A 12ª edição dos certames organizados pelo Grupo Racing será muito especial. Fechando o ciclo de Le Mans, das réplicas da construtora Slot.It, o próximo campeonato será o Grupo C Le Mans, como já anunciado aqui no blog.
O Grupo C marcou o automobilismo da década de 80 e início da de 90 com a disputa do campeonato mundial de esporte-protótipos. Grande envolvimento de importantes fabricantes mundiais de automóveis e diversos recordes de desempenho marcaram o Grupo C, que no final da sua existência infelizmente foi negligenciado e boicotado pela FIA, com medo da ameaça à popularidade da Fórmula 1.
- Regulamento:
1 - o campeonato iniciará em maio com calendário a ser votado por todos os inscritos até o presente momento;
2 - serão disputadas quatro etapas, com duas baterias por noite, totalizando oito grandes prêmios;
3 - se houver dois novatos inscritos, o último do ranking com experiência na competição formará, juntamente com os novatos, a categoria AM, com pelotão de três carros. No caso de inscrição de somente um novato, a tabela será única sem divisão de categoria;
4 - a pré temporada iniciou-se na última quarta feira, com todos os dias liberados para treinos. Faz-se exceção o dia de prova, como já é de costume;
5 - os carros deverão ser do Grupo C, fabricados pela Slot.It, com configuração dominante;
6 - não será aceito nenhum aspecto técnico diferente nos carros escolhidos para a competição, por exemplo: coroa, pinhão, motor, ângulo de relação, etc.;
7 - todos os carros inscritos deverão ser novos e lacrados, abertos perante o "Mosca" da Shelby e deverão permanecer por lá desde o dia da sua abertura até o final da competição;
8 - serão aceitas preparações de pneus fora da Shelby. Os pneus originais deverão ser extraídos no balcão da Shelby bem como as rodas;
9 - será permitida a preparação de um segundo par de pneus traseiros, com outra especificação técnica, desde que da marca Slot.It. Os mesmos deverão acompanhar exclusivamente rodas originais do modelo do carro (dimensão, material e cor);
10 - não será permitido o uso do lastro;
11 - os carros deverão preservar suas características originais, como é de praxe nas competições de réplicas puristas;
12 - cláusulas anteriores dos campeonatos passados, já consolidadas, estão mantidas. Faz-se exceção às que conflitarem com as cláusulas adicionais apresentadas anteriormente.
Aditivos às cláusulas do regulamento:
- a sequência das fendas passará a atender ao padrão da Shelby. O mapa de fluxo encontra-se no cockpit da pista;
- com a intenção de dividirmos conteúdos e técnicas com todo o grupo, informaremos no caso de opção, a especificação dos pneus escolhidos pelos PROs no segundo par;
- a data de inscrição do segundo par de pneus será até o dia 23 de abril, acompanhando a imagem da embalagem. Dessa forma, a informação técnica será completa;
- não é obrigatória a inscrição ou utilização de um segundo par.
Configuração técnica:
- Motor MS06 21.5K;
- Coroa 28 dentes amarela;
- Pinhão 9;
- Ângulo do conjunto em linha;
- Carro Grupo C.
Esclarecimentos adicionais:
O segundo par de pneus, caso venha a ser inscrito pela equipe, deverá acompanhar um novo par de rodas com as mesmas especificações das originais.
As rodas originais que acompanham o carro devem manter-se casadas com os pneus originais, assim como se dá na escala real. Portanto, pode haver substituição de jogos em treinos livres, classificação e corridas.
- Sugestão de Calendário:
6 de maio;
20 de maio;
27 de maio;
10 de junho.
- Os inscritos:
- Marcelo Jaworski - Toyota 88C
- Rodrigo Barbour - Lancia C2
- Chico "Lauda" Takahashi - Porsche 962 IMSA
- André Hiebra - Toyota 88C
- Teddy Putz - Porsche 956 KH
- Sidney Lombardo - Porsche 956 KH
- Jhones Santana - Jaguar XJR12
Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85
- Eleição do mais belo carro:
Os pilotos votaram no carro mais bonito do campeonato. De fato, será um campeonato de uma plástica muito bela.
Segue o resultado da votação:
1º - Porsche 956 KH "Marlboro" - 4 votos;
2º - Lancia LC2 "Martini" - 3 votos;
3º - Porsche 956 KH "Coke" - 1 voto.
- Resultados dos primeiros treinos livres, relato de Marcelo Jaworski:
Dois carros entraram na pista no primeiro dia de treinos do primeiro campeonato Shelby Grupo C Le Mans Slot.It, organizado pelo Grupo Racing: a Toyota 88C da equipe Jaworski e a outra Toyota da equipe Hiebra. Ambas realizaram uma única bateria com os tempos respectivos de 8s91 e 8s73.
Quatro carros já estão na oficina realizando a preparação dos pneus originais e afinações mecânicas: Porsche 956 KH (equipe Putz), Lancia LC2/85 (equipe Carelli) e as duas Toyotas que inauguraram os testes.
Todas as emoções e detalhes do primeiro campeonato Grupo C Le Mans você acompanhará só aqui no blog.
Demais o vídeo!
ResponderExcluir