Começou pra valer neste fim de semana o automobilismo em 2009. E começou com uma
prova importantíssima e tradicional: as 24 Horas de Daytona. O vencedor desta
maratona de velocidade foi a equipe Brumos, correndo com o protótipo
Riley-Porsche. Os pilotos foram Buddy Rice, Darren Law, Antonio Garcia e David
Donohue. Donohue curiosamente venceu a prova quarenta anos depois de seu
falecido pai, Mark Donohue, ter vencido. A briga foi intensa com o Riley-Lexus
da Chip Ganassi, que terminou 3s167 atrás do vencedor, pequena diferença depois
de 24 horas de prova. A batalha da última hora entre os Porsches da Brumos e o
Riley de Montoya foi emocionante. Pilotaram o carro da Ganassi Scott Dixon, Memo
Rojas, Scott Pruett e nosso querido "gordito" Juan Pablo Montoya.
O protótipo vencedor em Daytona
Na categoria GT, onde correm os Porsches 911 GT3, Pontiac GXP.R, Mazda RX-8
(responsável por um ronco incrível, lembrando que seu motor é rotativo), Ferrari
430 Challenge, Ford Mustang e Chevrolet Corvette, vitória também da Porsche. Os
911 da equipe TRG fizeram dobradinha.
Brasileiros: participaram da prova
Oswaldo Negri (Ford-Riley), Ricardo Zonta (Ford-Lola) e Raphael Matos
(BMW-Riley), todos na categoria Protótipos Daytona. Infelizmente, nenhum deles
terminou a prova.
Na seqüência: Raphael Matos, Oswaldo Negri e Ricardo Zonta, os brasileiros em
Daytona 2009
A classificação final e oficial da prova (extraída da Grand-AM) você confere
abaixo, além de fotos dos principais carros que competiram em Daytona 2009.
Um dos protótipos da Chip Ganassi Racing
Este 911 foi o vencedor da categoria GT
Duas máquinas da GT: Mazda RX8 (acima) e Pontiac GXP
Resultado Final:
1 - Donohue / Garcia / Law / Rice Brumos Racing /
Porsche Riley
2 - Dixon / Montoya / Pruett / Rojas Chip Ganassi Racing with
Felix Sabates / Lexus Riley
3 - Barbosa / Borcheller / France / Haywood
Brumos Racing / Porsche Riley
4 - Angelelli / Frisselle / Lamy / Taylor
SunTrust Racing / Ford Dallara
5 - Dixon / Franchitti / Lloyd / Pruett Chip
Ganassi Racing with Felix Sabates / Lexus Riley
6 - Bernhard / Briscoe /
Dumas Penske Racing / Porsche Riley
7 - Fogarty / Gurney / Johnson / Vasser
GAINSCO/ Bob Stallings Racing / Pontiac Riley
8 - Finlay / Mears / Patrick /
Wallace Childress-Howard Motorsports / Pontiac Crawford
9 - Bergmeister /
Lally / Long / Marks / Valentine TRG / Porsche GT3
10 - Ballou / Collard /
George Jr / Lietz / Pumpelly TRG / Porsche GT3
11 - Maassen / Martien /
Pilet / Zacharias Wright Motorsports / Porsche GT3
12 - Collins / Edwards /
Magnussen Banner Racing / Pontiac GXP.R
13 - Farnbacher / Lux / Marsh /
Roush Farnbacher Loles Racing / Porsche GT3
14 - Bucknum / Davis / Liddell
Stevenson Motorsports / Pontiac GXP.R
15 - Johnson / Lacey / Nearn /
Sofronas / Westbrook Farnbacher Loles Racing / Porsche GT3
16 - Farnbacher /
Henzler / Keen / Werner / Westbrook Farnbacher Loles Racing / Porsche GT3
17
- Assentato / Longhi / Plumb / Segal SpeedSource / Mazda RX-8
18 - Bonilla /
Jacalone / Jacalone / Lewis / Pobst Gotham Competition / Porsche GT3
19 -
Bouchut / Matos / Tucker / Zabinski Level 5 Motorsports / BMW Riley
20 -
Beyer / Martinez / Taylor / Taylor Beyer Racing / Pontiac Riley
21 - Barrett
/ Forest / Merrill / Salvo / Westphal PR1 Motorsports / Pontiac GXP.R
22 -
Bieker / Eversley / Gue / Long Stevenson Motorsports / Corvette
23 - Cosmo /
Pridmore / Russell / Ward Spirit of Daytona Racing / Porsche Coyote
24 -
Cameron / Peterson / Sellers / von Moltke Racers Edge Motorsports / Mazda RX-8
25 - Ende / Gutierrez / Miller / Pallis / Schroeder TRG / Porsche GT3
26
- Kaffer / Petrobelli / Rosa / Rosa / Simonsen Farnbacher Loles Racing / Porsche
GT3
27 - Campollo / Gomez / Graeff / Henzler / Yarab Jr. Farnbacher Loles
Racing / Porsche GT3
28 - Bomarito / Ham / Haskell / Tremblay SpeedSource /
Mazda RX-8
29 - Kossmann / Ledoux / Quinlan / Watkins / Zadig TRG / Porsche
GT3
30 - Bentley / Carter / Harrington / Nixon / Paquette Bullet Racing /
Porsche GT3
31 - Bobbi / Gidley / Gollin / Jaeger Doran Racing / Ford
Dallara
32 - Aschenbach / Cruz / Rodriguez / Valverde / Willsey Orbit Racing
/ Porsche GT3
33 - Holzer / Miller / Potter / Stanton Riegel/ Stanton/ TRG /
Porsche GT3
34 - Gavin / Krohn / van de Poele Krohn Racing / Ford Lola
35 - Dempsey / Espenlaub / Foster / Lewis Jr / Thornton Dempsey Racing /
Mazda RX-8
36 - Campanico / Drudi / Montanari / Papis / Pirri
Mastercar-Coast 2 Costa Racing / Ferrari 430 Challenge
37 - Daskalos / Stout
Battery Tender/ MCM Racing / Pontiac GTO.R
38 - Empringham / Farano / Figge
/ Frisselle / Wilkins AIM Autosport / Ford Riley
39 - Dalziel / de Quesada /
Ducote / Dumoulin / Enge Alegra Motorsports / BMW Riley
40 - Bertuzzi /
Castellano / Swartzbaugh / Wagner / Wilton Mastercar-Coast 2 Costa Racing /
Ferrari 430 Challenge
41 - Braun / Hunter-Reay / Negri / Patterson Michael
Shank Racing / Ford Riley
42 - Baldwin / Burtin / Friedman / McGehee /
Ragginger Autometrics Motorsports / Porsche GT3
43 - Kapudija / Lewis /
Michaelian / Michaelian / Montano Battery Tender/ MCM Racing / Porsche GT3
44 - Hindery Jr. / Lester / Manning / Petty Victory Junction-Orbit Racing /
BMW Riley
45 - Lowe / Pace / Sugden / van Overbeek JLowe Racing / Porsche
GT3
46 - Jonsson / Turner / Zonta Krohn Racing / Ford Lola 159 1:42.945 27
109.068
47 - Allmendinger / James / Pew / Valiante Michael Shank Racing /
Ford Riley
48 - Morris / Nastasi / Said Blackforest Motorsports / Ford
Mustang
49 - Nonnamaker / Nonnamaker / Nonnamaker / Sahlen Team Sahlen /
Corvette
50 - Nonnamaker / Nonnamaker / Nonnamaker / Sahlen Team Sahlen /
Corvette
51 - Aschenbach / Cruz / Rodriguez / Valverde / Willsey Orbit
Racing / Porsche GT3
52 - Bernhard / Briscoe Penske Racing / Porsche Riley
Abraço a todos e aguardem mais notícias das corridas do fim de semana.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Lançamentos da Fórmula 1 2009
É isso aí amigos do Best Lap. Vamos acompanhar agora, em detalhes, os
lançamentos da Fórmula 1 2009 até hoje, lembrando que já mostramos a vocês a
Ferrari F60.
Toyota
A marca nipônica tenta afastar de si o fantasma da extinta Honda, e terá um ano decisivo na Fórmula 1. A direção deixou bem claro no lançamento do novo modelo: ou a escuderia consegue bons resultados durante o ano (ou seja, vitória), ou poderemos ter mais uma fábrica abandonando a Fórmula 1. O carro novo segue o novo regulamento (asa dianteira mais larga, pneus slick´s, asa traseira alta e estreita) e como curiosidade, mantém a mesma pintura na carenagem desde sua estréia, em 2002. A Toyota contará novamente com a boa dupla Jarno Trulli e Timo Glock, que conquistaram, respectivamente, a 9ª e a 10ª posições no Mundial do ano passado, somando juntos 56 pontos e colocando o time japonês na quinta posição entre os contrutores.
Modelo: Toyota TF109
Powered By: Toyota RVX09
Pilotos: Jarno Trulli (Itália) e Timo Glock (Alemanha)
McLaren
A fábrica de Woking vem para a nova temporada embalada pelo título mundial de pilotos com o seu pupílo, Lewis Hamilton, o campeão mais jovem da história. E justamente quem mais apostou no inglês, está deixando a equipe: Ron Dennis irá aos poucos se desprender das atividades das pistas, para ocupar um posto, digamos, mais "executivo" dentro da McLaren. No seu lugar, entra Martin Witmarsh. A equipe também contará com Heikki Kovalainen, que obteve uma vitória em 2008.
Modelo: McLaren MP4/24
Powered By: Mercedes FO 108W
Pilotos: Lewis Hamilton (Inglaterra) e Heikki Kovalainen (Finlândia)
Williams
Sir Frank Williams diz estar esperançoso com a temporada cheia de novidades no regulamento, em 2009. Fato é que a equipe inglesa deixou de ser grande desde o início desta década. O time aposta todas as fichas no FW31, bólido que vocês poderão ver na foto, apresentado na cor "Azul Tyrrel", como diria meu amigo Romnei. A escuderia de Grove contará com os mesmos pilotos de 2008, Rosberg e Nakajima, que prometem uma melhor performance do que o 8º lugar no mundial de contrutores do ano passado, com apenas 26 pontos.
Modelo: Williams FW31
Powered By: Toyota RVX09
Pilotos: Nico Rosberg (Alemanha) e Kazuki Nakajima (Japão)
Renault
A equipe francesa foi a que mais cresceu no final da temporada passada. Fernando Alonso, o grande trunfo do time, venceu duas provas nas quatro últimas etapas. O Asturiano terá Nelsinho Piquet novamente ao seu lado no box. O brasileiro espera fazer um melhor início de temporada em comparação com 2008, quando ainda estava em período de aprendizado. Tudo isso terá o comando de Flávio Briatore, que sabe como ninguém extrair motivação e talento de um piloto fantástico como Alonso. Das novidades visuais, dois destaques: sai Elf, entra Total (petrolíferas irmãs) e a pintura da carenagem com mais espaços em amarelo, abandonando os detalhes em azul.
Modelo: Renault R29
Powered By: Renault
Pilotos: Fernando Alonso (Espanha) e Nelsinho Piquet (Brasil)
BMW Sauber
Terceira força da Fórmula 1 em 2008 (135 pontos no mundial de construtores, atrás de Ferrari - 172, e McLaren - 151), o time alemão pretende disputar o título este ano. Já provou que sabe fazer carros muito rápidos, pelos retrospectos, porém, na minha opinião, falta ainda consistência, vide o final de temporada apagado no ano passado. E vai contar novamente com a mesma dupla: o rápido e arrojado Kubica, que conseguiu sua primeira vitória no Canadá em 2008 e o experiente e velocíssimo alemão Nick Heidfeld.
Modelo: BMW Sauber F1.09
Powered By: BMW P86/9
Pilotos: Robert Kubica (Polônia) e Nick Heidfeld (Alemanha)
Toyota
A marca nipônica tenta afastar de si o fantasma da extinta Honda, e terá um ano decisivo na Fórmula 1. A direção deixou bem claro no lançamento do novo modelo: ou a escuderia consegue bons resultados durante o ano (ou seja, vitória), ou poderemos ter mais uma fábrica abandonando a Fórmula 1. O carro novo segue o novo regulamento (asa dianteira mais larga, pneus slick´s, asa traseira alta e estreita) e como curiosidade, mantém a mesma pintura na carenagem desde sua estréia, em 2002. A Toyota contará novamente com a boa dupla Jarno Trulli e Timo Glock, que conquistaram, respectivamente, a 9ª e a 10ª posições no Mundial do ano passado, somando juntos 56 pontos e colocando o time japonês na quinta posição entre os contrutores.
Modelo: Toyota TF109
Powered By: Toyota RVX09
Pilotos: Jarno Trulli (Itália) e Timo Glock (Alemanha)
McLaren
A fábrica de Woking vem para a nova temporada embalada pelo título mundial de pilotos com o seu pupílo, Lewis Hamilton, o campeão mais jovem da história. E justamente quem mais apostou no inglês, está deixando a equipe: Ron Dennis irá aos poucos se desprender das atividades das pistas, para ocupar um posto, digamos, mais "executivo" dentro da McLaren. No seu lugar, entra Martin Witmarsh. A equipe também contará com Heikki Kovalainen, que obteve uma vitória em 2008.
Modelo: McLaren MP4/24
Powered By: Mercedes FO 108W
Pilotos: Lewis Hamilton (Inglaterra) e Heikki Kovalainen (Finlândia)
Williams
Sir Frank Williams diz estar esperançoso com a temporada cheia de novidades no regulamento, em 2009. Fato é que a equipe inglesa deixou de ser grande desde o início desta década. O time aposta todas as fichas no FW31, bólido que vocês poderão ver na foto, apresentado na cor "Azul Tyrrel", como diria meu amigo Romnei. A escuderia de Grove contará com os mesmos pilotos de 2008, Rosberg e Nakajima, que prometem uma melhor performance do que o 8º lugar no mundial de contrutores do ano passado, com apenas 26 pontos.
Modelo: Williams FW31
Powered By: Toyota RVX09
Pilotos: Nico Rosberg (Alemanha) e Kazuki Nakajima (Japão)
Renault
A equipe francesa foi a que mais cresceu no final da temporada passada. Fernando Alonso, o grande trunfo do time, venceu duas provas nas quatro últimas etapas. O Asturiano terá Nelsinho Piquet novamente ao seu lado no box. O brasileiro espera fazer um melhor início de temporada em comparação com 2008, quando ainda estava em período de aprendizado. Tudo isso terá o comando de Flávio Briatore, que sabe como ninguém extrair motivação e talento de um piloto fantástico como Alonso. Das novidades visuais, dois destaques: sai Elf, entra Total (petrolíferas irmãs) e a pintura da carenagem com mais espaços em amarelo, abandonando os detalhes em azul.
Modelo: Renault R29
Powered By: Renault
Pilotos: Fernando Alonso (Espanha) e Nelsinho Piquet (Brasil)
BMW Sauber
Terceira força da Fórmula 1 em 2008 (135 pontos no mundial de construtores, atrás de Ferrari - 172, e McLaren - 151), o time alemão pretende disputar o título este ano. Já provou que sabe fazer carros muito rápidos, pelos retrospectos, porém, na minha opinião, falta ainda consistência, vide o final de temporada apagado no ano passado. E vai contar novamente com a mesma dupla: o rápido e arrojado Kubica, que conseguiu sua primeira vitória no Canadá em 2008 e o experiente e velocíssimo alemão Nick Heidfeld.
Modelo: BMW Sauber F1.09
Powered By: BMW P86/9
Pilotos: Robert Kubica (Polônia) e Nick Heidfeld (Alemanha)
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Mudança no campeonato
Pessoal, mudanças no nosso Campeonato de Kart 2009. Retificando o post do dia 13, a primeira etapa, marcada para o dia 31/01/2009, não valerá para o campeonato. Será uma prova extra-oficial, já apelidada de "Corrida de Verão". A primeira etapa, então, fica para o dia 28/03. A segunda será em 30/05. Teremos mais uma prova extra-campeonato: a de 26/04. Fiquem ligados no BestLap para saber tudo sobre o Campeonato de Kart 2009.
Abraços!!
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Power na Penske
Notícia que me pegou de surpresa hoje. A Penske anunciou hoje a contratação do australiano Will Power (foto), oriundo da extinta CampCar, para o lugar de Hélio Castroneves, que está às voltas com o fisco da terra do Tio Sam. O brasileiro tem julgamento marcado para o início de março de 2009 e, neste intervalo, Power assumirá os trabalhos na Penske. O contrato do australiano pode ser reiscindido mais adiante, bem como Helinho pode ser dispensado pela equipe de Roger Penske. Teremos que aguardar os próximos capítulos desta história.
O primeiro lançamento da Fórmula 1 2009 - F60
Com um pouquinho de atraso, mas vale o registro. Ontem a Scuderia Ferrari lançou
o F-60, bólido que fará a temporada de 2009 da Fórmula 1. Lançamento via
internet, diga-se de passagem, para reduzir os custos, fruto da crise mundial.
Como vocês poderão conferir nas fotos abaixo, o carro é bem diferente do que
levou Felipe Massa ao vice-campeonato no ano passado, graças, claro, às novas
regras. Pneus slicks, asa dianteira maior em largura, aerofólio traseiro mais
estreito e alto, além das ausências dos incontáveis apêndices aerodinâmicos que
adornavam toda a carenagem, fazem parte do visual do novo carro, e será assim
com todos os demais modelos em 2009.
Mudança também no nome. Em vez de F-2009, seguindo a regra de todos os anos, em 2009 a "machinna rossa" foi batizada de F60, em comemoração aos 60 anos de competição da escuderia italiana na principal categoria do automobilismo mundial.
Felipe Massa já estreou, ontem mesmo, em Mugello, Itália. Os testes prosseguem na próxima semana, quando poderemos acompanhar melhor o desempenho do novo modelo.
Mudança também no nome. Em vez de F-2009, seguindo a regra de todos os anos, em 2009 a "machinna rossa" foi batizada de F60, em comemoração aos 60 anos de competição da escuderia italiana na principal categoria do automobilismo mundial.
Felipe Massa já estreou, ontem mesmo, em Mugello, Itália. Os testes prosseguem na próxima semana, quando poderemos acompanhar melhor o desempenho do novo modelo.
Expectativa
Amigos, conforme o prometido, seguem mais detalhes do Campeonato de Kart 2009.
Todas as etapas acontecerão no Kartódromo Internacional da Granja Viana. A
pontuação foi elaborada com o intuito de manter o campeonato equilibrado até as
últimas etapas. Confira abaixo como será a pontuação:
1º colocado - 27 pontos;
2º colocado - 25 pontos;
3º colocado - 23 pontos;
4º colocado - 21 pontos;
5º colocado - 20 pontos;
6º colocado - 19 pontos;
7º colocado - 18 pontos;
8º colocado - 17 pontos;
9º colocado - 16 pontos;
10º colocado - 15 pontos;
11º colocado - 14 pontos;
12º colocado - 13 pontos;
13º colocado - 12 pontos;
14º colocado - 11 pontos;
15º colocado - 10 pontos;
16º colocado - 9 pontos;
17º colocado - 8 pontos;
18º colocado - 7 pontos;
19º colocado - 6 pontos;
20º colocado - 5 pontos;
21º colocado - 4 pontos;
22º colocado - 3 pontos;
23º colocado - 2 pontos;
24º colocado - 1 ponto;
25º colocado - 0 ponto;
Pole Position - 1 ponto
Melhor Volta - 1 ponto
Teremos, inicialmente, 9 etapas. Confirmadas pelo Kartódromo as etapas de 31/01 (23h00), 28/03 (19h00), 26/04 (00h00) e 30/05 (19h00). Talvez algumas destas etapas não valham para o campeonato, ou seja, serão provas extra-oficiais. Gostaria de agradecer ao Eduardo Moro, pela elaboração da tabela de pontuação, bem como o agendamento junto ao Kartódromo Granja Viana.
É sempre bom lembrar que a cobertura completa do campeonato, com os resultados das provas, histórico das provas, comentários dos pilotos, bem como as fotos das corridas, você acompanha aqui no Best Lap.
Abraços!!
1º colocado - 27 pontos;
2º colocado - 25 pontos;
3º colocado - 23 pontos;
4º colocado - 21 pontos;
5º colocado - 20 pontos;
6º colocado - 19 pontos;
7º colocado - 18 pontos;
8º colocado - 17 pontos;
9º colocado - 16 pontos;
10º colocado - 15 pontos;
11º colocado - 14 pontos;
12º colocado - 13 pontos;
13º colocado - 12 pontos;
14º colocado - 11 pontos;
15º colocado - 10 pontos;
16º colocado - 9 pontos;
17º colocado - 8 pontos;
18º colocado - 7 pontos;
19º colocado - 6 pontos;
20º colocado - 5 pontos;
21º colocado - 4 pontos;
22º colocado - 3 pontos;
23º colocado - 2 pontos;
24º colocado - 1 ponto;
25º colocado - 0 ponto;
Pole Position - 1 ponto
Melhor Volta - 1 ponto
Teremos, inicialmente, 9 etapas. Confirmadas pelo Kartódromo as etapas de 31/01 (23h00), 28/03 (19h00), 26/04 (00h00) e 30/05 (19h00). Talvez algumas destas etapas não valham para o campeonato, ou seja, serão provas extra-oficiais. Gostaria de agradecer ao Eduardo Moro, pela elaboração da tabela de pontuação, bem como o agendamento junto ao Kartódromo Granja Viana.
É sempre bom lembrar que a cobertura completa do campeonato, com os resultados das provas, histórico das provas, comentários dos pilotos, bem como as fotos das corridas, você acompanha aqui no Best Lap.
Abraços!!
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Estamos de volta!
Olá pessoal, voltamos com o Blig Best Lap. Após quase 3 anos sem postar, voltaremos a falar sobre automobilismo em geral, o mundo do automóvel e também sobre aviação. Ah, e também faremos a cobertura total do Campeonato de Kart dos amigos do Banco Itaú, composto inicialmente de oito provas na Granja Viana. Dentro em breve, postaremos as datas, bem como o sistema de pontuação.
Assinar:
Postagens (Atom)