terça-feira, 30 de agosto de 2022
A Chevrolet Marajó Pace Car
sábado, 20 de agosto de 2022
O esportivo GT Mariella
Quem foi ao Salão do Automóvel da edição de 1994 teve a oportunidade de ver um protótipo esportivo fora-de-série que chamou muito a atenção do público. Com projeto do professor da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial de São Paulo), Oscar Nishimura, o GT Mariella teve sua construção realizada com o auxílio de seus alunos. O nome do carro - Mariella - foi inspirado pelo nome da filha do professor, que na década de 80 chegou a produzir em Piracicaba, alguns mini-carros voltados para o público infantil.
O GT Mariella - clara inspiração no Dodge Viper
Em uma época em que a produção dos esportivos fora-de-série (como os Pumas e Miuras) estava perdendo força - muito pela abertura das importações de automóveis no início da década de 90 - a presença do GT Mariella no Salão despertou muita curiosidade. Em uma chamativa cor amarela perolizada, o esportivo tinha nítida inspiração no desenho do Dodge Viper. Como todo bom esportivo fora-de-série brasileiro, o carro era equipado com peças de outros modelos de produção nacional, como por exemplo, faróis dianteiros e lanternas traseiras do Chevrolet Corsa.
A ficha técnica do modelo era bem interessante. O esportivo era equipado com motor 2 litros do Fiat Tempra (que rendia 165 cavalos de potência), acoplado a um câmbio de Volkswagen Santana, montado entre as rodas traseiras. Os materiais de construção do carro eram o kevlar e o alumínio, o que faria do modelo um esportivo ultra-leve, com o total de 650 quilos e uma relação peso potência excelente, de 3,94 quilos por cavalo. Para parar o esportivo, os freios eram a discos ventilados, equipados nas quatro rodas.
A carroceria era acoplada a um chassi tubular, composto por dois tubos longitudinais e um central, que abrigava o eixo cardã, uma vez que a tração era nas rodas traseiras. As suspensões tinham uma construção e concepção bem moderna, com disposição independente, molas inclinadas, braços triangulares duplos na dianteira e tensores na traseira.
Segundo o seu mentor, Oscar Nishimura, o GT Mariella poderia alcançar a velocidade máxima de 250 Km/h. Nas palavras dele para a revista Quatro Rodas, "resgatamos o verdadeiro conceito de esportivo leve com performance". Infelizmente, o projeto sequer chegou à produção em escala. Mas impressionou pelo seu desenho e pela interessante ficha técnica.
sexta-feira, 12 de agosto de 2022
Um fim de semana repleto de corridas em Interlagos - Turismo Nacional, Fórmula 4 e Mercedes Challenge - 6 e 7 de agosto de 2022
2) Rafael Reis (Chevrolet Onix), a 7s339
3) Marcelo Ditripa (Fiat Argo), a 10s838
4) Augusto de Freitas (Hyundai HB20), a 11s439
5) Guilherme Sirtoli/Thiago Rizzo (VW Up), a 25s446
1) Mathias de Valle (Citroen C3), 8 voltas em 18min36s521
2) Rafael Reis (Chevrolet Onix), a 5s239
3) Marcelo Ditripa (Fiat Argo), a 9s789
5) Guilherme Sirtoli/Thiago Rizzo (VW Up), a 19s294
1) Roberto Bonato/Evandro Maldonado (categoria A, Hyundai HB20), 9 voltas em 20min07s559
2) Natan Sperafico/Willian Cezarotto (A, Nissan March), a 5s125
3) Gabriel Ymagawa (A, VW Gol), a 5s332
4) Ricardo Raimundo (B, Fiat Uno), a 6s448
5) Glauco Tavares (A, Chevrolet Onix), a 6s642
TN Super e Elite
Corrida 1
1) Gustavo Mascarenhas (categoria Super, Fiat Uno), 8 voltas em 21min00s316
2) Peter Ferter (Super, Toyota Etios), a 0s809
3) Fausto De Lucca (Super, VW Gol), a 2s844
4) Fabricio Lanconi/Nilton Rossoni (Elite, VW Gol), a 3s445
5) Eduardo Pavelski (Elite, VW Gol), a 3s540
Corrida 02
1) Dudu Moratelli/Thiago Ginzelli (categoria B, VW Gol), 10 voltas em 21min51s030
2) Henrique Basso (A, VW Gol), a 2s474
3) Glauco Tavares (A, Chevrolet Onix), a 9s198
4) Natan Sperafico/Willian Cezarotto (A, Nissan March), a 9s277
5) Ted Barbiato (A, VW Gol), a 14s525
Corrida 03
1) Natan Sperafico/Willian Cezarotto (categoria A, Nissan March), 10 voltas em 20min53s163
2) Henrique Basso (A, VW Gol), a 0s624
3) Eduardo Bacarin (A, Fiat Mobi), a 4s922
4) Glauco Tavares (A, Chevrolet Onix), a 5s124
5) Roberto Bonato/Evandro Maldonado (A, Hyundai HB20), a 7s688B
Melhor na categoria B
9) Ricardo Raimundo (Fiat Uno), a 10s358
1) Henrique Basso (categoria A, VW Gol), 8 voltas em 20min41s148
2) Ted Barbiato (A, VW Gol), a 0s891
3) Lorenzo Massaro (B, Chevrolet Onix), a 5s830
4) Bruno Tanq (B, VW Gol), a 5s892
5) Ricardo Raimundo (B Fiat Uno), a 6s889
Corrida 02
1) Nilton Rossoni/Fabricio Lanconi (categoria Elite, VW Gol), 10 voltas em 21min42s047
2) Gustavo Mascarenhas (Super, Fiat Uno), a 2s541
3) Richard Heidrich (Super, Fiat Mobi), a 3s010
4) Eduardo Pavelski (Elite, VW Gol), a 3s505
5) Rafael Lopes (Super, Chevrolet New Onix), a 3s831
2) Richard Heidrich (Super, Fiat Mobi), a 0s460
3) Eduardo Pavelski (Elite, VW Gol), a 1s431
4) Gustavo Magnabosco (Super, VW Gol), a 1s688
5) Gustavo Mascarenhas (Super, Fiat Uno), a 2s216
Corrida 04
1) Rafael Lopes (Super, Chevrolet New Onix), 10 voltas em 20min25s807
2) Gustavo Mascarenhas (Super, Fiat Uno), a 0s151
3) Gustavo Magnabosco (Super, VW Gol), a 0s519
4) Fausto De Lucca (Super, VW Gol), a 2s106
5 ) Richard Heidrich (Super, Fiat Mobi), a 3s904
Melhor na categoria Elite
6) Nilton Rossoni/Fabricio Lanconi (categoria Elite, VW Gol), a 7s530
Corrida 03
2) Mathias de Valle (Citroen C3), a 0s077
3) Marcelo Ditripa (Fiat Argo), a 7s601
4) Alberto Catucci (Hyundai HB20), a 19s235
5) Leonardo Reis (Chevrolet Onix), a 22s612
2) Marcelo Ditripa (Fiat Argo), a 2s094
3) Augusto de Freitas (Hyundai HB20), a 3s266
4) Leonardo Reis (Chevrolet Onix), a 17s396
5) Alberto Catucci (Hyundai HB20), a 26s858