
Vocês podem me chamar de maluco, mas passar 12 horas acompanhando uma corrida é muito bom. Principalmente uma ótima corrida, com carros fantásticos e excelentes pilotos. Estou falando das 12 Horas de Sebring, uma das mais importantes e prestigiadas provas de longa duração do mundo, ao lado da maior, as 24 Horas de Le Mans e de outras como as 24 horas de Spa, 1000 quilômetros de Suzuka e por aí vai.

Gil de Ferran, que correu com o campeão da Indy em 2008, Scott Dixon e com o jovem francês Simon Pageneud, estreando na principal categoria da American Le Mans, a LMP1, largou na Pole Position, mas logo nas primeiras voltas não conseguiu resistir aos ataques dos dois Audis R15, que também estreavam, e dos dois Peugeots 908. Infelizmente, o carro de Gil não terminou a prova, com diversos problemas de ordem mecânica.
A briga na LMP1 foi intensa, mas no final o trio Alan McNish, Rinaldo "Dindo" Capello e Tom Kristensen venceram. Os pilotos dispensam apresentações. McNish é multicampeão de protótipos e já correu na Fórmula 1, em 2002 na estréia da Toyota. Capello é piloto da fábrica da Audi desde 1992, já correu de turismo e venceu muito pela marca também nos protótipos. E Kristensen é o maior vencedor das 24 Horas de Le Mans.
Vitória do Brasil - Jaime Mello Jr. venceu na GT2, com a Ferrari 430 GT e chegou em 8º na classificação geral. Essa foi sua segunda vitória em Sebring. Fez trinca com Mika Salo (que não sabe ainda se continua a correr este ano) e com o alemão Pierre Kaffer. Jaiminho começa bem o
campeonato que já venceu uma vez (2007) e tem tudo para ganhar novamente.Outro brasileiro que disputou a prova foi Lucas Molo. Correndo com um Corvette GT2 (errata: no post anterior sobre a ALMS, disse que ele correria pela Ferrari), Molo abandonou a prova com problemas mecânicos. Ele teve pouco tempo para se adaptar ao carro, mas mesmo assim, não fez feio.
A vitória da LMP2 ficou com a dupla Adrian Fernandez e Luis Diaz, correndo com o Acura ARX. Já na GT1, vitória para a Chevrolet, com o Corvette C6-R do trio formado pelo dinamarquês Jan Magnussen (lembram-se dele, já correu até na Fórmula 1 pela M
cLaren e foi companheiro de Rubinho na Stewart), Johnny O´Connell e Antonio Garcia. Destaque ainda para a estréia do BMW M3 na GT2, correndo pela equipe Rahal Letterman.A Audi infelizmente só disputará esse ano as 24 Horas de Le Mans, por conta, segundo ela, da redução de custos que a crise mundial atual exige. Caminho livre para a Peugeot que, na minha opinião, carece de pilotos mais experientes para se consolidar como a principal equipe das séries Le Mans, pois carro bom não falta.
A seguir o resultado final das 12 Horas de Sebring de 2009 (pilotos, carros e categorias):
1º - Rinaldo Capello (ITA)
Tom Kristensen (DIN)
Allan McNish (ESC)
Audi R15 TDI - LMP1
2 º - Stephane Sarrazin (FRA)
Franck Montagny (FRA)
Sebastien Bourdais (FRA)
Peugeot 908 HDI FAP - LMP1
3 º - Lucas Luhr (ALE)
Mike Rockenfeller (ALE)
Marco Werner (ALE)
Audi R15 TDI - LMP1
4 º - Adrian Fernandez (MEX)
Luis Diaz (MEX)
Acura ARX-01B - LMP2
5 º - Nicolas Minassian (FRA)
Pedro Lamy (POR)
Christian Klein (AUT)
Peugeot 908 HDI FAP - LMP1
6 º - Jan Magnussen (DIN)
Johnny O´Connell (EUA)
Antonio Garcia (ESP)
Chevrolet Corvette C6-R - LMGT1
7 º - Olivier Berretta (MON)
Oliver Gavin (FRA)
Marcel Fassler (SUI)
Chevrolet Corvette C6-R - LMGT1
8 º - Jaime Melo Jr. (BRA)
Pierre Kaffer (ALE)
Mika Salo (FIN)
Ferrari 430 GT - LMGT2
9 º - Luis Perez Companc (ARG)
Mathias Russo (ARG)
Gianmaria Bruni (ITA)
Ferrari 430 GT - LMGT2
10 º - Dominik Farnbacher (ALE)
Ian James (EUA)
Panoz Esperante GTLM - LMGT2
11 º - Jörg Bergmeister (ALE)
Patrick Long (EUA)
Marc Lieb (ALE)
Porsche 911 GT3 RSR - LMGT2
12 º - Darren Law (EUA)
Seth Neiman (EUA)
Johannes van Overbeek (EUA)
Porsche 911 GT3 RSR - LMGT2
13 º - Tracy Krohn (EUA)
Nic Jonsson (SUE)
Eric Van De Poele (BEL)
Ferrari 430 GT - LMGT2
14 º - David Robertson (EUA)
Andrea Robertson (EUA)
David Murry (EUA)
Doran Ford GT - LMGT2
15 º - David Brabham (AUS)
Scott Sharp (EUA)
Dario Franchitti (ESC)
Acura ARX-02ª - LMP1
16 º - Wolf Henzler (ALE)
Dirk Werner (ALE)
Richard Lietz (AUT)
Porsche 911 GT3 RSR - LMGT2
17 º - Joel Feinberg (EUA)
Chris Hall (EUA)
Ritchie Holt (EUA)
Dodge Viper Competition - LMGT2
18 º - Gil de Ferran (BRA)
Simon Pagenaud (FRA)
Scott Dixon (NZL)
Acura ARX-02ª - LMP1
19 º - Paul Drayson (ING)
Jonny Cocker (ING)
Robert Bell (ING)
Aston Martin Vantage GT2 - LMGT2
20 º - Bryan Willman (EUA)
Chris McMurry (EUA)
Tony Burgess (EUA)
Lola B06/10 - LMP1
21 º - Butch Leitzinger (EUA)
Marino Franchitti (ESC)
Ben Devlin (ING)
Lola B08 86 - LMP2
22 º - Dirk Müller (ALE)
Tommy Milner (EUA)
Bobby Rahal (EUA)
BMW E92 M3 - LMGT2
23 º - Chris Dyson (EUA)
Guy Smith (ING)
Andy Lally (EUA)
Lola B09 86 - LMP2
24 º - Lou Gigliotti (EUA)
Eric Curan (EUA)
Lucas Molo (BRA)
Chevrolet Riley Corvette - LMGT2
25 º - Jon Field (EUA)
Clint Field (EUA)
Chapman Ducote (EUA)
Lola B06/10 - LMP1
26 º - Joey Hand (EUA)
Bill Auberlen (EUA)
BMW E92 M3 – LMGT2
Nenhum comentário:
Postar um comentário