No quinto ano de realização, a Fórmula Chevrolet continuava com a sua missão de abrigar jovens pilotos que cumpriram sua carreira tanto no kart quanto na Fórmula Ford e buscavam evoluir em busca das categorias de topo do automobilismo mundial.
O pacote técnico da Fórmula Chevrolet não tinha mudanças para a temporada de 1996. No total foram disputadas um total de 10 etapas, em conjunto com a Omega Stock Car e a Copa Corsa Regional, no evento Chevrolet Challenge.
Em uma de suas edições no ano de 1996, a revista Racing, que estreara nas bancas naquele ano, realizou um teste no circuito de Interlagos com o Fórmula Chevrolet do piloto Luiz Fernando Uva. O teste foi realizado pelo jornalista Gabriel Marazzi.
Algumas curiosidades interessantes das impressões desse teste:
- Gabriel Marazzi, o jornalista responsável pelo teste, tem uma estatura diferente da de Luiz Fernando Uva. Resultado: teve que pilotar sentado diretamente no assoalho do carro, para poder caber no apertado cockpit;
- A alavanca de câmbio era disposta no estilo "dog-leg", com a primeira marcha sendo selecionada com a alavanca sendo posicionada para a esquerda e para trás;
- Pela busca da redução de peso, o Fórmula Chevrolet é equipado com uma bateria do tipo "seca", responsável apenas pela ignição do motor. Para dar partida no carro, é necessário o auxílio de uma fonte externa. Se o carro apagar no meio da pista, não é possível religá-lo;
- As impressões do teste por Gabriel Marazzi: "como todo fórmula, ele tem muito 'chão', ou seja: o conjunto chassi-suspensão-pneus funciona muito bem. As manobras podem ser feitas 'em cima da hora', devido ao pouco peso do conjunto. Não é nada fácil rodar no limite com um Fórmula Chevrolet e cada fração de décimo de segundo é fundamental para o resultado da pilotagem. Mesmo com a relação da primeira marcha mais reduzida, é necessário 'queimar' um pouco e embreagem, uma vez que a alta potência do motor a coloca, juntamente com o torque, em rotações muito altas. A falta de costume fez o motor apagar nos boxes."
Com a capota traseira aberta, é possível enxergar as entranhas mecânicas do Fórmula Chevrolet
A ficha técnica do Fórmula Chevrolet em 1996 era assim composta:
Motor: Opel C20XE - 4 cilindros em linha - 16 válvulas no cabeçote
Cilindrada: 2.000 cm³
Potência: 175 cavalos a 7 mil rotações por minuto
Injeção: eletrônica - marca Bosch Motronic 2.5
Combustível: gasolina de aviação - AVGAS 100
Câmbio: Hewland MK-9 de 5 marchas
Diferencial: Hewland sem blocante - 10/31
Chassi: monocoque em alumínio com longarinas laterais - projeto Reynard / fabricação Techspeed
Suspensão: independente nas quatro rodas, com triângulos e balanças com push-rods
Amortecedores: marca White Power (Holanda) - 11 regulagens de rebumpings
Molas: fabricante livre - 350 a 550 libras
Freios: a disco nas quatro rodas / pinças de dois pistões - marca AP (Inglaterra)
Rodas: Technomagnésio (Itália) ou Techspeed (Brasil) - lay-out padrão Fórmula GM-Lotus
Medidas das rodas: 08x13 (dianteiras) / 10x13 (traseiras)
Pneus: marca Pirelli P-Zero nacional
Medidas dos pneus: 225/45 R13 (dianteiros) / 265/70 R13 (traseiros)
1ª Etapa – Tarumã (RS) – 14 de abril de 1996
O catarinense Marcelo Tedesco começou muito bem a temporada de 1996 da Fórmula Chevrolet. Na primeira etapa do ano, em Tarumã, Tedesco acertou bem o carro e cravou a pole-position no sábado. Sua superioridade levantou suspeitas dos adversários de que o combustível de seu carro estava adulterado. As suspeitas foram dizimadas com o resultado da contra-prova do combustível.
Na corrida, Tedesco foi dominante e ao receber a bandeirada em primeiro lugar, tinha aberto mais de dez segundos para o segundo colocado. O catarinense explicou um pouco da sua estratégia para a equipe de reportagem da revista Quatro Rodas: "tenho dois acertos de carro: um para fazer duas ou três voltas rápidas nas tomadas de classificação e outro, mais constante, usado nas corridas."
A briga boa da prova foi protagonizada entre o jovem estreante Valdeno Brito Filho e os veteranos Renato Russo e Ciro Aliperti Jr. O jovem paraibano desgastou seu jogo de pneus ao extremo e não conseguiu segurar a posição, mas mostrou seu talento.
Marcelo Tedesco e Luiz Fernando Uva liderando o pelotão
Resultado final:
1º - Marcelo Tedesco (Equipe Divisa) – 20 pontos
2º - Luiz Fernando Uva (Equipe Olhsson´s Racing) – 15 pontos
3º - Marcelo Carneiro (Equipe Mirafiori Racing) – 12 pontos
4º - Ciro Aliperti Jr. (Equipe GLG Competições) – 10 pontos
5º - Renato Russo (Equipe G5R) – 8 pontos
6º - Valdeno Brito Filho (Equipe Import Line) – 6 pontos
7º - Duda Pamplona (Equipe Texaco/RS Competições) – 4 pontos
8º - Alex Bachega (Equipe Petrópolis) – 3 pontos
9º - Leonardo Nienkotter (Equipe Vigal/Petrobrás) – 2 pontos
10º - Airton Daré (Equipe Banestado) – 1 ponto
2ª Etapa – Interlagos (SP) – 5 de maio de 1996
A segunda etapa do campeonato, disputada em Interlagos, viu a primeira vitória na temporada de Luiz Fernando Uva, que em 1995 havia disputado a Fórmula Opel européia e estava muito bem adaptado ao carro. Marcelo Tedesco, em boa fase, terminou a prova em segundo e Leonardo Nienkotter completou o pódio. Uva e Tedesco agora dividiam a liderança na tabela de pilotos, com 35 pontos.
Resultado final:
1º - Luiz Fernando Uva (Equipe Olhsson´s Racing) – 20 pontos
2º - Marcelo Tedesco (Equipe Divisa) – 15 pontos
3º - Leonardo Nienkotter (Equipe Vigal/Petrobrás) – 12 pontos
4º - Duda Pamplona (Equipe Texaco/RS Competições) – 10 pontos
5º - Renato Russo (Equipe G5R) – 8 pontos
6º - Alex Bachega (Equipe Petrópolis) – 6 pontos
7º - Ciro Aliperti Jr. (Equipe GLG Competições) – 4 pontos
8º - Mauricio Slaviero (Equipe Selénia/Marboro) – 3 pontos
9º - Airton Daré (Equipe Banestado) – 2 pontos
10º - Gabriel Zunino (Equipe G5R) – 1 ponto
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Marcelo Tedesco / Luiz Fernando Uva – 35 pontos
3º - Renato Russo – 16 pontos
4º - Ciro Aliperti Jr. / Duda Pamplona / Leonardo Nienkotter – 14 pontos
7º - Marcelo Carneiro – 12 pontos
8º - Alex Bachega – 9 pontos
9º - Valdeno Brito Filho – 6 pontos
10º - Airton Daré / Mauricio Slaviero – 3 pontos
11º - Gabriel Zunino – 1 ponto
3ª Etapa – Goiânia (GO) - 2 de junho de 1996
Em Goiânia foi a vez do jovem estreante Valdeno Brito Filho vencer a sua primeira corrida na Fórmula Chevrolet. Valdeno largou na pole position e não deu chance para os adversários, vencendo de ponta a ponta. Na segunda posição chegou mais um jovem talento, o carioca Duda Pamplona. Com a constância de resultados, a liderança do campeonato de pilotos agora era de Luiz Fernando Uva, com 47 pontos conquistados.
Resultado final:
1º - Valdeno Brito Filho (Equipe Polyutti) – 20 pontos
2º - Duda Pamplona (Equipe RS Competições) – 15 pontos
3º - Luiz Fernando Uva (Equipe Olhsson´s Racing) – 12 pontos
4º - Marcelo Carneiro (Equipe Mirafiori Racing) – 10 pontos
5º - Marcelo Tedesco (Equipe Divisa) – 8 pontos
6º - Renato Russo (Equipe G5R) – 6 pontos
7º - Atthos Diniz (Equipe Petrópolis) – 4 pontos
8º - Ciro Aliperti Jr. (Equipe GLG Competições) – 3 pontos
9º - Gabriel Zunino (Equipe G5R) – 2 pontos
10º - Airton Daré (Equipe Banestado) – 1 ponto
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Luiz Fernando Uva – 47 pontos
2º - Marcelo Tedesco – 43 pontos
3º - Duda Pamplona – 29 pontos
4º - Valdeno Brito Filho – 26 pontos
5º - Renato Russo / Marcelo Carneiro – 22 pontos
4ª Etapa – Curitiba (PR) – 30 de junho de 1996
O fato marcante na quarta etapa da temporada foi o pavoroso acidente envolvendo Marcelo Tedesco e Luiz Fernando Uva. No final da grande reta, Tedesco foi abalroado por trás e tocou na traseira de Luiz Fernando Uva, o que fez os pneus se tocarem e o piloto catarinense iniciar uma decolagem assustadora. Felizmente, os dois pilotos não se feriram. Com essa confusão, Leonardo Nienkotter aproveitou para garantir a sua primeira vitória na temporada.
A espetacular decolagem de Marcelo Tedesco
Resultado final:
1º - Leonardo Nienkotter (Equipe Vigal/Petrobrás) - 37min05s88 – 20 pontos
2º - Marcelo Carneiro (Equipe Mirafiori Racing) – 15 pontos
3º - Alex Bachega (Equipe Petrópolis) – 12 pontos
4º - Duda Pamplona (Equipe RS Competições) - 10 pontos
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Luiz Fernando Uva – 47 pontos
2º - Marcelo Tedesco – 43 pontos
3º - Duda Pamplona – 39 pontos
4º - Marcelo Carneiro – 37 pontos
5º - Leonardo Nienkotter – 34 pontos
6º - Valdeno Brito Filho – 26 pontos
7º - Renato Russo – 22 pontos
5ª Etapa – Brasília (DF) – 14 de julho de 1996
Na quinta etapa realizada no planalto central, tivemos mais um vencedor inédito na temporada: Marcelo Carneiro, que teve ao seu lado no pódio seu xará Marcelo Tedesco e o líder do campeonato, Luiz Fernando Uva, que estava apenas um ponto à frente de Tedesco na tabela de pontuação. Com o resultado de Brasília, Marcelo Carneiro encostou na ponta da classificação e agora era o terceiro, com 57 pontos.
Resultado final:
1º - Marcelo Carneiro (Equipe Mirafiori Racing) – 20 pontos
2º - Marcelo Tedesco (Equipe Divisa) – 15 pontos
3º - Luiz Fernando Uva (Equipe Olhsson´s Racing) – 12 pontos
4º - Duda Pamplona (Equipe RS Competições) - 10 pontos
5º - Renato Russo (Equipe G5R) – 8 pontos
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Luiz Fernando Uva – 59 pontos
2º - Marcelo Tedesco – 58 pontos
3º - Marcelo Carneiro – 57 pontos
4º - Duda Pamplona – 49 pontos
5º - Leonardo Nienkotter – 40 pontos
6º - Renato Russo – 30 pontos
7º - Valdeno Brito Filho – 26 pontos
8º - Alex Bachega – 25 pontos
6ª Etapa – Interlagos (SP) – 18 de agosto de 1996
A Fórmula Chevrolet fez a sua segunda incursão a Interlagos, para a disputa da sexta etapa do campeonato, que tinha neste momento uma disputa muito acirrada pela liderança no campeonato de pilotos.
A pole position foi conquistada por Alex Bachega, que teria ao seu lado na primeira fila o líder do campeonato, Luiz Fernando Uva. Na largada, Uva tratou de passar Bachega e rumar tranquilo para a vitória, em uma etapa com poucas emoções e disputas. A se destacar a melhor volta conquistada por Bachega, um recorde para a Fórmula Chevrolet em Interlagos: 1min37s965, com média de 158,934 Km/h de velocidade média.
Com os resultados de Interlagos e faltando quatro etapas para o fim do campeonato, Uva conseguiu uma boa vantagem para Marcelo Tedesco na tabela de pontuação: 79 a 66.
Muita champanhe na comemoração de Luiz Fernando Uva
Resultado final:
1º - Luiz Fernando Uva (Equipe Olhsson´s Racing) – 20 pontos
2º - Alex Bachega (Equipe Petrópolis) – 15 pontos
3º - Valdeno Brito Filho (Equipe Polyutti) – 12 pontos
4º - Duda Pamplona (Equipe RS Competições) – 10 pontos
5º - Marcelo Tedesco (Equipe Divisa) – 8 pontos
6º - Marcelo Carneiro (Equipe Mirafiori Racing) – 6 pontos
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Luiz Fernando Uva - 79 pontos
2º - Marcelo Tedesco - 66 pontos
3º - Marcelo Carneiro - 63 pontos
4º - Duda Pamplona - 59 pontos
5º - Leonardo Nienkotter - 41 pontos
6º - Alex Bachega - 40 pontos
7ª Etapa – Curitiba (PR) – 8 de setembro de 1996
A segunda visita da Fórmula Chevrolet à capital do Paraná foi palco de mais uma vitória de Luiz Fernando Uva, a segunda consecutiva, que permitiu ao jovem de 19 anos abrir uma boa vantagem na tabela de pontuação do campeonato, porém ainda não suficiente para garantir o título de pilotos de 1996.
Luiz Fernando Uva venceu e abriu vantagem no campeonato
Resultado final:
1º - Luiz Fernando Uva (Equipe Olhsson´s Racing) - 20 voltas em 32min05s31 – 20 pontos
2º - Leonardo Nienkotter (Equipe Vigal/Petrobrás) – 15 pontos
3º - Marcelo Tedesco (Equipe Divisa) – 12 pontos
4º - Ciro Aliperti Jr. (Equipe GLG Competições) – 10 pontos
5º - Alex Bachega (Equipe Petrópolis) – 8 pontos
6º - Marco Antônio Formigoni (Equipe Portelão/Nova) – 6 pontos
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Luiz Fernando Uva – 99 pontos
2º - Marcelo Tedesco – 78 pontos
3º - Marcelo Carneiro – 63 pontos
4º - Duda Pamplona – 59 pontos
5º - Leonardo Nienkotter – 56 pontos
6º - Alex Bachega – 48 pontos
8ª Etapa – Vitória (ES) – 20 de outubro de 1996
Mais uma vez, a Fórmula Chevrolet teria uma etapa exclusiva no circuito de rua de Vitória, capital do Espírito Santo. Foi uma corrida recheada de acidentes, incidentes e quebras, como é tradicional neste desafiador circuito citadino.
Valdeno Brito Filho foi o responsável por cumprir a melhor marca nos treinos classificatórios. O paraibano largou bem e manteve a ponta da corrida até a sétima volta, quando a caixa de câmbio do seu Fórmula Chevrolet o deixou na mão. A liderança passou para o experiente Renato Russo, que abandonaria quatro voltas à frente, depois de sair da pista e acertar o guard-rail. A partir daí, Luiz Fernando Uva, que vinha realizando uma corrida cautelosa, assumiu a ponta para não mais perder. De quebra, ainda conquistou a melhor volta da corrida, cravando o recorde para a pista: 1min06s611, com média de 148,624 Km/h.
Na segunda colocação chegou o piloto Airton Daré, que como curiosidade era cinco vezes campeão brasileiro de jet-ski. Alex Bachega completou o pódio com a terceira colocação. A vitória de Uva no Espírito Santo - a sua quarta na temporada - o levou para muito perto da conquista do título de 1996, faltando duas etapas para o final do campeonato.
Resultado final:
1º - Luiz Fernando Uva (Equipe Olhsson´s Racing) – 29 voltas em 33min02s725 – média de 144,801 Km/h – 20 pontos
2º - Airton Daré (Equipe Banestado) – 15 pontos
3º - Alex Bachega (Equipe Petrópolis) – 12 pontos
4º - Leonardo Nienkotter (Equipe Vigal/Petrobrás) – 10 pontos
5º - Marcelo Tedesco (Equipe Divisa) – 8 pontos
6º - Ciro Aliperti Jr. (Equipe GLG Competições) – 6 pontos
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Luiz Fernando Uva – 119 pontos
2º - Marcelo Tedesco – 86 pontos
3º - Leonardo Nienkotter – 66 pontos
4º - Marcelo Carneiro – 63 pontos
5º - Alex Bachega – 60 pontos
6º - Duda Pamplona – 59 pontos
9ª Etapa - Jacarepaguá (RJ) - 10 de novembro de 1996
Uma sexta colocação ao final da etapa de Jacarepaguá, depois de largar em décimo. Esse foi o resultado suficiente para Luiz Fernando Uva garantir o título de pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Chevrolet de 1996. Depois de conquistar quatro vitórias, um segundo e dois terceiros lugares, essa era a posição que Uva exatamente necessitava para levar o caneco. A vitória em Jacarepaguá ficou com o carioca Duda Pamplona, a primeira dele e de um piloto do Rio de Janeiro na história da Fórmula Chevrolet.
O campeão Luiz Fernando Uva, que tinha 19 anos naquele momento, falou sobre a etapa para a equipe de reportagem do jornal O Globo: "foi a corrida mais difícil da temporada. Até os treinos de classificação, eu nunca andara nessa pista e a equipe não conseguiu o melhor acerto."
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Luiz Fernando Uva - 125 pontos (campeão)
2º - Marcelo Tedesco - 101 pontos
10ª Etapa - Interlagos (SP) - 8 de dezembro de 1996
Com o título do campeonato de pilotos decidido, a Fórmula Chevrolet foi para Interlagos, para a realização da terceira etapa no ano no circuito de São Paulo. No apagar das luzes de 1996, o campeão Luiz Fernando Uva, livre de pressões por ter conquistado o título na etapa anterior, venceu a sua quinta prova na temporada. Uva teve ao seu lado no pódio Renato Russo e segundo e Athos Diniz em terceiro.
O campeão da temporada e vencedor da última etapa, Luiz Fernando Uva
Resultado final da prova:
1º - Luiz Fernando Uva - 28min24s81
2º - Renato Russo
3º - Athos Diniz
4º - Ciro Aliperti Jr.
Classificação final do campeonato:
1º - Luiz Fernando Uva - 145 pontos
2º - Marcelo Tedesco - 101 pontos
3º - Duda Pamplona - 87 pontos
Mais imagens da temporada de 1996:
Luciano Zangirolami
Alex Bachega
Andrea Martins
Alex Bachega em uma das etapas do ano em Interlagos
O carioca Duda Pamplona
O Fórmula Chevrolet "desnudo", apresentando a sua estrutura de chassi tubular
Na foto acima de Luiz Fernando Uva, dá para entender bem como se posiciona o piloto por baixo das carenagens do Fórmula Chevrolet
Duda Pamplona à frente do pelotão no final da reta de Interlagos
Luciano Zangirolami
O campeão de 1996, Luiz Fernando Uva
Marcelo Tedesco fez uma ótima temporada e sagrou-se vice-campeão de 1996
Valdeno Brito Filho, uma das boas revelações da Fórmula Chevrolet, à frente de outra fera, Renato Russo
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