Na década de 60, uma promoção agitou a criançada que gostava de carrinhos. O achocolatado Toddy lançou o concurso Mini - Mil Milhas Toddy. Os prêmios era muito legais e devem ter deixado a garotada maluca: capacete, pista de autorama, uniforme de corrida e um mini Karmann Ghia com motor a combustão de 4 tempos movido à gasolina e 3 HP´s de potência. Além de todos estes prêmios especiais, doze diferentes carrinhos que reproduziam diversos modelos de produção da nossa indústria nacional, em plástico e com aproximadamente 6 cm de comprimento. Para carrinhos produzidos na década de 60, até que a reprodução não deixa a desejar.
Apesar de serem feitos na década de 60, estes carrinhos ainda foram produzidos e vendidos nas décadas seguintes. Eu mesmo quando criança, na década de 80, tive diversos destes modelos. Estes dias, dando uma "sapeada" no Mercado Livre, eis que encontro uma coleção destes carrinhos à venda. O pacote com 6 carrinhos é vendido a vinte e cinco reais e o vendedor ainda me deu 3 carrinhos repetidos de brinde.
Fiz um vídeo apresentando os modelos e publiquei hoje no Youtube. Para ilustrar aqui no blog, seguem as fotos dos modelos em escala e os reais:
No automobilismo, eles transportam a principal atração das corridas: os carros. Mas não se limitam a isso. Levam também peças de reposição e toda a estrutura para um fim de semana de atividades. Carregam também as cores e patrocínios em suas cabines e baús. São os caminhões de transporte nas corridas, que na atualidade se modernizaram e levam estruturas como motorhomes, escritórios e hospitality centers.
Os caminhões de transporte já fizeram parte de diversas histórias do automobilismo, como por exemplo na disputa do título do mundial de Fórmula 1 de 1972. O caminhão que transportava a Lotus 72 de Emerson Fittipaldi a caminho de Monza, na Itália, sofreu um acidente na estrada a caminho do Grande Prêmio, capotando à beira da pista. A equipe teve que "suar a camisa" para deixar os carros prontos para o fim de semana. No final, deu tudo certo e Emmo venceu seu primeiro título mundial.
Nesta postagem selecionamos algumas fotos bem legais de diversos caminhões de transporte de várias equipes de Fórmula 1 e de carros esporte.
O escocês Jackie Stewart e o brasileiro Emerson Fittipaldi protagonizaram no início da década de 70 uma das maiores rivalidades da Fórmula 1. Entre 1970 e 1973, eles se alternaram nas disputas e vitórias nos campeonatos mundiais. Porém, fora das pistas, a relação entre os dois era amistosa e as idéias, principalmente em relação às necessárias melhorias em segurança do esporte, eram muito alinhadas.
Essa boa relação e a parceria de ambos com a Ford (afinal, suas respectivas equipes, Tyrrel e Lotus, usavam na Fórmula 1 motores da marca americana) fez com que os dois pilotos participassem em dupla das 6 Horas de Nurburgring, em 1973, etapa válida para o campeonato alemão e europeu de carros de turismo. A máquina utilizada foi o cupê esportivo Ford Capri 2.600. Infelizmente, Emmo e Jackie não finalizaram a prova, com problemas de embreagem.
Emmo e Jackie, rivalidade dentro das pistas, ótima relação fora delas
O ensaio fotográfico desta postagem volta para a década de 60, quando a Willys Overland era uma das principais fábricas de automóveis instaladas no Brasil. Seus produtos tinham muito alcance e aceitação pelo público brasileiro. A conta de publicidade da marca era cuidada pelo grande publicitário Mauro Salles. As vendas iam bem, o desempenho nas pistas de competição idem (graças ao sucesso das Berlinetas Interlagos e ao Gordini/Dauphine). E em 1966 a marca inovou em lançar uma campanha publicitária que continha fotos dos modelos da linha com modelos em trajes, digamos, ousados para a época. Confira!
O ano era 2004. A Internet nessa época ainda era um vasto campo a ser desbravado. As redes sociais praticamente não existiam. Restava aos aficcionados pelo universo automotivo, para busca de informações, as revistas especializadas e algumas produções de vídeos em DVD, uma vez que o Youtube só surgiria em 2005.
Era a época também da febre do tunning, disseminado principalmente pela franquia de Hollywood "Velozes e Furiosos". E embalada pela cena, a revista quatro rodas lançou nas bancas, nesse ano de 2004, um box com 3 DVDs de produções que mostravam o mundo do Tunning no Brasil e no mundo.
O box com os 3 DVD´s da Revista Quatro Rodas
Adquiri esse box à época e um DVD em específico me chamou muita atenção: a produção da revista inglesa Max Power sobre a cena de preparação japonesa, entitulada "Beast from the East".
A viagem para os jornalistas ao Japão foi em 1999 e o que eles viram foi algo como uma prévia do que apareceu em 2001 em Velozes e Furiosos. Muito dessa cena tunning migrou para os Estados Unidos nos anos seguintes, tomando grande parte do mundo da preparação automotiva dos yankees. Mas o que realmente me chamou a atenção nessa produção da Max Power foi a escolha dos carros e preparadores que foram mostrados e também o nível de preparação e esmero dos nipônicos.
Os ingleses tiveram contato e visitaram preparadoras muito conceituadas na terra do sol nascente, como por exemplo Top Secret, Ab-Flug, Trial, Ms Factory, Top Secret, VeilSide e Amameya´s. A seguir, detalho os principais carros e empresas preparadoras mostradas no vídeo, com detalhes técnicos e fotos dos modelos:
Top Fuel Civic
Imagine um Honda Civic hatch todo aliviado e com uma preparação que eleva a potência do motor de 4 cilindros a 500 cavalos de potência. Os números impressionam: 0 a 100 Km/h em 4 segundos e máxima de 300 Km/h. A melhor definição desse foguetinho é a que foi dada no vídeo: acelera e freia como uma motocicleta!
Subaru Impreza Coupé 2P - Trial
Este Subaru Impreza preparado em Osaka pela Trial chama atenção pela cor, um amarelo "racing", pelas belas rodas de 3 raios mas principalmente pela preparação de performance do tradicional motor boxer turbinado, que chega a 350 cavalos de potência.
Mazda RX7 Ab-Flug
Como se não bastasse a cor pink que mais parece uma embalagem de bombom "Sonho de Valsa", esse Mazda RX7 recebeu um body-kit exclusivo para a carroceria (com direito a capô dianteiro em fibra de carbono) e um veneno no motor rotativo que o faz debitar 450 cavalos de potência e levar esse torpedo para uma velocidade máxima de quase 300 Km/h.
O vídeo ainda mostra o Porsche 911 do presidente da Ab-Flug, pintado na mesma cor Rosa-Pink e com uma preparação de 700 cavalos de potência!
Nissan Skyline Ms Factory
Aqui a coisa começa a ficar séria. A preparação para esse Skyline permite que o motor 6 cilindros em linha turbinado chegue a impressionantes 980 cavalos de potência. O desempenho se traduz em uma máxima de mais de 320 Km/h. A se destacar também o agressivo body-kit instalado e uma pintura que muda de cor de acordo com a incidência da luz.
Mazda RX7 Amameya´s
Este RX7 foi totalmente modificado e seu "look" ficou muito próximo de um Porsche 911, só que roadster. A cor exclusiva e o interior totalmente customizado se destacam. A preparação elevou a potência para 390 cavalos.
Nissan Silva 200 SX Top Secret
A Top Secret é uma conceituada preparadora japonesa. A equipe chefiada por Mr. Nagata é capaz de preparar um motor 4 cilindros do Nissan Silvia para atingir impressionantes 800 cavalos. O modelo apresentado no vídeo está com muitos extras, como roll cage, pneus semi-slicks e bancos e cintos de competição.
Nissan Skyline Top Secret
Se você sem impressionou com o Silvia de 800 cavalos, então vai gostar desse Skyline: são 1.200 cavalos de potência, preparação extrema, biturbo, capaz de passar de 330 km/h de velocidade. Mr. Nagata em pessoa, o presidente da Top Secret, levou o jornalista da Max Power para um "Top Speed" em um túnel. A velocidade chegou a 328 Km/h. As imagens e sons são impressionantes!
O vídeo na integra, "Beasts from the East", produção da Max Power TV: