Hoje a organização da Stock Car Pro Series apresentou o novo carro da categoria. Projetado pela Audace Tech, o modelo da principal categoria do automobilismo nacional contará com motorização quatro cilindros, duplo comando de válvulas e turboalimentado, de 2,1 litros, com a previsão de 500 cavalos de potência. O motor pesa apenas 130 quilos, com bloco e cabeçote usinados em alumínio. Além da novidade do conjunto motriz, o novo modelo contará com a função da asa móvel e o "push to pass".
O novo modelo da Stock Car Pro Series
A nova geração da categoria, nomeada de Audace SNG01, também contará com um câmbio da marca X-Track, sequencial, de acionamentos por borboleta no volante.
O volante foi todo remodelado, com assistência eletro-hidráulica, equipado com dashboard eletrônico no volante, uma Fueltech 700 Plus.
A eletrônica do novo carro terá conexão 5G, com o repasse das informações do carro tanto de telemetria para as equipes quanto para a transmissão de televisão.
Os freios serão da marca AP Racing, com 6 pistões na dianteira e 4 pistões na traseira.
A nova gaiola terá tubos de aço produzidos pela ArcelorMittal, com soldas feitas por robô.
Na suspensão, as mangas de eixo e braços utilizam materiais usinados, de alumínio e barras estabilizadoras com 5 ajustes de rigidez. Os pneus serão da marca Hankook.
Olhando a silhueta do protótipo, na foto de divulgação, o carro aparenta ter um entre-eixos maior do que o modelo atual e o aspecto "bolha" dos modelos da Stock Car usados até 2019, parece ter voltado. As informações repassadas dão conta de que a carroceria ainda passará por evoluções e transformações.
O novo carro já passou por mais de quatro mil quilômetros de testes, pilotado por Renan Guerra.
Os novos modelos serão entregues às equipes em 2024 e a categoria estreia a nova geração na temporada de 2025.
O novo propulsor é turbo e chega a debitar 500 cavalos de potência.
A ficha técnica divulgada pela categoria:
Motor: Audacetech Chevrolet ou Audacetech Toyota
Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
Eletrônica: Motec e Fueltech
Painel: Fueltech FT700 Plus
Peso: 1.100kg (2kg por cv)
Câmbio: XTrac P1529, sequencial e semiautomático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira
Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição
Amortecedores: Penske Racing
Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro
Visibilidade: câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira, além de câmera 360 graus interna. As duas primeiras disponíveis no display do piloto. As três usadas em transmissão de prova e app
Aerodinâmica: carenagem a definir. DRS, asa móvel em fibra de carbono
Projeto: Audacetech, ArcelorMittal, IPT e SENAI
Carroceria: Chevrolet e Toyota, material compósito (incluindo fibra de Carbono, fibra de Vidro, aramida e kevlar), simulações e testes. Fabricação Rallc
Chassi: tubos DP980R da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Homologação CBA
Entreeixos: 2.750 mm
Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados, com pastilhas Fras-le e pinças de competição AP Racing. Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
Simulação computacional: IPT e Siemens
Fabricação e prototipagem: ESPAS e Audacetech
Elementos de competição (motor e suspensão): MTR
Volante: Grid Engineering, modelo Stock Car
Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
Pneus: Hankook medidas 300-680x18 Hankook
Combustível: etanol
Tanque: instalado em cofre de fibra de carbono, é um contêiner de borracha deformável e resistente desenvolvido especialmente para competição, seguindo a classificação standard FT3 da FIA. Válvula de segurança anticapotagem e capacidade ajustável
Segurança: estrutura tubular em aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira em alumínio para absorção de impacto. Estruturas laterais em carbono, kevlar e aramida para absorção de impacto e dissipação de energia. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA
Achei interessante que em todo lugar que tem essas especificações, está com um erro claro em relação a potência.
ResponderExcluirSe o torque é 580nm até 6800RPM, então esse veículo teria 561,5 cavalos nessa rotação.