domingo, 19 de julho de 2015

Modern Le Mans Slot.it - o próximo desafio do grupo Racing


Seguindo a trilogia da saga Le Mans, da fabricante Slot.it, o grupo Racing elegeu como categoria para o próximo desafio nas fendas da Shelby Modelismo a categoria Modern Le Mans. Os carros utilizados serão, tradicionalmente, da marca italiana Slot.it.

Os modelos categorizados como Modern Le Mans são os Protótipos e GT1 que disputaram Le Mans e as categorias de longa duração a partir de meados da década de 90.

A lista tem carros importantes e que fazem parte da história do automobilismo mundial:


- Audi R18 E-Tron Quattro




- Audi R18 TDI





- Porsche 911 GT1




- Lola B10/60





- Nissan R390 GT1




- Audi R8C




- Ferrari F40 LM




- McLaren F1 GTR




Para este campeonato, já temos uma inscrição. A equipe Carelli vem com o Nissan R390 GT1 que obteve a terceira colocação nas 24 Horas de Le Mans de 1998. O carro foi uma única vez para a pista da Shelby, ainda sem os ajustes principais e colagem de pneus e cravou o tempo de 9.58.




As pré-inscrições mostram a primeira grande notícia deste campeonato: a ausência do multi campeão Marcelo Jaworski, por conta de compromissos profissionais. A lista, que ainda não tem confirmação total, possui os seguintes pilotos:

- André Hiebra
- Sidney Lombardo
- Rodrigo Carelli
- Jhones Santana
- Rodrigo Barbour
- Teddy Putz
- Alexandre Mello
- Chico Takahashi

Todos os detalhes da pré temporada de testes e a apresentação dos carros e pilotos vocês só acompanham aqui no blog.

Grupo C Le Mans - quarta e última etapa - 24/06/2015


Os acontecimentos e a disputa na última etapa do Grupo C Le Mans credenciaram este campeonato com uma das mais ferrenhas brigas por títulos de todos os certames já realizados pelo grupo Racing. Três pilotos chegaram na última etapa com reais chances de título, o líder Marcelo Jaworski, Jhones Santana e o terceiro colocado na tabela, André Hiebra. As Toyotas 88C de Marcelo e André foram os "carros do campeonato", sempre muito rápidos e constantes.

Jaworski não havia participado da terceira etapa, o que deixava a disputa pelo título ainda mais apertada. Por seu turno, André Hiebra teve um péssimo começo de campeonato e a partir da última etapa imprimiu um desempenho crescente, chegando por fora na disputa. Já Jhones Santana notabilizava-se pela constância de resultados.

A maré de azares e problemas com Sidney Lombardo permeou por toda a última etapa e ele nem chegou a participar da segunda bateria. O seu Porsche 956KH Gulf não foi mais o mesmo depois dos incidentes das primeiras etapas. Conversando com o Sidney no intervalo entre as duas corridas, ele me relatou que a solução do problema seria a troca do chassis.

Cercados de muita expectativa pela definição do campeonato, os pilotos foram para a pista da Shelby. Nesta etapa, tivemos a ausência da Lancia LC2 "Martini" de Rodrigo Barbour, que não conseguiu participar por motivos pessoais.

A distribuição das fendas para a primeira prova seria a seguinte:

- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - amarela
- Jhones Santana - Nissan R89C - verde
- Teddy Putz - Porsche 956KH - laranja
- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - preta
- André Hiebra - Toyota 88C - azul
- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - branca
- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - roxa

A fenda vermelha ficou vaga pela ausência de Rodrigo Barbour.

No primeiro treino livre, a primeira posição, seguindo a tônica de todo o campeonato, ficou com André Hiebra, abaixo dos 8 segundos, mostrando que poderia brigar com força pelo título. Sidney Lombardo ainda conseguiu ir bem e colocar seu Porsche 956 "Gulf" na segunda posição. Os demais postulantes ao título, Marcelo e Jhones, preocuparam-se com o emborrachamento da pista e o acerto dos carros. Veja as melhores voltas do treino:

1º- André Hiebra - Toyota 88C - 07.96
2º- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 08.38
3º- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 08.44
4º- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 08.55
5º- Teddy Putz - Porsche 956KH - 08.70
6º- Jhones Santana - Nissan R89C - 08.71
7º- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 08.91



 Porsche 956KH "Marlboro" de Teddy Putz, Jaguar XJR12 de Chico "Lauda" e Nissan R89C de Jhones Santana: a beleza do Grupo C





Sem pausa, todos rumaram para a prova de classificação. Para os pilotos que brigavam pelo título, a chance de ganhar um ponto pela pole position era de ouro, dada a disputa apertada que se aproximava. E o mais rápido foi novamente André Hiebra, o grande destaque das classificações neste campeonato, com 5 primeiras posições. Marcelo Jaworski apareceu em segundo e Jhones Santana em terceiro. Os três pilotos candidatos ao título nas primeiras três posições. Não poderia começar melhor a primeira corrida da última etapa.

Confira o grid de largada da primeira corrida:

1º- André Hiebra - Toyota 88C - 07.92
2º- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 08.21
3º- Jhones Santana - Nissan R89C - 08.31
4º- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 08.33
5º- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 08.38
6º- Teddy Putz - Porsche 956KH - 08.61
7º- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 08.78




André Hiebra largou bem e foi mantendo sua liderança, sempre acompanhado de perto por Marcelo Jaworski. Jhones Santana fez uma corrida para esquecer e terminou apenas na quinta posição. Sidney Lombardo abandonou a corrida. O chassi de seu Porsche "Gulf" estava impraticável e não foi possível prosseguir na prova. A decepção estava estampada na cara de Sidney, que fez um campeonato aquém de sua capacidade.

Ao final da prova, vitória de André Hiebra, com seis voltas de vantagem para o segundo colocado, Marcelo Jaworski. Hiebra ainda registrou a melhor volta da corrida. A briga pelo título ficava praticamente restrita entre os dois pilotos, já que Jhones Santana terminou apenas na quinta posição. Chico "Lauda" levou o seu Jaguar a uma ótima terceira posição na fenda amarela.

Segue a classificação final da primeira corrida:

1º- André Hiebra - Toyota 88C - 144 voltas - melhor volta da prova: 08.08
2º- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 138 voltas - melhor volta: 08.22
3º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 136 voltas - melhor volta: 08.31
4º- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 129 voltas - melhor volta: 08.53
5º - Jhones Santana - Nissan R89C - 121 voltas - melhor volta: 08.33
6º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 65 voltas - melhor volta: 08.53

Sidney Lombardo - Porsche 956KH - abandono (quebra)

A distribuição das cores das fendas para a prova final era a seguinte:

- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - verde
- Jhones Santana - Nissan R89C - roxa
- Teddy Putz - Porsche 956KH - azul
- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - laranja
- André Hiebra - Toyota 88C - branca
- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - vermelha

As fendas amarela e preta ficaram vagas respectivamente pela ausência de Rodrigo Barbour e o abandono de Sidney Lombardo.

A expectativa, agora, era grande. Mais uma classificação e a última corrida do campeonato. Decisão à vista! André Hiebra, em boa fase, mais uma vez cravou a pole position. Marcelo Jaworski, sempre constante e rápido, estava na cola de Hiebra, na segunda posição. Jhones Santana, tentando ainda se recuperar, fechou na terceira posição com seu Nissan R89C. Mais uma vez, os três melhores do campeonato juntos! Por conta do abandono de Sidney Lombardo e a ausência de Rodrigo Barbour, apenas seis carros entrariam na pista para a final. A se destacar nesta última classificação do campeonato: todos os melhores tempos abaixo de 8.5 segundos!

Segue o resultado final da classificação para a segunda prova:

1º- André Hiebra - Toyota 88C - 07.98
2º- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 08.02
3º- Jhones Santana - Nissan R89C - 08.07
4º- Teddy Putz - Porsche 956KH - 08.40
5º- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 08.46
6º- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 08.49







Marcelo Jaworski utilizou as suas principais características, velocidade e constância, para vencer a segunda prova do dia e garantir mais um título para seu cartel. André Hiebra teve uma prova acidentada e finalizou apenas na quarta posição. Rodrigo Carelli finalizou em uma ótima segunda posição na fenda laranja e Jhones Santana fechou o pódio em terceiro. A melhor volta ficou com Marcelo Jaworski, o único a rodar abaixo de 8 segundos na corrida. De quebra, assinalou o recorde de 150 voltas em uma corrida.

O resultado final da última prova do campeonato foi o seguinte:

1º- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 150 voltas - melhor volta da prova: 07.99
2º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 134 voltas - melhor volta: 08.44
3º - Jhones Santana - Nissan R89C - 131 voltas - melhor volta: 08.03
4º - André Hiebra - Toyota 88C - 122 voltas - melhor volta da prova: 08.03
5º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 109 voltas - melhor volta: 08.41
6º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 97 voltas - melhor volta: 08.33




O Porsche 956KH de Teddy Putz capotado ao final da segunda prova




Marcas da batalha: o JaguarXJR12 de Chico "Lauda"...



... e o Toyota 88C de André Hibra sem os aerofólios traseiros




Lancia LC2/85 de Rodrigo Carelli - ótima segunda posição na fenda laranja


Foi um campeonato repleto de grandes disputas, polêmicas, discussões, acidentes, vitórias suadas, quebras de recordes e, acima de tudo, de muita amizade e bons momentos entre os competidores. Três pilotos disputando o título até a última prova do certame e quatro vencedores diferentes em oito provas fizeram do Grupo C um belo campeonato, que ficará marcado na história do Grupo Racing.

A classificação final do campeonato, que segue o esquema de descartes de pontuação, ficou assim:

1º- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 51 pontos (4 vitórias / 1 pole position / 1 melhor volta)
2º- André Hiebra - Toyota 88C - 43 pontos (2 vitórias / 5 pole positions / 6 melhores voltas)
3º - Jhones Santana - Nissan R89C - 36 pontos (1 vitória)
4º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 29 pontos (1 vitória)
5º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 25 pontos
6º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 17 pontos (2 pole positions / 1 melhor volta)
7º- Teddy Putz - Porsche 956KH - 7 pontos
8º- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 1 ponto




A rapidíssima Toyota 88C de André Hiebra: crescimento no final e vice-campeonato como resultado




Nissan R89C de Jhones Santana e Toyota 88C de Marcelo Jaworski - disputa direta pelo título



Todos apontam para o carro campeão!



Da esquerda para direita: Chico Takahashi (Jaguar XJR12), Teddy Putz (Porsche 956KH "Marlboro"), Marcelo Jaworski (Toyota 88C), Jhones Santana (Nissan R89C), Sidney Lombardo (Porsche 956KH "Gulf"), Rodrigo Carelli (Nissan LC2/85) e André Hiebra (Toyota 88C)


O Blog do Carelli parabeniza o campeão Marcelo Jaworski pelo título e aos demais competidores pelo belo campeonato, digno da história e o legado que o Grupo C deixou para os esporte-protótipos em particular e ao automobilismo em geral.

E as disputas não acabam por aqui. Vem aí o Modern Le Mans, o próximo desafio do Grupo Racing nas fendas da Shelby Automodelismo.



O carro campeão: Toyota 88C de Marcelo Jaworski