terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Campeonato Brasileiro de Fórmula Chevrolet – Temporada de 1999



Apesar de uma disputa emocionante pelo título de 1998, a temporada de 1999 da Fórmula Chevrolet, juntamente com o evento “Chevrolet Challenge” chegou a estar ameaçada, muito pelo fato do Omega – modelo da Stock Car brasileira, categoria principal do evento - não estar mais em produção pela General Motors do Brasil. A Chevrolet acabou por manter o controle das categorias, em conjunto com a associação dos pilotos. O televisionamento do evento estava garantido na Rede Bandeirantes e no programa dominical Esporte Espetacular, da Rede Globo.








Para a Fórmula Chevrolet em 1999, foram criadas as categorias "A" e "B". A categoria "B" abrigaria pilotos com mais de 16 anos de idade e que não tinham competido até então em categorias de monoposto com nível superior à Fórmula Chevrolet. Com relação aos pilotos, os destaques da temporada eram Fábio Carbone, Karlos Fernandes, Ângelo Serafim, Henrique Favoretto, Luiz Mussi, Felipe Massa, Urubatan Helou Jr., Rodrigo Hanashiro, Popó Bueno, Baltazar Jr. e outros.



1ª Etapa – Curitiba (PR) – 28 de março de 1999


A temporada de 1999 da Fórmula Chevrolet teve a sua abertura no circuito de Curitiba. O primeiro vitorioso do ano na categoria "A" e na classificação geral foi Felipe Massa, seguido de Fábio Carbone - os dois protagonizariam ao longo do ano a briga pelo título - e Ângelo Serafim. Na categoria "B", venceu Baltazar Jr. e entrou para a história como o primeiro piloto a conquistar uma vitória na "B".




Felipe Massa começou bem a temporada de 1999 na categoria A




Resultado final - Categoria A:


1º - #91 Felipe Massa - 31min22s775 – 20 pontos
2º - #20 Fábio Carbone – 15 pontos
3º - #25 Ângelo Serafim - 12 pontos
4º - #74 Karlos Fernandes - 10 pontos
5º - #28 Urubatan Helou Jr. - 8 pontos
6º - #19 Luiz Mussi - 6 pontos
7º - #04 Henrique Favoretto - 4 pontos
8º - #71 Ciro Aliperti Jr. - 3 pontos
9º - #22 Thiago Meneghel - 2 pontos
10º - #33 Thiago Lenza - 1 ponto
11º - #73 Andrea Martins
12º - #72 Rodrigo Hanashiro
13º - #15 Popó Bueno
14º - #11 Fausto Bessa


Resultado final - Categoria B


1º - #39 Baltazar Jr. - 20 pontos
2º - #10 Thiago Veloso - 15 pontos
3º - #27 Marcelo Monteiro



2ª Etapa - Tarumã (RS) - 25 de abril de 1999


O circo da Fórmula Chevrolet rumou para o sul, para a disputa da segunda etapa da temporada, em Tarumã. A vitória na classificação geral e na categoria "A" ficou com Christian Rocha, sua primeira na categoria. Felipe Massa e Fábio Carbone completaram o pódio da etapa gaúcha. Juninho Fragnani venceu na categoria "B".




Christian Rocha faturou a prova na categoria A




Resultado final - Categoria A:


1º - #71 Christian Rocha - 20 pontos
2º - #91 Felipe Massa - 15 pontos
3º - #20 Fábio Carbone - 12 pontos
4º - #25 Ângelo Serafim - 10 pontos
5º - #74 Karlos Fernandes - 8 pontos
6º - #28 Urubatan Helou Jr. - 6 pontos
7º - #15 Popó Bueno - 4 pontos
8º - #04 Henrique Favoretto - 3 pontos
9º - #72 Rodrigo Hanashiro - 2 pontos


Resultado final - Categoria B:


1º - #26 Juninho Fragnani - 20 pontos


Classificação do campeonato até o momento - Categoria A:


1º - Felipe Massa - 35 pontos
2º - Fábio Carbone - 27 pontos
3º - Ângelo Serafim - 22 pontos
4º - Christian Rocha - 20 pontos
5º - Karlos Fernandes - 18 pontos
6º - Urubatan Helou Jr. - 14 pontos
7º - Henrique Favoretto - 7 pontos
8º - Luiz Mussi - 6 pontos
9º - Popó Bueno - 4 pontos
10º - Ciro Aliperti Jr. - 3 pontos
11º - Thiago Meneghel - 2 pontos
12º - Rodrigo Hanashiro - 2 pontos
13º - Thiago Lenza - 1 ponto



3ª Etapa - Interlagos (SP) - 23 de maio de 1999


A briga entre Fábio Carbone e Felipe Massa continuava na primeira incursão da Fórmula Chevrolet em Interlagos no ano. Desta vez, Carbone se deu melhor e venceu a prova na categoria "A", seguido de Massa e Luiz Mussi. No campeonato, a vantagem era de Massa, três pontos à frente de Carbone.


Na categoria "B", venceu Marcelo Monteiro, seguido de Baltazar Jr., que agora liderava a tabela de pilotos da categoria.


Resultado final - Categoria A:


1º - #20 Fábio Carbone - 20 voltas em 32min35s077 - 20 pontos
2º - #91 Felipe Massa - 15 pontos
3º - #19 Luiz Mussi - 12 pontos
4º - #25 Ângelo Serafim - 10 pontos
5º - #28 Urubatan Helou Jr. - 8 pontos
6º - #72 Rodrigo Hanashiro - 6 pontos
7º - #71 Christian Rocha - 4 pontos
8º - #33 Thiago Lenza - 3 pontos


Classificação do campeonato de pilotos até o momento - Categoria A:


1º - Felipe Massa - 50 pontos
2º - Fábio Carbone - 47 pontos
3º - Ângelo Serafim - 32 pontos
4º - Christian Rocha - 24 pontos
5º - Urubatan Helou Jr. - 22 pontos
6º - Karlos Fernandes - 18 pontos
7º - Luiz Mussi - 18 pontos
8º - Henrique Favoretto - 8 pontos
9º - Rodrigo Hanashiro - 8 pontos
10º - Popó Bueno- 4 pontos
11º - Thiago Lenza - 4 pontos


Resultado final - Categoria B:


1º - #27 Marcelo Monteiro - 20 pontos
2º - #39 Baltazar Jr. - 15 pontos
3º - #01 Alessandro Ferreira - 12 pontos
4º - #26 Juninho Fragnani - 10 pontos


Classificação do campeonato de pilotos até o momento - Categoria B:


1º - Baltazar Jr. - 35 pontos
2º - Juninho Fragnani - 30 pontos
3º - Marcelo Monteiro - 20 pontos
4º - Thiago Veloso - 15 pontos
5º - Alessandro Ferreira - 12 pontos



4ª Etapa - Goiânia (GO) - 20 de junho de 1999


Em Goiânia, foi a vez de Karlos Fernandes vencer na categoria "A". Fábio Carbone, em boa fase na temporada, finalizou a etapa na segunda posição. O líder da categoria "A", Felipe Massa, não pontuou. Na categoria "B", Juninho Fragnani levou o caneco da vitória para casa. O pódio foi completado por Marcelo Monteiro e Thiago Veloso.




Karlos Fernandes continuava sendo um dos bons jovens valores da Fórmula Chevrolet em 1999




Resultado final - Categoria A:


1º - #74 Karlos Fernandes - 20 pontos
2º - #20 Fábio Carbone - 15 pontos
3º - #19 Luiz Mussi - 12 pontos
4º - #04 Henrique Favoretto - 10 pontos
5º - #28 Urubatan Helou Jr. - 8 pontos
6º - #25 Ângelo Serafim - 6 pontos
7º - #33 Thiago Lenza - 4 pontos
8º - #72 Rodrigo Hanashiro - 3 pontos
9º - #71 Christian Rocha - 2 pontos
10º - #15 Popó Bueno - 1 ponto


Resultado final - Categoria B:


1º - #26 Juninho Fragnani - 20 pontos
2º - #27 Marcelo Monteiro - 15 pontos
3º - #10 Thiago Veloso - 12 pontos
4º - #01 Alessandro Ferreira - 10 pontos



5ª Etapa - Londrina (PR) - 18 de julho de 1999


Em Londrina, Felipe Massa venceu mais uma na temporada, se redimindo do péssimo resultado da etapa anterior. Fábio Carbone terminou em terceiro e seguia a sua "marcação cerrada" a Massa. Na categoria "B", Marcelo Monteiro venceu, seguido de Baltazar Jr. e Juninho Fragnani.




Mais uma vitória para Felipe Massa na temporada




Resultado final - Categoria A:


1º - #91 Felipe Massa - 20 pontos
2º - #74 Karlos Fernandes - 15 pontos
3º - #20 Fábio Carbone - 12 pontos
4º - #72 Rodrigo Hanashiro - 10 pontos
5º - #04 Henrique Favoretto - 8 pontos
6º - #19 Luiz Mussi - 6 pontos
7º - #33 Thiago Lenza - 4 pontos
8º - #28 Urubatan Helou Jr. - 3 pontos


Resultado final - Categoria B:


1º - #27 Marcelo Monteiro - 20 pontos
2º - #39 Baltazar Jr. - 15 pontos
3º - #26 Juninho Fragnani - 12 pontos



6ª Etapa - Interlagos (SP) - 29 de agosto de 1999


Felipe Massa venceu a segunda etapa consecutiva na categoria "A", firmando-se como o principal postulante ao título de 1999. Fábio Carbone, seu principal concorrente, terminou a prova no pódio. Os dois agora estavam separados na tabela por apenas quatro pontos.




    



Na categoria "B", Marcelo Monteiro venceu e foi seguido por Baltazar Jr. Os dois eram os primeiros na tabela do campeonato, separados por dez pontos.


Resultado final - Categoria A:


1º - #91 Felipe Massa - 20 pontos
2º - #74 Karlos Fernandes - 15 pontos
3º - #20 Fábio Carbone - 12 pontos
4º - #71 Christian Rocha - 10 pontos
5º - #72 Rodrigo Hanashiro - 8 pontos
6º - #72 Henrique Favoretto - 6 pontos
7º - #07 André Grilo - 4 pontos


Classificação do campeonato até o momento - Categoria A:


1º - Felipe Massa - 90 pontos
2º - Fábio Carbone - 86 pontos
3º - Karlos Fernandes - 68 pontos
4º - Ângelo Serafim - 38 pontos
5º - Luiz Mussi - 36 pontos
6º - Christian Rocha - 36 pontos
7º - Urubatan Helou Jr. - 34 pontos
8º - Henrique Favoretto - 32 pontos
9º - Rodrigo Hanashiro - 29 pontos
10º - Thiago Lenza - 12 pontos
11º - Popó Bueno - 7 pontos
12º - André Grilo - 4 pontos


Resultado final - Categoria B:


1º - #27 Marcelo Monteiro - 20 pontos
2º - #39 Baltazar Jr. - 15 pontos


Classificação do campeonato até o momento - Categoria B:


1º - Marcelo Monteiro - 75 pontos
2º - Baltazar Jr. - 65 pontos
3º - Juninho Fragnani - 62 pontos
4º - Thiago Veloso - 27 pontos
5º - Alessandro Ferreira - 22 pontos



8ª Etapa- Curitiba (PR)


Em Curitiba, Karlos Fernandes foi dominante na categoria "A" e venceu a etapa. Luiz Mussi conquistou uma ótima segunda colocação e Fábio Carbone terminou mais uma vez no pódio. Felipe Massa foi o quarto colocado. Na categoria "B", Baltazar Jr. foi o vencedor.


Resultado final - Categoria A:


1º - Karlos Fernandes - 20 pontos
2º - Luiz Mussi - 15 pontos
3º - Fábio Carbone - 12 pontos
4º - Felipe Massa - 10 pontos
5º - André Grilo - 8 pontos
6º - Rodrigo Hanashiro - 6 pontos


Resultado final - Categoria B:


1º - Baltazar Jr. - 20 pontos
2º - Juninho Fragnani - 15 pontos



9ª Etapa - Jacarapaguá (RJ)


A vitória em Jacarepaguá ficou com Ângelo Serafim, mas o fato que chamou a atenção ficou no meio do pelotão. O clima esquentou no Rio de Janeiro. Felipe Massa e Karlos Fernandes se enroscaram na disputa, nas últimas voltas, e cruzaram a linha de chegada literalmente "se batendo". O entrevero continuou no parque fechado, onde os pilotos seguiram para as "vias de fato". Na categoria "B", a vitória ficou com Marcelo Monteiro.


Resultado final - Categoria A:


1º - Ângelo Serafim - 20 pontos
2º - Fábio Carbone - 15 pontos
3º - Thiago Lenza - 12 pontos
4º - Felipe Massa - 10 pontos
5º - Karlos Fernandes - 8 pontos
6º - André Grilo - 6 pontos


Resultado final - Categoria B:


1º - Marcelo Monteiro - 20 pontos
2º - Baltazar Jr. - 15 pontos
3º - Juninho Fragnani - 12 pontos


Classificação do campeonato até o momento - Categoria A:


1º - Felipe Massa - 111 pontos
2º - Fábio Carbone - 101 pontos
3º - Karlos Fernandes - 100 pontos
4º - Ângelo Serafim - 78 pontos
5º - Rodrigo Hanashiro - 52 pontos
6º - Luiz Mussi - 51 pontos


Classificação do campeonato até o momento: Categoria B:


1º - Juninho Fragnani - 104 pontos
2º - Baltazar Jr. - 100 pontos
3º - Marcelo Monteiro - 95 pontos



10ª Etapa - Interlagos (SP) - 5 de dezembro de 1999


A decisão do título das categorias "A" e "B" da Fórmula Chevrolet seria realizada na última etapa. Na categoria "A", havia uma indefinição: Fábio Carbone havia sido desclassificado da etapa de Interlagos em agosto, quando tinha conquistado o terceiro posto. O piloto recorreu da decisão e o resultado somente saiu no mês de janeiro de 2000. O recurso de Carbone foi julgado improcedente e o piloto não recuperou os pontos. Dessa forma, mesmo com a vitória na última etapa conquistada por Carbone, o título de pilotos da categoria "A" ficou com Felipe Massa, por dois pontos de vantagem.


Na categoria "B", a disputa foi apertadíssima. Os pilotos Marcelo Monteiro e Baltazar Jr. terminaram o ano empatados na pontuação - 115 pontos - mas a maior quantidade de vitórias conquistadas por Monteiro deram o título ao piloto. O terceiro colocado no campeonato - Juninho Fragnani -, terminou a apenas um ponto dos primeiros colocados na tabela! Haja equilíbrio!




Fábio Carbone e Felipe Massa: os dois batalharam firma na disputa do título de 1999 da categoria A



A Fórmula Chevrolet encerrava a sua oitava temporada da história revelando bons talentos para o automobilismo de competição e uma estrela que brilharia muito pelos próximos anos - estamos falando de Felipe Massa, que dispensa apresentações. A categoria entraria no novo milênio com boas novidades, mas esse assunto fica para a próxima postagem da série.


Resultado final - Categoria A:


1º - Fábio Carbone - 20 pontos
2º - Ângelo Serafim - 15 pontos
3º - Felipe Massa - 12 pontos
4º - Luis Mussi - 10 pontos
5º - Felipe Tejada - 8 pontos
6º - Marcito Dombreck - 6 pontos


Resultado final - Categoria B:


1º - Marcelo Monteiro - 20 pontos
2º - Baltazar Jr. - 15 pontos
3º - Alexandre Miranda - 12 pontos


Classificação final do campeonato - Categoria A:


1º - Felipe Massa - 123 pontos
2º - Fábio Carbone - 121 pontos
3º - Karlos Fernandes - 100 pontos
4º - Ângelo Serafim - 93 pontos
5º - Luis Mussi - 61 pontos
6º - Rodrigo Hanashiro - 52 pontos


Classificação final do campeonato - Categoria B:


1º - Marcelo Monteiro - 115 pontos
2º - Baltazar Jr. - 115 pontos
3º - Juninho Fragnani - 114 pontos



Mais imagens da temporada de 1999:










Nem tudo foram flores para o campeão da categoria B, Marcelo Monteiro: aqui um momento difícil em Interlagos









Este foi o primeiro de diversos títulos da carreira no automobilismo profissional para Felipe Massa






segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Aquecimento Mil Milhas do Brasil 2022 - Mauro Kern e equipe HT Guerra testam o protótipo MCR para a prova

 

Em suas redes sociais o piloto Mauro Kern anunciou que foram efetuados testes no protótipo MCR com vistas à participação da edição de 2022 das Mil Milhas. Nos ensaios realizados nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, a equipe HT Guerra aproveitou para testar componentes como o câmbio da marca Hewland, modelo FT-200 - que havia sido convertido para trocas sequenciais de marcha - o sistema de arrefecimento do motor e também do sistema de iluminação noturna do protótipo, de luzes de led.





Aquecimento Mil Milhas do Brasil 2022 - Protótipo Mamba Negra 2S estreia na prova

 

A equipe Mamba Negra, liderada pelo empresário e piloto Marcelo Servidone, fará na edição de 2022 das Mil Milhas a estreia do seu projeto próprio, o Protótipo Mamba Negra 2S. A informação da participação do carro na prova veio hoje por uma postagem do narrador e piloto Luc Monteiro nas redes sociais, informando que ele mesmo será um dos pilotos do time. Não há ainda informações sobre detalhes técnicos do protótipo - que se enquadra na categoria P2 -, como por exemplo motorização, câmbio e demais pontos.




Aquecimento Mil Milhas do Brasil 2022 - GM Corsa da equipe Oto Racing

 

Depois de participar de edições anteriores das Mil Milhas e 500 Km, a equipe Oto Racing, de Otávio Carmacio preparou um Chevrolet Corsa para a disputa da edição de 2022 das Mil Milhas. O carro será conduzido pelo quarteto Ricardo Parente, Riccardo Savio, George Lisi e Daniel Dono. A equipe Oto Racing já é considerada uma especialista na preparação de Corsas da primeira geração produzida aqui no país.




sábado, 25 de dezembro de 2021

Aquecimento Mil Milhas do Brasil 2022 - Gol "Hulk" da M.I. Motors vem para a prova

 

O tradicional Volkswagen Gol "Hulk" da equipe M.I. Motors vai para mais uma participação nas Mil Milhas. Batizado de Hulk pela sua cor verde vibrante, o valente Golzinho será conduzido na prova pela trinca Pedro Alexandre, Marcelo Dias e Vagner Sobrinho. Dessa forma, se consolida um fato raro nas competições: uma disputa entre três casais de marido-mulher, já que o trio do Gol "Hulk" é casado com o trio do Voyage "feminino", formado pela tripulação Luciane Klai, Fátima Escaleira e Patrícia Sobrinho.




quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Aquecimento Mil Milhas do Brasil 2022 - Ford Fiesta da equipe Lira Racing confirmado para a prova

 

O Ford Fiesta vermelho quatro portas é um dos carros marcantes do automobilismo regional paulista. Preparado pela equipe Lira Racing, o valente hatch vai participar das edição de 2022 das Mil Milhas em Interlagos. Com motorização de 1,6 litro, o Fiesta participará da prova na categoria TN1 e terá a sua tripulação composta por David Teixeira Neto, Daywis Gomes Teixeira e Vinicius Lira.





Campeonato Brasileiro de Fórmula Chevrolet – Temporada de 1998



O ano de 1998 representava a sexta temporada da história da Fórmula Chevrolet, uma categoria que se propunha a revelar novos talentos para o automobilismo de competição profissional, ocupando de vez a lacuna deixada pela extinção da Fórmula Ford, que cumpriu este papel durante mais de 20 anos.


A temporada reservava boas novidades. O evento "Chevrolet Challenge" permanecia abrigando as categorias apoiadas pela General Motors do Brasil - a fábrica era responsável por 60% do orçamento de apoio às competições -, e no caso da Fórmula Chevrolet, ofereceria um ótimo pacote de premiações aos pilotos: um total de 18 mil reais por etapa para ser rateado entre os três primeiros colocados, além da distribuição de um veículo Chevrolet zero quilômetro ao campeão e ao piloto revelação do ano, eleito pelos especialistas da imprensa.


A categoria também teria seu espaço reservado no televisão - uma ótima plataforma de exposição para os patrocinadores - através de um novo programa, denominado "Hora da Velocidade", na Rede Bandeirantes. O promotor do evento, Álvaro Fioco, responsável pela AFC Motorsport, estava empolgado ao falar com a equipe de reportagem da revista Racing: "o automobilismo nacional finalmente está encontrando o seu lugar no esporte."





Alterações desportivas foram implementadas para a temporada. Agora, as provas passavam a ter 25 minutos de duração, 10 a menos que em 1997. A idade mínima para a entrada de pilotos na categoria agora estava delimitada nos 17 anos completos, exceção feita aos corredores que já estavam cumprindo a temporada anterior, que era por exemplo o caso de Nilton Rossoni, Thiago Medeiros, Fábio Carbone, Karlos Fernandes e outros.


O atual campeão da categoria, o carioca Duda Pamplona, rumou para a Fórmula 3 Sul-Americana. Porém, a categoria tinha em seu grid para a temporada de 1998 bons jovens talentos, como Nilton Rossoni, Ângelo Serafim, Karlos Fernandes, Thiago Medeiros, Fábio Carbone, André Grilo, só para citar alguns. A promessa era de um ano de boas disputas.



1ª Etapa – Interlagos (SP) – 26 de abril de 1998


O jovem Karlos Fernandes, de dezoito anos, começou arrasador a temporada da Fórmula Chevrolet em Interlagos. O piloto cumpriu o famoso "hat trick", conquistando a pole position, cravando a melhor volta da prova e vencendo a corrida, sem jamais perder a liderança da corrida. Nilton Rossoni e Thiago Meneghel completaram o pódio.




Karlos Fernandes começou bem a temporada de 1998



Resultado final:


1º - #24 Karlos Fernandes (Equipe Café Toko/Veigrande) – 31min44s267 - 20 pontos
2º - #72 Nilton Rossoni (Equipe Fox Petróleo/Petrópolis) – 15 pontos
3º - #22 Thiago Meneghel (Equipe Cesário Fórmula) – 12 pontos
4º - #92 Ângelo Serafim (Equipe Vipal/Centro Sul Pneus/Heliar) – 10 pontos
5º - #28 Marcelo Carneiro (Equipe Café Toko/Selênia/PPG) – 8 pontos
6º - #25 Carlos Domingos (Equipe Champagnat Veículos/Martini) – 6 pontos
7º - #33 Thiago Medeiros (Equipe Transzero) – 4 pontos
8º - #04 Henrique Favoretto (Equipe Royal Loteadora/KPM/Nobili) – 3 pontos
9º - #11 Marcelo Pereira (Equipe Bissuisan/Chocolate Pan/HVA) – 2 pontos
10º - #27 Luiz Mussi (Equipe TV Exclusiva) – 1 ponto



2ª Etapa – Tarumã (RS) – 23 de maio de 1998


Na segunda etapa do ano, mais uma jovem promessa garantiu sua vitória: Thiago Medeiros, 18 anos, foi o segundo vencedor diferente de provas em duas corridas disputadas, depois de largar na pole. Alex Bachega e Fábio Carbone completaram o pódio. No campeonato, Medeiros e Karlos Fernandes estavam rigorosamente empatados na ponta da tabela, com 24 pontos conquistados por cada um.




Alex Bachega liderando o pelotão em Tarumã



Resultado final:


1º - #33 Thiago Medeiros – 27 voltas em 31min30s704 – 20 pontos
2º - #20 Alex Bachega – 15 pontos
3º - #09 Fábio Carbone – 12 pontos
4º - #92 Ângelo Serafim – 10 pontos
5º - #72 Nilton Rossoni – 8 pontos
6º - #25 Carlos Domingos – 6 pontos
7º - #24 Karlos Fernandes – 4 pontos
8º - #55 Ciro Aliperti Jr. – 3 pontos
9º - #28 Marcelo Carneiro – 2 pontos
10º - #71 Christian Rocha – 1 ponto


Classificação do campeonato de pilotos até o momento:


1º - Karlos Fernandes - 24 pontos
2º - Thiago Medeiros - 24 pontos
3º - Nilton Rossoni - 23 pontos
4º - Ângelo Serafim - 20 pontos
5º - Alex Bachega - 15 pontos
6º - Thiago Meneghel - 12 pontos



3ª Etapa – Brasília (DF) – 7 de junho de 1998


A Fórmula Chevrolet rumou para Brasília, onde seria disputada a terceira etapa da temporada. O equilíbrio no ano estava em alta: tivemos o terceiro vencedor diferente em três corridas disputadas. No planalto central, foi a vez de Fábio Carbone levar o caneco. Felipe Massa e Kaká Domingos completaram o pódio. O campeonato de pilotos agora via na liderança Fábio Carbone, com 32 pontos conquistados, seguido de perto por Nilton Rossoni, com 29 pontos.


Resultado final:


1º - #09 Fábio Carbone – 20 pontos
2º - #91 Felipe Massa – 15 pontos
3º - #25 Carlos Domingos – 12 pontos
4º - #18 Vanderlan Jr. – 10 pontos
5º - #20 Alex Bachega – 8 pontos
6º - #72 Nilton Rossoni – 6 pontos
7º - #33 Thiago Medeiros – 4 pontos
8º - #21 André Grilo – 3 pontos
9º - #27 Luiz Mussi – 2 pontos



4ª Etapa – Curitiba (PR) – 19 de julho de 1998


A quarta etapa em Curitiba foi palco da segunda vitória na temporada de Thiago Medeiros, no fim de semana em que teríamos uma rodada dupla no circuito de São José dos Pinhais. A pole position foi conquistada por Ralf Publef.




Ralf Publef largando na pole em Curitiba




Resultado final:


1º - #33 Thiago Medeiros – 20 pontos
2º - #09 Fábio Carbone – 15 pontos
3º - #18 Vanderlan Jr. – 12 pontos
4º - #25 Carlos Domingos – 10 pontos



5ª Etapa – Curitiba (PR) – 19 de julho de 1998


Em mais uma etapa em Curitiba, foi a vez de Fábio Carbone conquistar a sua segunda vitória na temporada. Kaká Domingos e Karlos Fernandes completaram o pódio.


Resultado final:


1º - #09 Fábio Carbone – 20 pontos
2º - #25 Carlos Domingos – 15 pontos
3º - #24 Karlos Fernandes – 12 pontos
4º - #33 Thiago Medeiros – 10 pontos



6ª Etapa – Interlagos (SP) – 9 de agosto de 1998


"Juntar a fome com a vontade de comer". Esse ditado famoso cabe como uma luva para contar a história da sexta etapa do campeonato. O preparador e chefe de equipe Amândio Ferreira, também conhecido no meio do automobilismo como "Gigante", tinha disponível um Fórmula Chevrolet que correu a temporada anterior com Marcelo Carneiro. Já o piloto paulista Aldo Piedade Jr., queria correr mas não tinha patrocínios suficientes. Os dois se juntaram e partiram para Interlagos. Aldo e Gigante mostraram vontade e o resultado foi arrasador: pole position e vitória de ponta-a-ponta. Com os resultados até esta sexta etapa, a liderança do campeonato de pilotos estava com Thiago Medeiros, três pontos na frente de Fábio Carbone.




Aldo Piedade Jr. comemorando muito a vitória



Resultado final:


1º - #05 Aldo Piedade Jr. – 20 pontos
2º - #33 Thiago Medeiros – 15 pontos
3º - #24 Karlos Fernandes – 12 pontos
4º - #13 João Paulo de Oliveira – 10 pontos
5º - #72 Nilton Rossoni – 8 pontos


Classificação do campeonato de pilotos até o momento:


1º - Thiago Medeiros - 73 pontos
2º - Fábio Carbone - 70 pontos
3º - Carlos Domingos - 51 pontos
4º - Karlos Fernandes - 50 pontos
5º - Nilton Rossoni - 39 pontos
6º - Ângelo Serafim - 25 pontos
7º - João Paulo de Oliveira - 25 pontos
8º - Vanderlan Jr. - 25 pontos
9º - Alex Bachega - 23 pontos
10º - Aldo Piedade Jr. - 20 pontos



7ª Etapa – Guaporé (RS) – 13 de setembro de 1998


A Fórmula Chevrolet rumou para o sul do país para a disputa da sétima etapa. Foi a vez de Karlos Fernandes vencer a sua segunda prova na temporada, depois de levar a taça na primeira etapa do ano. Com o resultado, empatou com Fábio Carbone - que não pontuou nesta etapa - na vice-liderança do campeonato de pilotos, com 70 pontos conquistados. O líder do campeonato, Thiago Medeiros, não marcou pontos, o que deixou a briga pelas primeiras posições na tabela ainda mais acirrada.





Segunda vitória de Karlos Fernandes na temporada



Resultado final:


1º - #24 Karlos Fernandes – 20 pontos
2º - #28 Marcelo Carneiro – 15 pontos
3º - #25 Carlos Domingos – 12 pontos
4º - #91 Felipe Massa – 10 pontos
5º - #21 André Grilo – 8 pontos


Classificação do campeonato de pilotos até o momento:


1º - Thiago Medeiros - 73 pontos
2º - Fábio Carbone - 70 pontos
3º - Karlos Fernandes - 70 pontos
4º - Carlos Domingos - 63 pontos
5º - Nilton Rossoni - 39 pontos
6º - Marcelo Carneiro -32 pontos
7º - Ângelo Serafim - 25 pontos
8º - Vanderlan Jr. - 25 pontos
9º - Felipe Massa - 25 pontos
10º - João Paulo de Oliveira - 25 pontos
9º - Alex Bachega - 23 pontos
10º - Aldo Piedade Jr. - 20 pontos
11º - André Grilo - 20 pontos
12º - Alex Bachega - 13 pontos
13º - Luiz Mussi - 13 pontos
14º - Thiago Meneghel - 12 pontos
15º - Marcelo Pereira - 12 pontos
16º - Ciro Aliperti Jr. - 11 pontos



8ª Etapa – Goiânia (GO) – 11 de outubro de 1998


Depois de um mal resultado na etapa anterior, foi a vez do líder do campeonato, Thiago Medeiros, conquistar o seu terceiro troféu de vencedor na temporada. Com o resultado, abriu 11 pontos do vice-líder, Karlos Fernandes, que em Goiânia terminou a etapa em terceiro.




Vitória para o líder do campeonato, Thiago Medeiros, em Goiânia



Resultado final:


1º - #33 Thiago Medeiros – 20 pontos
2º - #21 André Grilo – 15 pontos
3º - #24 Karlos Fernandes – 12 pontos
4º - #18 Vanderlan Jr. – 10 pontos
5º - #91 Felipe Massa – 8 pontos
6º - #55 Ciro Aliperti Jr. – 6 pontos
7º - #72 Nilton Rossoni – 4 pontos
8º - #25 Carlos Domingos – 3 pontos
9º - #28 Marcelo Carneiro – 2 pontos
10º - #27 Luiz Mussi – 1 ponto


Classificação do campeonato de pilotos até o momento:


1º - Thiago Medeiros - 93 pontos
2º - Karlos Fernandes - 82 pontos
3º - Fábio Carbone - 70 pontos
4º - Carlos Domingos - 66 pontos
5º - Nilton Rossoni - 43 pontos
6º - Vanderlan Jr. - 35 pontos
7º - André Grilo - 35 pontos
8º - Marcelo Carneiro - 34 pontos
9º - Felipe Massa - 33 pontos
10º - Ângelo Serafim - 25 pontos
11º - Aldo Piedade Jr. - 20 pontos
12º - Ciro Aliperti Jr. - 17 pontos
13º - Luiz Mussi - 14 pontos
14º - Alex Bachega - 13 pontos
15º - Thiago Meneghel - 12 pontos
16º - Marcelo Pereira - 12 pontos



9ª Etapa – Londrina (PR) – 8 de novembro de 1998


E se a disputa pelo título de pilotos da temporada de 1998 da Fórmula Chevrolet já estava interessante, a partir da nona e penúltima prova, literalmente "pegou fogo". Karlos Fernandes venceu a corrida em Londrina e assumiu a liderança do campeonato por apenas um ponto (102 a 101), faltando apenas uma etapa para o final. O líder do campeonato até então, Thiago Medeiros, finalizou a corrida em Londrina apenas na quinta colocação. A disputa pelo caneco de campeão prometia fortes emoções para a última etapa em Interlagos:


Resultado final:


1º - #24 Karlos Fernandes – 20 pontos
2º - #72 Nilton Rossoni -15 pontos
3º - #20 Alex Bachega – 12 pontos
4º - #91 Felipe Massa – 10 pontos
5º - #33 Thiago Medeiros – 8 pontos


Classificação do campeonato de pilotos até o momento:


1º - Karlos Fernandes - 102 pontos
2º - Thiago Medeiros - 101 pontos
3º - Fábio Carbone - 70 pontos
4º - Carlos Domingos - 69 pontos
5º - Nilton Rossoni - 59 pontos
6º - Felipe Massa - 45 pontos
7º - André Grilo - 40 pontos
8º - Vanderlan Jr. - 35 pontos
9º - Alex Bachega - 26 pontos
10º - Ângelo Serafim - 25 pontos
11º - Aldo Piedade Jr. - 20 pontos



10ª Etapa – Interlagos (SP) – 29 de novembro de 1998


A decisão do campeonato ficou para a última etapa em São Paulo. Karlos Fernandes e Thiago Medeiros eram os postulantes ao título brasileiro da Fórmula Chevrolet de 1998. Karlos Fernandes começou bem a prova, mantendo a quarta colocação à frente de Medeiros. Porém, a quarta volta, o azar atingiu Fernandes, que teve de abandonar a corrida com a quarta marcha do seu carro travada. O caminho ficou livre para Thiago Medeiros "cozinhar o galo no tempero", mantendo a quinta colocação, conquistando a pontuação suficiente para garantir o título da temporada.


A prova foi vencida por Felipe Massa, uma das boas jovens revelações desta temporada e uma boa promessa para 1999. Em segundo chegou Aldo Piedade Jr., que venceu uma das etapas em Interlagos no ano, mostrando que tinha um bom acerto e se dava bem no traçado paulista. O pódio foi completado por Nilton Rossoni. Destaque também para a quarta colocação de João Paulo de Oliveira, mais uma boa jovem promessa para o futuro.


Foi uma temporada muito agitada e emocionante, com a disputa de título até os últimos momentos do ano. A promessa era de uma temporada no mínimo no mesmo nível para o ano de 1999. Mas isso é assunto para a próxima postagem desta série.


Resultado final:


1º - #91 Felipe Massa - 20 pontos
2º - #05 Aldo Piedade Jr. - 15 pontos
3º - #72 Nilton Rossoni - 12 pontos
4º - #13 João Paulo de Oliveira - 10 pontos
5º - #33 Thiago Medeiros - 8 pontos
6º - #18 Vanderlan Jr. - 6 pontos
7º - #20 Alex Bachega - 4 pontos
8º - #25 Carlos Domingos - 3 pontos
9º - #27 Luiz Mussi - 2 pontos
10º - #55 Ciro Aliperti Jr. - 1 ponto


Classificação final do campeonato de pilotos:


1º - Thiago Medeiros - 109 pontos
2º - Karlos Fernandes - 102 pontos
3º - Carlos Domingos - 72 pontos
4º - Nilton Rossoni - 71 pontos
5º - Fábio Carbone - 70 pontos
6º - Felipe Massa - 65 pontos
7º - Vanderlan Jr. - 41 pontos
8º - André Grilo - 40 pontos
9º - Aldo Piedade Jr. - 35 pontos
10º - Alex Bachega - 30 pontos
11º - Ângelo Serafim - 25 pontos
12º - Ciro Aliperti Jr. - 20 pontos
13º - João Paulo de Oliveira - 20 pontos
14º - Marcelo Carneiro - 19 pontos
15º - Luiz Mussi - 16 pontos
16º - Thiago Meneghel - 12 pontos
17º - Marcelo Pereira - 12 pontos



Mais imagens da temporada de 1998:




Aldo Piedade Jr. liderando o pelotão e caminhando para a vitória em Interlagos






Vanderlan Jr.





   O bonito grid da Fórmula Chevrolet em 1998










Ralf Publef





Karlos Fernandes à frente de Nilton Rossoni, na primeira etapa do ano em Interlagos





Propaganda da transportadora Tranzero, patrocinadora do campeão da temporada, Thiago Medeiros





O piloto Ralf Publef




Thiago Medeiros





Os adversários pelo título de 1998, Thiago Medeiros e Karlos Fernandes





Karlos Fernandes





A alegria do campeão, Thiago Medeiros



segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Duas perdas importantes hoje para o automobilismo e a aviação

 

O dia de hoje registra a perda de dois personagens importantes, um para o automobilismo de competição e outro para a aviação, ambos brasileiros. Nos deixou hoje a piloto Graziela Fernandes, uma mulher que fez parte integrante da fase de gala no nosso automobilismo de competição. Nascida paraguaia, Graziela naturalizou-se brasileira e desde muito cedo esteve envolvida com automóveis, primeiramente com o ofício da mecânica e logo depois, como pilota de competição. Além da sua beleza particular, seu talento atrás do volante a fez destacar-se em um meio predominantemente masculino. Seu auge como pilota de competição chegou na edição de 1970 das Mil Milhas. Pilotando uma das Alfas-Romeo Giulia GTA da esquadra oficial Jolly-Gancia, em dupla com o piloto Carlos Sgarbi, Graziela finalizou a prova de longa duração na sétima colocação. Graziela também era apaixonada por motocicletas e se aventurou - muito bem, por sinal -, nos mares, onde competiu nos velozes e perigosos barcos de corrida off-shore. Incansável, Graziela também se formou aviadora e completou seu brevê primeiramente para pilotagem de bi-motores e posteriormente graduou-se PLA - Piloto de Linha Aérea -, construindo sólida carreira e chegando a dar instrução a novos pilotos. Graziela Fernandes nos deixou hoje, aos 73 anos.




A Alfa-Romeo Giulia GTA das Mil Milhas de 1970


Outra perda de suma relevância nesta data é a do jornalista Carlos André Spagat, a maior referência em jornalismo especializado em aviação do nosso país. Spagat criou a revista Flap Internacional, que já tem 69 anos de existência, com uma linha editorial impecável, mesclando excelentes reportagens ilustradas com primorosas fotos, em uma excelência de qualidade pouco vista em publicações nacionais. Spagat era acima de tudo um apaixonado pela aviação. Viveu todos os 69 anos a sua revista e as atividades que a envolviam. Possui um acervo incrível de informações, fotos e materiais relacionados à aviação nacional e internacional. Com sua paixão pela aviação e atenção aos detalhes, gerou a principal revista de aviação do país, o que ajudou a fomentar ainda mais a paixão de muitos. Com todo esse trabalho, Spagat ajudou em enorme parcela a cultivar a memória da aviação.





sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

A morte do Autódromo Internacional de Curitiba e as dificuldades do esporte a motor nacional





As tristes e violentas imagens de destruição invadiram as redes sociais nesta manhã. No vídeo, era nítido ver o asfalto da saída da curva da vitória, no Autódromo Internacional de Curitiba, ser dilacerado por uma retro-escavadeira. O incauto cinegrafista, de posse do seu celular, estava ali no meio dos destroços da pista, desviando da pá da máquina, num ato inútil de desespero tentando salvar o que não tinha mais jeito.


A imagem descrita acima está reproduzida abaixo e concretiza o que, de tempos em tempos, acontece no Brasil: a ameaça de algum autódromo nacional desaparecer, por motivos diversos, mas todos ligados ao interesse econômico de um nicho.






Entendo que a posse do Autódromo de Curitiba é particular e que, se o negócio não está revertendo lucro ou não tem mais o interesse para o dono, pode ser dado um outro destino ao patrimônio.


Mas será que haveria a necessidade de acabar assim? Porque no Brasil precisa-se destruir para construir?


Eu acredito que exista mais de uma resposta para esse conjunto de perguntas:

1- o esporte a motor no Brasil é estigmatizado como algo elitizado, para poucos. Sim, o esporte é caro. Mas não dá ficar nessa visão simplista. Faça comigo aqui um exercício: quantas pessoas direta ou indiretamente trabalham com o esporte a motor? Vamos listar alguns grupos aqui? Mecânicos, ajudantes, vendedores de auto peças, bandeirinhas, fiscais, ambulantes, vendedores de alimentação, limpeza e manutenção predial, equipes e seus integrantes, serviço de transporte, imprensa em geral... muito não é? Fora os colaterais e as famílias que se abastecem desse sustento. O que eu quero dizer é que o esporte a motor gera empregos, fomenta a economia, traz progresso. Mais uma vez, não se pode ter uma visão simplista;


2- não há interesse do poder público em incentivar e fomentar o esporte (e estou falando particularmente do esporte a motor, mas sei que isso se entende aos demais desportos). No caso de Curitiba, será que uma PPP (parceria público-privada) não resolveria e salvaria o autódromo? Esse desinteresse é visível lá mesmo no Estado do Paraná: é só dar uma passadinha no Autódromo de Londrina e ver o aparente estado de abandono. Infelizmente - e não é de hoje - o poder público e a política pouco ou nunca atua em prol do seu povo - situação que eu acredito que não mude tão cedo;


3- a inação da Confederação Brasileira de Automobilismo. Eu não vi / não soube (e se houve, fiquem à vontade para me apontar que eu publico) nenhuma ação efetiva da CBA para buscar salvar o autódromo, como por exemplo busca de parcerias, acionamento do poder público ou algo do gênero. Se a maior entidade do esporte a motor do país não se moveu para mudar a situação de um dos principais autódromos do Brasil, me parece que todo o resto ficou bem mais difícil.


Enfim, agora não há mais nada que possa ser feito. Então desça comigo a reta principal do Autódromo de Curitiba de pé embaixo, freie e reduza as marchas para o contorno direita-esquerda-direita do "Esse" de baixa, volte a pisar fundo na reta oposta, freie para a tomada a direita na entrada do miolo, volte a acelerar para chegar à esquerda na curva do pinheirinho, passe pelo "Esse" de alta, tome a direita para a curva da vitória e vamos cruzar, com lágrimas debaixo do capacete, pela última vez a linha de chegada. Descanse em paz, Autódromo Internacional de Curitiba, e muito obrigado pelos excelentes serviços prestados.