domingo, 29 de março de 2009

Corrida de gente grande

Olá amigos. Como todos sabem, ontem aconteceu a primeira etapa do nosso Campeonato de Kart 2009, na Granja Viana. E foi um começo de temporada eletrizante, uma prova recheada de disputas, muito equilíbrio e a primeira polêmica da temporada.












Após uma forte chuva no período da tarde, encontramos a pista, já no início da noite, com alguns pontos molhados e muito lisa, sem o tradicional emborrachamento que dá bastante aderência. Eu particularmente, senti o Kart bastante "solto" na pista, escapando várias vezes um pouco além das zebras, principalmente na parte do grampo.






















Todos prontos, pesagem dos pilotos realizada, lastro ok, vamos todos para a classificação. Depois de 5 minutos, Eduardo Moro garante seu primeiro ponto com a Pole Position. Em segundo, larga Junior Ariovaldo. Em seguida, Rodrigo, Luiz Henrique, Tarcísio e Reginaldo.


Bandeira verde e pé embaixo. Largam os doze Kart´s. A partir de então o que se seguiu foi uma disputa fantástica nas primeiras posições. Na primeira volta, na parte baixa da pista, antes do grampo, a primeira confusão. Luiz Henrique sofre um toque e escapa, indo de frente para a barreira de pneus. Ele cairia para último, mas terminaria a prova na sétima posição.






Na ponta, cinco pilotos disputavam as posições muito de perto. Era uma verdadeira guerra de vácuo a cada passagem na grande reta. Eduardo Moro, Junior Ariovaldo, Tarcísio, Rodrigo e Reginaldo travavam excelentes disputas e trocas de posições, literalmente, a cada curva.


Mais algumas voltas e o início da polêmica. Tarcísio dá um toque mais forte em Junior, avariando o seu Kart. Ele tem de entrar no box para trocá-lo, abandonando a disputa pela ponta. Tarcísio leva uma advertência (bandeira preta e branca).



A partir daí, a disputa na ponta se divide em duas partes. Eduardo e Tarcísio disputam a primeira posição, e Reginaldo e Rodrigo brigam no terceiro e quarto. A alternância de ultrapassagens foi impressionante. Disputas de freadas lado a lado eram uma constante. Romnei, que não está participando das últimas corridas por conta de uma lesão no ombro, fazia a cobertura fotográfica da prova. É dele a declaração que diz tudo sobre a prova: "me deu vontade de pegar um kart e correr só de assistir a disputa", dizia empolgado.


Com mais da metade da prova, Tarcísio abria um pouco de Eduardo e Reginaldo continuava a disputa com Rodrigo pela terceira posição. No pelotão intermediário, a disputa era boa. Brigavam Marcelo Martinez, Marcio, Marcelo Harnebach e Luiz Henrique.


Na última volta, o último episódio da polêmica. Tarcísio chega para dar uma volta em Junior. No início da grande reta, Junior fecha Tarcísio, empurrando-o para a grama que, molhada pela chuva da tarde, faz o Kart de Tarcísio rodar. Ele cai para a quarta posição e Junior é desclassificado da prova. Eduardo Moro vence. Rodrigo chega em segundo e Reginaldo em terceiro. A melhor volta da prova fica com Rodrigo.


Na chegada aos boxes, o que se segue é uma discussão entre Tarcísio e Junior, um tentando explicar ao outro sua razão. O fato é que são incidentes de corrida, que acontecem em qualquer categoria automobilística mundial.




Segue a classificação da corrida e do campeonato:


1º - Eduardo Moro - 28 pontos (27 da vitória e 1 da pole position);
2º - Rodrigo Carelli - 26 pontos (25 do segundo lugar e 1 da melhor volta);
3º - Reginaldo Pereira - 23 pontos;
4º - Tarcísio Frederice - 21 pontos;
5º - Marcelo Martinez - 20 pontos;
6º - Vagner Kustor - 19 pontos;
7º - Luiz Henrique - 18 pontos;
8º - Marcio Mormille - 17 pontos;
9º - Marcelo Harnebach - 16 pontos;
10º - Rafael - 15 pontos;
11º - Izael - 14 pontos.


Desclassificado: Junior Ariovaldo (atitude anti-desportiva)



Gostaria de agradecer a participação de todos os pilotos nesta corrida que ficará para a história. Agradeço também ao Romnei e esposa, pela cobertura fotográfica que você confere neste post.



Grande abraço a todos!

Um comentário:

  1. Rivais sim. Inimigos Nuca. Foi uma das melhores corridas da minha vida. Ass.: Reginaldo Pereira - 3º Colocado.

    ResponderExcluir