domingo, 15 de março de 2015

Velocult 2015 - 6ª edição


Ontem estivemos presentes no conjunto nacional para acompanhar a sexta edição do Velocult, exposição idealizada e organizada pelo artista plástico e entusiasta do automobilismo nacional, Paulo Solariz. As principais propostas do Velocult são resgatar e manter a memória do esporte a motor brasileiro, através da exposição de carros que fizeram parte da história de nosso automobilismo, além de miniaturas, quadros pintados por Solariz e diversos outros artigos relacionados à velocidade.

Este ano o mote da mostra são os 40 anos de aniversário de uma das maiores façanhas de nosso automobilismo. A primeira e única equipe de Fórmula 1 existente até hoje, completa em 2015 quarenta anos de sua estreia na categoria máxima. Fruto da genialidade e iniciativa dos irmãos Fittipaldi, que desde muito cedo já faziam o papel de construtores.

Em 1975, com o apoio da Copersucar (Cooperativa de Açúcar e Álcool), Wilsinho Fittipaldi estreava no Grande Prêmio da Argentina o FD01, pioneiro carro da equipe brasileira. Wilsinho pilotou o único carro da equipe naquele ano, aguardando a chegada de Emerson, que faria sua última temporada na McLaren para assumir o cockpit do Copersucar em 1976. Wilsinho passou a exercer a função de chefe de equipe a partir da chegada do irmão.

Infelizmente, nem o público e nem a imprensa entenderam todo o pioneirismo da equipe brasileira, que acabou tornando-se alvo de chacotas por toda a sua existência. Para celebrar os 40 anos da equipe Fittipaldi, estão expostos dois modelos, o FD01 com a configuração aerodinâmica da estreia e o FD04, já na cor amarela. Ambos foram restaurados com o apoio da empresa Dana e estão em impecável estado de conservação.

Outros destaques da exposição foram alguns dos modelos da categoria Old Stock, que estreia este ano com a proposta de relembrar os primeiros anos da categoria, com a participação de pilotos da época e a utilização dos Opalas Cupê do ano de estreia do certame.

Outros destaques: Lola T140/T122 prata, Alfa Romeo 2000 GTV "Equipe Jolly", dois Fuscas Divisão 3 (Orlando Belmonte Jr. e Autozoom) além das incríveis miniaturas da Automodeli e os quadros de Paulo Solariz.

Seguem os registros fotográficos da mostra (cliquem nas imagens para ampliar).






























































Nenhum comentário:

Postar um comentário