segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

VW Saveiro Street - o conceito da picape no Salão do Automóvel de 1997

 

Aproveitando que estamos falando dos protótipos e estudos da Volkswagen do Brasil para os Salões do Automóvel da segunda metade dos anos 90 (já mostramos aqui as Paratis EDP e EDPII), falaremos nesta postagem da Saveiro Street, um estudo para uma versão esportiva da picape, com base na geração 2 do modelo, apresentada ao público no Salão do Automóvel do ano de 1997.




O grande destaque da Saveiro Street era o seu visual. A picape estava pintada com uma cor dourada muito chamativa, mas ao mesmo tempo bonita. Todos os elementos, como pára-choques, espelhos, molduras, estavam pintados na cor do carro. Nas laterais e na tampa traseira, um adesivo denotava a versão "Street". As rodas utilizadas foram as belíssimas BBS do modelo Motorsport Edition, montadas em pneus de perfil bem baixo, o que mostrava que o apelo do modelo era mesmo esportivo. No grupo ótico dianteiro, era possível ver que as lentes dos faróis e piscas eram escurecidas e que a luz auxiliar era embutida, como nos modelos Gol GTI. O pára-choques ainda estava montado com faróis de neblina, também com máscaras escurecidas. Fechando os detalhes externos, ela estava equipada com saias laterais e também com um break-light acima do vidro traseiro. Era possível ver também uma grande e grossa saída de escape em material de alumínio.


O interior, o requinte se fazia presente com bancos revestidos em couro de cor clara, além de painéis, laterais de porta e o volante de três raios, na mesma cor. Uma alavanca de câmbio em material prateado foi instalada, bem como pedaleiras especiais de alumínio. Dava para perceber que o carro tinha o pacote completo de equipamentos, constando ar-condicionado, vidros-travas-retrovisores elétricos e som.




Infelizmente, depois de muito procurar, não encontrei detalhes técnicos de motorização, câmbio e conjunto mecânico de suspensões e freios. Porém, arrisco dizer que ela poderia estar equipada com o motor AP 2 litros de 8 válvulas do Gol GTI - e não o 16 válvulas, pois não havia no capô a famosa "bolha". De qualquer forma, seu design esportivo e ao mesmo tempo "limpo" conquistou muitos admiradores desta versão.












As lindas rodas BBS Motorsport Edition







O interior era todo revestido em cor clara






A pedaleira especial em alumínio








A grande saída de escape em material de alumínio







O grupo ótico dianteiro com lentes escurecidas e faróis auxiliares



Um comentário: