quarta-feira, 27 de agosto de 2025

O especial da Alfa-Romeo 155 DTM no canal O Grid de Largada


No final do ano de 2024 fizemos junto do time do canal "O Grid de Largada", com os amigos Fábio Ananias e Jorge Luis um especial em formato de live no Youtube contando a história da Alfa-Romeo 155 do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo.


O programa foi muito legal, com diversos detalhes e histórias desse carro de corrida icônico. Deixo abaixo o vídeo para quem não assistiu e na sequência algumas fotos dessa "macchina" fantástica.
























































































segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Argentinos fazem a festa em Curvelo com vitórias de Tiago Pernía e Juan Ángel Rosso



Raphael Reis e Nelson Piquet Jr., na corrida 1, e o estreante Léo Reis, na prova complementar, colocaram a bandeira brasileira no pódio deste domingo. Enzo Gianfratti venceu mais uma na Copa Trophy, que viu top-3 também com Maria Nienkötter e Fernando Croce







Quem esperava ver um show de vitórias dos pilotos brasileiros no TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB neste domingo (17) em Curvelo viu dois triunfos de pilotos argentinos no Circuito dos Cristais. Diante de forte calor, com a temperatura ambiente beirando os 30ºC, Tiago Pernía (Honda YPF Racing) conquistou sua primeira vitória no conceito TCR ao liderar de ponta a ponta a corrida 1, pela manhã. Na prova complementar da etapa, foi a vez de Juan Ángel ‘Colo’ Rosso (Paladini Racing) levar seu Lynk & Co. ao terceiro triunfo na temporada 2025.


Pai e filho, Leonel e Tiago Pernía deixam Minas Gerais com um sorriso largo. O jovem de 21 anos anotou 65 pontos neste fim de semana e levantou o Troféu Driver of the Weekend by Ademicon. E Leonel abriu 112 pontos na liderança do campeonato.






Vitória inédita — Tiago Pernía foi o grande nome de uma prova em que seu principal recurso foi saber se defender bem da pressão de adversários muito mais experientes. O jovem de 21 anos largou na pole e manteve a dianteira, mas teve de lidar com a concorrência forte de Raphael Reis e Nelson Piquet Jr.
Raphael superou Nelsinho na largada, assumiu o segundo lugar e passou a atacar Tiago na liderança. O piloto do Honda Civic #85 viu o brasileiro crescer nos retrovisores até o momento em que os dois disputaram posição em confronto direto na entrada da Curva 1.


Foi então que Nelsinho tirou proveito da situação para tentar o bote e conquistar duas posições, o que quase foi possível, mas Tiago soube novamente defender a liderança, ficou logo à frente do companheiro de equipe e partiu para uma vitória apertada, com o colega de time no seu encalço. Foi o primeiro triunfo do jovem Pernía no TCR South America Banco BRB e também no TCR Brasil Banco BRB. Nelsinho e Rapha Reis completaram o pódio.








Leonel Pernía conquistou um resultado crucial para suas pretensões de título. Depois de ter largado em sexto, o líder do campeonato cruzou a linha de chegada em quarto. A situação ficou ainda mais favorável ao argentino por conta do infortúnio com Pedro Cardoso, que enfrentou problemas no turbo e sequer largou.


Na Copa Trophy, Enzo Gianfratti conquistou seu quinto triunfo na temporada, o primeiro correndo com o Cupra León preparado pela sua nova equipe, a G Racing Motorsport, em início de uma jornada promissora no conceito TCR.








Tiago festejou um feito duplamente inédito na sua carreira ao triunfar no TCR South America e TCR Brasil, além de ser o primeiro piloto a vencer pela categoria em Curvelo. “Foi uma corrida linda e é maravilhoso conquistar minha primeira vitória aqui. Além disso, por ser aqui no Brasil e ser o primeiro vencedor do TCR em Curvelo torna tudo ainda mais especial. Tive de me defender do Rapha, que estava bem rápido. Nós dois escapamos durante a disputa, passamos pela terra, e neste momento passei a ser pressionado pelo Nelsinho. Consegui novamente me defender muito bem em uma disputa de muito respeito com ele. Foi uma grande corrida”, comentou o dono da manhã.


Vencedor na Copa Trophy, Enzo Gianfratti saudou o trabalho da sua nova equipe em uma jornada de muito êxito no Circuito dos Cristais. “Um fim de semana muito legal para nós. Estreando pela G Racing com pole na Copa Trophy e agora também vitória. Muito feliz com os resultados que a gente vem conquistando, pela garra da equipe também, que tem feito um trabalho muito forte para me manter sempre na frente, na posição mais desejada. Me adaptei muito bem ao Cupra, que é mais traseiro, melhor ao meu estilo de pilotar, então essa troca de carro está sendo muito boa para mim”.









Léo estreia com pódio — A segunda prova deste domingo teve dois protagonistas claros. Juan ‘Colo’ Rosso deu o bote e superou o estreante Léo Reis na largada para assumir a primeira posição. Desde então, o experiente argentino tratou de defender bem sua posição e seguiu rumo à vitória, a terceira no campeonato sul-americana e a primeira do ano no certame brasileiro do TCR. Léo Reis cruzou a linha de chegada 0s5 atrás, enquanto Fabián Yannantuoni, companheiro de equipe de Juan Ángel, completou o pódio.


Na Copa Trophy, a vitória ficou com outro argentino, Adrián Chiriano (Honda YPF Racing). Destaque para Maria Nienkötter (Cobra Racing Team), que voltou a subir no pódio da categoria com o segundo lugar, enquanto Fernando Croce (PMO Racing) repetiu o resultado da manhã para registrar o terceiro posto.








Como curiosidade, Rosso venceu nesta nos três países que recebe o TCR South America em 2025. Além do triunfo em Curvelo, o piloto da Paladini Racing triunfou em Oberá, na Argentina, e em Mercedes, no Uruguai.


“Fim de semana muito desafiador. Sempre muito bom vencer, seja na Argentina, no Uruguai e no Brasil, então estou novamente bem feliz. Graças a Deus, pude vencer uma corrida muito parelha, disputada, então saio daqui bem contente com o que conseguimos. Sabia que é um circuito difícil de ultrapassar, então o principal foi tratar de não cometer erros, e no fim das contas deu tudo certo”, disse o vencedor da tarde.


Para Léo Reis, a jornada de estreia foi considerada muito bem-sucedida. “Foi um fim de semana de muito aprendizado. Nunca tinha andado em Curvelo, nunca havia pilotado em um TCR, e consegui fazer uma boa estreia. Dei o meu melhor. Tive um shakedown, dois treinos para me adaptar e acredito que andei bem. Lideramos o Q1, largamos na frente na corrida 2. Finalizamos a manhã em sétimo e agora em segundo, lutando pela vitória. Marcamos bons pontos nos campeonatos, acho que consegui mostrar meu potencial com uma adaptação bem rápida ao carro. Quero agradecer à W2 ProGP por toda a experiência. Mandaram bem demais em tudo. Sem eles, levaria muito mais tempo para entender o carro e a categoria. Temos muito a evoluir. Conseguimos bons resultados, e agora vamos por muito mais.”








Maria Nienkötter enfatizou novamente o que tem sido sua temporada de estreia no TCR, com muito aprendizado e conhecimento na bagagem. “Curvelo foi um grande desafio para nós. Saímos do frio da Argentina e Uruguai para corrermos aqui, mudando de 8, dez graus, para quase 30! Todos nós, de forma geral, sentimos muito o calor e o desgaste físico e também do carro. Mas acredito que conquistamos um grande resultado. Estamos vindo em uma crescente, então a cada corrida vamos evoluindo, chegamos mais perto do pessoal, todos muito mais experientes do que eu. Foi uma experiência muito legal aqui, e é muito bom levar para casa esses dois troféus”, disse a catarinense de 19 anos, falando sobre as conquistas no TCR South America e TCR Brasil no fim de semana.


Mais líder do que nunca — O fim de semana em Curvelo foi novamente favorável a Leonel Pernía, que ampliou a liderança na tabela de pontos e deu mais um passo rumo ao título do TCR South America e também ao superprêmio, o equivalente a R$ 2,5 milhões em insumos e incentivos para ascender ao grid da BRB Stock Car em 2026.








O argentino da Honda YPF Racing chegou a 462 pontos e abriu nada menos que 112 de frente para Nelson Piquet Jr., agora novo vice-líder do campeonato. Pedro Cardoso caiu para terceiro no certame continental, com 339 tentos, sete pontos à frente de outro brasileiro, Raphael Reis, quarto colocado, enquanto Juan Ángel Rosso fecha a lista dos cinco primeiros, com 305. O novo vencedor do TCR South America e do TCR Brasil, Tiago Pernía, é o sexto, com 250.


TCR South America Banco BRB, temporada 2025

Etapa 7, Circuito dos Cristais, Curvelo (MG)

Corrida 1, resultado final

1º - Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5) - TCR BR, 19 voltas em 27min14s656
2º - Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) - TCR BR, a 0s310
3º - Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) - TCR BR, a 1s957
4º - Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 3s110
5º - Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 6s605
6º - Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) - TCR BR, a 7s465
7º - Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) - TCR BR, a 7s843
8º - Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra León Competición) - TCR BR – T, a 18s260
9º - Celso Neto (BRA/Paladini Racing/Audi RS3 LMS) - TCR BR, a 25s810
10º - Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) - TCR BR – T, a 51s903
11º - Fernando Croce (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) - TCR BR – T, a 1min16a970

Não completaram

Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7)
Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) - TCR BR – T
Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) - TCR BR
Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) - TCR BR

Corrida 2, resultado final

1º - Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) - TCR BR, 22 voltas em 31min44s787
2º - Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) - TCR BR, a 0s534
3º - Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) - TCR BR, a 3s792
4º - Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 4s777
5º - Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) - TCR BR, a 9s948
6º - Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) - TCR BR, a 10s408
7º - Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5) - TCR BR, a 17s912
8º - Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) - TCR R, a 19s076
9º - Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 20s874
10º - Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) - TCR BR – T, a 59s841
11º - Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) - TCR BR – T, a 1min19s690
12º - Fernando Croce (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) - TCR BR – T, a 1 volta
13º - Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra León Competición) - TCR BR – T, a 4 voltas


Não completaram

Celso Neto (BRA/Paladini Racing/Audi RS3 LMS) - TCR BR, a 7 voltas
Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), a 18 voltas


Classificação do campeonato

1º Leonel Pernía, 462 pontos
2º Nelson Piquet Jr., 350
3º Pedro Cardoso, 339
4º Raphael Reis, 332
5º Juan Ángel Rosso, 305
6º Tiago Pernía, 250
7º Fabián Yannantuoni, 247
8º Fabricio Pezzini, 225
9º Genaro Rasetto, 163
10º Mariano Pernía, 146
11º Adrián Chiriano, 119
12º Luis Ramírez, 117
13º Enzo Gianfratti, 83
14º Maria Nienkötter, 76
15º Santino Balerini, 52
16º Léo Reis, 48
17º Joaquín Cafaro, 46
18º Benjamín Hites, 38
19º Exequiel Bastidas, 36
20º Juan Manuel Casella, 29
21º Carlos Silva, 20
22º Fernando Croce, 14
23º Celso Neto, 13
24º Tomás Fernández, 3



Imprensa no Brasil
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
rsiqueira@vicarbrasil.com.br; fsilva@vicarbrasil.com.br
(11) 9 5472 0163


Imprensa na Argentina
Santiago Di Pardo
santiago.dipardo@southamerica.tcr-series.com


domingo, 10 de agosto de 2025

Sábado histórico agita Tarumã no Marcas Brasil Racing



Dia teve seis corridas, dois classificatórios e disputas decididas até a última volta. Neste domingo, 10, serão mais quatro corridas, duas do MBR 1.6 e duas do MBR2000







Viamão (RS) - O Autódromo Internacional de Tarumã (RS) viveu, neste sábado (9), um daqueles dias que entram para o folclore do automobilismo. Foram nada menos que dois classificatórios e seis corridas no mesmo dia, somando baterias da 4ª etapa da temporada e duas provas remanescentes da etapa anterior, em Guaporé (RS). Pista seca na maior parte do tempo, depois de dias de chuva torrencial, ritmo alucinante e disputas até a última volta marcaram o roteiro.

A 4ª Etapa começou oficialmente com os classificatórios da MBR1.6 e da MBR2000. Na MBR2000 A, Gustavo Magnabosco, que faz dupla com Henrique Basso, cravou a pole para a equipe Roger Preparações. “Tenho de agradecer a toda a equipe pelo carro novo que já está largando na primeira posição. Tem muito trabalho pela frente ainda, mas estamos muito felizes”, comentou. Na MBR1.6 Super, Luiz Carlos Ribeiro colocou o Toyota Etios #44 da Ouro Car no topo. “O carro ficou bom. Agora que secou um pouco a pista, deu certo e conquistei P1”, comemorou o piloto gaúcho.

A primeira corrida da MBR1.6 foi uma aula de defesa. Largando na frente, Luiz Carlos Ribeiro segurou a liderança do início ao fim, mantendo Gustavo Magnabosco colado no retrovisor. “Foi muito bom ter vencido em casa. A corrida foi pegada demais, Magnabosco grudou e foi a corrida inteira na cola. Cansou o velhinho”, brincou o piloto da categoria Super. Pela Elite, Rafael Futsuki abriu o fim de semana com vitória estratégica no VW UP #777. “Muito bom começar assim. Foi uma corrida bem disputada. Fizemos uma corrida mais cabeça. Como nossos concorrentes da Elite estavam para trás, não tinha porque me envolver. Foi bem divertido e bora para as próximas”, disse.










Na primeira corrida da MBR2000 A e B, a disputa foi acirradíssima. Gustavo Magnabosco venceu com uma vantagem de 7s585, mas o pega pelo pódio, do 2º ao 4º lugares, teve uma diferença mínima de apenas 0s879. Pelo resultado, já dá para imaginar a intensidade dos 20 minutos de prova, com ultrapassagens e defesas de posição que mantiveram o público preso à ação até a bandeirada final. “Este carro nasceu vitorioso, com pole e vitória, e isso nos deixam muito orgulhosos de todo o trabalho que a equipe fez, depois do acidente que tivemos em Cascavel”, contou. Na B, Rodrigo Elger brilhou em sua estreia na pista gaúcha. “Primeira vez que ando em Tarumã pela MBR. É uma pista que gosto muito. Consegui andar no pelotão de frente, em P3 na geral e P1 na categoria. Não podia ser melhor”, garantiu. Entre os Seniores, Toninho Espolador, dupla de Kadu Silva, levou o VW Gol #88 ao topo. “A corrida foi perfeita. Larguei em terceiro na categoria, consegui ir para segundo e, no final, ultrapassar e ganhar entre os Seniores. Não teve nenhuma bandeira amarela”, lembrou.

A Corrida 2 da MBR1.6 começou com susto: na primeira volta, Luiz Carlos Ribeiro se envolveu em um toque com Fausto De Lucca e bateu forte, deixando a prova. Atendido pela equipe médica, saiu consciente e tranquilo. Rafael Futsuki aproveitou a relargada e garantiu vitória na Geral e na Elite. “É um sonho ganhar aqui em Tarumã, na Geral, com tantas feras no grid. Isto tem um peso enorme. Foi uma corrida longa que parecia que não acabava nunca mais”, avaliou. Na Super, Magnabosco elogiou o adversário: “Nesta corrida os parabéns ficam para o Rafinha. Eu não vinha poupando, eram milímetros para tentar tirar dele volta por volta, mas realmente ele estava muito rápido”.














Na MBR2000, a segunda corrida terminou sob bandeira amarela depois de um incidente entre Duda Bana e Junior Helte. Rafael Barranco venceu na A. “Foi sofrido segurar a primeira posição. O pessoal que vinha atrás tinha um ritmo muito forte e segurar toda essa turma é muito difícil.” Na B, Rodrigo Elger repetiu o topo. “Fiquei contente demais. Estou no caminho certo, andando na frente, aprendendo com os erros”, avaliou. Marcos Paioli, na Sênior A, comemorou a retomada do bom rendimento. “O carro já mostrou que está bom de novo e vamos embora. Tem mais duas corridas amanhã e vamos botar pra quebrar”, garantiu.

Corridas adiadas de Guaporé valem pontos neste sábado

Antes mesmo de todo esse agito, o sábado começou com duas corridas que ficaram pendentes da 3ª etapa, em Guaporé (RS), canceladas em julho devido à neblina.

Na MBR1.6 Super, Richard Heidrich Jr escalou o pelotão para vencer com o Fiat Uno #16. “A pista estava um pouco molhada, perigosa, mas fui arriscando”, contou o piloto. Pela Elite, Rafael Futsuki abriu o dia com vitória e pontos valiosos. “A corrida valeu pontos muito importantes no campeonato e é muito bom começar com a vitória”, observou.




















Na MBR2000 A, Fausto De Lucca, que faz dupla com Heidrich, voltou à luta pelo título. “Esta vitória nos coloca de novo vivos na briga pelo campeonato”, celebrou. Rodrigo Elger levou a B mais uma vez: “Foi uma pena não ter tido a quarta bateria lá, mas conseguimos repetir o bom resultado aqui em Tarumã”. E na Sênior, o vitorioso Marcos Paioli agradeceu à equipe pelo esforço: “Após o acidente de ontem no treino, eles trabalharam até 2h30 da manhã para deixar o carro perfeito”.

O domingo (10) fecha a etapa de Tarumã com mais quatro corridas — duas da MBR1.6 e duas da MBR2000 — prometendo manter o ritmo deste sábado histórico.

As provas têm transmissão ao vivo no canal oficial da Marcas Brasil Racing no YouTube (@marcasbrasilracing).

O MBR 2025 conta com patrocínio da Scherer Autopeças e Speedmax. Tem como fornecedores oficiais a Zanoello e RCP Racing/Sparco.



CONFIRA OS RESULTADOS - MBR 2025 - 4ª ETAPA - TARUMÃ (RS)



Classificatórios

MBR2000 A/B (cinco primeiros colocados)
1) #17 Gustavo Magnabosco/Henrique Basso, Roger Preparações, Renalt Kwid, 1m17s375
2) #56 Fausto De Lucca/Richard Heidrich Jr, Mig Motorsport, Chevrolet Onix, 1m17s564
3) #9 Rafael Barranco, Stumpf Preparações, VW Gol, 1m17s947
4) #34 Rodrigo Elger, Cacá Competições, Chevrolet Onix, 1m18s143
5) #72 Bernardo Cardoso/ Fabiano Cardoso, MP Competições, Chevrolet Onix, 1m18s188



MBR 1.6 Super/Elite (cinco primeiros colocados)

1) #44 Luiz Carlos Ribeiro, Ouro Car , Toyota Etios, 1m16s291
2) #63 Gustavo Magnabosco, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 1m16s754
3) #77 Wanderson Freitas, Sérgio Ferrari Racing, VW Polo, 1m16s857
4) #48 Gabriel Ymagava, Ymagava Racing, VW Polo, 1m16s986
5) #51 Fausto De Lucca, Mig Motorsport, VW Gol, 1m17s170



Resultados das Corridas 1 - Campeonato MBR 2025 – 4ª Etapa – Tarumã (RS)



MBR2000 A/B (cinco primeiros colocados)

1) #17 Gustavo Magnabosco/Henrique Basso, Roger Preparações, Renalt Kwid, 22m28s818
2) #72 Bernardo Cardoso/ Fabiano Cardoso, MP Competições, Chevrolet Onix, 22m36s403
3) #34 Rodrigo Elger, Cacá Competições, Chevrolet Onix, 22m37s076
4) #9 Rafael Barranco, Stumpf Preparações, VW Gol, 22m37s282
5) #92 Lamartine Pinotti, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 22m41s607



MBR 1.6 Super/Elite (cinco primeiros colocados)

1) #44 Luiz Carlos Ribeiro, Ouro Car , Toyota Etios, 23m27s029
2) #63 Gustavo Magnabosco, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 23m27s138
3) #51 Fausto De Lucca, Mig Motorsport, VW Gol, 23m41s725
4) #17 Henrique Basso, Roger Preparações, VW Gol, 23m41s729
5) #777 Rafael Futsuki, Cesinha Competições, VW UP, 23m41s922



Resultados das Corridas 2 - Campeonato MBR 2025 – 4ª Etapa – Tarumã (RS)


MBR2000 A/B (cinco primeiros colocados)

1) #9 Rafael Barranco, Stumpf Preparações, VW Gol, 22m36s610
2) #92 Lamartine Pinotti, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 22m38s777
3) #17 Henrique Basso/Gustavo Magnabosco, Roger Preparações, Renalt Kwid, 22m39s451
4) #34 Rodrigo Elger, Cacá Competições, Chevrolet Onix, 22m40s080
5) #72 Fabiano Cardoso/Bernardo Cardoso, MP Competições, Chevrolet Onix, 22m40s381



MBR 1.6 Super/Elite (cinco primeiros colocados)

1) #777 Rafael Futsuki, Cesinha Competições, VW UP, 20m54s300
2) #63 Gustavo Magnabosco, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 20m57s082
3) #77 Wanderson Freitas, Sérgio Ferrari Racing, VW Polo, 21m04s354
4) #48 Gabriel Ymagava, Ymagava Racing, VW Polo, 21m05s167
5) #21 Eduardo Pavelski, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 21m05s269



Resultados das Corridas 4 - Campeonato MBR 2025 - 3a Etapa - Guaporé (RS)

MBR2000 A/B (cinco primeiros colocados)

1) #56 Fausto De Lucca / Richard Heidrich, Mig Motorsport, Chevrolet Onix, 23m30s337
2) #9 Rafael Barranco, A, Stumpf Preparações, VW Gol, 23m35s648
3) #96 Marcos Paioli, A (S), Paioli Racing, Chevrolet Onix, 23m36s567
4) #92 Lamartini Pinotti, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 23m36s749
5) #34 Rodrigo Elger/ Cacá Schilipack, Cacá Competições, Chervolet Onix, 23m38s458



MBR (1.6) SUPER/ELITE (cinco primeiros colocados)

1) #16 Richard Heidrich Jr, JW Motorsports, Super, Fiat Uno, 23m41s519
2) #21 Eduardo Pavelski, Sérgio Ferrari Racing, VW Gol, 23m47s370
3) #77 Wanderson Freitas, Sérgio Ferrari Racing, Super, VW Polo, 23m47s428
4) #51 Fausto De Lucca/ Richard Heidrich Jr, Mig Motorsport, 1.6 Super, VW Gol, 23m48s019
5) #48 Gabriel Ymagava, Ymagava Racing, VW Polo, 23m49s296



Resultados completos: https://speedhive.mylaps.com/LiveTiming/89460F985CE2AC47-2147484484 ou no APP Speedhive


Programação Campeonato Marcas Brasil Racing – Etapa 4 – Tarumã (RS)

Local: Autódromo Internacional de Tarumã – Viamão (RS)
Extensão: 3.039 metros
Sentido: Anti-horário
Curvas: 9
Inauguração: 08/11/1970



Domingo – 10 de agosto

08h45 às 09h35 – Corrida 3 – MBR 1.6
10h00 às 10h50 – Corrida 3 – MBR2000
12h00 às 12h50 – Corrida 4 – MBR 1.6
13h30 às 14h10 – Corrida 4 – MBR2000
14h20 – Cerimônia de Pódio



Confira os locais e datas do calendário da MBR 2025:

1ª Etapa - 28/29/30 de Março - Campo Grande (MS)
2ª Etapa - 09/10/11 de Maio – Cascavel (PR)
3ª Etapa - 04/05/06 de Julho – Guaporé (RS)
4ª Etapa - 08/09/10 de Agosto – Tarumã (RS)
5ª Etapa - 03/04/05 de Outubro – Cascavel (PR)
6ª Etapa - 21/22/23 de Novembro – Londrina (PR)



Acompanhe as redes sociais do MBR
Instagram, Facebook, Youtube: @marcasbrasilracing



Site: https://www.marcasbrasilracing.com


Mais informações
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin +55 (13) 996.822.172


De pai para filho: Clã Foresti e Rafa Martins vencem no fim de semana do Dia dos Pais em Cascavel



Stuttgart Motorsport manteve 100% de aproveitamento, com vitórias de Müller/Maurício/Visconde na GT3 e Bertuccelli/Landi/Pedrosa pela GT4







O Endurance Brasil consagrou neste sábado (9) novos vencedores na temporada 2025 e com direito a comemoração especial. Afinal, trata-se do fim de semana de Dia dos Pais e a vitória coube a Victor e Lucas Foresti, pai e filho, acompanhados de Rafa Martins. A prova, válida pela quarta etapa da temporada, foi disputada no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Foi a segunda vitória dos Foresti - curiosamente, a primeira havia ocorrido também num fim de semana de Dia dos Pais, em 2024, no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO).

A Ligier JS P320 #42 assumiu a prova, de três horas e 20 minutos de duração, na metade da disputa. O triunfo, porém, se viu ameaçado com uma bandeira amarela a 20 minutos do final, após o abandono do AJR #128, de Sarin Carlesso/Matheus Morgatto, que largaram na pole position. Com o pelotão reagrupado, Foresti viu a diferença para o AJR #35, de Pedro Queirolo/David Muffato, cair drasticamente. Mesmo assim, conseguiu vencer de maneira confortável. “Essa vitória foi para o meu pai e para todos os pais. É muito bom estar aqui”, emocionou-se Lucas no pódio.

Entre os GTs, a Stuttgart Motorsport se manteve soberana na temporada. Pela GT3, o Porsche 911 GT3 R de Marçal Müller, Ricardo Maurício e Marcel Visconde assumiu a liderança na largada e venceu pela quarta vez em quatro provas, superando o Mercedes AMG GT3 de André e Miguel Rosário e de Enzo Elias. "Quando as estratégias são diversas entre as equipes, só no final da corrida é que você vai saber quem é o vencedor, ainda mais numa pista tão rápida quanto Cascavel”, destacou Maurício.

Pela GT4, Giuliano Bertuccelli, Luiz Landi e Enrico Pedrosa venceram pela segunda vez na temporada, empatando o placar de triunfos com Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, que chegaram no segundo posto. O trio soube se aproveitar das circunstâncias da corrida, com entradas diversas do Safety Car. “Ganhar é sempre bom. Conseguimos embolar a briga pelo campeonato com o Jacques, estamos tentando tirar a hegemonia dele. Está difícil, mas estamos brigando”, destacou Landi.

A próxima parada do Endurance Brasil em 2025 será o Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), que receberá uma rodada dupla, válida pela quinta e sexta etapas da temporada, dias 20 e 21 de setembro. A prova terá reforços importantes no grid, pela categoria GT3, com a chegada da Ferrari 296 GT3 de Reginaldo Nappi (GForce Autosport) e a volta da McLaren 720S GT3 de Marcelo Hahn (Blau Motorsport).



Confira o resultado final da prova em Cascavel:

1) Lucas Foresti/Victor Foresti*/Rafa Martins (#42 Ligier JS P320/Foresti Sports - P1) - 176 voltas em 3h21min07s634
2) David Muffato/Pedro Queirolo (#35 AJR/TMG Racing - P1) - a 7s532
3) Fernando Gorayeb/Adriano Buzaid (#88 Ligier JS P320/Foresti Sports - P1) - a 1 volta
4) André Moraes Jr./Daniel Lancaster/Flávio Abrunhoza* (#22 Ligier JS P320/GForce Autosport - P1) - a 4 voltas
5) Fernando Poeta*/Cláudio Ricci/Cole Loftsgaard/Andersom Toso (#88 Ligier JS P320/FTR Motorsport - P1) - a 5 voltas
6) Henrique Assunção*/Christian Rocha (#75 AJR/FTR Motorsport - P1) - a 6 voltas
7) Marcel Visconde*/Ricardo Maurício/Marçal Müller (#55 Porsche 911 GT3 R/Stuttgart Motorsport) - a 8 voltas
8) Enzo Elias/André Rosário/Miguel Rosário (#8 Mercedes AMG GT3/Scuderia Chiarelli - GT3) - a 9 voltas
9) Gaetano di Mauro/Guilherme Bottura/Arthur Pavie (#117 Ligier JS P320/BTZ Motorsport - P1) - a 13 voltas
10) Giuliano Bertuccelli/Enrico Pedrosa/Luiz Landi (#44 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport - GT4) - a 19 voltas
11) Jacques Quartiero*/Alan Hellmeister (#21 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport - GT4) - a 20 voltas
12) Marco Pisani/Gustavo Kiryla/Renan Guerra (#31 Ligier JS P320/GForce Autosport - P1) - a 21 voltas
13) Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues (#982 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport - GT4) - a 22 voltas
14) Sarin Carlesso/Matheus Morgatto (#128 AJR/JLM Racing - P1) - a 30 voltas
15) Henry Visconde*/Enzo Visconde/Kim Camelo (#64 BMW M4 GT4/Eurobike Motorsport-MC Tubarão - GT4) - a 137 voltas
16) Emilio Padron*/Fernando Ohashi (#11 Sigma P1/Tech Force - P1) - a 151 voltas
17) Ramon Alcaraz*/Márcio Mauro* (#718 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport - GT4) - a 156 voltas

*Pilotos aptos ao Troféu Legends















SOBRE O ENDURANCE BRASIL

O Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2025 são Stuttgart Porsche, Eurobike, Pirelli e Ballena.



Acesse:

https://www.endurancebrasiloficial.com/
https://www.instagram.com/endurancebrasiloficial/
https://www.facebook.com/endurancebrasil/
https://www.youtube.com/endurancebrasil/



Texto: Geferson Kern