Hoje foi dia de corrida na Shelby Modelismo. Foi disputada a terceira corrida do All Le Mans, o campeonato do grupo Racing que rememora os áureos tempos dos campeonatos mundiais de protótipos. Os carros que disputam o All Le Mans, por sinal, em sua maioria, fizeram parte de uma época muito especial em Le Mans, quando os carros da categoria GT1 andavam próximos ou até mais rápidos que os protótipos de construção exclusiva para as competições.
Hoje foram à pista da Shelby seis pilotos. Rodrigo Barbour, Alexandre Mello e Chico "Lauda" Takahashi não puderam participar. Jhones Santana, após seu primeiro W.O. no campeonato, compareceu para a corrida. Teddy Putz voltou a correr com o Ford GT GT3, depois de disputar a segunda corrida com a Lancia LC2/85 da equipe Carelli.
André Hiebra, após os seguidos problemas de desempenho em sua McLaren F1, realizou uma verdadeira revisão em seu carro. Foram colocados lastros em novos posicionamentos, os pneus traseiros foram trocados, colados e as rodas traseiras foram substituídas por outras, diferentes das originais. Este último fato foi o motivo da primeira polêmica do campeonato. Os outros competidores protestaram pela troca da originalidade. Hiebra defendeu-se: "as rodas possuem as mesmas características, dimensões e pesos que as originais e também não são hiperventiladas". O fato é que o McLaren F1 melhorou de desempenho nesta terceira corrida.
A distribuição das cores de fendas para esta corrida foi a seguinte:
Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - Azul
André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - Preta
Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - Roxa
Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR - Branca
Jhones Santana - Nissan R89C - Laranja
Teddy Putz - Ford GT GT3 - Amarela
As fendas verde e vermelha ficaram vagas.
Hora de "descer o martelo" no treino livre. Jaworski assustou-se com a fenda branca bastante suja logo no começo e relatou: "será uma corrida conservadora". Jhones Santana acusou falha no contato do seu Nissan R89C e precisou ir ao box para ajustes feitos pelo Mosca. Sidney Lombardo chegou atrasado e não participou do treino.
Os melhores tempos no treino de aquecimento foram os seguintes:
1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR - 8.1122
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.6108
3º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8.7404
4º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 9.0230
5º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 9.6462
6º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - sem tempo
Na classificação, Marcelo e Teddy tiveram um grande acidente no miolo do circuito. A pancada rendeu apenas danos cosméticos e não impediu Jaworski de conquistar a segunda pole position seguida do campeonato e o primeiro ponto da tarde.
A classificação para o grid de largada ficou assim:
1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR - 8.0015
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.1212
3º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 8.5201
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8.6516
5º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 8.8339
6º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 9.3270
A beleza do grid do All Le Mans
Jaworski largou bem e fez uma corrida consistente, mantendo sob controle o segundo colocado, André Hiebra. A McLaren de Jaworski demonstra superioridade neste início de campeonato e a pilotagem vem sendo realizada de forma sólida. "Parece que nós estamos correndo de Fórmula 3 e o Marcelo, de Fórmula 1", comparava André Hiebra. Foi mais um passeio, com vitória e melhor volta para Jaworski. As modificações feitas por Hiebra surtiram efeito positivo e o desempenho evoluiu significativamente da segunda para a terceira corrida, melhorando em média 0,9s o tempo de volta. Teddy Putz correu com o Ford GT GT3 e não obteve o mesmo sucesso quando correu com a Lancia LC2/85. Completou menos voltas e escapou mais da fenda. Jhones Santana fez uma corrida para esquecer e Sidney Lombardo travou uma bela disputa com Rodrigo Carelli pela terceira colocação. Lombardo perdeu o pódio apenas por conta da única escapada de fenda que deu na prova.
Por fim, é importante ressaltar o ótimo nível da prova, com poucas escapadas de fendas e pequenas diferenças de voltas entre o segundo e o quarto colocados.
Com relação à troca das rodas traseiras do McLaren F1 de André Hiebra, analisando melhor a foto tirada hoje, detectamos que tratam-se das rodas do Toyota 88C que disputou o Grupo C Le Mans. Dessa forma, as rodas possuem as mesmas características. O piloto fará a alteração das rodas dianteiras para não termos distorções estéticas.
O resultado final da terceira corrida do All Le Mans foi o seguinte:
1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR - 146 voltas - melhor volta da prova: 8.0122
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 135 voltas - melhor volta: 8.4169
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 134 voltas - melhor volta: 8.8155
4º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 132 voltas - melhor volta: 8.6599
5º - Jhones Santana - Nissan R89C - 112 voltas - melhor volta: 8.5718
6º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 92 voltas - melhor volta: 8.8537
A polêmica da tarde: troca das rodas traseiras da McLaren F1 GTR LM de André Hiebra
Três corridas e três pódios para o Nissan R390 GT1 da equipe Carelli
A pontuação do campeonato até o momento, ainda sem os descartes de piores resultados, está assim:
1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR - 35 pontos
2º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM e Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 12 pontos
4º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 10 pontos
5º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8 pontos
6º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 3 pontos
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 / Lancia LC2/85 - 3 pontos
Estatísticas:
Escapadas de fenda:
- Teddy Putz: 11 escapadas
- Jhones Santana: 6 espacadas
- Sidney Lombardo e Marcelo Jaworski - 1 escapada
- André Hiebra e Rodrigo Carelli - 0 escapadas
Quantidade de voltas completadas no campeonato até o momento:
- Marcelo Jaworski - 434 voltas
- Rodrigo Carelli - 394 voltas
- Sidney Lombardo - 392 voltas
- André Hiebra - 351 voltas
- Teddy Putz - 300 voltas
- Jhones Santana - 244 voltas
- Rodrigo Barbour - 120 voltas
A quarta corrida do All Le Mans é daqui a duas semanas, no sábado dia 5 de março.