domingo, 29 de janeiro de 2006

A história diante de seus olhos




Veja só que coisa incrível. O fato ocorreu no início do mês de janeiro. Estava eu e minha namorada, de carro, seguindo rumo a casa dela, quando, em uma oficina próxima da Rua José Neves, Vila Santa Catarina, Zona Sul de São Paulo, me deparo com uma cena fantástica: alguns homens manobrando o Opala Stock Car campeão de 1993 com Ingo Hoffman, como o que você vê na foto acima. Fiquei boquiaberto. Minha namorada, que já desistiu de entender minha paixão, que por vezes beira a loucura, não entendeu nada. Para ela, era mais um carro de corrida colorido. Mas pra mim e para os amantes do automobilismo, trata-se de um carro histórico.
A pintura estava intacta, imaculada. Os apêndices aerodinâmicos, o chassi, as rodas e pneus, idem. A partir daí, começei a criar "caraminholas" na minha cabeça. "Será que vão desfigurar o carro, retirar os adesivos, lixar a pintura, retirar os aerofólios?". Pensando nisso é que vou dar uma passadinha naquela oficina de esquina para perguntar o paradeiro daquele histórico Stock Car.

Mais Puma




Recebemos a ilustre visita de Ricardo Bellote, que escreve para o site Web Motors. Ele deixou o link para uma super matéria de sua autoria sobre a história do Puma. O link é este:
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens_Conteudo.vxlpub?hnid=35438


Visita obrigatória!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Mil Milhas Brasil 50 anos - uma prova histórica



Quem esteve presente em Interlagos (como foi o caso do blig Best Lap) no último sábado presenciou uma corrida fantástica, muito disputada e emocionante. Após um pouco mais de dez horas, o Aston Martin DB9 pilotado por Nelsinho e Nelson Piquet, Hélio Castro Neves e pelo francês Cristophe Bouchut venceu as Mil Milhas brasileiras.





O evento foi marcado por diversos destaques. O vencedor da primeira Mil Milhas, o gaúcho Breno Fornari e sua carretera Chevrolet estiveram presentes nos boxes de Interlagos. Depois, Wilson Fittipaldi deu duas voltas na pista com o Copersucar FD-01, (restaurado pela Dana – aliás, tem outro modelo da equipe brasileira sendo restaurado por iniciativa desta empresa – que maravilha!), para delírio e aplausos da torcida, com direito até a homenagem dos bandeirinhas, agitando as coloridas na passagem do Fórmula 1. E por último, o vocalista do grupo Jota Quest, Rogério Flausino cantou o hino nacional. Outro destaque importantíssimo é que as Mil Milhas brasileiras farão parte, a partir do ano que vem, do calendário do Mundial Fia GT. Parabéns ao Antonio Hermann por esta super conquista.





A prova - O pole position, o protótipo ZF-Chevy V-8 do trio Felipe Giafone, Paulo Bonifácio (o Boni) e Vitor Meira abandonou cedo a disputa, após uma briga intensa nas primeiras voltas com o Aston Martin e o Corvette. Ocorre que o protótipo, que foi lindamente pintado de preto para a prova, já soltava fumaça desde o warm-up pela manhã. Na volta de número 57, o motor não resistiu ao forte calor e explodiu.


Depois a liderança alternou entre o Aston Martin, o Corvette e o Mercedes CLK DTM, seguidos de perto pelos Saleens e pelas Ferraris 575.


Destaques – no pelotão de trás, os bravos protótipos Spyder e o Omega V-8 da dupla Fernando e Fernanda Paiva (pai e filha), resistiram bravamente as dez horas e pouco de prova. Destaque também para a parte noturna da corrida e para a chuva que compareceu à prova por volta das 8 e meia da noite.




Frase do dia – é de autoria do querido Paulo Gomes, o “Paulão”. Quando perguntado sobre a máquina que iria pilotar na prova, o Corvette C5R, Paulão tascou um “é um ‘Carreteirão’”, numa alusão às antigas carreteiras que utilizavam motor V8 de Corvette.


Mil Milhas Brasil 50 anos – resultado final:


1 - Nelson Piquet/Nelson Ângelo Piquet/Christopher Bouchut/Helio Castroneves (Aston Martin DB9R)
2 - Tony Kanaan/Pedro Lamy/Giuliano Losacco/Raul Boesel (Mercedes CLK DTM)
3 - Antonio Hermann/Didier Theys/Jean Marc Gounon (Saleen SR-7)
4 - Giambattista Giannoccaro/Alessandro Pier Guidi/Toni Vilander (Ferrari 360 Modena)
5 - Hoover Orsi/Felipe Maluhy/Ricardo Maurício(Porsche 911 GT3)
6 - Robert Lechener, Tom Weickardt, Franz Konrad (Saleen S7R-R)
7 - Paulo Gomes/Mike Hezemans/Alencar Jr./Clemente Lunardi (Corvette)
8 - Max Wilson/Nonô Figueiredo/Marcel Visconde (Porsche 911 GT2)
9 - Rafael Derani/Walter Derani/Cesar Urnhani/Renato Cattalini (Porsche 911 GT3)
10 - Philip Peter/Thiago Marques/Tarso Marques/Paulo de Tarso (Ferrari 575)
11 - Lucas Molo/Maurício Neves/Nelson Siva Jr. (Ferrari 550)
12 - Uberto Molo/Claudio Capparelli/Istvan Minach (Alfa Romeo 156)
13 - Fernanda Parra/Fernando Parra (Omega)
14 - Sérgio Ribas/Peter Wiliam (Spyder)
15 - Rogério Castro/Luiz Freitas (Spyder)
16 - Carlos Tigueis/Ana Melo/Bel Melo/Leandro Mussio (Omega)
17 - Silvio Coelho/Cesar Visconti/Matheus Maccari (Spyder)
18 - Robson Duarte/Anailson Rui/Elton Dalcomo/Leandro Brandão (Vectra)
19 - Thiago Beilstrein/Roberto Martinez/Almir Donato (Spyder)
20 - Ricardo Dilser/Fernando Rebelato/Carlos Prado (Spyder)
21 - Fábio Souto Mayor/Henry Visconde/Luiz Coutinho/Ronaldo Sampaio (BMW M3)
22 - Cassio Paoletti/Carlos Carvalho/Rodrigo Garcia/Roberto Amaral (Omega)
23 - Francisco Longo/Daniel Serra/João Adibe (Maserati Trofeo Light)
24 - Paulo Roberto Bonifácio/Vitor Meira/Felipe Giaffone (ZF 01)
25 - Philip Peter/Luca Drudi/Marco Cioci (Ferrari 575/Giesse Squadra Corse)
26 - Paulo Salustiano/José Borges/Marcos Medeiros (Spyder)
27 - Aloysio Andrade/Ciro Aliperti (MCR GT1)

sábado, 21 de janeiro de 2006

Mil Milhas de Interlagos 2006 - vai começar o show




Pois é, meus amigos. Daqui a pouco estaremos em Interlagos acompanhando as emoções das Mil Milhas de Interlagos 50 anos. Será uma prova fantástica, muito disputada, com certeza. Contaremos tudo em detalhes posteriormente. Abaixo o grid de largada. E boa corrida a todos!


1 - Paulo Roberto Bonifácio/Vitor Meira/Felipe Giaffone
(ZF 01/Scuderia 111/GT1)

2 - Paulo Gomes/Mike Hezemans/Alencar Jr./Clemente Lunardi
(Corvette/GLPK Carsport/GT1)

3 - Tony Kanaan/Pedro Lamy/Giuliano Losacco/Raul Boesel
(Mercedes CLK DTM/Capuava/GT1)

4 - Philip Peter/Thiago Marques/Tarso Marques/Paulo de Tarso
(Ferrari 575/Giesse Squadra Corse/GT1)

5 - Nelson Piquet/Nelson Ângelo Piquet/Christophe Bouchut/Helio Castroneves
(Aston Martin DB9R/Cirtek Motorsport/GT1)

6 - Antonio Hermann/Didier Theys/Jean Marc Gounon
(Saleen SR-7/Konrad/GT1)

7 - Philip Peter/Luca Drudi/Marco Cioci
(Ferrari 575/Giesse Squadra Corse/GT1)

8 - Robert Lechener, Tom Weickardt, Franz Konrad
(Saleen S7R-R/Konrad Motorsport/GT1)

9 - Alcides Diniz/Tony Kanaan/Pedro Lamy/Raul Boesel
(Lister/Capuava Racing/GT1)

10 - Lucas Molo/Maurício Neves/Nelson Silva Jr.
(Ferrari 550/Tekprom/GT1)

11 - Giambasttista Giannoccaro/Alessandro Pier Guidi/Toni Vilander
(Ferrari 360 Modena/Scuderia Playteam/GT2)

12 - Max Wilson/Nonô Figueiredo/Marcel Visconde
(Porsche 911 GT2/Stutgart Sportcar/GT2)

13 - Hoover Orsi/Felipe Maluhy/Ricardo Maurício
(Porsche 911 GT3/Baluarte Racing/GT2)

14 - Aloysio Andrade/Ciro Aliparte
(MCR GT1/Nascar-Rebial/GT1)

15 - Francisco Longo/Daniel Serra/João Adibe
(Maserati Light/Maserati Competições/GT2)

16 - Otávio Mesquita/Marcel Visconde/Omilton Visconde/Beto Posses
(Porsche 911 GT3/Stutgart Sportcar/GT2)

17 - Rafael Derani/Walter Derani/Cesar Urnhani/Renato Cattalini
(Porsche 911 GT3/CRT/GT2)

18 - Uberto Molo/Claudio Capparelli/Istvan Minash
(Alfa Romeo 156/Tekprom/STC)

19 - Paulo Salustiano/José Borges/Marcos Medeiros
(Spyder/Top Speed/P2)

20 - Fernanda Parra/Fernando Parra
(Omega/Katalogo/STC)

21 - Thiago Belstrein/Roberto Martinez/Almir Donato
(Spyder/HT Guerra/P2)

22 - Fábio Souto Mayor/Henry Visconde/Luiz Coutinho/Ronaldo Sampaio
(BMW M3/Cobra Motorsport/STC)

23 - Edson Machado/Paulo Machado
(MV/Horus/GT1)

24 - Rogério Castro/Luiz Freitas
(Spyder/HT Guerra/P2)

25 - Carlos Tigueis/Ana Melo/Bel Melo/Leandro Mussio
(Omega/Tigueis/STC)

26 - Ricardo Dilser/Fernando Rebelato
(Spyder/Spyder Racing/P2)

27 - Silvio Coelho/Cesar Visconti/Matheus Maccari
(Spyder/HT Guerra/P2)

28 - Sérgio Ribas/Peter Wiliam
(Spyder/Spyder Racing/P2)

29 - Cassio Paoletti/Carlos Carvalho/Rodrigo Garcia/Roberta Amaral
(Omega/Coruja Competições/STC)

30 - Daywis Teixeira/Luiz Galafassi
(Spyder/Serata Motorsport/P2)

Curiosidades - carros de polícia pra lá de especiais

Só pode ser coisa de primeiro mundo, mesmo. Vejam só nas fotos a seguir o que pode se chamar, literalmente, de "polícia bem equipada". A relação habita o sonho de todo e qualquer aficcionado por carros esportivos.


Na Alemanha, os políciais tem a disposição o Porsche 911. Na Itália, os felizardos policiais podem perseguir os malfeitores de Lamborghini Gallardo. Já no Japão, não podia faltar o superesportivo Nissan Skyline, direto do filme Mais Velozes, Mais Furiosos. E na Inglaterra e Estados Unidos não podiam faltar os tradicionais Lotus e Corvette, respectivamente.

Assim, fica fácil perseguir bandidos!
















Special tanks to my friend Tarcisio, pelo envio das fotos.

terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Uma paixão moldada em fibra



A relação homem e carro, às vezes, transcende o simples fato da característica do "meio de locomoção". Certos modelos geram paixões estranhas, porém sinceras.


Para o jornalista e piloto nas horas vagas Flávio Gomes (dono do melhor site de automobilismo tupiniquim, o Grade Prêmio) o seu automóvel preferido é o DKW. Tanto o é que compete no campeonato paulista de antigos com um belcar "carreteira".


Para o ex-piloto e comentarista Edgard Mello Filho, o Chevrolet Opala foi um grande parceiro, tanto nas pistas (foi campeão da Divisão 3 - abre-se um parêntese: o melhor campeonato de turismo já existente no Brasil - na década de 70) quanto no campo de provas da engenharia da GM, onde trabalhou durante um tempo.


E uma das minhas paixões é o Puma. Simples, porém fantástico. Suas linhas arrojadas de esportivo, que lembram o fantástico Lamborghini Miura, sua pouca altura, os singelos faróis redondos, a genialidade da fibra de vidro... Meus caros, o Puma já tornou-se um clássico, digno de presença obrigatória em qualquer coleção de antigos que se preze.





O Puma foi a materialização do sonho de um carro esportivo no país, no fim da década de 60 e por toda a de 70, período que não tínhamos a presença dos importados, que só apareceram por aqui em 1990. Foi exportado para a América, Africa e Europa, como prova a foto acima, de um GTE no gelo da Suíça e desta abaixo, tirada em um encontro de "Pumeiros", quem diria, na Alemanha.




Pois é, meus amigos, paixão não se discute... Deixem comentários sobre suas paixões por modelos. Pode ser antigo, atual... opine!



Fórmula 1 2006 - BMW apresenta novo carro

O primeiro modelo da nova equipe BMW (que adquiriu a suíça Sauber) foi apresentado hoje em Valência, na Espanha, ao público e imprensa. O carro que será pilotado pelo alemão Nick Heidfeld e por Jaques Villeneuve (Canadá), será branco, lembrando o layout dos modelos da equipe Brabham dos anos 80, que também era propulsionada pela fábrica da Bavária.






Segundo os engenheiros, a adoção este ano do motor V8, mais compacto que o antigo V10, permitiu um novo pacote aerodinâmico.

O próximo lançamento oficial é o da Ferrari, no dia 24. Fique ligado no Best Lap para obter mais informações

Mil Milhas de Interlagos 2006




Olá amigos da velocidade! Estamos voltando neste ano que se inicia. E já em ritmo de classificação! Este fim de semana rola a Mil Milhas de Interlagos, que neste ano em que comemora 50 anos de história (salve Eloy Gogliano e Wilson Fittipaldi pai, o "Barão") terá a ilustre presença dos carros que competem no badaldo Fia GT. Um festival de Porsches, Ferraris, Aston Martins, Corvette, Sallen e companhia. E o Blig Best Lap estará acompanhando de perto todo o show, para contar pra vocês todos os detalhes desta grande festa.