quinta-feira, 12 de março de 2009

Uma grata surpresa e uma decepção


Finda a semana de testes oficiais de pré-temporada da Fórmula 1, temos uma grata surpresa: a recém criada Brawn GP dominou os 4 dias de treinos e terminou na frente da tábua de tempos quarta com Jenson Button e ontem com Rubens Barrichello. Para uma equipe que fez o shakedown do carro há menos de uma semana, é um feito e tanto e nos bastidores da categoria, já se fala em favoritismo do time inglês para o início da temporada.

Como segunda força aparece a Ferrari, que chegou a liderar algumas sessões de tempos e testou o famigerado "pirulito" eletrônico, dispositivo que sinaliza ao piloto quando o pit stop terminou, para que ele possa arrancar. Lembro que este dispositivo causou a falha do pit stop (a mangueira de combustível ficou presa ao carro) de Felipe Massa na corrida noturna de Valência do ano passado e custou a corrida que o brasileiro liderava com folga.

A decepção ficou por conta da McLaren. Os pilotos Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen deram poucas voltas, tiveram muitos problemas técnicos e algumas saídas de pista, além de uma troca de assoalho. A equipe inglesa não se achou e começa a preocupar os dirigentes e pilotos. Uma prova de que algo está errado é a foto abaixo, que mostra um líquido verde impregnado na carenagem do carro, utilizado para testar a aerodinâmica do bólido.

Na próxima semana ainda teremos mais alguns dias de testes em Jerez de La Frontera, Espanha, antes do GP da Austrália. Numa temporada com mudanças radicais no regulamento técnico e com a restrição dos testes, parece que teremos corridas emocionantes e com muitas disputas entre diferentes equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário