quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Campeonato Brasileiro de Fórmula Chevrolet – Temporada de 1997


A proposta de ser uma categoria de revelação de jovens talentos para o automobilismo de competição foi devidamente cumprida pela Fórmula Chevrolet na temporada de 1997. Nomes como Alex Bachega, Ângelo Serafim, Fábio Carbone, Duda Pamplona, Valdeno Brito, Felipe Maluhy, Nilton Rossoni, apenas para citar alguns, foram pilotos que se despontaram no ano. Houve também uma "debandada" de pilotos da Fórmula Ford, que praticamente deixou de existir.







Os estreantes da temporada de 1997 eram os pilotos Joel Carlis, Rodrigo Caporal, André Gaidzinski, Francesco Ventre, Rodrigo Bernardes e Ricardo Mizumoto. O piloto Douglas Pitoli, que em 1996 tinha disputado a Fórmula 3 Sul-Americana, fazia o caminho de retorno para a Fórmula Chevrolet em 1997. Já Luiz Fernando Uva e Leonardo Nienkotter saiam da Fórmula Chevrolet e partiam para a Fórmula 3.


No campo técnico, a Fórmula Chevrolet mantinha a mesma receita de 1996, porém, uma mudança nos carros buscava trazer mais segurança para os pilotos e modificava um pouco o visual: a adoção de uma proteção para a cabeça, na altura do cockpit.



1ª Etapa – Interlagos (SP) – 20 de abril de 1997


A pole position para a primeira etapa do ano foi conquistada por uma das promessas da categoria, o paraibano Valdeno Brito Filho. Mas a alegria de Valdeno durou apenas duas voltas, após o abandono da prova com o motor do seu carro quebrado. A partir daí, Alex Bachega assumiu a ponta para não mais perdê-la, levando seu carro azul e branco para a primeira vitória na temporada. André Grilo e Duda Pamplona completaram o pódio.




Alex Bachega começou bem o ano de 1997



Resultado final:


1º - #71 Alex Bachega (Equipe Tambay/Petrópolis) – 44min57s674 – 20 pontos
2º - #21 André Grilo (Equipe Cotac) – 15 pontos
3º - #74 Duda Pamplona (Equipe Texaco/Café Toko/RS Competições) – 12 pontos
4º - #01 Ricardo Mizumoto – 10 pontos
5º - #28 Marcelo Carneiro (Equipe Selénia/Mirafiori Racing) – 8 pontos
6º - #57 Rodnei Felício (Equipe Graal/Bosch/Cofel) – 6 pontos
7º - #50 Rodrigo Bernardes (Equipe Polti/Casas Bahia/Dietil) – 4 pontos
8º - #66 Marcelo Pereira (Equipe Bisvisan/Chocolates Pan) – 3 pontos
9º - #43 Aldo Piedade Jr. (Equipe Benjet/Alpine) – 2 pontos
10º - #03 Ciro Aliperti Jr. (Equipe Full Time Racing) – 1 ponto



2ª Etapa – Goiânia (GO) – 4 de maio de 1997


Em Goiânia, um fato inusitado alijou o líder do campeonato e vencedor da primeira prova, Alex Bachega, da briga pela vitória: uma de suas rodas se soltou. Duda Pamplona aproveitou, assumiu a ponta da prova e não mais saiu de lá. Com o resultado, assumiu a liderança do campeonato de pilotos. Destaque para o lance de emoção do dia, entre os pilotos Joel Carlis e Rodrigo Yungh, que acertou o carro de Carlis e chegou a decolar por cima do carro do adversário, na briga pela quinta colocação. Na sequência, em bandeira amarela, o piloto Douglas Pitoli realizou uma ultrapassagem - proibida pela condição da corrida no momento - sobre Ricardo Mizumoto e foi penalizado ao final da corrida com a adição de 25 segundos do seu tempo total.




Primeira vitória do carioca Duda Pamplona na temporada



Resultado final:


1º - #74 Duda Pamplona (Equipe Texaco/Café Toko/RS Competições) – 33min24s501 – 20 pontos
2º - #28 Marcelo Carneiro (Equipe Selénia/Mirafiori Racing) – 15 pontos
3º - #01 Ricardo Mizumoto – 12 pontos
4º - #45 Douglas Pitoli (Equipe Aladdin/Wheaton) – 10 pontos
5º - #92 Ângelo Serafin (Equipe Vipal/Centro Sul Pneus) – 8 pontos
6º - #04 Fábio Carbone (Equipe Vaska Rodas) – 6 pontos
7º - #14 André Gaidzinski (Equipe Eliane/Liquigás/Itapemirim) – 4 pontos
8º - #66 Marcelo Pereira (Equipe Bisvisan/Chocolates Pan) – 3 pontos
9º - #57 Rodnei Felício (Equipe Graal/Bosch/Cofel) – 2 pontos
10º - #22 Thiago Meneghel – 1 ponto


Classificação do campeonato de pilotos até o momento:


1º - Duda Pamplona - 32 pontos
2º - Marcelo Carneiro - 23 pontos
3º - Ricardo Mizumoto - 22 pontos
4º - Alex Bachega - 20 pontos
5º - André Grilo - 15 pontos
6º - Douglas Pitoli - 10 pontos
7º - Rodnei Felício - 8 pontos
8º - Ângelo Serafim - 8 pontos
9º - Fábio Carbone - 6 pontos
10º - Marcelo Pereira - 6 pontos
11º - Rodrigo Bernardes - 4 pontos
12º - André Gaidzinski - 4 pontos
13º - Aldo Piedade Jr.- 2 pontos
14º - Ciro Aliperti Jr. - 1 ponto
15º - Thiago Meneghel - 1 ponto



3ª Etapa – Curitiba (PR) – 6 de julho de 1997


Em Curitiba, foi a vez do paraibano Valdeno Brito Filho brilhar. Seu desempenho foi acachapante: largou na pole position, liderou de ponta a ponta, venceu e ainda cravou a melhor volta da prova. Valdeno deu sua palavra para a equipe de reportagem da revista Racing: "depois de duas provas sem terminar, pedi força para Deus e nada de ruim aconteceu. Deus foi meu patrocinador". De fato, o carro de Valdeno estava pintado de branco, sem nenhum decalque de apoiadores.




O paraibano Valdeno Brito comemorando bastante a primeira vitória na temporada



No mais, foi uma corrida bastante movimentada, com disputas de posição entre Duda Pamplona, Rodrigo Yungh, Marcos Regadas, Felipe Maluhy e Alex Bachega. Duda Pamploa deixou a disputa mais à frente com queda de rendimento do seu motor. Com um pouco mais da metade de prova cumprida, um forte acidente entre Nilton Rossoni e Marcelo Carneiro obrigou a direção de prova a mandar para a pista o safety-car, por 4 voltas, para atendimento da ocorrência. Ao final da prova, alguns pilotos foram punidos por irregularidades desportivas: Rodrigo Yungh por queima de largada e Felipe Maluhy, Marcos Regadas e Fábio Carbone por ultrapassagens em regime de bandeira amarela.


Com os resultados em Curitiba, Alex Bachega tomou de Duda Pamplona a liderança do campeonato de pilotos por 1 ponto de diferença.


Resultado final:


1º - #09 Valdeno Brito Filho (Equipe Petrobrás/Mico´s Racing) – 22 voltas em 1h20min173s – 20 pontos
2º - #71 Alex Bachega (Equipe Tambay/Petrópolis) – 15 pontos
3º - #45 Douglas Pitoli (Equipe Aladdin/Wheaton) – 12 pontos
4º - #92 Ângelo Serafin (Equipe Vipal/Centro Sul Pneus) – 10 pontos
5º - #42 Daniel Bartelle (Equipe Colombo/Centro Sul) – 8 pontos
6º - #36 Joel Carlis (Equipe Husky/Wiest) – 6 pontos
7º - #18 Vanderlan Alcântara (Equipe Arisco/Vascafé/Full Time) – 4 pontos
8º - #22 Thiago Meneghel – 3 pontos
9º - #74 Duda Pamplona (Equipe Texaco/Café Toko/RS Competições) – 2 pontos
10º - #57 Rodnei Felício (Equipe Graal/Bosch/Cofel) – 1 ponto


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Alex Bachega - 35 pontos
2º - Duda Pamplona - 34 pontos
3º - Marcelo Carneiro - 23 pontos
4º - Ricardo Mizumoto - 22 pontos
5º - Douglas Pitoli - 22 pontos
6º - Valdeno Brito Filho - 20 pontos
7º - Ângelo Serafim - 18 pontos
8º - André Grilo - 15 pontos
9º - Rodnei Felício - 9 pontos
10º - Daniel Bartelle - 8 pontos
11º - Marcelo Pereira - 6 pontos
12º - Fábio Carbone - 6 pontos
13º - Joel Carlis - 6 pontos
14º - André Gaidzinski - 4 pontos
15º - Rodrigo Bernardes - 4 pontos
16º - Thiago Meneghel - 4 pontos
17º - Vanderlan Alcântara - 4 pontos
18º - Aldo Piedade Jr. - 2 pontos
19º - Ciro Aliperti Jr. - 1 ponto



4ª Etapa – Interlagos (SP) – 27 de julho de 1997


O nome da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Chevrolet foi o carioca Duda Pamplona. No treino classificatório, Duda pulverizou o recorde de melhor volta da categoria no circuito paulista ao registrar a marca de 1min37s119, conquistando a pole position. Na largada, Duda largou bem e assumiu logo a liderança com vantagem. Seu principal concorrente na corrida e no campeonato, Alex Bachega, abandonou a prova com problemas de injeção eletrônica no seu motor. Pamplona levou fácil a vitória, seguido de Valdeno Brito Filho, que agora dividia a vice-liderança do campeonato com Bachega e Marcelo Carneiro, todos com 35 pontos conquistados.


Duda Pamplona falou para a equipe de reportagem da revista Racing sobre seu desempenho: "nessa prova não teve para ninguém. Mesmo com o Valdeno e o Carneiro vindo muito forte atrás de mim, eu sabia que era minha! Claro que fui beneficiado pela disputa dos dois pelo segundo lugar. Mas foi muito bom fazer a pole, volta mais rápida e ganhar de ponta-a-ponta na frente de quase 30 mil pessoas."




Duda Pamplona foi dominante em Interlagos



Resultado final:


1º - #74 Duda Pamplona (Equipe Texaco/Café Toko/RS Competições) – 31min10s128 – 20 pontos
2º - #09 Valdeno Brito Filho (Equipe Petrobrás/Mico´s Racing) – 15 pontos
3º - #28 Marcelo Carneiro (Equipe Selénia/Mirafiori Racing) – 12 pontos
4º - #97 Felipe Maluhy (Equipe América GLG) – 10 pontos
5º - #45 Douglas Pitoli (Equipe Aladdin/Wheaton) – 8 pontos
6º - #21 André Grilo (Equipe Cotac) – 6 pontos
7º - #42 Daniel Bartelle (Equipe Colombo/Centro Sul) – 4 pontos
8º - #24 Karlos Fernandes (Equipe Veigrande) – 3 pontos
9º - #72 Nilton Rossoni (Equipe Fox Petróleo/Petrópolis) – 2 pontos
10º - #04 Fábio Carbone (Equipe Rodas Vaska) – 1 ponto


Classificação do campeonato de pilotos até o momento:


1º - Duda Pamplona - 54 pontos
2º - Alex Bachega - 35 pontos
3º - Valdeno Brito Filho - 35 pontos
4º - Marcelo Carneiro - 35 pontos
5º - Douglas Pitoli - 30 pontos
6º - Ricardo Mizumoto - 22 pontos
7º - André Grilo - 21 pontos
8º - Ângelo Serafim - 18 pontos
9º - Daniel Bartelle - 12 pontos
10º - Felipe Maluhy - 10 pontos
11º - Rodnei Felício - 8 pontos
12º - Fábio Carbone - 7 pontos
13º - Marcelo Pereira - 6 pontos
14º - Joel Carlis - 6 pontos
15º - André Gaidzinski - 4 pontos
16º - Rodrigo Bernardes - 4 pontos
17º - Thiago Meneghel - 4 pontos
18º - Vanderlan Alcântara - 4 pontos
19º - Karlos Fernandes - 3 pontos
20º - Aldo Piedade Jr. - 2 pontos
21º - Nilton Rossoni - 2 pontos
22º - Ciro Aliperti Jr. - 1 ponto



5ª Etapa – Jacarepaguá (RJ) – 17 de agosto de 1997


A boa fase se manteve na corrida "de casa" para o carioca Duda Pamplona. Desta vez, contou com os infortúnios dos concorrentes para faturar a sua segunda vitória consecutiva na temporada. O grid de largada teve a pole position conquistada por Fábio Carbone, seguido de Valdeno Brito e Duda Pamplona.


Carbone largou bem e manteve a liderança, seguido de Valdeno. Mas à frente, Douglas Pitoli abalroou a traseira de Duda Pamplona, sem consequências mais graves para o piloto carioca. Não satisfeito, Pitoli deu mais uma pancada, dessa vez na traseira de Joel Carlis, abandonando a prova.


Na sexta volta, as mudanças na ponta da prova começavam a acontecer. Carbone perdeu rendimento com problemas de motor e foi ultrapassado por Valdeno Brito. Logo mais, foi a vez de Marcelo Carneiro ultrapassar Carbone.


Da metade da prova para frente, Marcelo Carneiro passou a imprimir um ritmo bastante forte, disposto a roubar a liderança de Valdeno Brito. Na última volta, sob pressão da aproximação de Carneiro, escapou da pista na curva dois. Na volta para a pista, Valdeno acertou, praticamente de frente, o carro de Marcelo Carneiro, que abandonou a prova. Valdeno Brito incrivelmente seguiu na corrida, com parte da frente destruída e sem a roda dianteira esquerda, arrancada na pancada. Cruzou a linha de chegada na terceira colocação, no lance mais espetacular da corrida e da temporada!





A impressionante imagem de Valdeno Brito indo para a linha de chegada com apenas 3 rodas em seu carro





Com toda essa confusão, a vitória veio "de bandeja" para Duda Pamplona, que ampliou ainda mais a sua liderança no campeonato de pilotos, com 99 pontos, se aproximando bastante do título de 1997. O carioca falou, feliz, para a equipe de reportagem da revista Racing depois da prova: "isso é estrela de campeão (apontando para a estrela da Texaco, estampada em seu carro). Quem está disputando um campeonato sempre conta com a quebra e os acidentes dos outros." Destaque para Nilton Rossoni, que finalizou a etapa na segunda colocação.




Com a vitória no quintal de casa, Duda Pamplona se aproximava ainda mais do titulo de pilotos de 1997




Resultado final:


1º - #74 Duda Pamplona (Equipe Texaco/Café Toko/RS Competições) – 33min47s981 – 20 pontos
2º - #72 Nilton Rossoni (Equipe Fox Petróleo/Petrópolis) – 15 pontos
3º - #09 Valdeno Brito Filho (Equipe Petrobrás/Mico´s Racing) – 12 pontos
4º - #24 Karlos Fernandes (Equipe Veigrande) – 10 pontos
5º - #97 Felipe Maluhy (Equipe América GLG) – 8 pontos
6º - #16 Marcos Regadas (Equipe Franere) – 6 pontos
7º - #18 Vanderlan Alcântara (Equipe Arisco/Vascafé/Full Time) – 4 pontos
8º - #36 Joel Carlis (Equipe Husky/Wiest) – 3 pontos
9º - #22 Thiago Meneghel – 2 pontos
10º - 66 Marcelo Pereira (Equipe Bisvisan/Chocolates Pan) – 1 ponto



6ª Etapa – Londrina (PR) – 7 de setembro de 1997


A volta da Fórmula Chevrolet em 1997 para o Paraná foi no autódromo da cidade de Londrina, no interior do estado. Quem se deu bem na pista londrinense foi o jovem Fábio Carbone, de 17 anos, que cravou a pole position e faturou a etapa, sua primeira vitória na categoria.


Carbone foi perseguido no início da corrida por Valdeno Brito Filho, que foi alijado da disputa da liderança por uma punição de queima de largada. Mesmo assim, ainda conquistou a melhor volta da corrida, com o tempo de 1min12s431 - o novo recorde para este traçado na Fórmula Chevrolet. Valdeno ainda salvou alguns pontinhos, terminando a corrida na sétima colocação. O líder do campeonato de pilotos, Duda Pamplona, conseguiu mais um ótimo resultado - uma segunda posição - e agora seguia tranquilo na ponta da tabela, com 99 pontos.


Fábio Carbone deu sua palavra para a equipe de reportagem da revista Racing, depois da conquista da vitória: "no Rio, fiz a pole mas um problema nos pneus me tirou a vitória. Aqui o carro esteve perfeito. Andei bem nos treinos, fiz a pole e consegui minha primeira vitória. Espero que agora apareçam patrocinadores, senão vou ter que parar de correr." De fato, o carro vermelho de Carbone tinha um adesivo em sua lateral com a seguinte mensagem: "Precisa-se de patrocinadores" e o telefone da equipe. Que situação!




Vitória inédita para Fábio Carbone, na temporada em que lutou bastante para angariar patrocínios




Resultado final:


1º - #04 Fábio Carbone (Equipe Rodas Vaska) - 34min09s495 – 20 pontos
2º - #74 Duda Pamplona (Equipe Texaco/Café Toko/RS Competições) – 15 pontos
3º - #45 Douglas Pitoli (Equipe Aladdin/Wheaton) – 12 pontos
4º - #71 Alex Bachega (Equipe Tambay/Petrópolis) – 10 pontos
5º - #21 André Grilo (Equipe Cotac) – 8 pontos
6º - #72 Nilton Rossoni (Equipe Fox Petróleo/Petrópolis) – 6 pontos
7º - #09 Valdeno Brito Filho (Equipe Petrobrás/Mico´s Racing) – 4 pontos
8º - #22 Thiago Meneghel – 3 pontos
9º - #97 Felipe Maluhy (Equipe América GLG) – 2 pontos
10º - #19 Rodrigo Yungh (Equipe Mapra/Elf/Cob/Import Parts) – 1 ponto


Classificação do campeonato de pilotos até o momento:


1º - Duda Pamplona - 99 pontos
2º - Alex Bachega - 57 pontos
3º - Valdeno Brito Filho - 54 pontos
4º - Marcelo Carneiro - 50 pontos
5º - Douglas Pitoli - 48 pontos
6º - Fábio Carbone - 47 pontos
7º - André Grilo - 29 pontos
8º - Felipe Maluhy - 24 pontos
9º - Nilton Rossoni - 23 pontos
10º - Ricardo Mizumoto - 22 pontos
11º - Ângelo Serafim - 18 pontos
12º - Karlos Fernandes - 13 pontos
13º - Daniel Bartelle - 12 pontos
14º - Thiago Meneghel - 10 pontos
15º - Rodnei Felício - 9 pontos
16º - Joel Carlis - 9 pontos
17º - Vanderlan Alcântara - 8 pontos
18º - Giulio Mercury - 8 pontos
19º - Marcelo Pereira - 7 pontos
20º - Marcos Regadas - 6 pontos
21º - André Gaidzinski - 4 pontos
22º - Rodrigo Bernardes - 4 pontos
23º - Aldo Piedade Jr. - 2 pontos
24º - Pedro Barreto - 2 pontos
25º - Ciro Aliperti Jr. - 1 ponto
26º - Rodrigo Yungh - 1 ponto



7ª Etapa – Goiânia (GO) – 21 de setembro de 1997


Se houvesse uma manchete ideal para noticiar a sétima etapa do campeonato da Fórmula Chevrolet em 1997, ela seria: "Fábio Carbone ganhou mas não levou". Por irregularidades em seu carro, Carbone foi desclassificado e a vitória foi entregue para Marcelo Carneiro. Alex Bachega finalizou a etapa na segunda colocação, mantendo as esperanças de briga pelo título com o carioca Duda Pamplona, que terminou a prova na terceira colocação.




Vitória para Marcelo Carneiro após punição dada a Fábio Carbone



Resultado final:


1º - #28 Marcelo Carneiro (Equipe Selénia/Mirafiori Racing) – 33min10s057 – 20 pontos
2º - #71 Alex Bachega (Equipe Tambay/Petrópolis) – 15 pontos
3º - #74 Duda Pamplona (Equipe Texaco/Café Toko/RS Competições) – 12 pontos
4º - #07 Giulio Mercury (Equipe Start Racing) – 10 pontos
5º - #45 Douglas Pitoli (Equipe Aladdin/Wheaton) – 8 pontos
6º - #97 Felipe Maluhy (Equipe América GLG) – 6 pontos
7º - #09 Valdeno Brito Filho (Equipe Petrobrás/Mico´s Racing) – 4 pontos
8º - #95 Pedro Barreto (Equipe Green) – 3 pontos
9º - #22 Thiago Meneghel (Equipe Petrobrás) – 2 pontos
10º - #50 Rodrigo Bernardes (Equipe Polti/Casas Bahia) – 1 ponto



8ª Etapa – Tarumã (RS) – 19 de outubro de 1997


E com duas etapas de antecedência, por toda a ótima temporada que cumpriu, o carioca Duda Pamplona conquistou o título de 1997 da Fórmula Chevrolet. E a taça veio com a vitória em Tarumã.


A pole position foi conquistada pelo local Alex Bachega, que foi surpreendido pela ótima largada de Duda, que logo assumiu a ponta direto para a vitória. Bachega segurou a segunda posição e foi seguido por Valdeno Brito Filho.




O título de 1997 para o carioca Duda Pamplona veio com a vitória em Tarumã




Resultado final:


1º - #74 Duda Pamplona (Equipe Texaco/Café Toko/RS Competições) – 30min29s664 – 20 pontos
2º - #71 Alex Bachega (Equipe Tambay/Petrópolis) – 15 pontos
3º - #09 Valdeno Brito Filho (Equipe Petrobrás/Mico´s Racing) – 12 pontos
4º - #45 Douglas Pitoli (Equipe Aladdin/Wheaton) – 10 pontos
5º - #72 Nilton Rossoni (Equipe Fox Petróleo/Petrópolis) – 8 pontos
6º - #28 Marcelo Carneiro (Equipe Selénia/Mirafiori Racing) – 6 pontos
7º - #97 Felipe Maluhy (Equipe América GLG) – 4 pontos
8º - #24 Karlos Fernandes (Equipe Veigrande) – 3 pontos
9º - #00 Thiago Medeiros (Equipe Tranzero/Dragão Competições) – 2 pontos
10º - #50 Rodrigo Bernardes (Equipe Polti/Casas Bahia/Dietil/Transbrasil) – 1 ponto


Classificação do campeonato de pilotos até o momento:


1º - Duda Pamplona - 121 pontos (campeão)
2º - Alex Bachega - 75 pontos
3º - Valdeno Brito Filho - 67 pontos
4º - Marcelo Carneiro - 61 pontos
5º - Douglas Pitoli - 60 pontos
6º - Nilton Rossoni - 31 pontos
7º - Felipe Maluhy - 30 pontos
8º - André Grilo - 29 pontos
9º - Fábio Carbone - 27 pontos
10º - Ricardo Mizumoto - 22 pontos
11º - Ângelo Serafim - 18 pontos
12º - Karlos Fernandes - 16 pontos
13º - Daniel Bartelle - 12 pontos
14º - Thiago Meneghel - 11 pontos
15º - Rodnei Felício - 9 pontos
16º - Joel Carlis - 9 pontos
17º - Vanderlan Alcântara - 8 pontos
18º - Giulio Mercury - 8 pontos
19º - Marcelo Pereira - 7 pontos
20º - Marcos Regadas - 6 pontos
21º - Rodrigo Bernardes - 6 pontos
22º - André Gaidzinski - 4 pontos
23º - Pedro Barreto - 3 pontos
24º - Aldo Piedade Jr. - 2 pontos
25º - Thiago Medeiros - 2 pontos
26º - Ciro Aliperti Jr. - 1 ponto
27º - Rodrigo Yungh - 1 ponto



9ª Etapa – Jacarepaguá (RJ) – 16 de novembro de 1997


Na penúltima etapa foi a vez de Alex Bachega vencer e garantir o vice-campeonato de 1997. Douglas Pitoli e Thiago Meneghel completaram o pódio. O destaque da etapa carioca foi do estreante Nilton Rossoni, que liderou 14 voltas da prova, segurando Bachega na disputa. Com o ritmo intenso, Rossoni acabou com os pneus mas ainda conseguiu salvar uma quinta colocação.


Resultado final:


1º - #71 Alex Bachega (Equipe Tambay/Petrópolis) – 34min05s527 – 20 pontos
2º - #45 Douglas Pitoli (Equipe Aladdin/Wheaton) – 15 pontos
3º - #22 Thiago Meneghel (Equipe Petrobrás) – 12 pontos
4º - #92 Ângelo Serafin (Equipe Vipal/Centro Sul Pneus) – 10 pontos
5º - #72 Nilton Rossoni (Equipe Fox Petróleo/Petrópolis) – 8 pontos
6º - #74 Duda Pamplona (Equipe Texaco/Café Toko/RS Competições) – 6 pontos
7º - #19 Rodrigo Yungh (Equipe Mapra/Elf/Cob/Import Parts) – 4 pontos
8º - #03 Ciro Aliperti Jr. (Equipe Full Time Racing) – 3 pontos
9º - #97 Felipe Maluhy (Equipe América GLG) – 2 pontos
10º - #27 Marco A. Formigoni (Equipe Complexo Hospitalar São Luiz) – 1 ponto



10ª Etapa – Interlagos (SP) – 7 de dezembro de 1997


A última etapa da temporada 1997 da Fórmula Chevrolet foi envolta de polêmica. Depois da intervenção da prova com safety car por conta de um acidente no "S" do Senna, na relargada o líder da prova, Marcelo Carneiro, foi ultrapassado antes da linha de chegada por Valdeno Brito, Douglas Pitoli e Ângelo Serafim. Os três foram punidos com 20 segundos de acréscimo no tempo total de prova. Os punidos acusaram Carneiro de ter desacelerado antes da linha para "forçar" uma punição aos adversários. Marcelo Carneiro venceu e garantiu a terceira colocação no campeonato de pilotos. O pódio foi completado por Thiago Meneghel e Duda Pamplona.




Marcelo Carneiro faturou a sua segunda vitória na temporada



Resultado final:


1º - #28 Marcelo Carneiro (Equipe Selénia/Mirafiori Racing) – 32min03s140 – 20 pontos
2º - #22 Thiago Meneghel (Equipe Petrobrás) – 15 pontos
3º - #74 Duda Pamplona (Equipe Texaco/Café Toko/RS Competições) – 12 pontos
4º - #72 Nilton Rossoni (Equipe Fox Petróleo/Petrópolis) – 10 pontos
5º - #97 Felipe Maluhy (Equipe América GLG) – 8 pontos
6º - #09 Valdeno Brito Filho (Equipe Petrobrás/Mico´s Racing) – 6 pontos
7º - #00 Thiago Medeiros (Equipe Tranzero/Dragão Competições) – 4 pontos
8º - #91 Felipe Massa (Equipe Dow Branco/SP Concreto) – 3 pontos
9º - #92 Ângelo Serafin (Equipe Vipal/Centro Sul Pneus) – 2 pontos
10º - #45 Douglas Pitoli (Equipe Aladdin/Wheaton) – 1 ponto


Classificação final do campeonato de pilotos:


1º - Duda Pamplona - 139 pontos
2º - Alex Bachega - 95 pontos
3º - Marcelo Carneiro - 81 pontos
4º - Douglas Pitoli - 76 pontos
5º - Valdeno Brito Filho - 73 pontos
6º - Nilton Rossoni - 49 pontos
7º - Felipe Maluhy - 40 pontos
8º - Thiago Meneghel - 38 pontos
9º - Ângelo Serafim - 30 pontos
10º - André Grilo - 29 pontos
11º - Fábio Carbone - 27 pontos
12º - Ricardo Mizumoto - 22 pontos
13º - Karlos Fernandes - 16 pontos
14º - Daniel Bartelle - 12 pontos
15º - Giulio Mercury - 10 pontos
16º - Rodnei Felício - 9 pontos
17º - Joel Carlis - 9 pontos
18º - Vanderlan Alcântara - 8 pontos
19º - Marcelo Pereira - 7 pontos
20º - Marcos Regadas - 6 pontos
21º - Rodrigo Bernardes - 6 pontos
22º - Thiago Medeiros - 6 pontos
23º - Rodrigo Yungh - 5 pontos
24º - André Gaidzinski - 4 pontos
25º - Ciro Aliperti Jr. - 4 pontos
26º - Pedro Barreto - 3 pontos
27º - Felipe Massa - 3 pontos
28º - Aldo Piedade Jr. - 2 pontos
29º - Marco Formigoni - 1 ponto
30º - Rodrigo Pace - 0 pontos
31º - Rodrigo Caporal - 0 pontos
32º - Alexandre Levorin - 0 pontos
33º - Andréa Martins - 0 pontos
34º - Alan Jones Casaroto - 0 pontos
35º - Fabricio Mazullo - 0 pontos
36º - William Froeschlin - 0 pontos
37º - Wagner Gomide - 0 pontos
38º - Pedro Ernesto Barreto - 0 pontos




Mais imagens da temporada de 1997:





Duda Pamplona, o campeão de 1997, nesta foto chegando para a bandeirada da vitória na etapa de Jacarepaguá






Fábio Carbone na primeira etapa do ano em Interlagos






O pelotão da Fórmula Chevrolet no final da reta de Goiânia, etapa de setembro de 1997







Registro do piloto Joel Carlis






O pódio da primeira etapa em Interlagos





Duda Pamplona





A formação do grid de largada para a primeira etapa do ano em Interlagos






Os detalhes mecânicos do Fórmula Chevrolet





Registro da primeira etapa do ano em Interlagos, com o paraibano Valdeno Brito liderando o pelotão







Nos dois folders acima, a Texaco aproveita o sucesso nas pistas para utilizar nas suas peças publicitárias






Registro da etapa em Tarumã, no mês de outubro de 1997






O piloto Thiago Medeiros





O paraibano Valdeno Brito foi um dos bons destaques e revelações da temporada






Duda Pamplona na etapa de Interlagos em julho de 1997






Valdeno Brito, na terceira etapa do campeonato, com o carro ainda ausente de patrocínios






O carioca Duda Pamplona e seu Fórmula Chevrolet "desnudado", preparando-se para ir à pista




2 comentários:

  1. Carelli, estive na primeira corrida da temporada de 1997, em Interlagos. Com o fim da Fórmula Ford, disputada pela última vez em 1996, a F-Chevrolet teve um aumento súbito (e efêmero) no número de pilotos. Por isso, essa primeira prova teria grid com máximo de 26 ou 28 carros. Quem se classificasse abaixo disso ficaria fora.
    Um dos estreantes inscritos para aquela corrida era Rodrigo Pace, filho do Moco, pela equipe de Alfredo Guaraná Menezes. Tinha tudo para ser emotivo: o capacete dele era igualzinho ao do pai e ele usava o número 8, da vitória no GP do Brasil de 1975. O carro dele tinha pintura prata, preta e vermelha inspirada na da McLaren de 1997, e inscrições "Lacta" e "Diamante Negro" na carenagem. Infelizmente, Rodrigo esteve sempre lento e não se classificou para a largada. Depois do treino, Guaraná me falou que a experiência de Rodrigo como piloto era toda no kart indoor.
    Depois disso, nunca mais soube que Rodrigo Pace tenha disputado uma corrida - na Fórmula Chevrolet ele não continuou. Uma pena. Abraço!

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  2. Grande Panda! Que história! Obrigado por compartilhar! Um abraço!

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