domingo, 22 de março de 2009

Audi vence em Sebring



Vocês podem me chamar de maluco, mas passar 12 horas acompanhando uma corrida é muito bom. Principalmente uma ótima corrida, com carros fantásticos e excelentes pilotos. Estou falando das 12 Horas de Sebring, uma das mais importantes e prestigiadas provas de longa duração do mundo, ao lado da maior, as 24 Horas de Le Mans e de outras como as 24 horas de Spa, 1000 quilômetros de Suzuka e por aí vai.





Gil de Ferran, que correu com o campeão da Indy em 2008, Scott Dixon e com o jovem francês Simon Pageneud, estreando na principal categoria da American Le Mans, a LMP1, largou na Pole Position, mas logo nas primeiras voltas não conseguiu resistir aos ataques dos dois Audis R15, que também estreavam, e dos dois Peugeots 908. Infelizmente, o carro de Gil não terminou a prova, com diversos problemas de ordem mecânica.

A briga na LMP1 foi intensa, mas no final o trio Alan McNish, Rinaldo "Dindo" Capello e Tom Kristensen venceram. Os pilotos dispensam apresentações. McNish é multicampeão de protótipos e já correu na Fórmula 1, em 2002 na estréia da Toyota. Capello é piloto da fábrica da Audi desde 1992, já correu de turismo e venceu muito pela marca também nos protótipos. E Kristensen é o maior vencedor das 24 Horas de Le Mans.


Vitória do Brasil - Jaime Mello Jr. venceu na GT2, com a Ferrari 430 GT e chegou em 8º na classificação geral. Essa foi sua segunda vitória em Sebring. Fez trinca com Mika Salo (que não sabe ainda se continua a correr este ano) e com o alemão Pierre Kaffer. Jaiminho começa bem o campeonato que já venceu uma vez (2007) e tem tudo para ganhar novamente.












Outro brasileiro que disputou a prova foi Lucas Molo. Correndo com um Corvette GT2 (errata: no post anterior sobre a ALMS, disse que ele correria pela Ferrari), Molo abandonou a prova com problemas mecânicos. Ele teve pouco tempo para se adaptar ao carro, mas mesmo assim, não fez feio.

A vitória da LMP2 ficou com a dupla Adrian Fernandez e Luis Diaz, correndo com o Acura ARX. Já na GT1, vitória para a Chevrolet, com o Corvette C6-R do trio formado pelo dinamarquês Jan Magnussen (lembram-se dele, já correu até na Fórmula 1 pela McLaren e foi companheiro de Rubinho na Stewart), Johnny O´Connell e Antonio Garcia. Destaque ainda para a estréia do BMW M3 na GT2, correndo pela equipe Rahal Letterman.

A Audi infelizmente só disputará esse ano as 24 Horas de Le Mans, por conta, segundo ela, da redução de custos que a crise mundial atual exige. Caminho livre para a Peugeot que, na minha opinião, carece de pilotos mais experientes para se consolidar como a principal equipe das séries Le Mans, pois carro bom não falta.


A seguir o resultado final das 12 Horas de Sebring de 2009 (pilotos, carros e categorias):

1º - Rinaldo Capello (ITA)
Tom Kristensen (DIN)
Allan McNish (ESC)
Audi R15 TDI - LMP1

2 º - Stephane Sarrazin (FRA)
Franck Montagny (FRA)
Sebastien Bourdais (FRA)
Peugeot 908 HDI FAP - LMP1

3 º - Lucas Luhr (ALE)
Mike Rockenfeller (ALE)
Marco Werner (ALE)
Audi R15 TDI - LMP1

4 º - Adrian Fernandez (MEX)
Luis Diaz (MEX)
Acura ARX-01B - LMP2

5 º - Nicolas Minassian (FRA)
Pedro Lamy (POR)
Christian Klein (AUT)
Peugeot 908 HDI FAP - LMP1

6 º - Jan Magnussen (DIN)
Johnny O´Connell (EUA)
Antonio Garcia (ESP)
Chevrolet Corvette C6-R - LMGT1

7 º - Olivier Berretta (MON)
Oliver Gavin (FRA)
Marcel Fassler (SUI)
Chevrolet Corvette C6-R - LMGT1

8 º - Jaime Melo Jr. (BRA)
Pierre Kaffer (ALE)
Mika Salo (FIN)
Ferrari 430 GT - LMGT2

9 º - Luis Perez Companc (ARG)
Mathias Russo (ARG)
Gianmaria Bruni (ITA)
Ferrari 430 GT - LMGT2

10 º - Dominik Farnbacher (ALE)
Ian James (EUA)
Panoz Esperante GTLM - LMGT2

11 º - Jörg Bergmeister (ALE)
Patrick Long (EUA)
Marc Lieb (ALE)
Porsche 911 GT3 RSR - LMGT2

12 º - Darren Law (EUA)
Seth Neiman (EUA)
Johannes van Overbeek (EUA)
Porsche 911 GT3 RSR - LMGT2

13 º - Tracy Krohn (EUA)
Nic Jonsson (SUE)
Eric Van De Poele (BEL)
Ferrari 430 GT - LMGT2

14 º - David Robertson (EUA)
Andrea Robertson (EUA)
David Murry (EUA)
Doran Ford GT - LMGT2

15 º - David Brabham (AUS)
Scott Sharp (EUA)
Dario Franchitti (ESC)
Acura ARX-02ª - LMP1

16 º - Wolf Henzler (ALE)
Dirk Werner (ALE)
Richard Lietz (AUT)
Porsche 911 GT3 RSR - LMGT2

17 º - Joel Feinberg (EUA)
Chris Hall (EUA)
Ritchie Holt (EUA)
Dodge Viper Competition - LMGT2

18 º - Gil de Ferran (BRA)
Simon Pagenaud (FRA)
Scott Dixon (NZL)
Acura ARX-02ª - LMP1

19 º - Paul Drayson (ING)
Jonny Cocker (ING)
Robert Bell (ING)
Aston Martin Vantage GT2 - LMGT2

20 º - Bryan Willman (EUA)
Chris McMurry (EUA)
Tony Burgess (EUA)
Lola B06/10 - LMP1

21 º - Butch Leitzinger (EUA)
Marino Franchitti (ESC)
Ben Devlin (ING)
Lola B08 86 - LMP2

22 º - Dirk Müller (ALE)
Tommy Milner (EUA)
Bobby Rahal (EUA)
BMW E92 M3 - LMGT2

23 º - Chris Dyson (EUA)
Guy Smith (ING)
Andy Lally (EUA)
Lola B09 86 - LMP2

24 º - Lou Gigliotti (EUA)
Eric Curan (EUA)
Lucas Molo (BRA)
Chevrolet Riley Corvette - LMGT2

25 º - Jon Field (EUA)
Clint Field (EUA)
Chapman Ducote (EUA)
Lola B06/10 - LMP1

26 º - Joey Hand (EUA)
Bill Auberlen (EUA)
BMW E92 M3 – LMGT2

Nenhum comentário:

Postar um comentário