Depois de 30 anos de excelentes serviços prestados na ponte aérea Rio-São Paulo, o turboélice Lockheed L-188 Electra deixava de voar. Era dezembro de 1992 e a importância desse avião para o Brasil era tanta que o último vôo foi um marco na aviação do país. Diversas notoriedades participaram dessa viagem, como o publicitário Mauro Salles, o Comandante fundador da TAM, Rolim Amaro e o presidente da Varig à época, Rubel Thomas.
O experiente Comandante Sergio Lotti foi o responsável por conduzir o último vôo do Electra. Na ocasião, realizou um vôo mais baixo sobre o litoral carioca, característica única que seu substituto, o jato Boeing 737-300 não possibilitava aos passageiros.
O Electra e suas características peculiares, como essa do vôo mais baixo, conquistou os passageiros da ponte aérea. O deck na parte traseira era disputadíssimo. Fumar era comum em vôo nessa época em que a vida tinha um ritmo mais cadenciado do que hoje e a viagem de avião sempre era um acontecimento especial.
A despedida do Electra foi matéria em todos os telejornais da época e o Jornal Nacional deu destaque com uma belíssima cobertura, que vocês acompanham no vídeo abaixo. Ao final, o apresentador Sérgio Chapelin leu um belíssimo texto em homenagem ao avião que marcou história em nossa aviação:
A ponte aérea jamais será a mesma.
Quem sentiu esse seu jeito de anos dourados, dificilmente vai esquecer os namoros desfeitos, casamentos marcados, negócios fechados, mexericos - e quantos foram...
Ressacas colossais,
Piadas de Paulista,
Piadas de Paulista,
Piadas de Carioca,
Candidaturas, pacotes econômicos.
De certa forma, o Brasil das últimas décadas aconteceu nas suas asas.
Candidaturas, pacotes econômicos.
De certa forma, o Brasil das últimas décadas aconteceu nas suas asas.
De manhã, ternos vistosos, penteados perfeitos. Perfume e tempo para ler de cabo a rabo o jornal preferido.
À noite, colarinhos afrouxados, pés descalços e aquela penumbra perfeita para mentes e corpos exaustos.
Agora, é a tua vez, Electra. Descansa. E zela por seus sucessores, esses jatos vistosos e velozes.
Descansa Electra, que você merece.
A matéria do Jornal Nacional você confere no vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário