quinta-feira, 17 de novembro de 2022
Aston Martin Vantage e DBX - os carros de serviço do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2022
terça-feira, 15 de novembro de 2022
Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2022 e a experiência no Heineken Village
Ainda na ressaca da edição de 2022 do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 em Interlagos, vou relatar aqui nesta matéria as minhas impressões do fim de semana da corrida no Brasil. Assistimos os treinos, corrida Sprint e a prova no domingo no novíssimo setor Heineken Village, que foi montado no gramado entre a curva do bico de pato, mergulho, junção e início da subida do café. As instalações ficavam literalmente no meio do traçado, que ainda permitia aos espectadores circularem pelo gramado e chegarem muito próximos do traçado, algo em torno de uns 20 metros.
A iniciativa da criação do setor Heineken Village foi inédita e a venda dos ingressos foram abertas com aproximadamente dois meses de antecedência e logo esgotaram. Aliás, por falar em ingressos, todos foram vendidos, em todos os setores, totalizando 240 mil pessoas nos três dias de atividades em Interlagos. Outro número impressionante foi a taxa de ocupação dos hotéis da cidade de São Paulo, o maior índice desde o início da pandemia.
Bem vamos então falar sobre a experiência e as impressões do setor Heineken Village. Começo pelos pontos positivos, e o primeiro é o próprio setor. Sua localização é muito privilegiada, com a possibilidade de proporcionar aos fãs a experiência da velocidade, o cheiro da gasolina queimada e dos pneus gastos e também as (verdadeiras) cores, que não são possíveis de perceber no vídeo. A entrada do setor era realizada por um túnel iluminado, que passava por cima do traçado. A estrutura do Heineken Village disponibilizou arquibancadas de madeira em praticamente todos os lados do espaço, mas também permitiu que os torcedores ficassem no vasto gramado ao redor do setor, o que deu um ar de "festival" para o local. A cena dos torcedores espalhados pelo gramado, com o traçado ao redor e os carros passando em alta velocidade foi muito especial de presenciar. A organização também colocou diversões telões, que ajudavam o público a acompanhar o desenrolar dos treinos e corridas.
No quesito alimentação, o torcedor tinha à disposição espetinhos de carne, frango e linguiça, batatas fritas, pastel, hot-dog, hamburguer, pipoca e sorvetes. Nas bebidas, era possível consumir água, sucos, refrigerante (coca-cola), cerveja Heineken zero álcool e chopp Heineken. Na estrutura, ainda tínhamos as tradicionais lojinhas de artigos temáticos, como camisetas, bonés, mochilas e outros. No entretenimento, o torcedor podia se divertir com uma tirolesa e um mini palco foi montado para que DJ´s tocassem música eletrônica por toda a programação do dia. Nos momentos de pausa nas atividades de pista, os torcedores podiam se aventurar em simuladores de corrida em um espaço exclusivo. Por fim, a estrutura disponibilizava espaços instagramáveis customizados para realização de fotos e vídeos, inclusive com os troféus da prova.
Mas nem tudo foram "flores" no fim de semana no Heineken Village. Vários percalços e problemas aconteceram durante os três dias de evento, e vamos listar aqui. Não estive presente na sexta-feira, mas o pessoal reportou que a entrada pela manhã foi tumultuada, com a efetiva liberação com mais de uma hora de atraso. Presenciamos mais problemas na fase da entrada: chegaram a proibir a entrada de cigarros (com vários cinzeiros espalhados no setor) e, pasmem, protetor solar (!), sendo que era um dos itens liberados pela organizador.
No sábado e no domingo, foi nítido que os serviços de bebida e comida foram sub-dimensionados, principalmente no espaço e pessoas para atendimento, com muitas filas. A organização colocou diversas pessoas com barris de chopp espalhadas pelo local, mas, com o calor que fez em todo o fim de semana, ainda assim não foi possível atender o público à pleno. No domingo, um problema com falta de energia fez com que o atendimento de bebidas e comidas fosse paralisado por um bom tempo. Os banheiros também foram afetados com falta de água. Por fim, a estrutura fornecia poucos espaços de sombra.
O saldo final, na minha avaliação, foi muito positivo. O espaço é incrível, a infra-estrutura - descontando os problemas citados anteriormente - oferecida foi muito boa e a esperança é de que o Heineken Village seja montado novamente para o Grande Prêmio do ano que vem. A cereja do bolo do fim de semana, que teve uma corrida Sprint no sábado e uma super movimentada e disputada prova no domingo, foi a permissão dos organizadores da "invasão" de pista pelos torcedores, tudo em um clima muito tranquilo e animado. E claro, o principal e mais importante de tudo: com a valiosa presença dos amigos.
Momento da invasão de pista com os amigos
Neste vídeo dá para ter a noção de como era possível chegar próximo à pista e aos carros