quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Do fundo do Baú - cartas das equipes de Fórmula 1

Em 1995, a Internet ainda engatinhava no mundo. Comunicávamo-nos mais por correspondência escrita, hoje pouco utilizada pelo cidadão comum. Neste ano, em uma de suas edições mensais, a revista Grid (publicação mensal especializada em automobilismo, excelente, diga-se de passagem, o editor chefe era a enciclopédia Luis Alberto Pandini, o Panda - nem preciso dizer que não perdia um mês a revista) publicou uma matéria sobre como se corresponder com as equipes de Fórmula 1. Nesta matéria tinham todos os endereços das equipes que disputavam o mundial daquele ano, bem como um modelo padrão em inglês de uma carta dizendo ser fã da Fórmula 1 e que gostaria de receber algum material do time.
Pois bem, lembro que mandei diversas cartas para os principais times, mas recebi apenas duas respostas. Fiquei bem contente na época, é bem verdade. Revirando o baú na casa da minha mãe, reencontrei estas cartas e compartilho neste post com vocês.
As respostas foram de Ferrari e de McLaren. A Ferrari foi a que mandou o material mais legal: dois cartões com os autógrafos de verdade (não era impressão, era a caneta mesmo) de Jean Alesi e Gerhard Berger, ao fundo a foto de cada um dentro da 412 T2, o modelo usado pelo time em 95. Os italianos também mandaram dois adesivos oficiais do Cavallino Rampante.
Já a McLaren mandou um prospecto padrão com informações sobre a história do time, dos pilotos (Nigel Mansell - que não cumpriu toda a temporada, depois foi substituído por Mark Blundell -, Mika Hakkinen e do piloto de testes Jan Magnussen), do carro, além de dados técnicos da equipe, tudo em inglês. Digitalizei todo este material e o reproduzo a seguir.
Na sequência, seis páginas do prospecto enviado pela McLaren (clique nas imagens para ampliar)

Agora, a carta enviada pela Ferrari. Primeiro, detalhes do envelope (clique nas imagens para ampliar)



A seguir, o cartão frente e verso com o autógrado de Jean Alesi


Agora, o autógrafo do austríaco Gerhard Berger (clique nas imagens para ampliar)


O adesivo enviado pelo time italiano, frente e verso (clique nas imagens para ampliar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário