Chegamos em 1995, a quarta temporada da história da Fórmula Chevrolet. A categoria vinha cumprindo muito bem o papel de revelar jovens talentos para o automobilismo de competição, mas também não deixava as portas fechadas para a participação de pilotos mais velhos e estabelecidos no esporte.
Na temporada de 1995, tivemos em destaque muitos pilotos jovens, como por exemplo Douglas Pitoli, Mauricio Slaviero, Pedro Bartelle, Bruno Minelli, Giulio Mercury, Sérgio Paese, Marcelo Tedesco, Giuliano Losacco, Alex Bachega, Patrick Gonçalves, isso para citar apenas alguns.
A Fórmula Chevrolet continuou em 1995 a fazer parte integrante da programação do Chevrolet Challenge, que tinha como categoria principal a Omega Stock Car e passava a ter neste ano a Copa Corsa no mesmo fim de semana. Foram dez etapas realizadas no ano, com destaque para a corrida realizada no circuito de rua em Vitória, no Espírito Santo.
O pacote de premiação e incentivos para a temporada previa o auxílio dos concessionários Chevrolet, que colaboravam com os competidores distribuindo 3 mil reais cada um por etapa. A Chevrolet também disponibilizada a quantia de 13 mil reais por etapa, como prêmio de largada, que era rateado entre todos os competidores que alinhavam no grid. As viagens também tinham subsídio da categoria - cada equipe tinha direito a dois quartos duplos em hotéis das cidades onde as corridas eram realizadas. Por fim, para ajudar ainda mais, cada carro recebia totalmente "na faixa" um total de 200 litros de combustível para utilizar em cada etapa.
No campo técnico, a Fórmula Chevrolet continuava a utilizar os pneus slicks nacionais da Pirelli. A manutenção, revisão e equalização dos motores GM/Opel continuavam a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia. A grande evolução técnica da temporada de 1995 foi a adoção da injeção eletrônica nos motores, a partir da terceira etapa em Tarumã (RS).
1ª Etapa – Goiânia (GO) - 2 de abril de 1995
O circo da Fórmula Chevrolet rumou para o centro do país para a disputa da primeira etapa da temporada em Goiânia. A primeira pole position do ano foi conquistada por Sérgio Paese, com a melhor marca em 1min29s566 e média de 154,143 Km/h de velocidade.
No domingo, quem se destacou foi Douglas Pitoli, que assumiu a ponta e abriu vantagem. Mais atrás, "o bicho pegava" na disputa entre Sérgio Paese e Pedro Bartelle. A troca de posições foi intensa entre os dois e a batalha culminou em um toque entre os pilotos, que se atrasaram e perderam posições. O incidente facilitou ainda mais o trabalho para Pitoli, que venceu tranquilo a primeira etapa do ano. A melhor volta da corrida ficou com o piloto Nilton Cruz Jr., com o tempo de 1min30s247 e média de 152,980 Km/h de velocidade.
Douglas Pitoli começou o ano na frente
Ao final da prova, o estreante Mauricio Slaviero, que debutou com um pódio, falou feliz para a reportagem do jornal O Estado de São Paulo: "para mim foi um excelente resultado, pois estrear logo no início da temporada subindo ao pódio aumenta ainda mais a motivação."
Mas nem tudo eram flores. Pedro Bartelle estava chateado com o incidente em que esteve envolvido com Sérgio Paese. Ele falou para a equipe de reportagem da revista Grid sobre o ocorrido: "dizer o quê? eu poderia ter sido terceiro e fiquei em quinto". Outro que estava bravo com Paese era o vencedor da prova, Douglas Pitoli, que também falou para a revista Grid: "pô, foi uma corrida difícil. O Paese é muito louco, a gente nunca sabe o que ele vai aprontar." Paese deu a sua resposta para a mesma reportagem: "esses caras só sabem reclamar." O clima esquentou!
Resultado final:
1º - Douglas Pitoli (Equipe Invicta/G5R) - 22 voltas em 33min24s417 - média de 151,531 Km/h - 20 pontos
2º - Nilton Cruz Jr. (Equipe Doctor/Berger) – 15 pontos
3º - Maurício Slaviero (Equipe Texaco/Petrópolis) – 12 pontos
4º - Patrick Gonçalves (Equipe Anhembi) – 10 pontos
5º - Pedro Bartelle (Equipe Grendene/Petrópolis) – 8 pontos
6º - Flávio Douglas Tito (Equipe Centro Automotivo) - 6 pontos
7º - Sérgio Paese (Equipe Cottonplus) – 4 pontos
8º - Ciro Aliperti Jr. (Equipe Banco Lavra/Fiel) – 3 pontos
9º - Bruno Minelli (Equipe Banco Bandeirantes) - 2 pontos
10º - Giuliano Losacco (Equipe Metagal/Fanavid) - 1 ponto
2ª Etapa – Interlagos - 30 de abril de 1994
Na segunda etapa da temporada em Interlagos, foi a vez de Pedro Bartelle vencer a sua primeira no ano, depois de ultrapassar Giulio Mercury - que havia largado na pole position com o tempo de 1min38s972 e média de 157,317 Km/h e vinha liderando com tranquilidade - na penúltima volta. Mercury teve problemas de falhação no motor do seu carro, mas ainda conseguiu salvar a segunda colocação ao final da prova. Com a vitória, Bartelle - que conquistou a melhor volta da prova com o tempo de 1min39s432 e média de 156,589 Km/h - assumiu a liderança na tabela de pontos entre os pilotos.
Pedro Bartelle venceu a sua primeira no ano em Interlagos
Resultado final da prova:
1º - Pedro Bartelle (Equipe Grendene/Petrópolis) - 19 voltas em 31min49s432 - média de 154,947 Km/h – 20 pontos
2º - Giulio Mercury (Equipe Varga/Star Racing) – 15 pontos
3º - Patrick Gonçalves (Equipe Anhembi) – 12 pontos
4º - Nilton Cruz Jr. (Equipe Doctor/Berger) – 10 pontos
5º - Giuliano Losacco (Equipe Metagal/Fanavid) - 8 pontos
6º - Fábio Veiga (Equipe Schincariol) - 6 pontos
7º - Sérgio Paese (Equipe Cottonplus) – 4 pontos
8º - Alfredo Guaraná Menezes (Equipe Guaporé) - 3 pontos
9º - Flávio Douglas Tito (Equipe Centro Automotivo) - 2 pontos
10º - Bruno Minelli (Equipe Bandeirantes) - 1 ponto
Classificação do campeonato até o momento:
1º - Pedro Bartelle - 29 pontos
2º - Nilton Cruz Jr. - 26 pontos
3º - Patrick Gonçalves - 22 pontos
4º - Douglas Pitoli - 20 pontos
5º - Giulio Mercury - 15 pontos
6º - Mauricio Slaviero - 12 pontos
7º - Giuliano Losacco - 9 pontos
8º - Sérgio Paese - 8 pontos
3ª Etapa – Tarumã (RS) - 21 de maio de 1995
Em Tarumã, Douglas Pitoli dominou mais uma etapa da Fórmula Chevrolet na temporada e venceu sua segunda corrida no ano. Pitoli já tinha largado na pole position (cravou o tempo de 1min03s675, com média de 170,516 Km/h) e seu domínio só não foi completo porque a melhor volta da prova ficou com Marcelo Tedesco, com o tempo de 1min04s534 e média de 168,246 Km/h.
Mais uma vitória para Pitoli na temporada
Foi uma prova bastante movimentada. Marcelo Tedesco deu uma pancada na traseira de Giulio Mercury, quando os dois brigavam pela quarta colocação. Pedro Bartelle e Maurício Slaviero tiveram problemas de desgaste de pneus e passaram a ter dificuldades para segurar o carro na pista.
Resultado final da prova:
1º - Douglas Pitoli - 27 voltas em 29min25s904 - média de 166,009 Km/h – 20 pontos
2º - Christian Conde – 15 pontos
3º - Pedro Bartelle – 12 pontos
4º - Ciro Aliperti Jr. – 10 pontos
5º - Bruno Minelli - 8 pontos
6º - Giuliano Losacco - 6 pontos
7º - Alexandre Andrade Jr. - 4 pontos
8º - Ricardo Maurício - 3 pontos
9º - Maurício Slaviero – 2 pontos
10º - Alex Bachega - 1 ponto
Resultado do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Douglas Pitoli / Pedro Bartelle - 40 pontos
3º - Nilton Cruz Jr. - 25 pontos
4º - Patrick Gonçalves - 22 pontos
5º - Christian Conde / Giuliano Losacco / Giulio Mercury - 15 pontos
4ª Etapa – Londrina (PR) - 25 de junho de 1995
A quarta etapa do campeonato, realizada no interior do Estado do Paraná, na cidade de Londrina, teve um vencedor inédito: Marcelo Tedesco, da equipe Mico´s Racing. O destaque da corrida ficou por conta da atuação de Sérgio Paese, que largou na oitava posição e escalou o pelotão para chegar em segundo. Após esta etapa, a briga do campeonato de pilotos agora tinha Pedro Bartelle como líder, com 52 pontos conquistados, seguido de Douglas Pitoli com 46 pontos.
Marcelo Tedesco liderando para vencer em Londrina
Resultado final da prova:
1º - Marcelo Tedesco (Equipe Mico´s Racing) – 20 pontos
2º - Sérgio Paese (Equipe Cottonplus) – 15 pontos
3º - Pedro Bartelle (Equipe Grendene/Petrópolis) – 12 pontos
4º - Christian Conde (Equipe Disbrasa) – 10 pontos
5º - Alexandre Andrade (Equipe Building/RWB) - 8 pontos
6º - Douglas Pitoli (Equipe Invicta/G5R) – 6 pontos
7º - Ciro Aliperti Jr. (Equipe Banco Lavra/Fiel) – 4 pontos
8º - Luiz Galafassi (Equipe Colorgin/STP) - 3 pontos
9º - Bruno Minelli (Equipe Banco Bandeirantes) - 2 pontos
10º - Flávio Douglas Tito (Equipe Centro Automotivo) - 1 ponto
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Pedro Bartelle - 52 pontos
2º - Douglas Pitoli - 46 pontos
3º - Nilton Cruz Jr. / Christian Conde - 25 pontos
5º - Sérgio Paese - 23 pontos
6º - Patrick Gonçalves - 22 pontos
7º - Marcelo Tedesco -21 pontos
8º - Ciro Aliperti Jr. - 17 pontos
5ª Etapa – Brasília - 9 de julho de 1995
Na quinta etapa Douglas Pitoli venceu mais uma corrida - a terceira - na temporada e a cada etapa ficava mais evidente que a briga pelo título de pilotos estaria restrita entre ele e Pedro Bartelle, que finalizou a corrida em Brasília na terceira posição.
Douglas Pitoli vinha fazendo um ótimo campeonato
Resultado final da prova:
1º - Douglas Pitoli (Equipe Invicta/G5R) - 15 voltas em 30min06s27 - média de 163,689 Km/h – 20 pontos
2º - Sérgio Paese (Equipe Cottonplus) – 15 pontos
3º - Pedro Bartelle (Equipe Grendene/Petrópolis) – 12 pontos
4º - Giulio Mercury (Equipe Varga/Star Racing) - 10 pontos
5º - Maurício Slaviero (Equipe Texaco/Petrópolis) – 8 pontos
6º - Alexandre Andrade (Equipe Building/RWB) - 6 pontos
7º - Giuliano Losacco (Equipe Metagal/Fanavid) - 4 pontos
8º - Bruno Minelli (Equipe Banco Bandeirantes) - 3 pontos
9º - Nilton Cruz Jr. (Equipe Frutos Dias/Azevedo) – 2 pontos
10º - Christian Conde (Equipe Disbrasa) – 1 pontos
6ª Etapa – Londrina (PR) - 13 de agosto de 1995
Na segunda incursão da categoria em Londrina, foi a vez de Pedro Bartelle "dar as cartas". O gaúcho viu sua vitória chegar depois de ultrapassar Marcelo Tedesco na última volta, na curva do mergulho, levantando a torcida presente no autódromo. Ainda conquistou a melhor volta da prova, com a marca em 1min16s430 e média de 148,136 Km/h de média. Com o resultado, Bartelle retomou a liderança do campeonato de pilotos, graças também ao azar de Douglas Pitoli, que abandonou a prova.
Vitória espetacular de Pedro Bartelle em Londrina
Resultado final da prova:
1º - Pedro Bartelle (Equipe Grendene/Petrópolis) - 27 voltas em 34min45s531 - média de 146,578 Km/h – 20 pontos
2º - Marcelo Tedesco (Equipe Mico´s Racing) – 15 pontos
3º - Sérgio Paese (Equipe Cottonplus) – 12 pontos
4º - Giulio Mercury (Equipe Varga/Star Racing) – 10 pontos
5º - Nilton Cruz Jr. (Equipe Frutos Dias/Azevedo) – 8 pontos
6º - Ciro Aliperti Jr. (Equipe Banco Lavra/Fiel) – 6 pontos
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Pedro Bartelle - 74 pontos
2º - Douglas Pitoli - 66 pontos
3º - Sérgio Paese - 50 pontos
4º - Nilton Cruz Jr. - 36 pontos
5º - Marcelo Tedesco - 35 pontos
6º - Christian Conde - 27 pontos
7º - Giulio Mercury - 25 pontos
7ª Etapa – Vitória (ES) - 10 de setembro de 1995
A sétima etapa da temporada de 1995 da Fórmula Chevrolet era uma corrida especial: nas ruas da capital do Espírito Santo, na cidade de Vitória. Quem se deu bem no traçado foi Marcelo Tedesco, que levou para a casa a taça de vencedor, em um fim de semana bastante agitado.
O belíssimo visual do traçado de rua de Vitória, no Espírito Santo
Na sexta-feira de treinos livres, um susto: Bruno Minelli bateu muito forte e teve uma lesão na sétima vértebra. Foi impedido de competir e correu para a cabine de transmissão da prova, onde comentou a corrida. Essa foi uma das várias pancadas que aconteceram em todo o fim de semana, fato muito comum em circuitos de rua.
A corrida agitou a cidade e as cercanias do circuito estavam lotadas de espectadores, nas calçadas, janelas de casas e varandas de apartamentos, em cima das pontes... o público foi às ruas em peso! Nem o calor de aproximadamente 33 graus no domingo afastou a galera de assistir a prova.
Julita Barros, da Federação de Automobilismo do Espírito Santo, ao lado do carro de Renato Russo: ela foi uma das grandes responsáveis pela realização da corrida
A estrutura montada para a corrida da Fórmula Chevrolet em Vitória consumiu um orçamento de 600 mil reais. O aparato contou com a participação de 350 policiais, 15 médicos, 150 seguranças, 52 bombeiros e 20 profissionais da equipe de resgate. A estrutura ainda era composta por arquibancadas montadas para comportar 2.300 pessoas, foram instaladas 3.200 lâminas de guard-rail, 4.500 metros de alambrado e distribuídos 6 mil pneus de proteção ao longo do traçado.
Marcelo Tedesco cravou a pole position e largou muito bem, deixando Renato Russo na segunda colocação. Tedesco abriu vantagem, cravou a volta mais rápida mas conseguiu imprimir um ritmo que não desgastou o equipamento. Como prêmio, levou a vitória.
Triunfo para Marcelo Tedesco nas ruas de Vitória
Resultado final da prova:
1º - Marcelo Tedesco – 20 pontos
2º - Renato Russo - 15 pontos
3º - Pedro Bartelle – 12 pontos
4º - Christian Conde – 10 pontos
5º - Alex Sander Bachega - 8 pontos
6º - Douglas Pitoli – 6 pontos
7º - Giuliano Losacco - 4 pontos
8º - Patrick Roosevelt - 3 pontos
9º - Alfredo Guaraná Menezes - 2 pontos
10º - Roberto Galafassi
8ª Etapa – Jacarepaguá (RJ) - 24 de setembro de 1995
A corrida no Rio de Janeiro deveria ser o palco para a segunda vitória consecutiva de Marcelo Tedesco. Sob forte calor, característico do Rio, ele largou na pole position, ganhou com sobras na pista porém teve sua vitória cassada posteriormente no Tribunal, depois que o Conselho Técnico Desportivo Nacional anunciou que o motor de seu carro apresentava irregularidades - foram detectados dois retrabalhos no cabeçote do seu motor.
A vitória então caiu no colo de Douglas Pitoli, que agradeceu o "presente" que o ajudaria ainda mais na disputa pelo título de pilotos da temporada. Agora, Pitoli tinha apenas seis pontos de defasagem para Pedro Bartelle.
Mais um caneco de vencedor para Douglas Pitoli na temporada
Resultado final da prova:
1º - Douglas Pitoli – 20 pontos
2º - Sérgio Paese – 15 pontos
3º - Pedro Bartelle – 12 pontos
4º - Nilton Cruz Jr. – 10 pontos
5º - Patrick Gonçalves – 8 pontos
6º - Ciro Aliperti Jr. – 6 pontos
7º - Maurício Slaviero – 4 pontos
8º - Bruno Minelli - 3 pontos
9º - Giulio Mercury – 2 pontos
10º - Luiz Vicente Galafassi - 1 ponto
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Pedro Bartelle - 98 pontos
2º - Douglas Pitoli - 92 pontos
3º - Sérgio Paese - 65 pontos
4º - Marcelo Tedesco - 55 pontos
5º - Nilton Cruz Jr. - 46 pontos
6º - Christian Conde - 37 pontos
9ª Etapa – Interlagos (SP) - 8 de outubro de 1995
O título de pilotos da temporada de 1995 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Chevrolet começou a ser decidido nos treinamentos para a nona etapa da temporada, em Interlagos. Depois de reabastecer seu carro entre as tomadas de tempo, Douglas Pitoli foi punido e teve de largar na última posição no domingo.
Pitoli fez o que estava ao seu alcance. Imprimiu um forte ritmo, partindo do 26º posto para a quinta colocação na bandeirada. Mas não foi suficiente para impedir o título de Pedro Bartelle, gaúcho de 19 anos, que terminou na segunda colocação. A vitória ficou com Sérgio Paese, a sua primeira na temporada. Bartelle venceu apenas duas corridas, frente a quatro triunfos do seu rival Pitoli, mas foi consistente ao ponto de levar com uma etapa de antecedência o título de 1995. Foi também mais um título para a equipe Petrópolis, liderada por Wulf Seikel e Mauro Voguel. Desde a primeira temporada da categoria em 1992, a hegemonia de títulos era toda deles.
Resultado final da prova:
1º - Sérgio Paese – 20 pontos
2º - Pedro Bartelle – 15 pontos
3º - Ciro Aliperti Jr. – 12 pontos
4º - Renato Russo - 10 pontos
5º - Douglas Pitoli – 8 pontos
6º - Alex Sander Bachega - 6 pontos
7º - Albery Spinola - 4 pontos
8º - Airton Daré - 3 pontos
9º - Maurício Slaviero – 2 pontos
10º - Bruno Minelli - 1 ponto
Classificação do campeonato até o momento:
1º - Pedro Bartelle - 123 pontos (campeão)
2º - Douglas Pitoli - 100 pontos
3º - Sérgio Paese - 85 pontos
4º - Marcelo Tedesco - 55 pontos
5º - Nilton Cruz Jr. - 45 pontos
6º - Ciro Aliperti Jr. - 41 pontos
10ª Etapa - Interlagos - 3 de dezembro de 1995
Com o título já decidido, as equipes e pilotos foram para a última etapa da temporada com um espírito mais relaxado. Marcelo Tedesco cravou a pole position na classificação mas, na vistoria técnica, foi detectada uma irregularidade na angulação do aerofólio traseiro, em uma medida proibida pelo regulamento. Tedesco foi punido e teve de largar no final do grid.
Marcelo Tedesco partiu então para um ritmo alucinante mas teve um acidente com Sérgio Paese na entrada do S do Senna. Os dois pilotos deram a sua versão do incidente para a equipe de reportagem da revista Grid. Paese falou primeiro: "o Tedesco passou por mim como um foguete, freou propositalmente uns 150 metros antes do ponto ideal, no final da reta dos boxes, e depois atravessou o carro no meio do S para provocar a batida. Para fazer a pole com tamanha pressão no aerofólio, esse cara só pode estar andando com o motor fora do regulamento." Marcelo Tedesco rebateu, para a mesma equipe de reportagem: "meu carro escorregou e o Paese não só bateu como continuou acelerando durante o choque."
Alheio a toda essa confusão, Douglas Pitoli caminhou para mais uma vitória na temporada. Teve ao seu lado no pódio o seu principal rival, Pedro Bartelle, na disputa pelo título.
Pitoli terminou a temporada em alta - um ano com muitas vitórias e briga pelo título
Foi uma animada e bem disputada temporada de 1995 da Fórmula Chevrolet. E a categoria seguiria firme para o ano de 1996. Mas isso é assunto para a próxima matéria da série.
Resultado final da prova:
1º - Douglas Pitoli - 20 pontos
2º - Pedro Bartelle - 15 pontos
3º - Christian Conde - 12 pontos
4º - Alex Bachega - 10 pontos
5º - Bruno Minelli - 8 pontos
6º - Alexandre Andrade Jr. - 6 pontos
Classificação final do campeonato de pilotos:
1º - Pedro Bartelle – 130 pontos
2º - Douglas Pitoli – 120 pontos
3º - Sérgio Paese – 85 pontos
4º - Marcelo Tedesco – 55 pontos
5º - Christian Conde – 48 pontos
6º - Nilton Cruz Jr. – 45 pontos
7º - Ciro Aliperti Jr. – 41 pontos
8º - Giulio Mercury – 37 pontos
9º - Patrick Gonçalves – 34 pontos
10º - Bruno Minelli - 31 pontos
11º - Maurício Slaviero – 28 pontos
12º - Alexandre Andrade Jr. - 28 pontos
13º - Alex Bachega - 27 pontos
14º - Renato Russo - 25 pontos
15º - Giuliano Losacco - 23 pontos
16º - Flávio Douglas Tito - 9 pontos
17º - Fabio Veiga - 6 pontos
18º - Airton Daré - 6 pontos
19º - Alfredo Guaraná Menezes - 5 pontos
20º - Albery Spinola - 4 pontos
21º - Luiz Vicente Galafassi - 4 pontos
22º - Ricardo Mauricio - 3 pontos
23º - Patrick Roosevelt - 3 pontos
24º - Rodney Felício - 2 pontos
25º - Giuliano Pilagallo - 1 pontos
26º - Roberto Galafassi - 1 ponto
27º - Rodrigo Corazza - 1 ponto
Mais imagens da temporada de 1995:
Pedro Bartelle, o campeão de 1995
Registro de uma das etapas em Interlagos
Pedro Bartelle dando aquela cochilada providencial antes da batalha, em Interlagos
Douglas Pitoli
Marcelo Tedesco em ação nas ruas de Vitória (ES), onde venceu a etapa
Pedro Bartelle
Douglas Pitoli
Mauricio Slaviero
O campeão Pedro Bartelle em uma das etapas do ano em Interlagos
Douglas Pitoli, o vice-campeão de 1995
Renato Russo
Marcelo Tedesco e o chefe de equipe, Juan Mico´s
Mauricio Slaviero
Renato Russo
Pedro Bartelle
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