segunda-feira, 28 de março de 2016

Velocult 2016 - A faculdade do automobilismo - Interlagos


Neste fim de semana, como já é tradicional aqui no blog, estivemos presentes na exposição Velocult, realizada no espaço cultural do Conjunto Nacional. A sétima edição da mostra tem como tema "A faculdade do automobilismo - Interlagos". Paulo Solariz resgata boa parte da história do autódromo mais importante do Brasil e que ajudou a formar os principais pilotos nacionais e também os nossos campeões mundiais.

As grandes atrações da mostra sempre são os carros expostos. Neste ano, o grande destaque é o Brabham BT-38 - Ford de Fórmula 2, que pertenceu e foi utilizado por Wilson Fittipaldi Jr. no segundo torneio de Fórmula 2 realizado em Interlagos, no começo da década de 70. Wilsinho na ocasião foi o pole position. Este carro, segundo relatou Solariz, pertence ao acervo do Museu JORM, ainda não aberto ao grande público.

Alguns exemplares de Opalas da Old Stock Race, que neste ano fará sua temporada de estréia, marcaram presença. A propósito, Paulo Solariz, em conjunto com George "Grego" Lemonias e Paulo Gomes, é um dos idealizadores da categoria, que terá sua corrida de estréia do campeonato no próximo domingo, dia 3 de abril.

Outros carros fantásticos também estão expostos, como um belo Corvette Stingray conversível, um impecável Maverick GT 302 V8 e alguns modelos da Fórmula Vee. Os karts históricos também marcaram presença, dando uma dimensão de como era a pilotagem e as competições nos primórdios do kartismo no Brasil. A se destacar também a presença do exemplar do Fusca Divisão 3, na clássica cor negra, do piloto Orlando Belmonte Jr.

Por fim, o automobilismo de fenda, tão tradicional no Brasil, se faz presença com uma pequena pista montada para ajudar a resgatar um esporte tão importante e que infelizmente perdeu força ao longo do tempo. Mais um serviço de resgate do automobilismo brasileiro realizado pelo artista plástico Paulo Solariz.

O Blog do Carelli teve a oportunidade de gravar uma entrevista de quase vinte minutos com Paulo Solariz. Neste bate papo, Solariz nos contou como idealizou o Velocult, falou um pouco sobre sua carreira de piloto e projetista na década de 70 e o sonho de criar e concretizar a mais nova categoria do automobilismo nacional, a Old Stock Race. Confira no vídeo abaixo:














A arrancada esteve presente - de tração traseira a dianteira e motor boxer, tinha para todos os gostos









VW Fusca de Divisão 3 - a categoria de turismo mais importante do Brasil na década de 70








Karts históricos - o resgate dos modelos pioneiros do kartismo brasileiro, celeiro dos grandes campeões












O Fórmula 2 de Wilson Fittipaldi Jr. - Brabham BT-38





A maquete de Interlagos beira ao realismo de tão perfeitos os detalhes




O automobilismo de fenda, tão tradicional aqui no Brasil, também marcou presença






Opalas da Old Stock Race - resgatando as primeiras temporadas da Stock Car brasileira







Exposição Velocult - A faculdade do Automobilismo - Interlagos

Espaço Cultural do Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2073 - de 13/03 a 02/04

sexta-feira, 25 de março de 2016

Blog do Carelli Entrevista: Mara Carrera fotógrafa


Ainda em razão da celebração pelo dia e mês das mulheres, o Blog do Carelli traz mais uma entrevista exclusiva. Sem sair do mundo do automobilismo, conversamos não com uma piloto, mas sim com uma fotógrafa especializada em automobilismo: Mara Carrera.

Conheci o trabalho da Mara em Interlagos, nas coberturas do Campeonato Paulista de Automobilismo e também pela Internet e Redes Sociais. No especial "Blog do Carelli Entrevista", Mara Carrera conta como é atuar em uma área tão diferente e exclusiva para o sexo feminino e também como surgiu a paixão pela fotografia e a velocidade.

Mara é natural de Santo André e trabalha com fotografia automobilística desde 2013. Ela brinca com o sobrenome: " tenho orgulho dele, até brinco com a relação com a Porsche. E esse fato me deu a idéia de adotar o nome profissional 'Mara Carrera'".

A seguir, o Blog do Carelli entrevista Mara Carrera fotógrafa:


Blog do Carelli: conte-nos como foi o seu início de carreira como fotógrafa profissional de automobilismo. Como surgiu a paixão por estes dois segmentos?

Mara Carrera: o casamento destas duas paixões começou em 2013. Sempre fui apaixonada pelos dois. Tudo aconteceu de repente. Na época em que conheci meu namorado, disse que queria ser fotógrafa e que isso era um sonho. Acabei por comprar uma câmera e nessa época ele me levou a Interlagos, no Campeonato Paulista, no mês de dezembro. E desde então o casamento foi perfeito. Sempre gostei de carro, uma paixão que vem desde criança, a fotografia sempre me despertou o interesse e por sorte estou fazendo os dois com muito amor.


Blog do Carelli: quais os eventos mais importantes em que você realizou cobertura fotográfica?

Mara Carrera: fiz vários eventos, como por exemplo Fórmula Truck, 6 Horas de São Paulo (WEC), Superbike, Porsche Cup, Mercedes Challenge e atualmente faço mais o Campeonato Paulista de Automobilismo e a Old Stock Race.


Blog do Carelli: existe alguma fotografia especial, algum clique inédito que você tenha feito?

Mara Carrera: o meu lema é "eternizando seu momento num click!". Todas as fotos são especiais, todas eu faço com muito carinho e eu considero todas inéditas, pois a fotografia é clicar as coisas no momento certo, na hora certa e com o olhar certo. São momentos que nunca mais voltam e a sensação de registrar esses momentos é incrível.


Blog do Carelli: quais as dificuldades que você enfrentou ou ainda enfrenta na profissão de fotógrafa de automobilismo?

Mara Carrera: no começo foi muito difícil para ser reconhecida no meio, até conquistar meu espaço, mas com fé e acreditando no meu trabalho, aos poucos fui sendo reconhecida pelos grandes pilotos. Tive o apoio de muitos fotógrafos que me ajudaram e são companheiros nas pistas, agradeço muito a eles, sempre me apoiaram. As dificuldades foram sendo superadas com o tempo.


Blog do Carelli: você atua com fotografia em outras áreas?

Mara Carrera: no momento apenas automobilismo mas esse ano quero me especializar.


Blog do Carelli: no trabalho nos autódromos, já passou por uma situação inusitada ou perigosa?

Mara Carrera: eu sou muito cautelosa quando se trata de segurança. Antes de ir para o autódromo peço a Deus muita proteção não só para mim, mas pra os pilotos e todos que estão por perto. Sempre fico atenta às áreas de risco. Uma situação que ainda não acostumei é quando acontece um acidente na frente da minha lente. Quando o piloto sai andando do carro ou da moto me alegra bastante, pois bens materiais são recuperáveis. Ficou muito trite quando vejo quando alguém sair de ambulância do autódromo e gosto de saber o mais rápido possível se o piloto está bem. Ainda não me acostumei com os acidentes.


Blog do Carelli: quais técnicas, na sua visão, são importantes para fazer uma boa fotografia automobilística?

Mara Carrera: este tipo de fotografia requer muita agilidade pois os carros / motos estão em altíssima velocidade na pista, por isso tive que treinar muito para captar o momento certo para uma boa foto. Saber ouvir também é muito importante, um olhar rápido e um dedo ligeiro, além de muito treino.


Blog do Carelli: o equipamento ajuda? Ou a edição digital hoje facilita o trabalho?

Mara Carrera: eu não uso muito a edição. Na minha opinião, quanto menos as fotos forem editadas, mais eu valorizo o trabalho. Com as tecnologias de hoje é fácil pegar uma foto ruim e deixá-la perfeita. Menos é mais. Em relação ao equipamento, claro que ajuda muito na captação de uma boa foto. Um bom equipamento, uma boa câmera e uma boa lente facilitam muito mais nas pistas. E o dom do fotografo também é importante.


Blog do Carelli: quais dicas você pode dar para quem quer começar a atuar com fotografia? 

Mara Carrera: a minha dica é: após comprar uma câmera, veja qual segmento mais se identifica: automobilismo, casamento, aniversário, etc. Estudar sempre, pegar umas dicas com outros fotógrafos e clicar muito, mas muito mesmo. Foi vendo as minhas fotos que identifiquei onde eu poderia melhorar e assim fui me aperfeiçoando.


Blog do Carelli: por fim, você gostaria de dizer algo mais?

Mara Carrera: um fato que me deixa feliz pelo reconhecimento do meu trabalho e eu não imaginava que existia tantas pessoas acompanhando o meu trabalho, Foi em 2014. Meus equipamentos foram roubados, na época estava desempregada, com medo de que tudo fosse "por água abaixo". Tive a ideia de vender minhas fotos, era o que tinha no momento. Ao relatar no Facebook o ocorrido, apareceu um amigo, Alessandro Zago de Lima, que logo emprestou sua câmera e consegui fazer a cobertura da Superbike, dentre outras corridas. Com a divulgação dessa campanha no Facebook e o apoio da minha amiga, a piloto Regina Calderoni, muita gente ajudou para que eu voltasse a ter meus equipamentos. Tive também o valioso apoio do senhor Edson Paes, da Petropaes, que hoje é um amigo e patrocinador. Nesse momento quero agradecer a todos que nesta época me ajudaram muito e por isso consegui dar continuidade ao meu sonho.



A seguir, confira um pouco do trabalho da Mara Carrera (clique nas fotos para ampliar):