Neste fim de semana, como já é tradicional aqui no blog, estivemos presentes na exposição Velocult, realizada no espaço cultural do Conjunto Nacional. A sétima edição da mostra tem como tema "A faculdade do automobilismo - Interlagos". Paulo Solariz resgata boa parte da história do autódromo mais importante do Brasil e que ajudou a formar os principais pilotos nacionais e também os nossos campeões mundiais.
As grandes atrações da mostra sempre são os carros expostos. Neste ano, o grande destaque é o Brabham BT-38 - Ford de Fórmula 2, que pertenceu e foi utilizado por Wilson Fittipaldi Jr. no segundo torneio de Fórmula 2 realizado em Interlagos, no começo da década de 70. Wilsinho na ocasião foi o pole position. Este carro, segundo relatou Solariz, pertence ao acervo do Museu JORM, ainda não aberto ao grande público.
Alguns exemplares de Opalas da Old Stock Race, que neste ano fará sua temporada de estréia, marcaram presença. A propósito, Paulo Solariz, em conjunto com George "Grego" Lemonias e Paulo Gomes, é um dos idealizadores da categoria, que terá sua corrida de estréia do campeonato no próximo domingo, dia 3 de abril.
Outros carros fantásticos também estão expostos, como um belo Corvette Stingray conversível, um impecável Maverick GT 302 V8 e alguns modelos da Fórmula Vee. Os karts históricos também marcaram presença, dando uma dimensão de como era a pilotagem e as competições nos primórdios do kartismo no Brasil. A se destacar também a presença do exemplar do Fusca Divisão 3, na clássica cor negra, do piloto Orlando Belmonte Jr.
Por fim, o automobilismo de fenda, tão tradicional no Brasil, se faz presença com uma pequena pista montada para ajudar a resgatar um esporte tão importante e que infelizmente perdeu força ao longo do tempo. Mais um serviço de resgate do automobilismo brasileiro realizado pelo artista plástico Paulo Solariz.
O Blog do Carelli teve a oportunidade de gravar uma entrevista de quase vinte minutos com Paulo Solariz. Neste bate papo, Solariz nos contou como idealizou o Velocult, falou um pouco sobre sua carreira de piloto e projetista na década de 70 e o sonho de criar e concretizar a mais nova categoria do automobilismo nacional, a Old Stock Race. Confira no vídeo abaixo:
A arrancada esteve presente - de tração traseira a dianteira e motor boxer, tinha para todos os gostos
VW Fusca de Divisão 3 - a categoria de turismo mais importante do Brasil na década de 70
Karts históricos - o resgate dos modelos pioneiros do kartismo brasileiro, celeiro dos grandes campeões
O Fórmula 2 de Wilson Fittipaldi Jr. - Brabham BT-38
A maquete de Interlagos beira ao realismo de tão perfeitos os detalhes
O automobilismo de fenda, tão tradicional aqui no Brasil, também marcou presença
Opalas da Old Stock Race - resgatando as primeiras temporadas da Stock Car brasileira
Exposição Velocult - A faculdade do Automobilismo - Interlagos
Espaço Cultural do Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2073 - de 13/03 a 02/04
Sou Tião Mariano, artista que fez a maquete do autodromo de interlagos. Interessados, entrar em contato pelo número do WhatsApp 948586938. (Inclusive se o dono do Blog puder entrar em contato comigo, ficaria grato)
ResponderExcluirSou Tião Mariano, artista que fez a maquete do autodromo de interlagos. Interessados, entrar em contato pelo número do WhatsApp 948586938. (Inclusive se o dono do Blog puder entrar em contato comigo, ficaria grato)
ResponderExcluirMariano do céu, o seu trabalho é incrível irmão... Parabéns.
ResponderExcluirOpa valeu!
Excluir