Enfim, a etapa torneio chegou. Ontem foi disputada, nas fendas da Shelby Modelismo, a quinta etapa do All Le Mans, a mais importante do campeonato por valer o dobro da pontuação normal e não permitir descartes de resultados. Por ter quarenta minutos de duração (o dobro do tempo da bateria tradicional), essa prova foi uma espécie de mini endurance, ou seja, quem conseguisse constância nos tempos de volta e se envolvesse em menos confusões, teria sucesso na corrida.
Neste formato de torneio, não haveria treino livre nem classificação. Apenas um aquecimento rápido de aproximadamente doze minutos foi acordado entre os pilotos. Foi a oportunidade de dar uma limpeza inicial das fendas, principalmente das mais "baixas" (preta e laranja).
O grid de largada desta vez estava bem preenchido. Apenas uma fenda ficaria vaga, uma vez que Rodrigo Barbour compareceu ao evento apenas para prestigiar e acompanhar a prova. No fim, auxiliou a cantar as escapadas de fenda durante a corrida. Destaque também para a primeira participação no campeonato de Chico Takahashi, com o Audi R8C "all black".
A distribuição das cores de fendas foi a seguinte:
Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - laranja
André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - roxa
Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - preta
Jhones Santana - Nissan R89C - vermelha
Chico "Lauda" Takahashi - Audi R8C - verde
Teddy Putz - Ford GT GT3 - azul
Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - amarela
A fenda branca ficou vaga.
No aquecimento inicial, tivemos os seguintes tempos mais rápidos:
1º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8.2250
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.3772
3º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 8.5754
4º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 8.6108
5º - Chico "Lauda" Takahashi - Audi R8C - 8.8689
6º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 8.9758
7º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 9.0249
Chegou a hora da largada. Quarenta minutos de prova pela frente! Todos alinhados lateralmente para o início do torneio.
A prova foi bastante movimentada, com a disputa pela liderança sendo polarizada por três pilotos: André Hiebra, Jhones Santana e Rodrigo Carelli. Foi também uma corrida bastante acidentada. Destaque para uma enorme panca envolvendo o McLaren F1 GTR LM de Sidney Lombardo e o Nissan R9C de Jhones Santana. A F1 branca de Sidney perdeu totalmente o rendimento e o piloto completou apenas 44 voltas, na última posição. Jhones Santana também se envolveu em mais um acidente, quando escapou no final da grande reta e foi acertado pelo Audi R8C de Chico Takahashi. A encostada rendeu a quebra do aerofólio traseiro do seu Nissan. Rodrigo Carelli e Chico Takahashi se envolveram em uma grande pancada no curvão, com o Nissan R390 GT1 acertando o Audi preto a toda velocidade.
O líder do campeonato Marcelo Jaworski fez uma corrida para esquecer na fenda laranja. Escapou bastante, bateu e finalizou a prova sem o aerofólio traseiro da sua McLaren. A falta de aderência atrapalhou bastante e fez com que o torneio fosse a segunda corrida consecutiva sem vitória para Jaworski. Os pilotos Jhones Santana e Chico Takahashi relataram sentirem a falta de treinos.
No terço final da prova, com os acidentes alijando da disputa o Nissan de Jhones Santana, a briga pela ponta ficou restrita a André Hiebra e Rodrigo Carelli, graças à constância nos tempos de volta e às poucas escapadas de fenda. No final, vitória para Hiebra, com quatro voltas à frente de Rodrigo Carelli. A melhor volta ficou com Jhones Santana.
Sem classificação, o torneio adotou a largada em alinhamento
O resultado final da etapa torneio, com a distribuição da pontuação dobrada, foi o seguinte:
1º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 279 voltas - melhor volta: 8.1109 - 20 pontos
2º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 275 voltas - melhor volta: 8.3023 - 12 pontos
3º - Jhones Santana - Nissan R89C - 259 voltas - melhor volta da prova: 8.0665 - 8 pontos
4º - Chico "Lauda" Takahashi - Audi R8C - 225 voltas - melhor volta: 8.5698 - 6 pontos
5º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 211 voltas - melhor volta: 8.2098 - 4 pontos
6º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 211 voltas - melhor volta: 8.4836 - 2 pontos
7º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 44 voltas - melhor volta: 8.7518
A classificação do campeonato até o momento, já computando os descartes de piores resultados e a soma da pontuação dobrada do torneio, está assim:
1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 39 pontos
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 35 pontos
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 30 pontos
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 16 pontos
5º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 12 pontos
6º - Chico "Lauda" Takahashi - Audi R8C - 6 pontos
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 5 pontos
8º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 3 pontos
Lindo Audi R8C na versão negra de testes, de Chico Takahashi
McLaren F1 GTR LM vencedora do torneio
Estatísticas:
Quantidade de voltas completadas no campeonato, por piloto, até o momento:
- Rodrigo Carelli - 810 voltas
- Marcelo Jaworski - 781 voltas
- André Hiebra - 766 voltas
- Teddy Putz - 511 voltas
- Sidney Lombardo - 504 voltas
- Jhones Santana - 503 voltas
- Chico "Lauda" Takahashi - 225 voltas
- Rodrigo Barbour - 120 voltas
Excepcionalmente, por conta de um problema na câmera, não teremos o cômputo da estatística da quantidade de escapadas de fenda para esta prova.
A próxima corrida, a sexta do campeonato, acontece no sábado que vem, 26 de março.
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