sexta-feira, 25 de março de 2016

Blog do Carelli Entrevista: Mara Carrera fotógrafa


Ainda em razão da celebração pelo dia e mês das mulheres, o Blog do Carelli traz mais uma entrevista exclusiva. Sem sair do mundo do automobilismo, conversamos não com uma piloto, mas sim com uma fotógrafa especializada em automobilismo: Mara Carrera.

Conheci o trabalho da Mara em Interlagos, nas coberturas do Campeonato Paulista de Automobilismo e também pela Internet e Redes Sociais. No especial "Blog do Carelli Entrevista", Mara Carrera conta como é atuar em uma área tão diferente e exclusiva para o sexo feminino e também como surgiu a paixão pela fotografia e a velocidade.

Mara é natural de Santo André e trabalha com fotografia automobilística desde 2013. Ela brinca com o sobrenome: " tenho orgulho dele, até brinco com a relação com a Porsche. E esse fato me deu a idéia de adotar o nome profissional 'Mara Carrera'".

A seguir, o Blog do Carelli entrevista Mara Carrera fotógrafa:


Blog do Carelli: conte-nos como foi o seu início de carreira como fotógrafa profissional de automobilismo. Como surgiu a paixão por estes dois segmentos?

Mara Carrera: o casamento destas duas paixões começou em 2013. Sempre fui apaixonada pelos dois. Tudo aconteceu de repente. Na época em que conheci meu namorado, disse que queria ser fotógrafa e que isso era um sonho. Acabei por comprar uma câmera e nessa época ele me levou a Interlagos, no Campeonato Paulista, no mês de dezembro. E desde então o casamento foi perfeito. Sempre gostei de carro, uma paixão que vem desde criança, a fotografia sempre me despertou o interesse e por sorte estou fazendo os dois com muito amor.


Blog do Carelli: quais os eventos mais importantes em que você realizou cobertura fotográfica?

Mara Carrera: fiz vários eventos, como por exemplo Fórmula Truck, 6 Horas de São Paulo (WEC), Superbike, Porsche Cup, Mercedes Challenge e atualmente faço mais o Campeonato Paulista de Automobilismo e a Old Stock Race.


Blog do Carelli: existe alguma fotografia especial, algum clique inédito que você tenha feito?

Mara Carrera: o meu lema é "eternizando seu momento num click!". Todas as fotos são especiais, todas eu faço com muito carinho e eu considero todas inéditas, pois a fotografia é clicar as coisas no momento certo, na hora certa e com o olhar certo. São momentos que nunca mais voltam e a sensação de registrar esses momentos é incrível.


Blog do Carelli: quais as dificuldades que você enfrentou ou ainda enfrenta na profissão de fotógrafa de automobilismo?

Mara Carrera: no começo foi muito difícil para ser reconhecida no meio, até conquistar meu espaço, mas com fé e acreditando no meu trabalho, aos poucos fui sendo reconhecida pelos grandes pilotos. Tive o apoio de muitos fotógrafos que me ajudaram e são companheiros nas pistas, agradeço muito a eles, sempre me apoiaram. As dificuldades foram sendo superadas com o tempo.


Blog do Carelli: você atua com fotografia em outras áreas?

Mara Carrera: no momento apenas automobilismo mas esse ano quero me especializar.


Blog do Carelli: no trabalho nos autódromos, já passou por uma situação inusitada ou perigosa?

Mara Carrera: eu sou muito cautelosa quando se trata de segurança. Antes de ir para o autódromo peço a Deus muita proteção não só para mim, mas pra os pilotos e todos que estão por perto. Sempre fico atenta às áreas de risco. Uma situação que ainda não acostumei é quando acontece um acidente na frente da minha lente. Quando o piloto sai andando do carro ou da moto me alegra bastante, pois bens materiais são recuperáveis. Ficou muito trite quando vejo quando alguém sair de ambulância do autódromo e gosto de saber o mais rápido possível se o piloto está bem. Ainda não me acostumei com os acidentes.


Blog do Carelli: quais técnicas, na sua visão, são importantes para fazer uma boa fotografia automobilística?

Mara Carrera: este tipo de fotografia requer muita agilidade pois os carros / motos estão em altíssima velocidade na pista, por isso tive que treinar muito para captar o momento certo para uma boa foto. Saber ouvir também é muito importante, um olhar rápido e um dedo ligeiro, além de muito treino.


Blog do Carelli: o equipamento ajuda? Ou a edição digital hoje facilita o trabalho?

Mara Carrera: eu não uso muito a edição. Na minha opinião, quanto menos as fotos forem editadas, mais eu valorizo o trabalho. Com as tecnologias de hoje é fácil pegar uma foto ruim e deixá-la perfeita. Menos é mais. Em relação ao equipamento, claro que ajuda muito na captação de uma boa foto. Um bom equipamento, uma boa câmera e uma boa lente facilitam muito mais nas pistas. E o dom do fotografo também é importante.


Blog do Carelli: quais dicas você pode dar para quem quer começar a atuar com fotografia? 

Mara Carrera: a minha dica é: após comprar uma câmera, veja qual segmento mais se identifica: automobilismo, casamento, aniversário, etc. Estudar sempre, pegar umas dicas com outros fotógrafos e clicar muito, mas muito mesmo. Foi vendo as minhas fotos que identifiquei onde eu poderia melhorar e assim fui me aperfeiçoando.


Blog do Carelli: por fim, você gostaria de dizer algo mais?

Mara Carrera: um fato que me deixa feliz pelo reconhecimento do meu trabalho e eu não imaginava que existia tantas pessoas acompanhando o meu trabalho, Foi em 2014. Meus equipamentos foram roubados, na época estava desempregada, com medo de que tudo fosse "por água abaixo". Tive a ideia de vender minhas fotos, era o que tinha no momento. Ao relatar no Facebook o ocorrido, apareceu um amigo, Alessandro Zago de Lima, que logo emprestou sua câmera e consegui fazer a cobertura da Superbike, dentre outras corridas. Com a divulgação dessa campanha no Facebook e o apoio da minha amiga, a piloto Regina Calderoni, muita gente ajudou para que eu voltasse a ter meus equipamentos. Tive também o valioso apoio do senhor Edson Paes, da Petropaes, que hoje é um amigo e patrocinador. Nesse momento quero agradecer a todos que nesta época me ajudaram muito e por isso consegui dar continuidade ao meu sonho.



A seguir, confira um pouco do trabalho da Mara Carrera (clique nas fotos para ampliar):


























Um comentário:

  1. Sensacional, qualidade, percepção e agilidade. Resultado fotos fantasticas, Ainda sonho ter meu carro fotografado pela Mara Carrera.

    ResponderExcluir