No último domingo, 30 de Julho, estivemos presentes em Interlagos para acompanhar a terceira etapa do Dopamina Endurance Series, o campeonato brasileiro de longa duração. A prova teve a participação de 38 carros, divididos em seis categorias diferentes (GP1, GT1, GT2, P2, P3 e Turismo). As ausências sentidas no grid foram do Protótipo MR Lamborghini V10, que teve uma quebra de motor nos treinos e não alinhou para a largada e também do protótipo MetalMoro AJR, que não compareceu no evento.
A pole-position ficou com o Porsche 911 GT3 R inscrito pela Sttutgart Sportscar Brasil, pilotado pela dupla Marcel Visconde e Ricardo Mauricio. A pole foi a primeira do modelo alemão no campeonato. Os líderes do campeonato, Tiel de Andrade e Franco Pasquale, que pilotam um protótipo MC Tubarão, largariam na terceira posição.
Porsche 911 GT3 R
A largada da prova foi dada pontualmente às 15h. A entrada franca trouxe a presença de um bom público às arquibancadas, público este que acompanhou outras corridas durante o domingo e também por todo o fim de semana da programação do campeonato paulista de automobilismo.
O Porsche 911 liderou quase toda a prova e no começo da disputa chegou a abrir mais de 40 segundos do segundo colocado. Após a abertura da primeira janela de paradas obrigatórias de boxes (que devem durar, por regulamento, 3 minutos e meio) o modelo alemão, que tem próximo dos 500 cavalos de potência, perdeu a liderança e chegou a cair para a quarta posição na classificação geral da prova. Neste instante, a prova era ponteada pelo protótipo MR18 branco da dupla Francesco Ventre e José Eduardo Ventre.
O protótipo MC Tubarão líder do campeonato com Tiel de Andrade e Franco Pasquale teve um problema sério com uma mangueira de água, que alijou logo cedo a equipe pela vitória da liderança da prova. Eles voltaram para a disputa e finalizaram na quinta posição, salvando alguns pontos que podem fazer a diferença na disputa do título.
A prova foi bastante acidentada, com diversas escapadas, acidentes e carros com problemas mecânicos parando pelo traçado, culminando em muitas entradas do safety car. Como efeito, a corrida adentrou a noite de domingo. Neste momento, por questões de segurança, a direção da prova decidiu por encerrar a prova, faltando 13 voltas para o fim.
A vitória ficou com o Porsche 911 GT3 R da dupla Ricardo Mauricio e Marcelo Visconde, a segunda no campeonato. A segunda posição ficou com o protótipo MRX da dupla do Mato Grosso do Sul, Nilson Ribeiro e José Roberto Ribeiro, com um detalhe interessante: terminaram na mesma volta do líder, mesmo após mais de 3 horas e meia de prova. O pódio foi completado pela Lamborghini Gallardo laranja da trinca paulista Sérgio Laganá, William Freire e Marcello Sant´anna. Todos os três primeiros colocados pertencem à classe GP1.
Para o fã de automobilismo e das corridas de endurance, a presença em Interlagos foi a oportunidade de reencontrar com as provas de longa duração nacionais, que infelizmente estão em falta nos últimos anos. Este ano já tivemos a realização das 8 Horas de Marcas e Pilotos paulista, o que nos deixa um pouco mais esperançosos de que esta cultura das provas longas não vai deixar de existir.
A seguir, seguem os cliques da prova realizados por mim:
Expectativa do público e últimos preparativos das equipes no grid antes da largada
Depois de um princípio de incêndio nos boxes, dentro da primeira janela de paradas obrigatórias, o protótipo MRX de Alan Chanoski e Alexandre Finardi parou antes da entrada do laranjinha, demandando a entrada do resgate
Uma das diversas intervenções do Safety Car na prova
O Chevrolet Sonic Stock Car V8 da dupla gaúcha André Senger e Humberto Giacomello finalizou na segunda posição na categoria GT1 e na décima segunda posição na classificação geral.
O VW Gol 2.0 dos gaúchos Juarez Terres, Ricardo Terres e Pedro Ávila foi o único representante da categoria Turismo e ganhou a simpatia dos torcedores paulistas presentes nas arquibancadas
O protótipo Tubarão pilotado pela dupla Julio Martini e Marcelo Viana finalizaram na oitava posição na classificação geral e venceram na classe P3
Era esperada uma boa briga entre o Porsche 911 GT3 R e o protótipo preto e vermelho dos líderes do campeonato Tiel de Andrade e Franco Pasquale, porém, problemas mecânicos com o MC Tubarão atrasaram a dupla, que finalizou na décima posição na classificação geral
Disputa lado a lado entre o protótipo MR18 azul do trio Claudio Ricci, Felipe Roso e Vinicius Roso e o MRX amarelo Sergio Cardoso e Gustavo Tomazini
MRX de Aldoir Sette e Marcelo Campagnolo
Na foto acima é possivel ver combustível saindo do bocal do tanque do Chevrolet Vectra Stock Car V8 dos pilotos Juarez e Esdras Soares.
Peugeot Stock Car V8 de Reinaldo Rena, Esio Vichiese e Roberto Rossatti foi o terceiro colocado na classe GT2
Protótipo MRX do português João Lemos e do paulista André Moraes foi o décimo colocado na categoria GP1
Quarta posição na classe GP1 e sexta colocação no geral para o MR18 dos gaúchos Felipe e Vinicius Roso e Claudio Ricci
O MRX dos paulistas Fernando Ohashi e Henrique Assunção terminaram a prova em uma excelente segunda posição na classe P2
O Chevrolet Cobalt V8 Stock Car do trio Ney Faustini, Mauricio Salla e Ney de Sá Faustini fializou apenas na vigésima posição. Problemas mecânicos no início da prova frustaram a boa expectativa de resultados
MCR/VW Turbo de Ian Jepsen e Daniel Claudino
Os vencedores da classe GT1 foram Paulo Rutzen, Gustavo Martins e Vilson Verardi Jr., com a Lamborguini Gallardo azul da foto acima
Ferrari F430 de Carlos Kray, Telmo Tecchio e Ricardo Mendes, a terceira colocada na categoria GT1
Protótipo Spyder Race de Vander Penques, José Carlos Soares e José Magalhães Neto
BMW M3 que compete na classe GT1 e é preparada pelos gaúchos da MC Tubarão.
Belíssima pintura do MR18 de Emilio Padron e Fernando Fortes
Chevrolet Vectra V8 Stock Car de Juarez e Esdras Soares
Protótipo MC Tubarão de Mauro Kern e Paulo Souza, terceiro colocado na classe GP2
O Maserati Trofeo Maurizio e Marco Billi foi o vencedor na categoria GT2
Protótipo Spyder Race de Beto Monteiro, Paulo Totaro e Leandro Totti
Segunda posição na classificação geral, na mesma volta do Porsche vencedor: excelente resultado para o protótipo MRX pilotado por Nilson Cintra e José Roberto Cintra
O quarto colocado na classificação geral foi o protótipo acima, o MRX de Carlos e Yuri Antunes, que também foram os vencedores da classe P2
Protótipo 1R SPMEC segundo colocado na categoria P3, pilotado pelo quarteto Emilio Padron, Pedro Serrano, Eduardo Violante e Renan Guerra
Flagra dos discos de freio incandescentes na freada do laranjinha do protótipo MR18 de Francesco Ventre e José Eduardo Ventre Dieter. Eles chegaram a liderar a prova mas no trecho final perderam rendimento
Spyder Race da dupla paranaense André Varassin e Vinicius Palma
Por onde passava, o Dodge Challenger acima impressionava pelo ronco do motor V8 e também pelas espessas labaredas de fogo que saíam dos escapes laterais a cada reduzida. O carro, que foi construído na base de um Stock Car, competiu na classe GT1 e finalizou na quarta posição, pilotado pelos paulistas André Carrillo e Rodrigo Corbisier
Fiat Linea Trofeo, segundo colocado da classe GT2
A Lamborguini Gallardo laranja foi a terceira colocada, mesma posição na sua classe, a GP1
Protótipo 1R SPMEC de Mallaco Maam e Leonardo Mallaco
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