O campeonato do Grupo C Le Mans, que começa na próxima quarta-feira, dia 13, terá o formato tradicional de disputa adotado pelo grupo Racing. Serão 4 etapas com disputas de rodadas duplas em cada uma, totalizando oito corridas. Os carros utilizados são os do Group C Le Mans, da fabricante Slot.It.
O Grupo C foi uma das mais importantes categorias existentes no Campeonato Mundial de Esporte-Protótipos, e teve a sua existência no período compreendido entre 1981 e 1993. Houve um maciço envolvimento de fabricantes como Mercedes-Benz (representada pela equipe Sauber), Porsche, Jaguar, Lancia (motorização Ferrari), Nissan, Ford, Toyota, Peugeot, Aston-Martin e Mazda.
O sucesso do Grupo C foi tão grande que chegou a ameaçar a popularidade da Fórmula 1, no final da década de 80. É dessa época o recorde de velocidade em Le Mans (407 Km/h) na Mulsanne Straight, pelo protótipo WM-Peugeot (abaixo) em 1989, uma amostra da excepcional performance que os carros desta época alcançavam.
Poucos sabem, mas o Brasil tem um título no Campeonato Mundial de Esporte-Protótipos justamente nesta época. Raul Boesel foi campeão em 1987 com a Jaguar (modelo XJR-8), pela equipe TWR. Trata-se de um título inédito para o país. Boesel obteve o melhor resultado do Brasil nas 24 Horas de Le Mans, com uma segunda posição em 1991, também pela Jaguar.
Na sequência, os principais carros da história do Grupo C:
Lancia LC2
Porsche 956
Porsche 962
Peugeot 905
Nissan R89C
Jaguar XJR8
Mazda 787B
Sauber Mercedes-Benz C9
Ford C100
Toyota 88C
Aston Martin AMR1
Mirage M12 - Ford Cosworth
Spice SE88P
Tiga GC287
A seguir, o blog apresenta os carros e os pilotos que disputarão o primeiro campeonato Grupo C Le Mans:
Slot Driver: Jhones Santana
Real Drivers: Masahiro Hasemi (Japão) / Kazuyoshi Hoshino (Japão) / Toshio Suzuki (Japão)
Ficha Técnica:
Carro: Nissan R89C #23
Motor: Nissan VRH35Z 3.5 Litros Bi-Turbo V8 - Potência aproximada: 950 HPs
Câmbio: Nissan VGC 5 marchas - manual
Peso: 900 Kg
Pneus: Dunlop
Equipe: Nissan Motorsports
Versão: 24 Horas de Le Mans 1989 - 32ª posição (abandonou) - Grupo C1
Slot Driver: Rodrigo Carelli
Real Drivers: Nicola Marozzo (Itália) / Jean-Pierre Frey (Suíça) / Ranieri Randaccio (Itália)
Ficha Técnica:
Carro: Lancia LC2/85 # 24
Motor: Ferrari 308C 3.0 Litros Bi-Turbo V8 - Potência aproximada: 850 HPs
Câmbio: Hewland 5 marchas - manual
Peso: 850 Kg
Pneus: Dunlop
Equipe: Dollop Racing
Versão: 24 horas de Le Mans 1988 - 32ª posição (abandonou) - Grupo C1
Slot Driver: Marcelo Jaworski
Real Drivers: Paolo Barilla (Itália) / Hitoshi Ogawa (Japão) / Tiff Needell (Inglaterra)
Ficha Técnica:
Carro: Toyota 88C # 37
Motor: Toyota 3S-GT 2.1L Turbo 4 cilindros em linha - Potência aproximada: 600 HPs
Câmbio: Toyota 5 marchas - manual
Peso: não apurado
Pneus: Bridgestone
Equipe: Toyota Team Tom's
Versão: 24 Horas de Le Mans 1988 - 24ª posição (283 voltas) - Grupo C1
Slot Driver: André Hiebra
Real Drivers: Drake Olson (Estados Unidos) / Chris Cord (Estados Unidos) / Steve Bren (Estados Unidos)
Ficha Técnica:
Carro: Toyota 88C # 98
Motor: Toyota 3S-GT 2.1L Turbo 4 cilindros em linha - Potência aproximada: 600 HPs
Câmbio: Toyota 5 marchas - manual
Peso: não apurado
Pneus: Goodyear
Equipe: All American Racers (USA)
Versão: 24 Horas de Daytona 1989 - 50º posição (abandonou) - Classe GTP
Slot Driver: Chico "Lauda" Takahashi
Real Drivers: Bob Wollek (França) / Teo Fabi (Itália) / Kenny Acheson (Inglaterra)
Ficha Técnica:
Carro: Jaguar XJR12 # 34
Motor: Jaguar V12 7.0 litros - Potência aproximada: 730 HPs
Câmbio: Jaguar 5 marchas - manual
Peso: 900 Kg
Pneus: Goodyear
Equipe: Tom Walkinshaw Racing (TWR)
Versão: 24 Horas de Le Mans 1991 - terceira posição - Grupo C2
Slot Driver: Teddy Putz
Real Drivers: Bob Wollek (França) / Stefan Johansson (Suécia)
Ficha Técnica:
Carro: Porsche 956 KH # 8
Motor: Porsche Type 935/76 - 6 cilindros boxer 4v DOHC 2649cc - 2 turbinas KKK K26 - Potência aproximada: 635 HPs
Câmbio: Bosch 5 marchas - manual
Peso: 800 Kg
Pneus: Dunlop
Equipe: Joest Racing
Versão: 1.000 Quilômetros de Mugello 1983 - Primeira posição - Grupo C1
Slot Driver: Sidney Lombardo
Real Drivers: Franz Pretorius (África do Sul) / R. Pretorius (África do Sul)
Ficha Técnica:
Carro: Porsche 956 KH # 8 "Gulf"
Motor: Porsche Type 935/76 - 6 cilindros boxer 4v DOHC 2649cc - 2 turbinas KKK K26 - Potência aproximada: 635 HPs
Câmbio: Bosch 5 marchas - manual
Peso: 800 Kg
Pneus: Goodyear
Equipe: Pretorius
Versão: Zwartkorps 2005 - Primeira posição
Slot Driver: Rodrigo Barbour
Real Drivers: Bob Wollek (França) / Alessandro Nanini (Itália)
Ficha Técnica:
Carro: Lancia LC2 # 4
Motor: Ferrari 308C 3.0 Litros Bi-Turbo V8 - Potência aproximada: 850 HPs
Câmbio: Hewland 5 marchas - manual
Peso: 850 Kg
Pneus: Dunlop
Equipe: Martini Racing
Versão: 24 Horas de Le Mans 1984 - oitava posição (326 voltas) - Grupo C1
Show!!!
ResponderExcluirShow!!!
ResponderExcluirIncrível muito legal
ResponderExcluir