terça-feira, 19 de janeiro de 2021

As primeiras vitórias e um título para Rubens Barrichello na sua temporada de estréia na F-1

 

Já falamos aqui no blog sobre uma competição extra-campeonato da Fórmula 1 (veja a matéria neste link), realizada no final dos anos 80 e início dos anos 90, sempre no mês de dezembro na tradicional mostra automobilística italiana "Bologna Motor Show", chamado de "Fórmula One Indoor Trophy". Nesta competição, carros e pilotos participavam de provas eliminatórias em um apertado traçado montado em um bolsão de estacionamento do local. As equipes participantes, invariavelmente eram as "nanicas" da Fórmula 1, muitas italianas. Quase sempre fazia frio e chovia muito, características do clima daquele período - dias 4 e 5 de dezembro de 1993 (sábado e domingo).  



O truncado traçado do Formula One Indoor Trophy, montado em um bolsão de estacionamento do Bologna Motor Show



Na edição de 1993, três equipes tomaram parte da competição. A Minardi trouxe um carro para o italiano Pierluigi Martini, piloto regular da equipe naquela temporada, que teria a sua disposição o Minardi M193, equipado com o consagrado motor Ford HB V8.


Mais uma equipe italiana comporia as disputas do F1 Indoor Trophy de 1993: A BMS Scuderia Itália, que penou na temporada para classificar seus dois T93/30, fabricados pela Lola e equipados com os poderosos motores Ferrari V12 de versão defasada. Os pilotos italianos Michele Alboreto e Fabrizio Barbazza estariam a bordo dos carrinhos da equipe.


Por fim, uma presença inglesa na prova. A Jordan levaria dois carros, um para a sua estrela maior na temporada, o brasileiro Rubens Barrichello e outro para o italiano Vitorio Zoboli, um completo desconhecido do grande público que acompanhava a Fórmula 1. Os carros seriam os bons Jordans 193, equipados com os motores Hart V10.


Isto posto, vamos para os acontecimentos da competição.


Nas provas iniciais, Rubens Barrichello mostrou que dominaria a disputa. marcando 12 pontos. Pierluigi Martini, cavaleiro solitário da Minardi, ficou em segundo com 10 pontos. Vitorio Zoboli, mesmo com um carro mais equilibrado que os Minardi e Scuderia Itália, pagou o preço da sua inexperiência: ficou em terceiro com 8 pontos. Em quarto e último, ficou Michele Alboreto, que mesmo com seu talento e experiência, não conseguiu andar mais que a carroça da Scuderia Itália, marcando 2 pontos. Fabrizio Barbazza foi eliminado.





Michele Alboreto e a Scuderia Itália - nem a experiência e talento fazia este carro andar bem



A disputa agora iria para as semi-finais. Rubinho batalhou contra Zoboli e ganhou de lavada: 2 a 0. Na outra ponta da chave, Martini aproveitou da sua Minardi mais equilibrada e venceu seu compatriota Alboreto também por 2 a 0. 


A final então seria Barrichello e Martini e a disputa de terceiro e quarto lugares entre Zoboli e Alboreto, que perdeu por 2 a 0 do desconhecido - aqui, o fator carro fez a diferença.



Barrichello e seu Jordan 193-Hart em ação




O desconhecido piloto italiano Vitorio Zoboli



Na final, Rubinho foi muito bem e venceu o título em cima de Martini por 2 a 1, vencendo assim as suas primeiras corridas com um carro de Fórmula 1, ainda na sua primeira temporada e levando o caneco para casa, o que de cara mostrou que o brasileiro teria - e teve - muito futuro pela frente na categoria máxima do automobilismo mundial.



O pódio do F1 Indoor Trophy de 1993, com Rubinho no topo do pódio. A direita Pierluigi Martini e a esquerda, Vitorio Zoboli.


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