segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Endurance em Cascavel: Carros mais rápidos do Brasil reencontram circuito mais veloz do país


Temporada 2025 chega na metade com o esperado retorno da categoria ao circuito onde as máquinas superaram as médias horárias de 200km/h em 2023







Após quase dois anos de espera, chegou a hora de um reencontro que simboliza a emoção da velocidade no automobilismo brasileiro: neste fim de semana, o Endurance Brasil está de volta ao Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). A prova, com 3h20 de duração e que ocorre a partir das 12h30 deste sábado (9), marcará a reunião do show dos carros mais rápidos do país com a pista mais veloz do Brasil - o que ficou evidenciado na última visita da categoria ao oeste paranaense, quando as máquinas superaram a barreira dos 200km/h em velocidade média.


A última passagem do Endurance por Cascavel ocorreu em outubro de 2023, para a disputa da tradicional Cascavel de Ouro. A prova foi vencida pelo protótipo AJR de Ricardo Rodrigues, Leandro Romera e Pietro Rimbano, com vantagem de apenas 116 milésimos sobre a Ligier de Xandinho Negrão e Marcos Gomes. Antes disso, quem brilhou foi o Sigma P1 G5 de Vicente Orige, Luiz Henrique Bonatti e Vitor Genz: ainda nos treinos, foi do gaúcho a responsabilidade de cravar a volta mais rápida do fim de semana, com média horária de incríveis 205 km/h.


Além da velocidade, a prova será marcada por dois fatores especiais: o encerramento da primeira metade do campeonato e a disputa no fim de semana do Dia dos Pais. A data motivou a Associação dos Pilotos de Endurance (APE) a realizar uma promoção especial: todos aqueles que adquirirem ingressos para arquibancada ganham outro ingresso de brinde para levar o pai. As entradas nesta modalidade custam a partir de R$ 10, enquanto o acesso ao camarote está à venda a partir de R$ 195 (valores de meia-entrada). Todos os ingressos podem ser adquiridos no site da Disk Ingressos e garantem visitação aos boxes antes da prova e estacionamento grátis no autódromo, mediante lotação.






Na classificação do campeonato, Emilio Padron e Fernando Ohashi (Sigma P1 G5/Tech Force Racing) lideram na classe P1 e na geral, com uma vitória em três provas. Pela GT3, o trio de Marcel Visconde, Marçal Müller e Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R/Stuttgart Motorsport) domina com 100% de aproveitamento, enquanto Jacques Quartiero e Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport/Stuttgart Motorsport) vem na frente com duas vitórias na GT4. Já pelo Troféu Legends, o melhor colocado é Flávio Abrunhoza, que divide uma Ligier JS P320 com Daniel Lancaster e André Moraes Jr.


“A categoria do Endurance e a pista de Cascavel são referência e sinônimo de velocidade e estamos muito felizes de voltar a uma pista tão tradicional”, destacou o presidente da APE, Marco Pisani. “O público do Paraná é apaixonado por carros e por automobilismo e temos certeza de que será um fim de semana memorável”, destacou. A prova terá transmissão ao vivo pelo canal Acelerados na FastTV e canal oficial do Endurance Brasil no YouTube, com transmissão de programa especial na RedeTV! no fim de semana seguinte à prova.








Confira abaixo a programação completa do evento:

07 de Agosto de 2025 – Quinta-feira
11h00 às 12h00 Foto oficial do grid (somente carros no grid)
13h30 às 18h00 Treino Livre Endurance Brasil


08 de Agosto de 2025 – Sexta-feira
09h00 às 09h45 Treino livre oficial 1 – Categorias GT3 e GT4
09h55 às 10h40 Treino livre oficial 1 – Categorias P1
10h50 às 11h35 Treino livre oficial 2 – Categorias GT3 e GT4
13h00 às 13h45 Treino livre oficial 2 – Categorias P1
14h55 às 14h40 Treino livre oficial 3 – Categorias GT3 e GT4
14h50 às 15h35 Treino livre oficial 3 – Categorias P1


TREINOS CLASSIFICATÓRIOS
15h45 às 16h05 Treino Classificatório - CATEGORIA GT4
16h15 às 16h35 Treino Classificatório - CATEGORIA GT3
16h45 às 17h05 Treino Classificatório - CATEGORIA P1


09 de Agosto de 2025 – Sábado
09h00 às 09h20 Warmup
10h30 às 11h30 Visitação e Horário Promocional
12h00 Abertura de box
12h10 Fechamento de box
12h15 Hino Nacional Brasileiro
12h25 Placa de 5 minutos
12h30 Largada
16h00 Cerimônia de pódio








SOBRE O ENDURANCE BRASIL
O Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2025 são Stuttgart Porsche, Eurobike, Pirelli e Ballena.


Acesse:
https://www.endurancebrasiloficial.com/
https://www.instagram.com/endurancebrasiloficial/
https://www.facebook.com/endurancebrasil/
https://www.youtube.com/endurancebrasil/


Texto: Geferson Kern


domingo, 3 de agosto de 2025

RCM GT-01 - o nosso esportivo biposto


A brincadeira foi proposta pelos amigos e parceiros Fabio Ananias e Jorge Luis, líderes das excelentes plataformas O Grid de Largada e Motorsport And Road. Eles convocaram os amigos para criarem modelos de carros virtualmente, com a ajuda da inteligência artificial. A ideia me fez resgatar um projeto que havia idealizado há uns anos atrás, de um esportivo bi-posto com motor central-traseiro e tração traseira. Resgatei o desenho que fiz à época e atualizei a ficha técnica do esportivo. Entreguei todo esse material ao Fábio, que fez a mágica acontecer com a ajuda da inteligência artificial. O resultado ficou fantástico, do jeito que imaginei e desenhei. Confira!







O desenho feito por mim há um tempo atrás




A ficha técnica do modelo idealizado por mim:

- Esportivo bi-posto - 2 lugares
- Motor central traseiro V6 Biturbo
- Aproximadamente 500 cavalos de potência
- Câmbio Sequencial de alavanca, 6 marchas, SADEV ou X- Track
- Gerenciamento eletrônico Pro Tune ou Fueltech
- Bancos concha
- Rodas de liga leve aro 16 na frente e 17 atrás
- Suspensão independente com amortecedores reguláveis dianteiros e traseiros
- Asa traseira com regulagem de ângulo
- Chassi tubular em cromo molibdênio, carroceria em fibra de carbono com carenagens em fibra de vidro



Sport Protótipo Brasil - a nova categoria monomarca de protótipos



Foi apresentada oficialmente, na programação do fim de semana das 6 Horas de São Paulo - FIA WEC - em Interlagos, a nova categoria monomarca Sport Protótipo Brasil, que fará a sua primeira temporada da história o ano que vem, integrando o Campeonato Paulista de Automobilismo. O protótipo utilizado é o Sigma P1 em sua evolução G5, modelo produzido no Rio Grande do Sul e utilizado no Endurance Brasil e também no campeonato gaúcho de endurance. O formato será de monogestão, com os todos os carros equalizados e acertos equalizados. O formato da competição será de duas baterias sprint por etapa e a categoria fará parte integrante do Campeonato Paulista de Automobilismo.







A configuração dos Sigmas para este campeonato tem diferenças para os carros que disputam os campeonatos regulares. A ficha técnica do modelo dedicado para a Sport Protótipo Brasil está assim composta:

- Motor V8 Chevrolet LT1 6.2 litros (Corvette) - 450 cavalos
- Câmbio SADEV SLR90-20 - 6 marchas - trocas por borboletas no volante
- Eletrônica FuelTech FT700
- Ar-condicionado elétrico onboard
- Novo interior em fibra de carbono e couro
- Rodas e pneus GT4
- Downforce: 1.000 kilogramas força metro a 200 Km/h
- Peso: 980 Kg
- Comprimento: 5,20 metros
- Largura: 2,00 metros
- Altura: 1,10 metros






Os itens de segurança para o modelo sofreram evoluções e a ficha técnica revela os seguintes itens:

- Chassis construído 100% em Cromo-Molibdênio em alinhamento com regulamento FIA SCC-2001
- Célula de combustível de 100 litros em alinhamento com regulamento FIA FT3-1999
- Atenuador de impacto frontal em fibra de carbono padrão LMP3
- Atenuadores de impacto frontal de carbono padrão LMP3
- Painéis anti-intrusão laterais de alumínio aeronáutico
- Cinto de segurança de 6 pontos padrão FIA 8853-2016
- Extintor de incêndio onboard Lifeline Zero 360 FIA