quarta-feira, 17 de junho de 2020

Fiat Brava V6



Alguns projetos de customização e transformação de carros se destacam pela inovação e ineditismo. Um bom exemplo deste pensamento "fora da caixa" é o carro que apresentaremos aqui. Trata-se de um Fiat Brava HGT ano 2.000, que sofreu um swap de motor para uma unidade V6 24 válvulas do Alfa-Romeo 164 Super. O propulsor italiano "Busso" tem 3 litros de deslocamento e sem preparação já rende bons 192 cavalos de potência. No caso deste brava, o rendimento é de aproximadamente 230 cavalos. O ronco é animal! O câmbio também é da Alfa, de 5 marchas.


Além da mudança no motor, o carro está equipado com uma injeção programável FuelTech 400, escape feito em inox, barras estabilizadoras, embreagem de cerâmica feita pela Displatec, conjunto de freios do Fiat Marea Turbo e rodas de aro 17 polegadas.



























O canal do Youtube Hot Hatches Brasil fez uma matéria com o Brava V6




quinta-feira, 11 de junho de 2020

Saveiro "quadrada" de rally



Nos últimos dias rodou as redes sociais e Internet fotos de uma Saveiro de primeira geração, a famosa "quadrada", preparada para competições off-road. Pesquisando um pouco mais sobre as informações deste carro, descobrimos que trata-se de um modelo construído para a disputa do campeonato de rally cross country do Paraguai, um país com uma boa tradição nas provas de fora-de-estrada.


O carro foi montado pela equipe JOA Competições e a motorização utilizada é um quatro cilindros equipado com cabeçote de 16 válvulas. É possível ver que a estrutura da Saveiro é tubular e que mantiveram toda a lataria, com exceção da caçamba, que não tem mais a chapa original. Os estepes foram montados na parte final do carro, provavelmente para melhorar a distribuição de peso.


Para os amantes dos Volkswagens quadrados, como é o meu caso, ver uma Saveiro montada assim é motivo de muita curiosidade!












domingo, 7 de junho de 2020

Emmo e seus dois "torpedos" laranja



Exatamente 44 anos separam o momento das duas fotos abaixo. O personagem, a cor das máquinas e o palco são os mesmos: Emerson Fittipaldi, o laranja dos bólidos e o Autódromo de Interlagos, com a diferença que o traçado em 1970 tinha 7 mil metros de extensão, bem mais desafiador que a pista atual de 4 mil metros. A bordo da Lola T210, Emmo venceu uma das etapas da Copa Brasil de Automobilismo realizada em dezembro de 1970.


A "Lolinha" como era costumeiramente chamada na época, era leve e equipada com um motor de 1,8 litros de aproximadamente 250 cavalos. Era pintada na cor laranja, assim como outros carros que anteriormente tinham sido construídos pelos Fittipaldi, como o Fitti-Porsche e o Fusca de dois motores.








Avançamos 44 anos no tempo e Emmo teve a oportunidade de voltar a disputar uma prova internacional na etapa brasileira do FIA WEC, disputada em Interlagos no ano de 2014 (e nós acompanhamos a prova). Na época com 67 anos, Emerson disputou a prova na categoria LMGTEAm, com uma Ferrari F458 da equipe AF Corse. Na corrida, uma quebra de câmbio alijou o time de finalizar a prova. De qualquer forma, foi mais um capítulo da valiosa história de Emerson Fittipaldi.




A foto foi feita por mim direto da arquibancada "A" de Interlagos



sábado, 6 de junho de 2020

Corsa Piquet - um modelo raro



E já que o assunto aqui no blog está muito "anos 90" nas últimas matérias, voltamos ao ano de 1997, mais precisamente ao mês de julho daquele ano, para rememorar um Chevrolet Corsa muito raro. Trata-se do Corsa Piquet, uma encomenda especial da fabricante de alimentos Arisco para a General Motors do Brasil, em homenagem ao piloto Nelson Piquet. Na época, e por bons anos, a Arisco patrocinava o tricampeão de Fórmula 1.


A encomenda para a ação promocional foi de 120 exemplares de um modelo duas portas de motorização 1.0, o conhecido "Família 1" de 60 cavalos de potência e injeção eletrônica multiponto, Todos os carros eram pintados em um amarelo bem chamativo, equipados com as rodas de alumínio de aro 14 polegadas, que eram as mesmas utilizadas na versão esportiva GSi, montadas em pneus de medidas 185/60, além de emblemas exclusivos plotados nas laterais e na tampa traseira do carro, com o sobrenome Piquet e um símbolo em alusão à pintura do capacete do piloto.




De volta aos anos 90 - propagandas automotivas



Conversando com meu amigo Rafael Medeiros sobre assuntos automotivos, o tema de acessórios veio à tona com as propagandas de neon automotivo (postagem anterior realizada aqui no blog) e por uma publicidade da loja de rodas "Vagabond´s", muito famosa nos anos 90, enviada a mim pelo Rafa.


E nesse espírito dos anos 90, fui até a minha coleção de revistas antigas resgatar propagandas de acessórios automotivos. Foram muitas Auto & Técnica, Quatro Rodas, Autoesporte e Oficina Mecânica consultadas e escaneadas. O resultado está mais abaixo. São publicidades de oficinas de preparação como AutoGiro, Ancona, Allen, Beep Turbo, Giba Escapes, Racequip e Larus Turbo. Tem também muita loja de rodas conhecidas na época, como a Polirodas Colonial, Rodallas e a Vagabond´s, dona das publicidades mais "ousadas", com algumas beldades fazendo parte dos ensaios fotográficos.

Clique nas imagens para ampliar!