terça-feira, 14 de janeiro de 2025

A festa das 24 Horas de Kart amador em Itú


Foi realizada no fim de semana dos dias 14 e 15 de dezembro a nona edição das 24 Horas de Kart Amador, no Kartódromo Arena Itú, no interior de São Paulo. O evento é uma das principais competições de longa duração do kart rental no país e conta com a participação das principais equipes e pilotos da modalidade.


A largada foi dada as nove da manhã, depois da realização dos treinos classificatórios para a formação das ordens de largada. Para todos os competidores, o principal desafio é grande: completar a prova de 24 horas de duração, enfrentando o cansaço, os acidentes e os eventuais problemas mecânicos. A disputa é realizada com os karts de motores de quatro tempos e 13 HP´s de potência, os mesmos que costumeiramente são utilizados nos karts de aluguel pelo país afora.






Nesta edição, 56 equipes participaram da prova, divididas nas categorias A e B. O regulamento desportivo previa disponibilizar um total de quatro litros de gasolina para cada “perna” de prova, fazendo com que a autonomia durasse uma média de 1 hora. Com essa previsão, as equipes fizeram uma média de 23 paradas de box para reabastecimento e troca de pilotos ao longo das 24 horas de disputa. Por falar em pilotos, o regulamento permitia a inscrição de no mínimo quatro e no máximo doze competidores por kart.


O regulamento também fez com que as equipes trocassem regularmente de kart durante a prova, para assegurar o equilíbrio das disputas. Ao todo, na média, cada equipe utilizou 25 karts diferentes. A cada entrada e saída do kart para parada de box, uma pesagem era realizada para aferir o peso regulamentar exigido.


O principal trabalho das equipes esteve concentrado na estratégia de corrida, com cálculos de consumo de combustível e a busca pelo melhor ritmo de prova. Para cuidar destas áreas, as equipes contaram com estrategistas que ao longo de toda a prova realizaram cálculos e previsões para orientar os pilotos na condução dos karts.


A nona edição contou com uma ação desportiva que consistiu em alterar o traçado da disputa no meio da prova, o que aumentou o já enorme desafio para equipes, pilotos e estrategistas, uma vez que a mudança de pista mudava também todo o trabalho de estratégia.


Na madrugada de sábado para domingo, a chuva chegou para trazer mais emoção na disputa. A pista molhada persistiu até o começo da manhã do domingo, quando chuva parou de cair na cidade de Itú. E foi neste momento que a vitória começou a ser decidida. A equipe Maverick vinha na segunda colocação e imprimiu um ritmo forte para assumir a liderança da prova na classificação geral e na categoria A, depois de ultrapassar o kart da equipe OctaTech Kart Team, em uma disputa emocionante depois de mais de 23 horas de corrida. Na bandeirada, a vitória ficou mesmo com a equipe Maverick, que também venceu na categoria B. Depois de quase vencer as 24 Horas em edições anteriores, o time Maverick alcançou a glória nesta já histórica edição das 24 Horas de Kart Amador.


No fim, todas as equipes que finalizaram a prova foram de alguma forma vencedoras, por enfrentar os desafios de uma corrida de longa duração difícil e cansativa. Toda a organização da prova foi mais uma vez realizada pela equipe Alpie Racing, que também organiza a Copa Joy AC Delco no campeonato paulista de automobilismo e a Copa Paulista Husqvarna de Kart, que é realizada no Kartódromo Arena Itú.


O resultado final das categorias A e B, listando os 10 primeiros colocados:


Categoria A:


1° #41 - Equipe Maverick – 1352 voltas
2° #43 - Equipe OctaTech Kart Team
3° #39 - Equipe Manos da Brawn
4° #31 - Equipe Sansei Jampac
5° #50 - Equipe RNK Endurance Team
6° #06 - Equipe Atop
7° #28 - Equipe K-Necos
8° #35 - Equipe LDK
9° #33 - Equipe TrackTime Lampião Racing
10° #45 - Equipe Papaléguas


Categoria B:

1° #42 - Equipe Maverick – 1340 voltas
2° #57 - Equipe Xtreme
3° #09 - Equipe Bêbados/CampKart/ClickSpeeed
4° #29 - Equipe K-Necos
5° #05 - Equipe Amac Academia
6° #48 - Equipe PBK Coticenter
7° #22 - Equipe Kart3 Racing Team
8° #24 - Equipe Kartel Racing
9° #03 - Equipe Alfa Racing Team
10° #53 - Equipe Tartarugas Racing Team


O canal do YouTube da Alpie transmitiu ao vivo as duas primeiras e as duas horas finais da disputa, com os trabalhos do time do Portal High Speed Brazil: narração de Matheus Furlan e comentários de Ricardo Arcuri e meus. As reportagens ficaram a cargo de Ronaldo Arrighi, com produção e coordenação de Pedro Rodrigo. As transmissões também foram veiculadas no canal do Portal High Speed Brazil. Seguem os vídeos:


Seguem os vídeos:










quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Correndo de Fusca nas Bahamas – Nassau Trophy Race - Bahamas Speed Week


Entre os anos de 1954 e 1966 foi organizado e realizado no paradisíaco país das Bahamas, o “Bahamas Speed Week - Nassau Trophy Race”, ou “Semana de Velocidade das Bahamas”, uma competição automobilística realizada nas instalações do antigo aeroporto de Oakes Field, na capital Nassau, e que reunia no mês de dezembro, além de grandes nomes do automobilismo norte-americano e mundial, muitas celebridades e socialites, em um ambiente misto de competição e festa praiana.

Na edição de 1963, uma das provas preliminares da principal bateria de carros esporte foi uma corrida reunindo os Fórmula Vee´s e os Volkswagen Beetle no mesmo grid, aqui conhecidos como Fuscas. A mistura de carros de fórmula e turismo por si só já é um fato inusitado. Mais inusitado então foi ter nessa corrida a participação do renomado piloto norte-americano Dan Gurney, que naquela altura era piloto da equipe Brabham na Fórmula 1.







A imagem pitoresca dos Fuscas misturados aos Formulas Vees


Gurney contou na prova com um Volkswagen equipado com peças da EMPI, como barra estabilizadora especial, compesador de cambagem e o sistema de escapamento esportivo. A preparação disponível para o piloto norte-americano o ajudou a vencer até com certa facilidade a prova na sua categoria.


Na prova principal de 1963 do Nassau Trophy Race teve a vitória na classificação geral do norte-americano A. J. Foyt, com um Scarab Mk IV com motor Chevrolet, sendo seguido na segunda colocação pelo mexicano Pedro Rodriguez com Ferrari 250 P.

Como curiosidade, Dan Gurney voltou a disputar a prova destinada aos Volkswagens em 1964, desta vez tendo uma companhia ilustre no grid: o seu amigo A. J. Foyt. Gurney passou boa parte da prova literalmente “empurrando” Foyt até que os dois chegaram na ponta da prova. No final, Dan Gurney ultrapassou Foyt para vencer. Ganhou, mas não levou. Um competidor protestou contra irregularidades no carro de Gurney, que foram constatadas pelos comissários. O caneco de vencedor ficou com A. J. Foyt.








Dan Gurney empurrando A. J. Foyt na edição de 1964






Um mar de "besouros" largando na edição de 1963, com Dan Gurney no Volkswagen #3 assumindo a ponta























Os grids da Formula Vee sempre numerosos




A. J. Foyt e seu Scarab-Chevrolet, vencedores da prova principal da edição de 1963




O traçado da disputa












Gurney e o troféu de vencedor







Dan Gurney se ajeitando no habitáculo do Fusca da edição de 1963




O Fusca de A. J. Foyt da edição de 1964