sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Do Fundo do Baú - Mil Milhas de Interlagos 1995

Wilsinho Fittipaldi voltaria a triunfar nas Mil Milhas em 95. Em parceria com Antonio Hermann e Franz Konrad e mais uma vez fazendo uso do equipamento Porsche, porém agora com o modelo 993, Wilson foi ao lugar mais alto do pódio e estampava um grande sorriso no rosto após o cumprimento de 372 voltas, 15 giros à frente do Porsche 911 segundo colocado, pilotado por Regis Schuch, Antonio Hermann e Franz Konrad. Assim como no ano anterior, os Porsches "sobraram" na prova o pódio foi completado por mais um modelo da marca alemã, da trinca André Lara Rezende, Roberto Keller e Roberto Aranha.


Da quarta até a décima posições, só deu o nacional Aldee, construído por Aldo Piedade. Ainda tivemos a participação de modelos como Chevrolet Opala, Ford Mustang, VW Voyage, Ford Escort e o esquisito Japamóvel, um VW Voyage com o porta-malas cortado pela metade.


Infelizmente, a partir de 1996 a Mil Milhas de Interlagos começava a perder a sua força e seu prestígio. Ineficiência na organização e promoção da prova, desprestígio, descaso com os organizadores que detêm o direito de organizar a prova, diversos fatores vêem contribuem nos últimos anos para que, infelizmente a principal prova do nosso automobilismo, aos poucos, morra, caia no esquecimento.


A Mil Milhas de Interlagos, na minha opinião, era para ser a nossa 24 Horas de Le Mans. Ela deveria ser a nossa principal prova do automobilismo, digna de arquibancadas e grid cheios, divulgação de todas as mídias, participação dos principais pilotos nacionais e, porque não, de equipes e pilotos internacionais, além, é claro, do culto e homenagem aos pilotos e máquinas que participaram das edições mais antigas. Infelizmente, não é assim. Em 2010, infelizmente a prova nem foi realizada. É ou não é um descaso?

Seguem as fotos da etapa de 95.
Um genuíno representante nacional, VW Voyage
Não podem faltar nas Mil Milhas os tradicionais protótipos nacionais. Abaixo, o AS-Vectra pilotado por Renato Russo, que fez dupla com Djalma Fogaça
Este é o Porsche 993 vencedor da edição de 1995
O pódio das Mil Milhas
A seguir o curioso "Japamóvel", um Voyage com a traseira cortada, que participava com frequência das Mil Milhas, Em 95, correram com ele o seu "mentor", João Noburu Mita, Júlio Machado e Ricardo Serata. Eles venceram na categoria Turismo A.
Corvete ZR1 da família Pimenta

Disputa de posição entre Fords, o nacional Maverick e o americano Mustang


Um comentário:

  1. Procuro por Almir José Donato, fabricante e corredor do Aldee Spyder. Alguem tem noticias que me levem até ele,
    Arialdo P.Oliveira
    arialdo.oliveira@hotmail.com
    Telefones: 011 3412-9582 e Cll 011 9502-9347

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