domingo, 12 de março de 2017

Do Fundo do Baú - Adelaide 2000 - quando a American Le Mans correu na Austrália


Os protótipos e Gran Turismos que disputavam o campeonato American Le Mans Series foram para o tradicional circuito de rua de Adelaide, na Austrália, para a disputa de uma prova de 6 Horas, denominada "Race of a Thousand Years" (Corrida dos Mil Anos). A prova literalmente fechou a temporada, uma vez que foi disputada no dia 31 de dezembro de 2000 e levou a classificação de "última corrida do século". Mais de 70 mil espectadores se fizeram presentes no dia da corrida, que a princípio tinha sido programada para ser realizada por mais 9 oportunidades, porém não foi disputada nos anos seguintes.

O grid da prova foi composto por 25 carros, das categorias Le Mans Protótipos (LMP) e os Gran Turismos da GTS e GT. Nos protótipos, destaque para presença de dois Audis R8 da Audi Sport North America, dois Cadillac Northstar LMP da francesa DAMS, três Panoz LMP-1 Roadster S (curioso protótipo com motor dianteiro) e dois Lolas B2K/10, um com motorização Ford V8 Roush e outro com Judd V10. Nos GT´s, um festival de Dodges Viper GTS, Porsche 911 GT3 e BMW M3. O traçado utilizado foi o mesmo que fez parte do calendário da Fórmula 1 de 1985 a 1995.



O Audi R8 vencedor e a exótica pintura exaltando a natureza da Austrália



Após a largada, a disputa pela ponta foi polarizada pelos dois Audis R8, com o carro da dupla formada pelo alemão Frank Biela e o italiano Emanuele Pirro tomando a liderança, seguido de perto pelos companheiros de equipe, o escocês Alan McNish e o italiano Rinaldo "Dindo" Capello. Não demorou muito para que as posições se invertessem, para não mais mudar até o final das seis horas e 225 voltas de prova. A se destacar a pintura especial do Audi vencedor, que mostrava todas as belezas naturais da Austrália. Falando em Audi, a marca de Ingolstadt dominou o cenário de Endurance naquele ano, vencendo as 24 Horas de Le Mans e o campeonato da American Le Mans Series. Essa hegemonia perduraria por mais 16 anos.



Excelente segunda posição para a Lola B2K/10 da Konrad Motorsports



Os protótipos que poderiam fazer frente aos carros da marca dos quatro anéis ficaram pelo caminho. Os Panoz e Cadillacs sequer chegaram entre os 10 primeiros colocados. Os carros da categoria GTs e GT esbanjaram resistência e finalizaram em posições que em condições normais deveriam ser dos LMP´s. Na segunda posição, chegou o Lola B2K/10 equipado com o poderoso V8 Ford preparado pela Roush, da equipe alemã Konrad Motorsport. Em terceiro, o vencedor da categoria GTS, o Dodge Viper no bonito esquema de pintura vermelha da equipe francesa Oreca. Na categoria GT, o vencedor, o Porsche 911 GT3 da equipe Dick Barbour Racing, finalizou na quinta posição na classificação geral.





Dodge Viper do Team Oreca, vencedor na classe GTS e terceiro colocado na geral





O resultado final da prova foi o seguinte:

1º - Rinaldo "Dindo" Capello (ITA) / Alan McNish (ESC) - Audi R8/Audi V8 Turbo
2º - Franz Konrad (AUS) / Charles Slater (USA) / Alan Heather (AUT) - Lola B2K/10/Ford V8
3º - Olivier Beretta (MON) / Karl Wendlinger (AUS) / Dominique Dupuy (FRA) - Dodge Viper GTS
4º - Belloc / Amorin - Dodge Viper GTS
5º - Müller / Luhr - Porsche 911 GT3
6º - Wars / Menzel / Graham - Porsche 911 GT3
7º - Lazzaro / Borcheller - BMW M3
8º - Watson / Duno / Lintott - Dodge Viper GTS
9º - Bright / Brabham / Murphy - Panoz LMP-1 Roadster S/Élan V8
10º - Auberlen / Jönsson / Cunningham - BMW M3
11º - Palmer / D´Agostin / Orcutt - Porsche 911 GT3
12º - Gutierrez / Jurasz / Vuillaume - Porsche 911 GT3
13º - Schiattarella / Simon / de Radigues - Lola B2K/10/Judd V10
14º - Fitzgerald / Pobst - Porsche 911 GT3
15º - Biela / Pirro - Audi R8/Audi V8 Turbo
16º - Dean / Mowlem - Porsche 911 GT3
17º - Wollek / Maassen - Porsche 911 GT3
18º - Pabst / Foster / Wankum - Porsche 911 GT3
19º - Bernard / Collard - Cadillac Northstar LMP V8 Turbo
20º - Goossens / Tinseau - Cadillac Northstar LMP V8 Turbo
21º - Bundy / Skea / Muro - Porsche 911 GT3
22º - Stuck / Van Overbeek / Said - BMW M3
23º - Rice / Buckler - Porsche 911 GT2
24º - Magnussen / Graf - Panoz LMP-1 Roadster S/Élan V8
25º - Katoh / O´Connell - Panoz LMP-1 Roadster S/Élan V8


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