, acidentada, com diversos acontecimentos que fica difícil reconstituir o que vimos na pista como pilotos e o que os espectadores nos contaram.





Bem, ontem por volta das 5 da tarde, chovia torrencialmente em São Paulo. Todos os pilotos estavam preocupados com as condições da pista. Por volta das 7 da noite, a chuva cessou, o que nos deu esperança de encontrar a pista seca no horário da nossa corrida, prevista para as 9 da noite. Por conta da chuva, toda a programação do Kartódromo atrasou, e nossa bateria passou a ter previsão de início por volta das 10 da noite.







O jeito era esperar e assistir as baterias anteriores a nossa, onde aconteceram diversas rodadas e acidentes, principalmente na parte mais molhada do traçado, o final da grande reta e a chicane, até a curva a direita da parte baixa. Esta parte da pista também permaneceria molhada quando fomos a pista.





Prenuncio de uma prova bastante movimentada, acidentada e com diversas alternativas. A partir dessa etapa adotamos uma inovação para aumentar ainda mais o equilíbrio da disputa. Nosso Comissário Desportivo, Romnei, sorteou os números dos karts entre os pilotos, não permitindo mais a escolha de cada um.




Dezessete pilotos partiram para a pista e para as voltas de classificação. Pneus frios, pista molhada e as primeiras rodadas aconteciam. No final do qualifiying, pole position para Aristinélio Jr. O restante do grid ficou bem heterogêneo. Mais à frente, largaram Vagner Kustor (que chegou a liderar duas voltas), Tarcisio, Reginaldo e Marcelo Martinez. Eu fiz uma péssima classificação, larguei em antepenúltimo e Luiz Henrique, em último.



A confusão começou já na largada. Com a pista molhada logo à frente, os karts permaneceram embolados e enroscados nas primeiras curvas. Na primeira volta, o primeiro e mais forte acidente da prova. Reginaldo rodou no início da subida rumo à reta da torre de cronometragem e foi colhido na lateral, de forma violenta, por Guido. Posso descrever essa batida pois foi bem à minha frente. O barulho da pancada foi impressionante e a roda dianteira direita do Kart de Reginaldo soltou-se, pulando descontrolada no meio da pista. Essa roda, inclusive, quase me acertou. Tive de desviar dela e até pender um pouco a cabeça para a direita para não ser acertado (mais tarde, outra roda também sairia de um Kart depois de um acidente na chicane).





Reginaldo não desistiu, fez a volta e, com 3 rodas, voltou aos boxes. Quem estava assistindo à prova curtiu neste momento um show, tanto de perícia, por conta da falta de uma das rodas, quanto pelo visual, já que o eixo raspava no chão, produzindo faíscas pela pista. Veja como Reginaldo descreveu este momento em 3 rodas: "fui controlando a distribuição do meu peso no Kart, que balançava muito, para poder conduzir até os boxes e pegar um outro Kart" Reginaldo ainda terminaria a prova na 15ª posição.



A partir daí, o desafio dos 17 pilotos era não rodar no final da reta e nas curvas da chicane logo à frente, ainda muito úmidas. Uns faziam as curvas por fora, outros por dentro, próximo ou em cima das zebras. Não existia um traçado definido. Várias rodadas e batidas ainda aconteceriam nas 17 voltas dessa prova. Um dos mais impressionantes incidentes foi o de Aristinélio Jr. Ele passou reto no final da grande reta e destruiu duas barreiras de pneus. "Pensei na hora: morri", brincou Jr. que chegou na 12ª posição.



Venceu Rodrigo Alves, na sua segunda participação no campeonato. Em segundo, em uma prova brilhante, saindo da última posição, o jovem Luiz Henrique, que disse ter feito uma prova "usando a cabeça", esperando os erros e acidentes com os competidores à sua frente. Eu consegui me recuperar da péssima classificação e cheguei em terceiro. Quase 4 segundos atrás chegou Eduardo Moro, que foi um dos que se envolveu em confusões. Mais atrás, em quinto, Marcelo Martinez. Em sétimo chega Vagner Kustor e em nono, Tarcísio, que ficaria com a melhor volta da prova.



O Campeonato está disputadíssimo. São três pole-positions e três vencedores diferentes em três provas já realizadas. Eu mantive a liderança, com 78 pontos. Eduardo Moro vem e segundo, com 69. Logo após, dois grupos de pilotos estão embolados. Marcelo Martinez em terceiro, com 65 pontos é seguido de perto por Tarcísio, com 61, em quarto. Luiz Henrique, com o bom resultado de ontem, assume a quinta posição, com 58 pontos. Vagner Kustor vem perto, com 56 pontos e Reginaldo, com o péssimo resultado de ontem caiu para a sétima posição, com 54 pontos. Mas todos muito perto na pontuação, ou seja, qualquer resultado bom de um e ruim de outro piloto e a classificação pode mudar.


Bem, agora partimos para a segunda metade da temporada. A próxima etapa, a quarta, é somente daqui a dois meses, no dia 29 de agosto. Acompanhem a seguir a calssificação da prova e do campeonato:



3ª etapa - 17 voltas:

1º - Rodrigo Alves
2º - Luiz Henrique
3º - Rodrigo Carelli
4º - Eduardo Moro
5º - Marcelo Martinez
6º - Bruno Cal
7º - Vagner Kustor
8º - João Vitor
9º - Tarcísio Frederice
10º - Rosiel
11º - Juscelino Tavares
12º - Aristinélio Jr.
13º - Rafael
14º - Izael
15º - Reginaldo Pereira
16º - Vinicius
17º - Guido


Classificação do Campeonato após 3 etapas:


1 - Rodrigo Carelli – 78 pontos
2 - Eduardo Moro - 69
3 - Marcelo Martinez - 65
4 - Tarcísio Frederice - 61
5 - Luiz Henrique - 58
6 - Vagner Kustor - 56
7 - Reginaldo Pereira - 54
8 - Rodrigo Alves - 43
9 – Rafael - 38
10 – Izael - 35
11 - Aristinélio Jr. - 32
12 – Rosiel - 28
13 – Guido - 22
14 - Bruno Cal - 19
15 - Marcio Mormille - 17
16 - Marcelo Oliveira - 17
17 - João Vitor - 17
18 - Marcelo Harnebach - 16
19 - Juscelino Tavares - 14
20 - Marcelo Pugliesi - 12
21 - Lincoln Watanabe - 9
22 – Vinicius - 9
23 – David - 8
24 – Lucas - 7
25 – Diego - 6

sábado, 27 de junho de 2009

Vídeo da 2ª etapa

Pessoal, postei no Youtube o vídeo da segunda etapa do Campeonato de Kart 2009 na Granja Viana. Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=SFPjIBMVq3s.

Aproveito para lembrar que amanhã tem corrida. É a terceira etapa, lá na Granja. A bateria começa as 21h. Boa corrida e boa sorte a todos os pilotos!


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Homenagem ao Rei do Pop

Hoje a história da música pop mundial vira uma das suas páginas mais importantes. Morre Michael Jackson, precocemente, aos 50 anos. Michael era um artista completo. Cantava, compunha e também era um excelente dançarino.

Não vou entrar aqui em detalhes dos últimos 15 ou mais conturbados anos do artista, com diversas polêmicas e episódios estranhos em sua vida particular. Vou lembrar aqui do artista, que começou muito cedo a cantar junto dos seus irmãos no Jackson Five, uma banda que fez muito sucesso tendo Michael à frente, além do suporte da gravadora Motow.

Não demoraria muito e Michael sairia em carreira solo. Seu primeiro disco, Off the Wall, foi lançado em 1979, no auge da era Disco. Esse é o meu preferido, tenho um Special Edition aqui em casa. Foi uma parceria fantástica com o produtor Quincy Jones.

Mas o estouro ainda estava por vir. Michael lançaria, no início da década de 80, Thriller, que revolucionou a forma de se produzir video clips. Michael também passava a mostrar todo o seu talento com passos complexos e exclusivos de dança, como o imortalizado "Moonwalker".

A partir daí a carreira do rei do pop não teria mais o sucesso avassalador de outrora e os episódios de sua vida particular sobrepujaram à artística. Há pouco tempo, Michael anunciou uma mega turnê de 50 shows, com previsão de início em julho próximo. Não teve tempo de concluir o que ele mesmo disse ser a turnê de despedida.

Bem, na justíssima homenagem do Blog do Carelli ao rei do pop, vou deixar com vocês, no link abaixo, meu som preferido de Michael, Rock With You, do álbum Off the Wall.

http://www.youtube.com/watch?v=7hK3Y1Ehv9c

domingo, 21 de junho de 2009

Releitura - Brasinca 4200GT Uirapuru


Começa hoje aqui no blog uma série de releituras de carros clássicos brasileiros, de autoria minha e de meu sobrinho Luiz Henrique. Recriaremos carros que entraram para a história de nossa indústria automobilística nacional, através de desenhos, sempre tentando manter as características que marcaram o desenho do modelo original. Se você também rabisca algumas linhas, mande para gente publicar aqui no blog.

A primeira releitura é do Brasinca 4200GT Uirapuru, primeiro GT idealizado e fabricado aqui. Desenhado por Rigoberto Soler, foi encomendado pela Brasinca, tradicional estampadora de carrocerias para a indústria automobilística da época e foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de 1964. Utilizava o motor Chevrolet de 6 cilindros em linha, dos utilitários produzidos pela fábrica americana aqui no Brasil. Foi produzido até meados de 1967. Uma das curiosidades do modelo é a de que muitos especialistas dizem que ele inspirou o desenho do esportivo inglês Jensen Interceptor. Outra curiosidade é que somente duas unidades conversíveis foram produzidas.

Bem, agora chegamos às releituras. Primeiro, o modelo desenhado pelo Luiz Henrique. Ele seguiu um estilo mais clássico. Segundo Luiz, ele foi olhando o modelo original, pensando nas características e modificando apenas alguns detalhes. Segue o modelo.



Agora, segue o meu desenho. Também tentei preservar as principais características do modelo original, como por exemplo a frente mais longa, mas tentei colocar elementos mais modernos, como por exemplo para-lamas mais alargados formando um spoiler que segue toda a carroceria. Veja abaixo como ficou.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Propagandas antigas - Fiat 147




Dando continuidade à série de posts especiais, começa hoje "Propagandas antigas", onde mostraremos vídeos de publicidades automobilísticas antigas. É pura diversão e nostalgia. Começamos com um comercial do Fiat 147, primeiro modelo da fábrica italiana no Brasil. Lançado em 1976, foi o primeiro carro pequeno fabricado no país. Dentre os vários atributos do novo carro, a fábrica enaltecia o consumo de combustível, como vocês verão neste vídeo. Segue o link:






http://www.youtube.com/watch?v=z6g013Fu18c

Peripécias no Photoshop

O casal Reginaldo e Renata anda se divertindo com o photoshop. Vejam as fotos que eles nos mandaram. Confesso a vocês, dei muita risada ao ver o e-mail pela primeira vez e toda vez que vejo, caio na gargalhada. Vejam como eu e Tarcísio ficamos "fortões" e Reginaldo "afinou", nas fotos abaixo, no melhor estilo "antes e depois dos esteróides e do regime". Fantástico! E vejam mais abaixo os três de macacão e capacete, no meio da largada de uma prova de Fórmula 1. Simplesmente impagável!






De volta aos Anos 80 - The Police


Começa hoje uma série de posts sobre a década de 80. Vou apresentar para vocês, através vídeo clipes, músicas do Brasil e do mundo que marcaram esta importante década. Começamos com The Police, uma das mais representativas bandas do Rock e da década de 80.


A banda inglesa foi formada no final da década de 70 por Sting (baixo e vocal), Stewart Copeland (bateria) e Andy Summers (Guitarra). O som mescla o velho e bom Rock com elementos do Reggae. Os sucessos são muito conhecidos: Roxanne, Message in the bottle, Every breathe you take... Deixo vocês com o clipe de Every little things she does is magic. Para mim, um dos hinos dos anos 80. Boa viagem!! Segue o link do vídeo





Carlos Pardo

Amigos,


Não poderia deixar de falar esta semana de um episódio lamentável do nosso automobilismo, a morte do mexicano Carlos Pardo na Nascar Corona Series, a divisão da categoria norte americana no México. Foi um acidente violentíssimo, um dos mais fortes que eu já presenciei. Não vou reproduzir o vídeo aqui. Prefiro ficar com a imagem de Carlos Pardo competindo, como esta no oval de AguasCalientes.




Há sempre algo a se aprender com acidentes, onde quer que eles aconteçam. E neste caso, na minha opinião, alguns fatores foram preponderantes para que a tragédia tenha acontecido. O primeiro fator, e este até o mais leigo em corridas perceberia, é que uma barreira de concreto colocada daquela forma não pode existir. Uma verdadeira quina, com uma pequena proteção de barris de água, insuficiente para aliviar impactos em alta velocidade. Tanto foi que Pardo bateu com a lateral oposta à que pilotava e não suportou o impacto.


O segundo fator são os carros. A Nascar Corona Series utiliza carros antidos da divisão norte americana, de dez anos ou mais. Todos nós sabemos que a Nascar americana a cada ano aprimora a segurança de seus modelos e pistas. Os exemplos mais famosos são o HANS (protetor para cabeça e pescoço), a barreira de proteção que absorve impactos e o "carro do amanhã", que absorve muito melhor os impactos em uma batida mais forte. É só lembrarmos o acidente em Talladega, este ano, de Carl Edwars, quando ele literalmente levantou vôo e acertou o alambrado do circuito. Edwards saiu andando do carro, ileso.


Ou seja, a Nascar mexicana no mínimo, deveria acompanhar as evoluções de segurança da sua irmão norte americana. Afinal, os carros são verdadeiros "foguetes", andam muito. Quando os acidentes acontecem, são proporcionais ao desempenho.


Acompanho a Nascar Corona Series pelo Speed Channel. É um excelente campeonato, muito disputado, com excelentes pilotos. Mas existem algumas pistas inseguras e os carros são defasados. Fica o alerta.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

AirFrance


Como fã de aviação, não poderia deixar de fazer meu registro pela tristeza do desaparecimento do Airbus A330 da Air France, no domingo à noite. Ao todo, a aeronave transportava 228 pessoas. Aliás, uma aeronave moderníssima, construída em 2005 e que passou por uma manutenção recente.


As causa do acidente, por enquanto, são desconhecidas e qualquer conjectura não nos dará a certeza do real acontecimento. Algumas hipóteses são levantadas por especialistas, como por exemplo a passagem por uma formação pesada de cúmulus-nimbus. Mas são somente hipóteses.


As buscas estão intensas e já são encontrados destroços e manchas de óleo no suposto local da queda. A mesma equipe que participou das buscas dos destroços do 737 da Gol em 2006 está também nos trabalhos do AF-447.


O Blog do Carelli está de luto e deixa aqui muita força e esperança a todos os familiares e amigos dos passageiros e tripulantes do vôo 447.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Campeonato de Kart 2009 - 2ª etapa


Estavam todos ansiosos pela segunda corrida da nossa temporada de 2009 do Campeonato de Kart. Que aconteceu neste sábado, dia 30 de maio. Encontramos uma noite de temperatura agradável e, para nossa surpresa, diversas categorias correndo no sentido contrário do Kartódromo, inclusive a Parakart, categoria destinada a deficientes físicos.




Por conta do grande número de categorias correndo logo antes da nossa bateria, encontramos muitos detritos fora do traçado, principalmente de pedaços de pneus. Eu, particularmente, logo percebi este detalhe, assim que saí para as voltas de classificação, e condicionei minha pilotagem de uma forma mais limpa, sem sair muito do traçado ideal. Difícil foi sair deste traçado para ultrapassar os retardatários no decorrer da prova.





Consegui marcar a pole position e garantir o primeiro ponto da noite. Para mim foi particularmente importante, pois previa e continuo prevendo um campeonato bastante equilibrado. Cheguei com uma missão particular de marcar o maior número de pontos possíveis. Fazer a pole position e cravar a melhor volta da prova, garantindo pontos adicionais, ajudariam a alcançar Eduardo Moro (líder do campeonato até ali) e distanciar de Tarcísio e Reginaldo, que vinham logo atrás.



















Na segunda posição, Tarcísio. Em terceiro, Marcelo Martinez. Mais atrás, Reginaldo, Aristinélio Jr., Marcelo Oliveira, Vagner Kustor e Luiz Henrique tinham a expectativa de realizar uma boa prova. Bandeira verde e largada! Consegui manter a primeira posição. Tarcísio seguia em segundo, com Martinez mantendo a terceira posição. Mais atrás, Reginaldo Pereira, Eduardo Moro, Vagner Kustor e mais atrás Marcelo Oliveira e Luiz Henrique travavam ótimas disputas. Aliás, os dois viviam duas realidades diferentes. Marcelo Oliveira confessou que correu com um Kart muito equilibrado. Já Luiz Henrique sofreu toda a prova com o desempenho da sua máquina.




Aristinélio Jr. e Eduardo Moro também penaram com equipamentos pouco competitivos. Com poucas voltas de disputa, os líderes já encontravam os primeiros retardatários. Não tive problemas com retardatários e os fiscais de pista foram eficientes ao agitarem as bandeiras azuis. Mesma sorte não teve Tarcísio, que se envolveu em um incidente com os mais lentos e atrasou-se, perdendo um sólido segundo lugar para Marcelo Martinez. Já Eduardo Moro não conseguiu explicar o que causou sua rodada, que custou a quarta posição para Reginaldo.











Final de prova e para mim, não poderia ter sido tão perfeito. Pole Position, vitória e ainda por cima a melhor volta da prova, com 7 segundos de diferença para o segundo colocado, num total de 29 pontos marcados. Todos de volta para o box e chega a hora de contar sobre como foi a prova de cada um, além de repor as energias e se hidratar.










Seguem o resultado final da prova e a classificação do campeonato, que começa a ficar embolado:

2ª etapa - 30/05/2009 - 19h00

1º - Rodrigo Carelli - 27 pontos
2º - Marcelo Martinez - 25 pontos
3º - Tarcísio Frederice - 23 pontos
4º - Reginaldo Pereira - 21 pontos
5º - Eduardo Moro - 20 pontos
6º - Vagner Kustor - 19 pontos
7º - Aristinélio Jr. - 18 pontos
8º - Marcelo Oliveira - 17 pontos
9º - Rodrigo A. - 16 pontos
10º - Luiz Henrique - 15 pontos
11º - Guido - 14 pontos
12º - Rosiel - 13 pontos
13º - Marcelo Pugliese - 12 pontos
14º - Rafael - 11 pontos
15º - Izael - 10 pontos
16º - Lincoln Watanabe - 9 pontos
17º - David - 8 pontos
18º - Lucas - 7 pontos
19º - Diego - 6 pontos

Pole Position - Rodrigo Carelli - 1 ponto
Melhor Volta - Rodrigo Carelli - 1 ponto


Classificação do Campeonato após 2 etapas:

1º - Rodrigo Carelli - 55 pontos
2º - Eduardo Moro - 48 pontos
3º - Marcelo Martinez - 45 pontos
4º - Reginaldo Pereira - 44 pontos
5º - Tarcísio Frederice - 44 pontos
6º - Vagner Kustor - 38 pontos
7º - Luiz Henrique - 33 pontos
8º - Rafael - 26 pontos
9º - Izael - 24 pontos
10º - Aristinelio Jr. - 18 pontos
11º - Marcio Mormille - 17 pontos
12º - Marcelo Oliveira - 17 pontos
13º - Marcelo Harnebach - 16 pontos
14º - Rodrigo A. - 16 pontos
15º - Guido - 14 pontos
16º - Rosiel - 13 pontos
17º - Marcelo Pugliesi - 12 pontos
18º - Lincoln Watanabe - 9 pontos
19º - David - 8 pontos
20º - Lucas - 7 pontos
21º - Diego - 6 pontos

















Deixem seus comentários sobre a prova. Logo mais postarei no Youtube um vídeo desta etapa. Grande abraço a todos e até a próxima!