terça-feira, 23 de outubro de 2018

Do Fundo do Baú - Homenagem a Emerson Fittipaldi no Linha de Chegada


Mais um vídeo encontrado no fundo do baú, e esse é especial. O infelizmente finado e excelente programa Linha de Chegada do canal por assinatura SporTV, apresentado por Reginaldo Leme, fez uma belíssima homenagem a Emerson Fittipaldi.

A edição do dia 10 de dezembro de 2009 contou com a presença, além de Emerson, do vocalista Bruno Gouveia, da banda Biquini Cavadão. de Henrique Portugal, tecladista do Skank e de Dinho Leme, baterista do "Mutantes" e irmão de Reginaldo.

O trio tocou uma adaptação de "Here Comes The Sun" do ex- Beatle George Harrison, amigo pessoal de Emerson e fanático por automobilismo. O próprio Harrison em 1996 fez uma homenagem ao Emerson logo após o seu grave acidente em Michigan, que pôs fim à sua carreira.

A homenagem deixou Emmo muito emocionado. Confira no vídeo abaixo.





Segue a letra da música na adaptação em português da homenagem ao Emerson:

Hello Emmo
Meu coração ficou na pista
Hello Emmo
Um Beatle lhe fez reverência, cantando
Here Comes The Sun, tchurururu
Here Comes The Sun
It´s all right, Emerson, Emerson, Emerson, Fittipaldi

Fittipaldi, Lotus, McLaren e Copersucar
Fittipaldi, vitórias, títulos e lutas
Fórmula 1, Fórmula Indy, 500 Milhas, não é pra qualquer um

It´s all right, Emerson, Emerson, Emerson, Fittipaldi
Emerson, Emerson, Emerson, Fittipaldi
Emerson...


No vídeo abaixo, extraído do Youtube, a homenagem a Emerson Fittipaldi feita por George Harrison sobre o clássico "Here Comes The Sun":







quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Campeonato Carioca de Turismo - Grupo N - Jacarepaguá


Mais um vídeo encontrado no baú e mais uma produção de João Mendes, neste vídeo é possível acompanhar uma etapa do Campeonato Carioca do Grupo N no falecido autódromo de Jacarepaguá. No final ainda tem um motorclip com imagens das provas com a trilha sonora de Scorpions. Confira!




Classic Cup nos anos 90 em Interlagos


Revirando o baú de arquivos antigos no HD externo, encontrei esta raridade, um vídeo produzido pelo jornalista João Mendes de duas baterias da Classic Cup em Interlagos, nos idos dos anos 90. Na primeira bateria, vitória de Batistinha com o clássico Maverick azul e branco número 16 da Automotor, seguido de perto pelo Porsche 908 de André Lara Rezende.

Aumente o som e coloque em tela cheia para ver diversas raridades em ação como Porsches, Alfas, Mercedes e Volkswagens.




Do Fundo do Baú - Campeonato Paulista de Automobilismo 2005


Volte 13 anos no tempo a Interlagos através das fotos em filme fotográfico por mim tiradas em uma das etapas do Paulista de Automobilismo.

Pumas, Alfas, Karmann-Ghia e um Volkswagen Scirocco que andava muito marcaram este dia muito gostoso em Interlagos.



























quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Arquivos do celular - Volkswagen SP-2


Um Volkswagen SP-2 azul, original e com placa preta não é todo dia que é visto nas ruas, então "tome" flagra!





Arquivos do celular - Ford Taurus SE Station Wagon


Raridade absoluta flagrada nas ruas, uma perua Ford Taurus SE ano 2002, exemplar do face-lift da terceira geração do modelo americano.








Iconas - as novas Ferrari exclusivas


Inspiradas no passado esportivo da Ferrari, a casa de Maranello lançou no Salão de Paris os novos modelos exclusivos. São as Iconas Monza SP1 e SP2, que utilizam a base mecânica da 812 Superfast. A motorização é o impressionante V12 de 6,5 litros e 810 cavalos, a maior potência de um 12 cilindros na história da marca, tudo isso sem auxílio de turbos ou compressores.






O desempenho impressiona: 0 a 100 Km/h em 2,9 segundos e 0 a 200 Km/h em 7,9 segundos (!). Os desenhos das carrocerias são impressionantes e belos, inspirados nas Ferrari 16MM barchetta do final dos anos 40.

A SP1 é um monoposto com a posição de pilotagem do lado direito. Já a SP2 é um biposto. Ambas carregam o conceito barchetta dos anos 40 e também a beleza nas linhas, um agrado aos olhos dos aficcionados pela marca e pelo automóvel esportivo.







A Ferrari não divulgou valores dos modelos e nem quantos modelos serão produzidos.






No vídeo abaixo, a turma do canal "Amigos por Carros", em visita ao Salão de Paris, conseguiu contato muito próximo com as Iconas. Confira!





DTM - Paffett campeão 13 anos depois


O inglês Gary Paffett conquistou neste fim de semana em Hockenheim seu bi-campeonato no DTM. Paffett conquista o título na temporada de despedida da Mercedes-Benz no campeonato alemão, que se muda em 2019 em conjunto com o inglês para a Fórmula E. Para o ano que vem, a Aston Martin adquiriu a estrutura da Mercedes e será a terceira montadora no campeonato, ao lado da Audi e da BMW.





A prova foi vencida por René Rast da Audi. Paffett finalizou a corrida na terceira posição e conquistou os pontos necessários para o título.

Gary Paffett conquistou o bicampeonato 13 anos depois do primeiro triunfo, no distante ano de 2005, sempre pilotando para a Mercedes-Benz.




O inglês a bordo de sua "C-Klass" há 13 anos, ocasião do seu primeiro título

Alfa-Romeo 155 GTA Stradale vai a leilão na Itália


O exemplar único da Alfa-Romeo 155 GTA Stradale será leiloado no final do mês. O 155 exclusivo pode ser arrematado por um valor acima de R$ 950.000. O leilão será realizado pela famosa Bohnams.






O 155 GTA Stradale a bem da verdade é um protótipo baseado em um modelo Q4. Após adotar nova turbina e conjunto de intercooler, mudanças no diferencial o modelo passou a debitar 190 cavalos de potência na usina de força.





O belo body kit exclusivo e as rodas esportivas completam o visual agressivo dessa Alfa exclusiva.




Vídeo - Superturismo SUDAM em Interlagos 1997


Fui surpreendido positivamente no começo deste mês, quando o canal do youtube RB Motorsport postou o vídeo completo da penúltima etapa do Campeonato Sulamericano de Superturismo SUDAM de 1997, disputada em Interlagos (SP).

A corrida foi fantástica em Interlagos. Flávio "Nono" Figueiredo largou na pole position e com seu Chevrolet Vectra, não deu chances aos adversários e obteve sua segunda vitória na categoria naquele ano. O título ao final da temporada ficou com o argentino Oscar "Poppi" Larrauri.





Nesta prova houve participações de outros brasileiros, como os jovens Felipe Maluhy (Ford Mondeo), Beto Giorgi (Ford Mondeo) e Luis Fernando Baptista, o "Batistinha" (Peugeot 406). A narração da prova, televisionada pela Rede Record ficou a cargo do mestre Edgard Mello Filho e os comentários do competentíssimo Alan Magalhães.







Tiago Monteiro de volta à ativa


Depois de mais de 400 dias após sofrer um seríssimo acidente nos treinos em Barcelona (setembro de 2017, ainda no WTCC) e uma longa e paciente recuperação, o piloto português Tiago Monteiro volta oficialmente às pistas a bordo do Honda Civic Type R no fim de semana dos dias 27 e 28 de outubro, no circuito de Suzuka (Japão), penúltima etapa do WTCR.

Ótima notícia para o desporto português e também para o certame do WTCR em ter de volta um piloto do gabarito de Monteiro.





Força Livre - um grid imaginário de peso


Com o tempo livre já que estou em férias, hoje estava lembrando de carros de corrida incríveis que eu vi correndo em Interlagos ou por vídeo, de épocas passadas ou mais recentes. Como sempre gostei da categoria Força Livre, onde competem diversos modelos de variadas categorias e motorizações, resolvi criar um "grid imaginário" com algumas das máquinas especiais:



Dodge Challenger de Andre Carrillo

Um monstro negro com motorização V8, estrutura de Stock Car e carroceria do Dodge Challenger. Labaredas nos escapes laterais e o trovejar do poderoso propulsor são as marcas registradas dessa maravilhosa "barata", que pude ter o privilégio de ver em ação nos 500 Quilômetros de Interlagos de 2017.









Ford Maverick Automotor #16 do Batistinha

Uma lenda do nosso automobilismo, um dos carros mais antigos ainda em atividade nas pistas, recentemente modernizado com câmbio sequencial, body kit exclusivo e mais de 450 cavalos de potência. Dispensa mais apresentações.






Chevrolet Omega V8 Katalogo da família Parra - Mil Milhas Brasileiras de 2006

Um Chevrolet Omega com motorização V8 pilotado por pai e filha (Fernando e Fernanda Parra) foram um dos diversos destaques das Mil Milhas Brasileiras de 2006, que nesse ano foi "invadida" por equipes européias. No meio de grandes carros e poderosas equipes, o valente Omega V8 da família Parra terminou a maratona na décima-terceira posição e em segundo na sua categoria.






Ford Maverick "Febre Amarela" - Mil Milhas Brasileiras

Um Maverick criado e desenvolvido por apaixonados pela motorização V8 da cidade de Petrópolis (RJ) foi destaque em diversas provas de longa duração nos anos 90. Em 1996, por exemplo, o "febre amarela" terminou em uma excelente terceira posição nas Mil Milhas Brasileiras.







Chevrolet Astra V8 Stock Car de João Ometto Neto

Mais um torpedo que tive a oportunidade de presenciar em ação nas provas da excelente Stock Paulista. O esmero na preparação e conservação desse modelo oriundo das provas da Stock Car brasileira sempre me impressionaram.





Ford Ka 2.0 de Leandro de Almeida e Sérgio Louzão - Mil Milhas Brasileiras ano 2001

Pouco peso (770 Kg), grande potência (220 cavalos). Excelente receita para um foguete preparado para as pistas com motorização 2.0 Zetec oriunda do Ford Mondeo. Leandro de Almeida e Sérgio Louzão disputaram as Mil Milhas Brasileiras em 2001 com essa baratinha.






Chevrolet Montana V8 - Absoluta Racing - piloto Ney Faustini

Acompanhei diversas corridas dessa picape tanto na Stock Paulista quanto na categoria Força Livre em Interlagos. Preparada por Carlos Tigueis e pilotada pelo veterano Ney Faustini, a Montana sempre foi competitiva em todas as provas em que disputou.






Ford Maverick "Red Ford" de Marcos Phillippi

Mas um torpedo que tive a oportunidade de ver em ação em Interlagos. A preparação foi idealizada para andar em track days e também em corridas oficiais se necessário. O vermelhão tem um V8 de mais de 450 cavalos de potência e a receita inclui freios superdimensionados, rodas especiais montadas em pneus slicks e alivio de peso por toda a carroceria.






Mitsubishi Lancer Turbo de Eduardo Souza Ramos e Leandro de Almeida

Apesar do chassi baseado no modelo da Stock Car brasileira, esse Lancer azul escuro era equipado com motorização do Lancer original, turbo. O carro andava muito. Destaque para a quase vitória nos 500 Quilômetros de Interlagos em 2006 - a quebra de uma junta homocinética tirou a vitória a uma volta do final da prova.





Chevrolet Cobatl V8 - Absoluta Racing - piloto Ney Faustini

O modelo Stock Car ganhou "face-lift" para o modelo Cobalt pela equipe de Ney Faustini. O carro sempre andou bem e disputou diversas provas do Campeonato Brasileiro de Endurance. Acompanhei o modelo em batalha nos 500 Quilômetros de Interlagos no ano passado, onde realizei o clique abaixo.





Chevrolet Opala V8 de Guido Borlenghi - Mil Milhas Brasileiras

Este Opala Cupê era equipado com um motor V8 de origem Nascar de 5,9 litros e mais de 600 cavalos de potência. Além das provas em circuitos, participou de competições de arrancada e provas de máxima de velocidade






Ford Mustang 1966 - Oficina Automotor

O ateliê do Sr. Baptista caprichou na preparação desse veterano. O V8 com kit especial "Shelby" rendia mais de 300 cavalos de potência. O modelo participou de diversas categorias, como Classic Cup e provas de longa duração.





Mitsubishi Eclipse de Eduardo de Souza Ramos

Eduardo de Souza Ramos preparou o cupê japonês para participar de provas de longa duração. O carro rendia mais de 400 cavalos de potência. O trio Eduardo de Souza Ramos, Geraldo Piquet e Leandro de Almeida largou na terceira posição nas Mil Milhas Brasileiras de 2008 e finalizou a prova em uma excelente segunda posição.