A terceira temporada da Fórmula Uno traria a principal novidade da sua história até então: a divisão entre as categorias Turbo e Aspirado. Com o lançamento do Uno Turbo no começo do ano no mercado nacional – o primeiro carro sobrealimentado de produção em série do Brasil – a Fiat decidiu introduzir o mini-esportivo nas competições, o que, por si só, já traria um incremento de velocidade para a competição.
Fábio Sotto Mayor, Ingo Hoffmann, Carlos Apezzatto e Nonô Figueiredo: algumas das feras da Fórmula Uno em 1994
Mas as novidades na categoria Turbo não paravam por aí: os carros passariam a utilizar pneus slicks da marca Goodyear, na medida 175/10 aro 13, montados em rodas de liga leve da Scorro. Na suspensão, foram utilizadas molas e amortecedores de competição, da marca Koni. O motor era o mesmo do carro de série: 4 cilindros sobrealimentado de 1.372 cm³, com injeção eletrônica multiponto da Magneti Marelli, comando de válvulas simples no cabeçote, que rendia 118 cavalos a 5.750 rotações por minuto e 17,5 kfgm de torque. A turbina utilizada era da marca Garrett, modelo T2, com 0,8 bar de pressão, e o propulsor ainda era equipado com intercooler e radiador de óleo. A caixa de câmbio era de 5 velocidades. Visualmente, o Uno Turbo de corrida era equipado com os mesmos pára-choques dianteiros e traseiros, apêndices da tampa traseira, das laterais e nas bordas das caixas de roda que a versão "civil" utilizava.
Pneus slicks (à esquerda) para os Turbos, pneus radiais para os Aspirados
O turbo foi a grande novidade para 1994
Na categoria Aspirados, os modelos eram equipados com motorização de 1.600 cm³, injeção eletrônica monoponto e pneus radiais Goodyear na medida 165/70 aro 13. Externamente, seguiam o mesmo esquema do Uno 1.6R: um visual mais limpo em comparação com a versão turbo.
Houve uma alteração na preparação no sorteio e distribuição dos motores para a nova temporada. Agora, os motores tanto da categoria Turbo quando da Aspirado eram originais de fábrica. A Greco Competições ficava com a incumbência de amaciar e revisar os propulsores e entregar para as equipes. Abertura de motor somente seria realizada após detecção de problemas. O sorteio agora somente seria realizado no começo do ano. Cada piloto seguiria com seu motor por toda a temporada, sendo que a preparadora entregaria os propulsores na sexta-feira e recolheria do domingo, após a corrida. Com todas essas mudanças, Fábio Greco, o dono da Greco Competições, tinha a expectativa de proporcionar mais igualdade entre os competidores.
João Mariano continuava à frente da preparação dos motores
A Fiat mais uma vez distribuiria como prêmio um Tempra 16V para o campeão da categoria principal, a Turbo, e dessa vez daria um Tipo para o campeão da categoria Aspirados. A temporada teria um total de dez etapas. No final do ano, a Fórmula Uno tinha levado às arquibancadas dos autódromos país afora uma média total de 20 mil espectadores.
1ª Etapa – Brasília – 1º de maio de 1994
Nos treinamentos para a primeira etapa em Brasília, detectou-se que o novo Uno Turbo já era cerca de dez segundos mais rápido que a versão aspirada. O pole position na categoria, o piloto Flávio Nonô Figueiredo – de volta à categoria depois de disputar em 1993 a Fórmula 3 Italiana – marcou o tempo de 2min28s148. Para efeito comparativo, o pole da categoria Aspirado – Beto Giorgi – cravou o tempo de 2min39s379.
Os pilotos davam as suas impressões do novo carro turbo e suas melhorias, em entrevista à revista Quatro Rodas: “o bom desempenho se deve também aos pneus slick´s”, relatava Nonô Figueiredo. “Mudou o estilo de dirigir”, confessou Carlos Apezzatto. “Agora, antes de reduzir a marcha, é preciso pisar nos freios para diminuir a velocidade, prestando atenção no painel que marca a pressão do turbo e os giros do motor. Com faixa de torque mais ampla que o motor aspirado, ele permite utilizar relações de marcha mais longas. Os pilotos precisam controlar a temperatura, pois os turbos trabalham melhor quando estão mais quentes”, revelava o piloto Atila Sipos, que tinha propriedade para falar: pilotou, na época do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, na década de 80, carros sobrealimentados – inclusive Fiat´s.
Com tudo pronto: pilotos, equipes, imprensa e público empolgados, a etapa de estreia tinha tudo para ser uma festa, no domingo 1º de maio de 1994. Mas, um fato triste que aconteceria naquele domingo mudaria para sempre o esporte a motor mundial.
A primeira categoria a correr no dia era a Aspirado. Beto Giorgi largou na ponta e liderou a corrida até a bandeirada, acompanhado de perto pelos irmãos Massa. Ao chegarem nos boxes, os pilotos encontraram um clima de tristeza e consternação: chegava a notícia da morte de Ayrton Senna, no Grande Prêmio de San Marini, em Ímola, disputado naquela manhã. Foi um pódio triste, sem champanhe e comemoração.
Beto Giorgi rumo à vitória na Aspirados
O autódromo entrou em um clima de tristeza profunda. Todos os pilotos, integrantes das equipes, jornalistas e o público não tinham mais clima para competição. Chico Serra, amigo pessoal e de longa data de Senna, estava profundamente abalado. Em respeito e homenagem ao tri-campeão que nos deixava, os pilotos da Categoria Turbo decidiram não correr. Apenas deram uma volta pela pista, em formação, com os faróis acessos.
Resultados finais em Brasília:
Categoria Aspirado:
1º - Roberto “Beto” Giorgi – 20 pontos
2º - José Massa Neto – 15 pontos
3º - Luiz Antônio “Titônio” Massa – 12 pontos
4º - Tino Vianna – 10 pontos
5º - Cláudio Gontijo – 8 pontos
6º - Ricardo Paparoni – 6 pontos
7º - Eduardo Garroux – 4 pontos
8º - Giuliano Losacco – 3 pontos
9º - Renato Bianco – 2 pontos
10º - Cláudio Campello – 1 ponto
Categoria Turbo:
Não houve corrida
2ª Etapa – Tarumã (RS) – 29 de maio de 1994
Em Tarumã, finalmente teríamos disputada a primeira etapa da categoria Turbo, que contaria nesta etapa com 24 carros inscritos. Os treinos no Rio Grande do Sul foram disputados com muita chuva e Aroldo Bauermann, piloto local, cravou a pole position com o tempo de 1min26s273 e média de 125,851 Km/h. O jovem Nonô Figueiredo, reclamando bastante de problemas na válvula do turbo do seu Uno, classificou-se em segundo.
Bauermann largou bem no domingo, com pista seca, e abriu vantagem para Nonô. O forte ritmo fez colocar o gaúcho cinco segundos no adversário, mas a condução agressiva cobrou o preço: os pneus de Bauermann simplesmente acabaram. O gaúcho não terminou a prova - abandonou na vigésima primeira volta - e falou à revista Quatro Rodas sobre o ocorrido: "quando sobem nas zebras, os pneus se desgastam rapidamente e o carro se desgarra a todo momento. Fica muito difícil controlá-lo." Bauermann ainda ficou com a melhor volta da prova, com o tempo de 1min19s973.
Alheio a tudo isso, Nonô, que foi o primeiro campeão da Fórmula Uno, categoria Graduados B, em 1992, caminhou para se tornar o primeiro vencedor de uma corrida da categoria Turbo. "Só consegui chegar ao fim da prova porque pilotei sem cometer nenhuma loucura. Tratei bem o Uno", explicou Nonô. Atila Sipos fechou a prova em segundo, seguido de Waltinho Travaglini.
Aroldo Bauermann à frente de Nonô, ainda no começo da prova na Turbo
Nonô conquistou a primeira vitória da história da Uno Turbo
Na categoria Aspirados, com um grid de 31 carros inscritos, a pole position foi conquistada por Paulo Scolari, com o tempo de 1min29s777 e 120,939 Km/h de média de velocidade. A briga na corrida foi quente entre Scolari e Tino Vianna - que havia largado na sétima colocação - pela vitória. Vianna venceu e Scolari terminou a prova na terceira posição. Ao descerem dos carros, Scolari acusou Vianna de atitude anti-desportiva, aspas para ele em entrevista à Quatro Rodas: "só perdi a liderança porque o Tino bateu na traseira do meu carro. Foi um golpe baixo". Tino Vianna deu a sua versão para o incidente, também para a revista Quatro Rodas: "não houve nada de anormal. O toque aconteceu porque ele brecou antes numa curva.". Scolari ficou ainda mais bravo e deu a sua réplica: "dizer que eu freei antes do tempo é uma desculpa de quem não sabe pilotar. Conheço esse circuito melhor do que ninguém para cometer um erro tão primário."
Tino Vianna venceu em Tarumã e assumiu a liderança do campeonato na Aspirados
Outro lance de emoção aconteceu com o piloto Fausto Bessa, que na décima sétima volta deu uma bela escapada de pista e destruiu seu carro na barreira de pneus. Bessa saiu do carro e ainda quase foi atropelado por um adversário ao atravessar a pista. No campeonato da Aspirado, depois dos resultados em Tarumã, o líder era Tino Vianna, com 30 pontos, seguido de Titônio Massa com 27 pontos e Beto Giorgi com 26 pontos.
Fausto Bessa bateu forte
Resultados finais em Tarumã:
Categoria Turbo:
1º - Flávio “Nonô” Figueiredo - média de 133,578 Km/h – 20 pontos
2º - Atila Sipos – 15 pontos
3º - Walter Travaglini – 12 pontos
4º - Rogério dos Santos – 10 pontos
5º - Paulo Gomes – 8 pontos
6º - Cláudio Girotto – 6 pontos
7º - Chico Serra – 4 pontos
8º - Adalberto Jardim – 3 pontos
9º - Walmir “Hisgué” Benavides – 2 pontos
10º - Nelson Silva Junior – 1 ponto
Categoria Aspirado:
1º - Tino Vianna - média de 120,938 Km/h – 20 pontos
2º - Luiz Antônio “Titônio” Massa – 15 pontos
3º - Paulo Scolari – 12 pontos
4º - Marcio Lott – 10 pontos
5º - Cláudio Gontijo – 8 pontos
6º - Roberto “Beto” Giorgi – 6 pontos
7º - José Massa Neto – 4 pontos
8º - José Mario Castilho – 3 pontos
9º - Rogério Motta – 2 pontos
10º - Ivan Mendes – 1 ponto
3ª Etapa - Interlagos (SP) - 12 de junho de 1994
A terceira etapa da Fórmula Uno seria disputada em Interlagos, a primeira de duas incursões no ano na pista de São Paulo. A vitória na categoria Turbo foi conquistada por Chico Serra, da equipe Alpi/Doral Motors. O resultado começava a colocar Serra na briga pelo título da categoria, que tem como líder Flávio "Nonô" Figueiredo.
A grande sensação da Turbo em São Paulo foi a estreia do tri-campeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet. Com o Uno de número 8 da equipe Taurus/Sinal, Piquet conquistou uma modesta décima primeira colocação no grid de largada. E ele explicou seu desempenho à equipe de reportagem da revista Auto Esporte: "precisava treinar mais. O pessoal daqui conhece esse carro de trás para frente. Eu só andei um pouco, não consegui ser rápido o bastante, mas deu para me divertir. A categoria é muito competitiva, tem uma boa fórmula de custo baixo que permite a participação de muitos pilotos. Só que eu não acho que seja a melhor opção para quem quer correr no exterior, porque tem tração dianteira." Na prova, Piquet enfrentou problemas ainda na largada com superaquacimento do turbo.
Nas fotos acima, a grande atração da Uno Turbo em São Paulo: Nelson Piquet
Na categoria Aspirados, os irmãos Massa, da equipe Belco/Banespa fizeram a dobradinha, com a vitória de José Massa Neto e a segunda posição de Titônio Massa. José Mário Castilho completou o pódio.
Resultados finais:
Categoria Turbo:
1º - Chico Serra - 15 voltas em 31min18s695 - 20 pontos
2º - Leonel Friedrich - 15 pontos
3º - Flávio "Nonô" Figueiredo - 12 pontos
4º - Xandy Negrão - 10 pontos
5º - Guto Negrão - 8 pontos
6º - Nelson Silva Junior - 6 pontos
Categoria Aspirado:
1º - José Massa Neto - 20 pontos
2º - Luiz Antônio “Titônio” Massa – 15 pontos
3º - José Mario Castilho - 12 pontos
4º - Fred Marinelli - 10 pontos
5º - Eduardo Garroux - 8 pontos
6º - Ricardo Paparoni - 6 pontos
7º - Roberto "Beto" Giorgi - 4 pontos
4ª Etapa - Brasília (DF) - 3 de julho de 1994
Em Brasília, a vitória na categoria Turbo foi conquistada por Fabinho Sotto Mayor. O campeão da categoria Graduados A em 1992 largou na quinta colocação e, diante de 12 mil torcedores presentes nas arquibancadas, assumiu a ponta na terceira volta de prova. A partir de então, Fabinho imprimiu um ritmo forte que levou ao desgaste acima do normal dos seus pneus slick´s. O final de prova para Fabinho foi tenso, conforme ele explicou para a reportagem do anuário Automotor: "comecei a perder rendimento da metade para o final e o Chico Serra e o Leonel Friedrich se aproximaram muito. Ainda tive um problema de pressão no turbo no finalzinho. Se tem mais uma volta, eu não ganho."
Fábio Sotto Mayor andou forte para vencer na Uno Turbo
Na categoria Aspirados os irmãos Massa conquistaram a segunda dobradinha seguida, dessa vez com a vitória de Titônio Massa e o segundo lugar para José Massa Neto.
Categoria Turbo:
1º - Fábio Sotto Mayor - 20 pontos
2º - Adalberto Jardim - 15 pontos
3º - Leonel Friedrich -12 pontos
4º - Chico Serra - 10 pontos
5º - Paulo Carcasci - 8 pontos
6º - Xandy Negrão - 6 pontos
7º - Atila Sipos - 4 pontos
8º - Walter Travaglini - 3 pontos
9º - Djalma Fogaça - 2 pontos
10º - Paulo Gomes - 1 ponto
Categoria Aspirado:
1º - Luiz Antônio “Titônio” Massa – 20 pontos
2º - José Massa Neto - 15 pontos
3º - Cláudio Gontijo - 12 pontos
4º - Marcio Lott - 10 pontos
5º - Rogério Motta - 8 pontos
6º - Eduardo Garroux - 6 pontos
7º - Giuliano Losacco - 4 pontos
5ª Etapa - Goiânia (GO) - 7 de junho de 1994
Na quinta etapa do campeonato, a organização da Fórmula Uno decidiu promover uma importante mudança no regulamento: os motores, que passariam a ser sorteados e distribuídos aos participantes a cada prova, como era realizado até o ano anterior. A decisão foi tomada em virtude da reivindicação de 89% dos pilotos da categoria Aspirados (sob a alegação de que os irmãos Massa estavam passando a dominar a disputa) e 70% dos pilotos da categoria Turbo. A mudança entraria em vigor na etapa seguinte, em Londrina (PR).
O clima em Goiânia era de muito calor no fim de semana da corrida, Na categoria Turbo, a pole position foi conquistada por Atila Sipos, que largou bem e manteve a ponta. A melhor largada foi a de Paulo Gomes, que saiu de quinto para segundo e logo alcançou Sipos para tomar a liderança. Prevendo um grande desgaste de equipamento, Paulão arrefeceu o ritmo e chegou a ser ultrapassado por Antônio Jorge Neto e Luiz Calil. Em entrevista para a reportagem da revista Quatro Rodas, Paulão descreveu este momento da corrida: "os dois chegaram muito loucos. Percebi que pedaços de pneus dos carros deles estavam se soltando e facilitei a ultrapassagem para economizar meu equipamento". Foi a melhor decisão e após seis voltas, Paulão retomou a ponta para não mais perdê-la. Adalberto Jardim também foi destaque, largando em nono e finalizando na segunda posição.
Paulão Gomes conquistou a sua primeira vitória na história da Fórmula Uno. Paulão, que disputa a categoria desde o primeiro ano, em 1992, falou com a equipe de reportagem da Quatro Rodas depois da corrida: "muita gente deve perguntar porque um cara como eu, com tantas vitórias no automobilismo, ainda não havia vencido na Fórmula Uno. A resposta é simples: não sei. Falta de sorte, motor, problemas... Quando meu carro não quebrava, eu sempre estava entre os cinco primeiros. Mas chegou a minha vez. No sábado, senti que o carro estava bom de motor e chassi. Caprichei na regulagem pensando em poupar pneus. Dentro da minha tática de corrida, pulei para a ponta na largada, perdi posições mas retomei o primeiro lugar com o Adalberto Jardim em segundo. Ele se aproximou, justamente por causa da minha economia de pneus. Na hora em que o Jardim encostou, acelerei mais e ganhei. Agora vamos ao título, pois estou embalado. Do décimo lugar, saltei para quarto. Que beleza hein? Será uma guerra e me sinto preparado para enfrentá-la."
Paulão Gomes finalmente venceu na Fórmula Uno
No campeonato da Turbo, a briga estava bem apertada: Chico Serra era o líder neste momento com 34 pontos, seguido de Adalberto Jardim com 33 pontos e Nonô Figueiredo com 32 pontos. Leonel Friedrich e Paulão Gomes estavam por perto, com 29 pontos, e Fabinho Sotto Mayor, com 28 pontos.
Na categoria Aspirados José Massa Neto conquistou mais uma vitória no ano. O grid era composto na ponta pelo pole position, Beto Giorgi, seguido de José Mario Castilho e José Massa Neto. Titônio Massa ficou pelo caminho, ainda na volta de aquecimento, com uma quebra de câmbio. A briga pela vitória foi emocionante e levantou o público presente nas arquibancadas.
José Massa Neto falou para a equipe de reportagem da revista Quatro Rodas após conquistar a vitória, aspas para ele: "não sou muito de acreditar em previsões. Principalmente em corridas de automóveis... Mas já nos treinos, notei que meu carro estava bem preparado. Como minha intenção era fazer uma corrida para marcar pontos, preferi não forçar a largada. Esperei o pole Beto Giorgi cometer um erro depois de duas ou três voltas e coloquei por dentro na entrada da reta. Foi o momento mais emocionante. Descemos a reta lado a lado e consegui ultrapassá-lo. Acontece que José Mario Castilho, o terceiro, estava colado e passou por nós. Com essa manobra, ele ficou muito por fora na Curva 1, possibilitando que eu desse o troco. Uma vez que os dois ficaram brigando entre si, pude abrir distância. Foi um passo decisivo para conquistar minha segunda vitória na Uno."
José Massa Neto venceu em Goiânia e se colocou como favorito ao título na Aspirados
Resultados finais:
Categoria Turbo:
1º - Paulo Gomes - 20 pontos
2º - Adalberto Jardim - 15 pontos
3º - Djalma Fogaça - 12 pontos
4º - Walter Travaglini - 10 pontos
5º - Fábio Sotto Mayor - 8 pontos
6º - Ingo Hoffmann - 6 pontos
7º - Luiz Otávio Paternistro - 4 pontos
8º - Paulo Carcasci - 3 pontos
9º - Leonel Friedrich - 2 pontos
10º - Atila Sipos - 1 ponto
Categoria Aspirado:
1º - José Massa Neto - 20 pontos
2º - José Mario Castilho - 15 pontos
3º - Roberto "Beto" Giorgi - 12 pontos
4º - Rogério Motta - 10 pontos
5º - Ricardo Paparoni - 8 pontos
6º - Tino Vianna - 6 pontos
7º - Cláudio Gontijo - 4 pontos
6ª Etapa - Londrina (PR) - 4 de setembro de 1994
Chico Serra conquistou sua segunda pole position na temporada em Londrina, mas foi alvo de suspeitas pelo organizador da categoria, Fábio Greco, pelo suposto desempenho acima das expectativas. Depois de um tenso bate-boca entre Serra e Greco, os fiscais realizaram a vistoria e nada de anormal detectaram. E o bom desempenho nos treinos se confirmou na corrida, com a vitória de Chico, que com o resultado ampliou sua liderança no campeonato, com 54 pontos.
Chico Serra venceu em Londrina e manteve a liderança no campeonato da Turbo
Na categoria Aspirados, o líder do campeonato José Massa Neto não repetiu os ótimos resultados das etapas anteriores, sofrendo com problemas na bomba de gasolina de seu Uno. A vitória ficou com Tino Vianna, a segunda dele na temporada. No campeonato, José Massa Neto continuava líder com 82 pontos, seguido de seu irmão Titônio com 66 pontos e Tino Vianna com 59 pontos.
Mais uma vitória para Tino Vianna na temporada da Aspirados
Resultados finais:
Categoria Turbo:
1º - Chico Serra - 20 pontos
2º - Xandy Negrão - 15 pontos
3º - Adalberto Jardim - 12 pontos
4º - Atila Sipos - 10 pontos
5º - Luiz Otávio Paternostro - 8 pontos
6º - Paulo Gomes - 6 pontos
7º - Flávio "Nonô" Figueiredo - 4 pontos
8º - Paulo Carcasci - 3 pontos
9º - Guto Negrão - 2 pontos
10º - Leonel Friedrich - 1 ponto
Categoria Aspirado:
1º - Tino Vianna - 20 pontos
2º - Roberto "Beto" Giorgi - 15 pontos
3º - José Mario Castilho - 12 pontos
4º - Márcio Lott - 10 pontos
5º - José Massa Neto - 8 pontos
6º - Cláudio Gontijo - 6 pontos
7º - Luiz Antônio “Titônio” Massa - 4 pontos
8º - Eduardo Garroux - 3 pontos
9º - Rogério Motta - 2 pontos
7ª Etapa - Caruaru (PE) - 25 de setembro de 1994
A Fórmula Uno foi responsável pela primazia de realizar a primeira etapa de um campeonato nacional de automobilismo no Nordeste, com a sétima etapa da temporada, no autódromo de Caruaru, em Pernambuco. O circuito com o traçado de 3.180 metros foi inaugurado em dezembro de 1992 e recebeu no fim de semana da corrida um ótimo público de 12 mil torcedores em suas arquibancadas. A CBA solicitou, para receber a Fórmula Uno, algumas adequações, como aumentar a extensão dos guard-rails e reforçar os muros de proteção dos boxes e das curvas.
A caravana da Fórmula Uno em direção a Caruaru contou com cinco carretas para transportar os carros das duas categorias e quatro caminhões-baú para levar os oitenta motores. Já pilotos, mecânicos e integrantes das equipes se locomoveram de diversas formas: carro, ônibus e avião. Quem estava bastante feliz com a ida da categoria ao Nordeste era o piloto local Rogério dos Santos, que disse ao repórter da revista Quatro Rodas que "minha maior vitória foi a realização da corrida." O piloto ainda ajudou muitos pilotos e equipes com hospedagem em hotéis da região.
Rogério dos Santos, o grande personagem da etapa em Caruaru
Na categoria Turbo, a vitória foi conquistada por Paulo Gomes - dedicando a sua segunda vitória na temporada ao seu velho amigo Luis Antônio Greco, morto em 1992 -, que chegou nos 55 pontos e encostou de vez no líder do campeonato, Chico Serra, que agora tinha 60 pontos e em Caruaru tinha chegado apenas na sexta colocação. Nonô Figueiredo era o terceiro na tabela, bem perto, com 51 pontos.
Paulo Gomes venceu mais uma em 1994
Mas a grande corrida do fim de semana em Caruaru foi da categoria Aspirados. Ainda nos treinamentos, o ator/piloto Alexandre Frota escapou na curva 9 e capotou espetacularmente. O carro não ficou em condições para disputar a prova, mas o estreante se consolou com o fato de que a curva, depois do incidente, passou a se chamar "Curva do Frota".
O ator Alexandre Frota capotou e acabou batizando uma curva no traçado de Caruaru
A corrida foi muito agitada e repleta de acidentes, como por exemplo o toque entre Tino Vianna e Fernando Angelieri. Ao todo, onze pilotos tiveram algum tipo de punição. Alguns pilotos deram sua opinião sobre a crescente "baderna" na pista: "os pilotos estão correndo sem disciplina, batendo de maneira inconsequente", desabafava Titônio Massa para a revista Quatro Rodas. O piloto da Paraíba Valdeno Brito, que foi muito bem na etapa de Caruaru, também falou sobre o assunto: "conquistei o terceiro lugar porque me livrei de uns cabras que pareciam loucos!" A vitória ficou com Beto Giorgi, seguido de José Mário Castilho e Valdeno Brito, que foi o destaque do fim de semana.
Momento do toque entre Tino Vianna e Fernando Angelieri, na prova da categoria Aspirados
Beto Giorgi faturou a prova na Aspirados
Resultados finais em Caruaru:
Categoria Turbo:
Pole position: Atila Sipos, com 1min45s629 - média de 115,877 Km/h
Melhor volta: Flávio "Nonô" Figueiredo, com 1min46s418 - média de 115,018 Km/h
1º - Paulo Gomes - 17 voltas em 30min32s098 - média de 113,575 Km/h - 20 pontos
2º - Flávio "Nonô" Figueiredo - 15 pontos
3º - Leonel Friedrich - 12 pontos
4º - Fábio Sotto Mayor - 10 pontos
5º - Nelson Silva Junior - 8 pontos
6º - Chico Serra - 6 pontos
7º - Cláudio Girotto - 4 pontos
8º - Adalberto Jardim - 3 pontos
9º - Carlos Apezzatto - 2 pontos
10º - Xandy Negrão - 1 ponto
Categoria Aspirado:
Pole position: Roberto "Beto" Giorgi, com 1min53s738 - média de 107,615 Km/h
Melhor volta: Roberto "Beto" Giorgi, com 1min53s895 - média de 107,468 Km/h
1º - Roberto "Beto" Giorgi - 16 voltas em 30min44s023 - média de 106,203 Km/h - 20 pontos
2º - José Mario Castilho - 15 pontos
3º - Valdeno Brito Filho - 12 pontos
4º - Fausto Bessa - 10 pontos
5º - Giuliano Losacco - 8 pontos
6º - Luiz Antônio “Titônio” Massa - 6 pontos
7º - Eduardo Garroux - 4 pontos
8º - José Massa Neto - 3 pontos
9º - Maurício Soares - 2 pontos
10º - Sérgio Cunha - 1 ponto
8ª Etapa - Guaporé (RS) - 30 de outubro de 1994
A Fórmula Uno foi de Norte a Sul para a realização da oitava etapa do campeonato, em Guaporé (RS). E foi lá que Paulão Gomes conquistou sua segunda vitória consecutiva na temporada e assumiu a ponta do campeonato com 75 pontos. Seu adversário mais próximo na tabela naquele momento, Chico Serra, terminou a prova numa modesta sexta colocação e ficou distante 11 pontos do líder Paulão. O terceiro colocado no campeonato neste momento era Adalberto Jardim, com 58 pontos.
Paulão venceu de novo e foi para a liderança do campeonato na categoria Turbo
Na categoria Aspirados, tivemos a vitória inédita da Fausto Bessa, que largou na pole position. Destaque novamente para Valdeno Brito, que terminou a corrida em uma ótima quarta colocação. O campeonato de pilotos neste momento tinha como líder José Massa Neto com 91 pontos, seguido de Beto Giorgi com 77 pontos e José Mário Castilho com74 pontos.
Fausto Bessa falou à equipe de reportagem da revista Quatro Rodas sobre seu triunfo: "para quem sentou pela primeira vez em um carro de corrida em junho de 1993, a pole position e a vitória em Guaporé só tinham que resultar num choro instantâneo, assim que recebi a bandeirada. Foi a certeza de um grande passo no automobilismo e de que não vou mais bater como nas três primeiras corridas do ano, quando fui até chamado de barbeiro."
Fausto Bessa foi bem e venceu na categoria Aspirados
Resultados finais em Guaporé:
Categoria Turbo:
Pole position: Luiz Otávio Paternostro, com 1min25s461, média de 129,743 Km/h
Melhor volta: Fábio Sotto Mayor, com 1min26s188, média de 128,649 Km/h
1º - Paulo Gomes - 21 voltas em 30min31s789, média de 127,115 Km/h - 20 pontos
2º - Atila Sipos - 15 pontos
3º - Adalberto Jardim - 12 pontos
4º - Rogério dos Santos - 10 pontos
5º - Nelson Silva Junior - 8 pontos
6º - Chico Serra - 6 pontos
7º - Walter Travaglini - 4 pontos
8º - Paulo Carcasci - 3 pontos
9º - Luiz Antônio Chies - 2 pontos
10º - Luiz Otávio Paternostro - 1 ponto
Categoria Aspirado:
Pole position: Fausto Bessa, com 1min31s301, média de 121,445 Km/h
Melhor volta: Ricardo Paparoni, com 1min32s105, média de 120,384 Km/h
1º - Fausto Bessa - 20 pontos
2º - José Mario Castilho - 15 pontos
3º - Márcio Lott - 12 pontos
4º - Valdeno Brito Filho - 10 pontos
5º - Tino Vianna - 8 pontos
6º - José Massa Neto - 6 pontos
7º - Cláudio Gontijo - 4 pontos
8º - Rogério Motta - 3 pontos
9º - Maurício Slaviero - 2 pontos
10º - Eduardo Garroux - 1 ponto
9º Etapa - Cascavel (PR) - 13 de novembro de 1994
A penúltima etapa do ano seria disputada no desafiante circuito de Cascavel, no noroeste do estado do Paraná. Na categoria Turbo tivemos a vitória inédita de Atila Sipos, que já flertava com o triunfo por diversas etapas, inclusive tendo largado por três vezes na pole position. O líder do campeonato, Paulo Gomes, teve problemas com a pressão do turbo de seu Uno e terminou em uma modesta sexta colocação. Agora, faltando uma etapa para o final do campeonato, a tabela de pontos estava assim: Paulo Gomes com 81 pontos, Adalberto Jardim com 70 pontos , Chico Serra com 66 pontos e Atila Sipos com 65 pontos. Estes eram os pilotos com chance de título na Turbo.
Atila Sipos finalmente venceu na categoria Turbo
Na categoria Aspirados, tivemos em Cascavel mais um vencedor inédito na temporada: Fred Marinelli, que falou da sua experiência à revista Quatro Rodas: "na noite de sexta-feira anterior à prova, fui conhecer o circuito e dei quatro voltas dirigindo uma Elba. Quando percorri a curva do Bacião, me assustei: será que eu consigo correr aqui?, perguntei a mim mesmo. A resposta veio domingo: fiz ultrapassagens no Bacião sob chuva e ainda ganharia a minha primeira corrida da carreira. Melhor impossível."
Fred Marinelli, mais um vencedor inédito na categoria Aspirados em 1994
Resultados finais:
Categoria Turbo:
1º - Atila Sipos - 20 pontos
2º - Leonel Friedrich - 15 pontos
3º - Xandy Negrão - 12 pontos
4º - Adalberto Jardim - 10 pontos
5º - Guto Negrão - 8 pontos
6º - Paulo Gomes - 6 pontos
7º - Ingo Hoffmann - 4 pontos
8º - Nelson Silva Junior - 3 pontos
9º - Paulo Carcasci - 2 pontos
Categoria Aspirado:
1º - Fred Marinelli - 20 pontos
2º - Beto Borghesi - 15 pontos
3º - José Mario Castilho - 12 pontos
4º - José Massa Neto - 10 pontos
5º - Tino Vianna - 8 pontos
6º - Albery Spinola - 6 pontos
7º - Roberto "Beto" Giorgi - 4 pontos
8º - Márcio Lott - 3 pontos
9º - Rogério Motta - 2 pontos
10º - Eduardo Garroux - 1 ponto
10ª Etapa - Interlagos (SP) - 27 de novembro de 1994
O autódromo de Interlagos seria o palco para a decisão dos títulos das Categorias Turbo e Aspirados. Na categoria Turbo, a prova foi cheia de lances emocionantes. A largada foi bastante confusa, com vários carros batendo e saindo da pista. Quem se aproveitou da confusão foi Paulo Gomes, que havia largado na décima sétima colocação e ganhou posições preciosas. Ele já tinha dito antes da corrida, para a reportagem do anuário Automotor, como seria a sua postura na prova: "vou correr com cautela aqui, já que minhas possibilidades de ser campeão são muito grandes." Paulão terminou a corrida na quinta colocação, o que garantiu o título por dois pontos de vantagem para Chico Serra, que venceu a prova e foi o vice-campeão.
Chico Serra venceu em Interlagos mas não foi suficiente para faturar o título da categoria Turbo.
Na categoria Aspirados, a vitória ficou com José Mário Castilho, que não conseguiu tirar o título de José Massa Neto, que finalizou a prova na segunda colocação. Massa Neto não teve vida fácil em Interlagos, já que recebeu um toque na segunda volta de prova, caiu para a sétima colocação e teve que realizar uma corrida de recuperação. A briga direta na corrida foi com o Fred Marinelli. "ele fechava a porta e eu precisava escapar do bolo. Felizmente, no final deu tudo certo", revelou Massa Neto à reportagem da revista Grid.
José Mário Castilho venceu na Aspirados em Interlagos e terminou o ano como vice-campeão da categoria
Com Paulo Gomes campeão da categoria Turbo e José Massa Neto campeão da categoria Aspirados, a Fórmula Uno fechava a sua terceira temporada com chave de ouro. A categoria seguia mais forte ainda para o ano de 1995. Mas isso é papo para a próxima matéria.
Os campeões de 1994: Paulo Gomes (Categoria Turbo)...
... e José Massa Neto (Categoria Aspirados)
Resultados finais em Interlagos:
Categoria Turbo:
1º - Chico Serra - 20 pontos
2º - Paulo Carcasci - 15 pontos
3º - Atila Sipos - 12 pontos
4º - Cláudio Girotto - 10 pontos
5º - Paulo Gomes - 8 pontos
6º - Rogério dos Santos - 6 pontos
7º - Adalberto Jardim - 4 pontos
Categoria Aspirado:
1º - José Mario Castilho - 20 pontos
2º - José Massa Neto - 15 pontos
3º - Tino Vianna - 12 pontos
4º - Fred Marinelli - 10 pontos
5º - Ricardo Fiaminghi - 8 pontos
6º - Márcio Lott - 6 pontos
Categoria Turbo - Classificação final do campeonato:
1º - Paulo Gomes - 88 pontos
2º - Chico Serra - 86 pontos
3º - Atila Sipos - 77 pontos
4º - Adalberto Jardim - 74 pontos
5º - Leonel Friedrich - 57 pontos
6º - Flávio "Nonô " Figueiredo - 51 pontos
7º - Xandy Negrão - 44 pontos
8º - Fábio Sotto Mayor - 38 pontos
9º - Paulo Carcasci - 34 pontos
10º - Walter Travaglini - 31 pontos
11º - Rogério dos Santos - 26 pontos
12º - Nelson Silva Junior - 20 pontos
13º - Cláudio Girotto - 20 pontos
14º - Guto Negrão - 18 pontos
15º - Djalma Fogaça - 14 pontos
16º - Luiz Otávio Paternostro - 13 pontos
17º - Ingo Hoffmann - 10 pontos
Categoria Aspirado - Classificação final do campeonato:
1º - José Massa Neto - 116 pontos
2º - José Mário Castilho - 106 pontos
3º - Roberto "Beto" Giorgi - 83 pontos
4º - Tino Vianna - 87 pontos
5º - Luiz Antônio “Titônio” Massa - 73 pontos
6º - Márcio Lott - 51 pontos
7º - Cláudio Gontijo - 42 pontos
8º - Fred Marinelli - 40 pontos
9º - Fausto Bessa - 30 pontos
10º - Rogério Motta - 29 pontos
11º - Eduardo Garroux - 27 pontos
12º - Valdeno Brito Filho - 22 pontos
13º - Ricardo Paparoni - 20 pontos
14º - Giuliano Losacco - 16 pontos
15º - Beto Borghesi - 15 pontos
16º - Paulo Scolari - 12 pontos
Mais imagens da temporada de 1994:
Uma linda imagem na curva do Laranjinha em Interlagos, proporcionada pelos pilotos da Categoria Aspirados
A pancadaria rolou solta na Categoria Aspirados
Chico Serra fez um ótimo ano e quase foi campeão da Categoria Turbo
Dárcio dos Santos, que além de pilotar na Categoria Turbo, era dono da equipe PropCar
Fausto Bessa e José Massa Neto na etapa de Cascavel
Alexandre Frota e Otávio Mesquita: das telas para as pistas na Categoria Aspirados
Uno Turbo de Ingo Hoffmann
Os irmãos José e Titônio Massa, ao lado de um cooler repleto de cerveja Belco, o principal patrocinador da equipe
A imagem que mais se vê na Fórmula Uno: carros em tomadas "de lado"
José Massa Neto, o campeão da Categoria Aspirados
Leonardo Rocha com seu Uno Aspirado bastante avariado
Uno Turbo do gaúcho Leonel Friedrich
Nonô Figueiredo voltou para a categoria e andou bem em 1994
Mais um título para a vitoriosa carreira de Paulão Gomes
Paulo Carcasci na etapa de Caruaru
Enrosco entre Rogério dos Santos e Paulo Gomes, em uma das etapas em Interlagos
Renato Bianco em três rodas
Rogério dos Santos na disputa da etapa em Caruaru
Os irmãos Massa fizeram uma ótima temporada na categoria Aspirados
Titônio Massa e Cláudio Gontijo em disputa na última etapa da Categoria Aspirados, em Interlagos
Excelente matéria, obrigado por nos trazer essas infos.
ResponderExcluirAtt
Olá! Obrigado! Fique ligado que as demais temporadas irão ao ar nos próximos dias. Abraço!
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