Em tempos atuais de uma Fórmula 1 com treinos extras proibidos e muita restrição e segredos entre as equipes, fica até difícil imaginar que já houve um evento em formato de competição reunindo carros e pilotos da principal categoria do automobilismo mundial em um Salão do Automóvel. Pois isso aconteceu de fato entre 1988 a 1996, na Itália. Era o Formula One Indoor Trophy, evento extra-campeonato realizado nas cercanias do local do Bologna Motor Show, tradicional Salão do Automóvel italiano que acontece no mês de dezembro e, portanto, no final da temporada do principal certame de automobilismo do mundo.
O formato da competição era composto por eliminatórias de quartas-de-final, semi-final e final. O traçado era travado e apertado, delineado por zebras altas pregadas no chão e barreiras de pneus, com uma extensão total de 1.300 metros e 12 curvas.
O traçado de 1.300 metros era apertado, travado e desafiador. Os números marcados no traçado demonstram as velocidades que os Fórmula 1 alcançavam
As equipes mandavam o seu efetivo oficial para a competição, bem como os carros que haviam disputado a temporada corrente. Em uma competição realizada na Itália, era de se esperar pilotos e equipes do país da bota fossem a maioria na disputa, porém tivemos pilotos de outras nacionalidades, inclusive brasileiros, tomando parte deste evento. Inclusive, o Brasil conquistou uma taça com Rubens Barrichello em 1993.
A primeira edição do torneio aconteceu em 1988 e contou com a participação de cinco equipes, todas italianas: FIRST (188 - motor Judd), Osella (FA1/L - motor Osella 890T 1.5 V8T), Dallara (188 A - motor Ford Cosworth V8), EuroBrun (ER188 - motor Ford Cosworth V8) e Minardi (M188 - motor Ford Cosworth V8).
Na Dallara, a pilotagem ficou por conta de Alex Caffi. Fabrizio Barbazza representou a EuroBrun e o piloto de Giulianova Gabriele Tarquini guiou para a FIRST. A Osella convocou Nicola Larini e a Minardi foi o única a levar dois bólidos para Bologna, com Pierluigi Martini e o único piloto não italiano da competição, o espanhol Luis Perez-Sala.
Em diversos cliques, o FIRST equipado com motor Judd de Gabriele Tarquini
Depois da primeira etapa do torneio, as quartas de finais, as semi-finais foram disputadas entre Sala e Larini e Caffi contra Martini. Passaram para a final Caffi e Sala, com o espanhol sagrando-se campeão. Foi o primeiro de quatro títulos da equipe capitaneada por Giancarlo Minardi.
Perez-Sala e a Minardi: vencedores da primeira edição do torneio
Para 1989, novamente 5 times participaram do torneio, todos italianos: Osella-Ford (Andrea Chiesa (Suíça) e Enrico Bertaggia (Itália)), Minardi-Ford (Pierluigi Martini (Itália) e Luis Perez-Sala (Espanha)), EuroBrun-Judd (Claudio Langes (Itália)), Scuderia Itália/Dallara-Ford (Andrea de Cesaris (Itália)) e Coloni-Ford (Pierre Henri Raphanel (França)).
Após as eliminatórias de quartas e semi-finais, a dupla da Minardi fez a final e o espanhol Sala conquistou o bicampeonato.
Em 1990, mais uma vez somente equipes italianas tomaram parte troféu. A campeoníssima Minardi-Ford desta vez recrutou apenas um piloto, o jovem italiano Gianni Morbidelli. A Dallara/Scuderia Italia contou com o boa-praça finlandês J. J. Letho. A Osella-Ford foi pilotada pelo francês Olivier Grouillard. Duas equipes vieram com duplas, a EuroBrun-Judd cotou com os italianos Andrea Montermini e Domenico Schiattarella e a Coloni-Ford foi representada pelo italiano Paolo Coloni e pelo português Pedro Matos Chaves.
A Minardi conquistou o tricampeonato seguido com o jovem Morbidelli, após batalhar na final contra o francês Grouillard da Osella.
Em 1991, o Formula One Indoor Trophy teve a primeira participação de uma equipe não italiana. A Lotus, equipada com motor Judd, mandou para Bologna o promissor inglês Johnny Herbert. As demais equipes participantes eram todas italianas: Andrea Moda-Ford, com o jovem Antonio Tamburini, a Fondmetal-Ford trouxe de volta Gabriele Tarquini e a Minardi recrutou o campeão do ano anterior, Gianni Morbidelli e a novidade Marco Apicella. Por fim, a Scuderia Italia/Dallara veio novamente com o finlandês J. J. Letho.
Herbert e sua Lotus
Bonito bólido da Andrea Moda, a bordo o italiano Antonio Tamburini
A disputa foi muito interessante e com um ótimo nível. A semi-final foi disputada entre Tarquini e Letho e Herbert contra Tamburini. Passaram para a final Tarquini e Herbert e o título de 1991 ficou para o italiano da Fondmetal, a primeira equipe vencedora depois do tricampeonato da Minardi.
O pódio da edição de 1991, da esquerda para a direita: Herbert, Tarquini e Lehto.
Em 1992, a chuva foi a protagonista do evento. Caiu muita água em Bologna, dificultando ainda mais a competição no traçado travado. A quantidade de equipes participantes diminuiu para quatro. Emanuele Naspetti conduziu a March-Ilmor na primeira participação da equipe inglesa no torneio. Christian Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a participar da competição, pela Minardi, ao lado do Italiano Alessandro Zanardi. A Dallara/Scuderia Itália trouxe uma excelente dupla de pilotos: J. J. Lehto e o experiente Michele Alboreto. Por fim, a Lotus voltou com o fiel escudeiro Johnny Herbert.
Lehto no meio do aguaceiro com sua Dallara
Christian Fittipaldi e a belíssima Minardi. O brasileiro foi eliminado por Lehto na semifinal
Herbert fez a final com Lehto e conquistou o título para a Lotus, que nessa época começava a entrar em uma decadência de resultados na categoria máxima do automobilismo.
O campeão do Formula One Indoor Trophy na edição de 1992, Johnny Herbert. Note a curiosidade do amortecedor dianteiro exposto na lateral da carenagem do cockpit
Para 1993, teríamos a participação de mais um brasileiro, o paulista Rubens Barrichello, que havia estreado na Fórmula 1 naquele ano pela Jordan. A equipe irlandesa cedeu mais um carro para o obscuro e desconhecido italiano Vittorio Zoboli. A Minardi-Ford participou com Pierluigi Martini e a Lola/Scuderia Itália/Ferrari contou com Michele Alboreto e Fabrizio Barbazza. Apenas 3 equipes tomaram parte do torneio.
O pódio da edição de 1993, com Barrichello no topo do pódio, ladeado pelo segundo colocado Pierluigi Martini e o desconhecido Vittorio Zoboli.
Barrichello mostrou o talento jovem e sagrou-se campeão na final contra o experiente Pierluigi Martini. Zoboli aproveitou o bom acerto e a potência do motor Hart da Jordan para finalizar o torneio em terceiro.
Em 1994, não houve competição no Bologna Motor Show. Para 1995, apenas duas equipes participaram: Minardi e estreante Forti-Corse. Cada equipe levou três carros. Na Minardi, participaram Luca Badoer, o jovem e rápido Giancarlo Fisichella e Pierluigi Martini. A Forti Corse trouxe Andrea Montermini, Giovanni Lavaggi e Vittorio Zoboli. Luca Badoer foi o vencedor.
Andrea Montermini escapou e "pregou" a Forti Corse nos pneus
O desconhecido Vittorio Zoboli à bordo da Forti Corse
O campeão de 1995: Luca Badoer da Minardi. Foi o quarto título da equipe italiana no torneio, a maior vencedora
O ano de 1996 foi o último do Formula One Indoor Trophy. E justamente no "apagar das luzes", duas fortes equipes participaram: Ligier e Benetton. A equipe francesa, que contava com o forte motor Mugen-Honda V10, contou com a pilotagem do japonês Shinji Nakano e da revelação francesa Olivier Panis. A Benetton contou com a jovem dupla italiana Giancarlo Fisichella e Jarno Trulli. A Minardi, tradicional participante do torneio, teve na pilotagem do brasileiro Tarso Marques e do italiano Giovanni Lavaggi.
O brasileiro Tarso Marques no apertado cockpit da Minardi, no aguardo para entrar em ação
Foi um torneio bastante acidentado, com pancadas de Shinji Nakano (Ligier)...
... e Jarno Trulli (Benetton), que decepcionou mesmo tendo o melhor carro da competição
O jovem Fisichella, que corria na sua temporada de estréia pela Minardi na Fórmula 1, sagrou-se campeão do Formula One Indoor Trophy de 1996.
O pódio da edição de 1996: Fisichella (de macacão azul), Lavaggi (à esquerda, de macacão branco) e Tarso Marques (à direita, em segundo plano)
A partir de 1997, infelizmente o torneio com os carros e equipes da Fórmula 1 não foi mais realizado em Bologna.