sábado, 5 de março de 2016

All Le Mans - Cobertura da quarta corrida - 05/03/2016


Hoje foi disputada a quarta corrida do All Le Mans, campeonato do grupo Racing organizado e realizado na Shelby Modelismo, a mais lendária loja de autorama do Brasil. Apenas quatro pilotos puderam participar da prova. As ausências foram de Rodrigo Barbour (Porsche 911 GT1 EVO98), que só participou da primeira corrida, Jhones Santana (Nissan R89C), Teddy Putz (que não pode comparecer devido a uma recuperação pós cirúrgica - está tudo bem com o piloto do Ford GT GT3 vermelho e preto) e Chico "Lauda" Takahashi (Audi 8C), que pode vir a participar da quinta etapa - a prova torneio.

Vamos então aos detalhes desta quarta prova. A distribuição das cores das fendas foi a seguinte:

Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - preta
Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - branca
André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - laranja
Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - vermelha

As fendas verde, azul, amarela e roxa ficaram vagas.

Nos treinos livres, os pilotos das fendas mais baixas (preta e laranja - Marcelo e André) sofreram com a pista muito escorregadia. Sidney Lombardo começou a enfrentar problemas - que perduraram por todo o sábado - na fixação da carroceria no chassi, principalmente na parte frontal da McLaren branca. Lombardo perdeu a conta de quantos parafusos perdeu. Um destes foi localizado pelo Mosca no curvão, na prova de qualificação.

Os melhores tempos no treino livre foram os seguintes:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 8.1881
2º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 8.4059
3º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.7724
4º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 9.4892

Sem deixar esfriar motores e pneus, todo mundo na pista de novo para a prova de classificação. Marcelo Jaworski, mesmo na fenda escorregadia, garantiu a pole position e o primeiro ponto do sábado. Rodrigo Carelli, na melhor fenda do dia, fechou na segunda posição. As McLarens de André Hiebra e Sidney Lombardo, nessa ordem, fecharam o grid de largada.

Seguem os tempos mais rápidos da classificação:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 8.1602
2º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 8.4061
3º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.6063
4º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 8.8796



A grelha de partida para a quarta corrida do All Le Mans


Na largada, Marcelo Jaworski conseguiu manter a liderança, com os demais competidores, nesta ordem, colados: Rodrigo Carelli, André Hiebra e Sidney Lombardo. Porém, três escapadas de fenda logo nas primeiras voltas (com direito a perda do aerofólio traseiro embaixo da ponte em uma delas) alijaram Jaworski da disputa da liderança. André Hiebra fez uma corrida de cabeça (zero de escapadas) na fenda laranja e garantiu a segunda posição, numa briga direta com Marcelo Jaworski. Um erro na parte final da corrida fez o líder do campeonato contentar-se com o terceiro lugar no pódio: "hoje foi difícil. Não consegui ultrapassar as 130 voltas completadas", lamentava Marcelo. Sidney Lombardo fez uma corrida para esquecer na fenda branca: 9 escapadas de fenda e um chassi que teimava em desprender-se da carroceria pode ser o resumo da corrida do piloto da McLaren branca, que completou apenas 68 voltas na fenda branca.

No final, vitória de Rodrigo Carelli, a primeira na carreira, com 5 voltas de vantagem para André Hiebra, o segundo colocado. A vitória veio exatamente um ano após a primeira corrida no grupo Racing, na ocasião, a segunda edição do Classic Le Mans. O piloto não cabia em si de tanta alegria. Marcelo Jaworski, depois de 3 vitórias arrasadoras, fechou na terceira colocação e ao menos cravou a volta mais rápida da prova.

O resultado final da quarta corrida do All Le Mans foi o seguinte:

1º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 141 voltas - melhor volta: 8.3791
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 136 voltas - melhor volta: 8.6218
3º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 129 voltas - melhor volta da prova: 8.2450
4º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 68 voltas - melhor volta: 8.5752



McLaren F1 GTR do líder do campeonato, Marcelo Jaworski





Nissan R390 GT1 de Rodrigo Carelli - primeira vitória no campeonato e na carreira






Veja como está a pontuação do campeonato até o momento, ainda sem o desconto dos descartes de piores resultados:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 41 pontos
2º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 22 pontos
3º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 16 pontos
4º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 15 pontos
5º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8 pontos
6º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 3 pontos
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 / Lancia LC2/85 - 3 pontos


Estatísticas da prova:

Escapadas de fenda:

- Sidney Lombardo - 9 escapadas;
- Marcelo Jaworski - 4 escapadas;
- André Hiebra e Rodrigo Carelli - 0 escapadas

Quantidade de voltas completadas no campeonato até o momento:

- Marcelo Jaworski - 570 voltas
- Rodrigo Carelli - 535 voltas
- André Hiebra - 487 voltas
- Sidney Lombardo - 460 voltas
- Teddy Putz - 300 voltas
- Jhones Santana - 244 voltas
- Rodrigo Barbour - 120 voltas



A próxima corrida, a quinta do campeonato, acontece no dia 19 de março. Será a prova torneio, onde teremos pontuação dobrada, não haverá treino classificatório (a largada será em linha) e a duração de 40 minutos de corrida, ou seja, promessa de muita emoção e brigas neste mini-endurance.


Um comentário: