quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Do fundo do Baú - o começo do kart indoor/amador no país

Ainda revirando as revistas Grid da minha coleção, da década de 90, encontrei uma super interessante matéria sobre o começo do movimento do kart amador/aluguel/indoor no país. Este movimento começou principalmente em São Paulo, a partir de 1995, baseado principalmente no modelo inglês de kart indoor. Eram utilizados, inicialmente os motores 4 tempos de 5,5 HP´s. Foi um crescimento tão expressivo que, na matéria da revista, foram indicadas nada menos do que 23 pistas espalhadas pela capital, interior e litoral de São Paulo. Algumas com donos conhecidos no meio automobilístico, como por exemplo Emerson Fittipaldi , Rubens Barrichello, Wilsinho Fittipaldi, Djalma Fogaça e Fabio Sotto Mayor. Todas as pistas listadas eram indoor, com o traçado em sua maioria margeado por proteções de pneus (como hoje é o Kart In Jaguaré, por exemplo). Pelo que apurei, nenhuma destas pistas citadas em 1995 existe hoje.


Curiosidades - na W. Fittipaldi, era possível escolher ter na prova a incursão de um Pace-Kart, que entrava em caso de bandeira amarela, para reagrupar os karts. Na matéria diz que a preferência dos pilotos amadores era de não ter esta intervenção, o intuito era de acelerar o tempo todo.


Na pista chamada "Stock Car", que era localizada no Shopping D, os karts eram carenados com base na NASCAR, Stock Car americana. Os carrinhos eram importados da américa e lá, eram regulados para atingir velocidade máxima de 127 Km/h em uma pistinha oval. Aqui, por motivo de segurança, eram ajustados para atingir no máximo 60 Km/h. Deveria ser bem interessante e divertido correr nestes modelos.


Infelizmente estas pistas foram fechando, mas no final da década de 90, início dos anos 2000, novas pistas surgiram (como por exemplo Granja Viana, Aldeia da Serra, Arena Schinchariol, além da Pit Stop, Kart In Jaguaré e outras indoor) e foram adotadas novas configurações de motor (6,5, 8, 11, 13 Hp´s) e hoje é possível se divertir em excelentes traçados e bons equipamentos disponíveis.
Abaixo, detalhe do Pace Kart (clique na imagem para ampliar)
A seguir, fotos do kart com carenagem baseada na Nascar (clique nas imagens para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário