O ano de 1998 representava a sexta temporada da história da Fórmula Chevrolet, uma categoria que se propunha a revelar novos talentos para o automobilismo de competição profissional, ocupando de vez a lacuna deixada pela extinção da Fórmula Ford, que cumpriu este papel durante mais de 20 anos.
A temporada reservava boas novidades. O evento "Chevrolet Challenge" permanecia abrigando as categorias apoiadas pela General Motors do Brasil - a fábrica era responsável por 60% do orçamento de apoio às competições -, e no caso da Fórmula Chevrolet, ofereceria um ótimo pacote de premiações aos pilotos: um total de 18 mil reais por etapa para ser rateado entre os três primeiros colocados, além da distribuição de um veículo Chevrolet zero quilômetro ao campeão e ao piloto revelação do ano, eleito pelos especialistas da imprensa.
A categoria também teria seu espaço reservado no televisão - uma ótima plataforma de exposição para os patrocinadores - através de um novo programa, denominado "Hora da Velocidade", na Rede Bandeirantes. O promotor do evento, Álvaro Fioco, responsável pela AFC Motorsport, estava empolgado ao falar com a equipe de reportagem da revista Racing: "o automobilismo nacional finalmente está encontrando o seu lugar no esporte."
Alterações desportivas foram implementadas para a temporada. Agora, as provas passavam a ter 25 minutos de duração, 10 a menos que em 1997. A idade mínima para a entrada de pilotos na categoria agora estava delimitada nos 17 anos completos, exceção feita aos corredores que já estavam cumprindo a temporada anterior, que era por exemplo o caso de Nilton Rossoni, Thiago Medeiros, Fábio Carbone, Karlos Fernandes e outros.
O atual campeão da categoria, o carioca Duda Pamplona, rumou para a Fórmula 3 Sul-Americana. Porém, a categoria tinha em seu grid para a temporada de 1998 bons jovens talentos, como Nilton Rossoni, Ângelo Serafim, Karlos Fernandes, Thiago Medeiros, Fábio Carbone, André Grilo, só para citar alguns. A promessa era de um ano de boas disputas.
1ª Etapa – Interlagos (SP) – 26 de abril de 1998
O jovem Karlos Fernandes, de dezoito anos, começou arrasador a temporada da Fórmula Chevrolet em Interlagos. O piloto cumpriu o famoso "hat trick", conquistando a pole position, cravando a melhor volta da prova e vencendo a corrida, sem jamais perder a liderança da corrida. Nilton Rossoni e Thiago Meneghel completaram o pódio.
Karlos Fernandes começou bem a temporada de 1998
Resultado final:
1º - #24 Karlos Fernandes (Equipe Café Toko/Veigrande) – 31min44s267 - 20 pontos
2º - #72 Nilton Rossoni (Equipe Fox Petróleo/Petrópolis) – 15 pontos
3º - #22 Thiago Meneghel (Equipe Cesário Fórmula) – 12 pontos
4º - #92 Ângelo Serafim (Equipe Vipal/Centro Sul Pneus/Heliar) – 10 pontos
5º - #28 Marcelo Carneiro (Equipe Café Toko/Selênia/PPG) – 8 pontos
6º - #25 Carlos Domingos (Equipe Champagnat Veículos/Martini) – 6 pontos
7º - #33 Thiago Medeiros (Equipe Transzero) – 4 pontos
8º - #04 Henrique Favoretto (Equipe Royal Loteadora/KPM/Nobili) – 3 pontos
9º - #11 Marcelo Pereira (Equipe Bissuisan/Chocolate Pan/HVA) – 2 pontos
10º - #27 Luiz Mussi (Equipe TV Exclusiva) – 1 ponto
2ª Etapa – Tarumã (RS) – 23 de maio de 1998
Na segunda etapa do ano, mais uma jovem promessa garantiu sua vitória: Thiago Medeiros, 18 anos, foi o segundo vencedor diferente de provas em duas corridas disputadas, depois de largar na pole. Alex Bachega e Fábio Carbone completaram o pódio. No campeonato, Medeiros e Karlos Fernandes estavam rigorosamente empatados na ponta da tabela, com 24 pontos conquistados por cada um.
Alex Bachega liderando o pelotão em Tarumã
Resultado final:
1º - #33 Thiago Medeiros – 27 voltas em 31min30s704 – 20 pontos
2º - #20 Alex Bachega – 15 pontos
3º - #09 Fábio Carbone – 12 pontos
4º - #92 Ângelo Serafim – 10 pontos
5º - #72 Nilton Rossoni – 8 pontos
6º - #25 Carlos Domingos – 6 pontos
7º - #24 Karlos Fernandes – 4 pontos
8º - #55 Ciro Aliperti Jr. – 3 pontos
9º - #28 Marcelo Carneiro – 2 pontos
10º - #71 Christian Rocha – 1 ponto
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Karlos Fernandes - 24 pontos
2º - Thiago Medeiros - 24 pontos
3º - Nilton Rossoni - 23 pontos
4º - Ângelo Serafim - 20 pontos
5º - Alex Bachega - 15 pontos
6º - Thiago Meneghel - 12 pontos
3ª Etapa – Brasília (DF) – 7 de junho de 1998
A Fórmula Chevrolet rumou para Brasília, onde seria disputada a terceira etapa da temporada. O equilíbrio no ano estava em alta: tivemos o terceiro vencedor diferente em três corridas disputadas. No planalto central, foi a vez de Fábio Carbone levar o caneco. Felipe Massa e Kaká Domingos completaram o pódio. O campeonato de pilotos agora via na liderança Fábio Carbone, com 32 pontos conquistados, seguido de perto por Nilton Rossoni, com 29 pontos.
Resultado final:
1º - #09 Fábio Carbone – 20 pontos
2º - #91 Felipe Massa – 15 pontos
3º - #25 Carlos Domingos – 12 pontos
4º - #18 Vanderlan Jr. – 10 pontos
5º - #20 Alex Bachega – 8 pontos
6º - #72 Nilton Rossoni – 6 pontos
7º - #33 Thiago Medeiros – 4 pontos
8º - #21 André Grilo – 3 pontos
9º - #27 Luiz Mussi – 2 pontos
4ª Etapa – Curitiba (PR) – 19 de julho de 1998
A quarta etapa em Curitiba foi palco da segunda vitória na temporada de Thiago Medeiros, no fim de semana em que teríamos uma rodada dupla no circuito de São José dos Pinhais. A pole position foi conquistada por Ralf Publef.
Ralf Publef largando na pole em Curitiba
Resultado final:
1º - #33 Thiago Medeiros – 20 pontos
2º - #09 Fábio Carbone – 15 pontos
3º - #18 Vanderlan Jr. – 12 pontos
4º - #25 Carlos Domingos – 10 pontos
5ª Etapa – Curitiba (PR) – 19 de julho de 1998
Em mais uma etapa em Curitiba, foi a vez de Fábio Carbone conquistar a sua segunda vitória na temporada. Kaká Domingos e Karlos Fernandes completaram o pódio.
Resultado final:
1º - #09 Fábio Carbone – 20 pontos
2º - #25 Carlos Domingos – 15 pontos
3º - #24 Karlos Fernandes – 12 pontos
4º - #33 Thiago Medeiros – 10 pontos
6ª Etapa – Interlagos (SP) – 9 de agosto de 1998
"Juntar a fome com a vontade de comer". Esse ditado famoso cabe como uma luva para contar a história da sexta etapa do campeonato. O preparador e chefe de equipe Amândio Ferreira, também conhecido no meio do automobilismo como "Gigante", tinha disponível um Fórmula Chevrolet que correu a temporada anterior com Marcelo Carneiro. Já o piloto paulista Aldo Piedade Jr., queria correr mas não tinha patrocínios suficientes. Os dois se juntaram e partiram para Interlagos. Aldo e Gigante mostraram vontade e o resultado foi arrasador: pole position e vitória de ponta-a-ponta. Com os resultados até esta sexta etapa, a liderança do campeonato de pilotos estava com Thiago Medeiros, três pontos na frente de Fábio Carbone.
Aldo Piedade Jr. comemorando muito a vitória
Resultado final:
1º - #05 Aldo Piedade Jr. – 20 pontos
2º - #33 Thiago Medeiros – 15 pontos
3º - #24 Karlos Fernandes – 12 pontos
4º - #13 João Paulo de Oliveira – 10 pontos
5º - #72 Nilton Rossoni – 8 pontos
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Thiago Medeiros - 73 pontos
2º - Fábio Carbone - 70 pontos
3º - Carlos Domingos - 51 pontos
4º - Karlos Fernandes - 50 pontos
5º - Nilton Rossoni - 39 pontos
6º - Ângelo Serafim - 25 pontos
7º - João Paulo de Oliveira - 25 pontos
8º - Vanderlan Jr. - 25 pontos
9º - Alex Bachega - 23 pontos
10º - Aldo Piedade Jr. - 20 pontos
7ª Etapa – Guaporé (RS) – 13 de setembro de 1998
A Fórmula Chevrolet rumou para o sul do país para a disputa da sétima etapa. Foi a vez de Karlos Fernandes vencer a sua segunda prova na temporada, depois de levar a taça na primeira etapa do ano. Com o resultado, empatou com Fábio Carbone - que não pontuou nesta etapa - na vice-liderança do campeonato de pilotos, com 70 pontos conquistados. O líder do campeonato, Thiago Medeiros, não marcou pontos, o que deixou a briga pelas primeiras posições na tabela ainda mais acirrada.
Segunda vitória de Karlos Fernandes na temporada
Resultado final:
1º - #24 Karlos Fernandes – 20 pontos
2º - #28 Marcelo Carneiro – 15 pontos
3º - #25 Carlos Domingos – 12 pontos
4º - #91 Felipe Massa – 10 pontos
5º - #21 André Grilo – 8 pontos
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Thiago Medeiros - 73 pontos
2º - Fábio Carbone - 70 pontos
3º - Karlos Fernandes - 70 pontos
4º - Carlos Domingos - 63 pontos
5º - Nilton Rossoni - 39 pontos
6º - Marcelo Carneiro -32 pontos
7º - Ângelo Serafim - 25 pontos
8º - Vanderlan Jr. - 25 pontos
9º - Felipe Massa - 25 pontos
10º - João Paulo de Oliveira - 25 pontos
9º - Alex Bachega - 23 pontos
10º - Aldo Piedade Jr. - 20 pontos
11º - André Grilo - 20 pontos
12º - Alex Bachega - 13 pontos
13º - Luiz Mussi - 13 pontos
14º - Thiago Meneghel - 12 pontos
15º - Marcelo Pereira - 12 pontos
16º - Ciro Aliperti Jr. - 11 pontos
8ª Etapa – Goiânia (GO) – 11 de outubro de 1998
Depois de um mal resultado na etapa anterior, foi a vez do líder do campeonato, Thiago Medeiros, conquistar o seu terceiro troféu de vencedor na temporada. Com o resultado, abriu 11 pontos do vice-líder, Karlos Fernandes, que em Goiânia terminou a etapa em terceiro.
Vitória para o líder do campeonato, Thiago Medeiros, em Goiânia
Resultado final:
1º - #33 Thiago Medeiros – 20 pontos
2º - #21 André Grilo – 15 pontos
3º - #24 Karlos Fernandes – 12 pontos
4º - #18 Vanderlan Jr. – 10 pontos
5º - #91 Felipe Massa – 8 pontos
6º - #55 Ciro Aliperti Jr. – 6 pontos
7º - #72 Nilton Rossoni – 4 pontos
8º - #25 Carlos Domingos – 3 pontos
9º - #28 Marcelo Carneiro – 2 pontos
10º - #27 Luiz Mussi – 1 ponto
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Thiago Medeiros - 93 pontos
2º - Karlos Fernandes - 82 pontos
3º - Fábio Carbone - 70 pontos
4º - Carlos Domingos - 66 pontos
5º - Nilton Rossoni - 43 pontos
6º - Vanderlan Jr. - 35 pontos
7º - André Grilo - 35 pontos
8º - Marcelo Carneiro - 34 pontos
9º - Felipe Massa - 33 pontos
10º - Ângelo Serafim - 25 pontos
11º - Aldo Piedade Jr. - 20 pontos
12º - Ciro Aliperti Jr. - 17 pontos
13º - Luiz Mussi - 14 pontos
14º - Alex Bachega - 13 pontos
15º - Thiago Meneghel - 12 pontos
16º - Marcelo Pereira - 12 pontos
9ª Etapa – Londrina (PR) – 8 de novembro de 1998
E se a disputa pelo título de pilotos da temporada de 1998 da Fórmula Chevrolet já estava interessante, a partir da nona e penúltima prova, literalmente "pegou fogo". Karlos Fernandes venceu a corrida em Londrina e assumiu a liderança do campeonato por apenas um ponto (102 a 101), faltando apenas uma etapa para o final. O líder do campeonato até então, Thiago Medeiros, finalizou a corrida em Londrina apenas na quinta colocação. A disputa pelo caneco de campeão prometia fortes emoções para a última etapa em Interlagos:
Resultado final:
1º - #24 Karlos Fernandes – 20 pontos
2º - #72 Nilton Rossoni -15 pontos
3º - #20 Alex Bachega – 12 pontos
4º - #91 Felipe Massa – 10 pontos
5º - #33 Thiago Medeiros – 8 pontos
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Karlos Fernandes - 102 pontos
2º - Thiago Medeiros - 101 pontos
3º - Fábio Carbone - 70 pontos
4º - Carlos Domingos - 69 pontos
5º - Nilton Rossoni - 59 pontos
6º - Felipe Massa - 45 pontos
7º - André Grilo - 40 pontos
8º - Vanderlan Jr. - 35 pontos
9º - Alex Bachega - 26 pontos
10º - Ângelo Serafim - 25 pontos
11º - Aldo Piedade Jr. - 20 pontos
10ª Etapa – Interlagos (SP) – 29 de novembro de 1998
A decisão do campeonato ficou para a última etapa em São Paulo. Karlos Fernandes e Thiago Medeiros eram os postulantes ao título brasileiro da Fórmula Chevrolet de 1998. Karlos Fernandes começou bem a prova, mantendo a quarta colocação à frente de Medeiros. Porém, a quarta volta, o azar atingiu Fernandes, que teve de abandonar a corrida com a quarta marcha do seu carro travada. O caminho ficou livre para Thiago Medeiros "cozinhar o galo no tempero", mantendo a quinta colocação, conquistando a pontuação suficiente para garantir o título da temporada.
A prova foi vencida por Felipe Massa, uma das boas jovens revelações desta temporada e uma boa promessa para 1999. Em segundo chegou Aldo Piedade Jr., que venceu uma das etapas em Interlagos no ano, mostrando que tinha um bom acerto e se dava bem no traçado paulista. O pódio foi completado por Nilton Rossoni. Destaque também para a quarta colocação de João Paulo de Oliveira, mais uma boa jovem promessa para o futuro.
Foi uma temporada muito agitada e emocionante, com a disputa de título até os últimos momentos do ano. A promessa era de uma temporada no mínimo no mesmo nível para o ano de 1999. Mas isso é assunto para a próxima postagem desta série.
Resultado final:
1º - #91 Felipe Massa - 20 pontos
2º - #05 Aldo Piedade Jr. - 15 pontos
3º - #72 Nilton Rossoni - 12 pontos
4º - #13 João Paulo de Oliveira - 10 pontos
5º - #33 Thiago Medeiros - 8 pontos
6º - #18 Vanderlan Jr. - 6 pontos
7º - #20 Alex Bachega - 4 pontos
8º - #25 Carlos Domingos - 3 pontos
9º - #27 Luiz Mussi - 2 pontos
10º - #55 Ciro Aliperti Jr. - 1 ponto
Classificação final do campeonato de pilotos:
1º - Thiago Medeiros - 109 pontos
2º - Karlos Fernandes - 102 pontos
3º - Carlos Domingos - 72 pontos
4º - Nilton Rossoni - 71 pontos
5º - Fábio Carbone - 70 pontos
6º - Felipe Massa - 65 pontos
7º - Vanderlan Jr. - 41 pontos
8º - André Grilo - 40 pontos
9º - Aldo Piedade Jr. - 35 pontos
10º - Alex Bachega - 30 pontos
11º - Ângelo Serafim - 25 pontos
12º - Ciro Aliperti Jr. - 20 pontos
13º - João Paulo de Oliveira - 20 pontos
14º - Marcelo Carneiro - 19 pontos
15º - Luiz Mussi - 16 pontos
16º - Thiago Meneghel - 12 pontos
17º - Marcelo Pereira - 12 pontos
Mais imagens da temporada de 1998:
Aldo Piedade Jr. liderando o pelotão e caminhando para a vitória em Interlagos
Vanderlan Jr.
O bonito grid da Fórmula Chevrolet em 1998
Ralf Publef
Karlos Fernandes à frente de Nilton Rossoni, na primeira etapa do ano em Interlagos
Propaganda da transportadora Tranzero, patrocinadora do campeão da temporada, Thiago Medeiros
O piloto Ralf Publef
Thiago Medeiros
Os adversários pelo título de 1998, Thiago Medeiros e Karlos Fernandes
Karlos Fernandes
A alegria do campeão, Thiago Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário