sábado, 19 de fevereiro de 2022

Do Fundo do Baú - 12 Horas de Curitiba de 1994


O piloto de motovelocidade e construtor de automóveis Almir Donato criou um dos principais carros de corrida da historia do automobilismo brasileiro: o Aldee Coupê. O carro, inicialmente criado para ser um esportivo de rua - era chamado Aldee GT 1.8 Street, com motorização Volkswagen AP - fez sucesso mesmo nas pistas, com o desenvolvimento competente de Almir.


Os bólidos de Almir Donato alcançaram o sucesso logo no começo de sua vida útil, no início da década de 90, e especialmente em provas de longa duração, como as Mil Milhas Brasileiras. Seus carros foram e ainda são largamente usados nas pistas brasileiras até hoje, inclusive a sua outra grande invenção, o Aldee Spyder.


E foi um modelo Aldee Coupê o vencedor da segunda edição das 12 Horas de Curitiba, realizada no ano de 1994. O carro vitorioso foi especialmente preparado pelo piloto cascavelense Pedro Muffato e recebeu um motor Volkswagen Spiess utilizado na Fórmula 3 na década de 90. Muffato convocou os pilotos Flávio Trindade e Gastão Weigert para a maratona no Autódromo Internacional Raul Boesel.


O Aldee Coupê com motor Volkswagen de Fórmula 3, o carro vencedor das 12 Horas de Curitiba de 1994


O trio conquistou a pole position e mostrou ali que seriam os grandes favoritos. Seus concorrentes eram, em sua maioria, outros Aldees, além de Fuscas Speed 1.600, GM Opalas, VW Passats e até uma Alfa-Romeo GTV ano 1973, totalizando um grid de 37 carros.


A largada foi dada à meia-noite e o trio do Aldee amarelo com motor de Fórmula 3 dominou amplamente a prova, vencendo a corrida na classificação geral, após 401 voltas completadas no circuito de 3.707 metros. Foi a primeira vitória de Pedro Muffato em 10 anos. "Fiquei uma década sem vitórias", revelou aliviado o "Muffatão" à equipe de reportagem da revista Quatro Rodas.


O domínio da trinca Muffato/Weigert/Trindade foi tanto que eles cruzaram a linha de chegada com 12 voltas de vantagem para o segundo colocado, o Japamóvel, um curioso Voyage encurtado, criação de João Noboru Mita, o "Japa".


Flávio Trindade, Gastão Weigert e Pedro Muffato comemorando a vitória



A corrida teve alguns incidentes e sustos, como por exemplo o incêndio de grandes proporções no Aldee da trinca Eduardo Homem de Mello / Jairo Sabatini / Toni Garcia. Sabatini estava na condução do carro na madrugada quando o motor explodiu. O piloto esqueceu de desligar a bomba elétrica e o corte de combustível ao deixar o carro. Como resultado, irrompeu-se um incêndio de grandes proporções, acabando com o carro. Outro susto envolveu a piloto Suzane Carvalho, que teve uma quebra na curva do Pinheirinho. O piloto Oscar Branco não conseguiu frear a tempo e acertou seu Gol em cheio.


O estrago no Aldee da trinca Eduardo Homem de Mello / Jairo Sabatini / Toni Garcia


Foi mais uma prova de longa duração que entrou para a história do nosso automobilismo. Os 15 mil expectadores presentes no Autódromo de Curitiba presenciaram uma ótima corrida, com todos os "ingredientes" obrigatórios para uma corrida de endurance.


Segue o resultado final da prova:


1º - Pedro Muffato / Gastão Weigert / Flávio Trindade - Aldee Coupê-VW Spiess - 401 voltas

2º - João Noboru Mita "Japa" / Ivan Franco / Júlio Machado - Japamóvel-VW

3º - Reikdal / Brito - Aldee Coupê

4º - Fiorezi / Fiorezi / Lopes - Aldee Coupê

5º - Ribeiro / Carta / Panico - Volkswagen Gol

6º - Aragão / Cláudio / Branco - Volkswagen Voyage

7º - Giublin / Marzalek / Scopel - Ford Escort

8º - Batistela / Kaminski / Gans - Volkswagen Passat

9º - Bornemann / Moraz / Lopes - Volkswagen Passat

10º - Dalicani / Iglesias / Tadeu - Volkswagen Passat







O Japamóvel em uma das paradas de boxes da prova













Nenhum comentário:

Postar um comentário