sexta-feira, 3 de julho de 2009

De volta aos anos 80 - RPM

"É proibida a radiodifusão e execução pública da faixa 'Revoluções por Minuto'". A frase na capa do primeiro LP da banda RPM mostra o momento em que surgiu a banda de Rock brasileira: o resquício da ditadura militar de 20 e tantos anos. De fato, o RPM revolucionou. Surgiu no auge do movimento Rock nacional dos anos 80 (Titãs, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, só para citar as principais bandas, surgiram nesta época) e inovou musicalmente, principalmente pelos teclados e sintetizadores de Luis Schiavon. Na "cozinha da banda", Fernando Deluqui era o responsável pela guitarra e PA era o dono da bateria. O Band Leader era Paulo Ricardo, que antes de cantar e ser o responsável pelo contra-baixo no RPM era crítico musical e morou na Europa. São dessa época os principais singles da banda, como Louras Geladas, Alvorada Voraz, London London, Revoluções por Minuto, Olhar 43 e Rádio Pirata.






A banda chegou ao auge e a partir de 1987, as brigas e desavenças tornaram-se mais freqüentes, uma constante em bandas que atingem o sucesso de forma meteórica. Eles ficam inativos por um bom tempo até 2002, quando reunem-se novamente para gravar um especial ao vivo para a MTV.





É difícil escolher um sucesso para destacar aqui, mas vou ficar com Revoluções Por Minuto, que para mim diz muito sobre a década de 80 no Brasil. Segue o link para o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=sZqISuC52kw

Nenhum comentário:

Postar um comentário