segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Série 10 anos de Kart - 1ª parte - O começo. As primeiras corridas - 2001

Em um das diversas corridas de kart na Granja Viana, no ano passado, estávamos conversando eu, Tarcísio e Reginaldo quando Tarcísio disse o seguinte:




- Nossa, no ano que vem faz dez anos que corremos de kart juntos!





Depois do costumeiro espanto sobre como o tempo passou rápido, tive na hora uma idéia. Quando chegasse 2011, escreveria no blog sobre estes dez anos de corridas de kart e de amizade, para rememorarmos e também comemorarmos esta data especial.




Pois bem, já estamos em 2011, então, chegou a hora. Vamos entrar no De Lorean prateado e acelerar para voltar no tempo. O De Lorean pára de se movimentar e chegamos a 29 de abril de 2001, um domingo, 18h30 da tarde. Local: Play Kart Tatuapé, localizado na Avenida Condessa Elizabeth Roubiano, nº 920, avenida mais conhecida como Marginal Tietê. Neste dia, hora e local, colegas se reunem para se divertir e correr de kart. O que eles não sabiam é que essa seria a primeira de muitas corridas de kart no futuro, que renderiam muitas histórias, amizades e diversos outros desdobramentos, como por exemplo a criação e manutenção deste blog.




Estava lá um grupo de seis pessoas. A corrida foi organizada por mim e pelo Reginaldo Pereira. Conhecemo-nos no trabalho. Reginaldo já trabalhava lá quando eu entrei em fevereiro de 2001. Quando eu entrei no local de trabalho, inclusive, a primeira pessoa que vi e conversei foi ele. Logo ficaríamos amigos e descobriríamos uma paixão em comum: o automobilismo. A partir daí, fomos alimentando a vontade de correr de kart.


Reginaldo já tinha experiência em corridas de kart. Participou de um campeonato de kart indoor organizado por colegas no extinto Suzuka, correu algumas vezes no Play Kart Tatuapé e correu uma vez na Granja Viana. Já eu era inexperiente até então: havia corrido uma vez no extinto kart de aluguel do Auto Shopping Aricanduva, uma pista pequena, aberta, feita de pneus, em um pequeno espaço no estacionamento.




Mas, voltemos ao dia 29 de abril de 2001. Os participantes da corrida eram os seguintes: Reginaldo Pereira, Rodrigo Carelli, Anderson (mais conhecido como Japonês - colega de infância de Reginaldo, que também se tornaria colega nosso), Hugo Leonardo (primo do Tarcísio - notem que não conhecíamos ainda o Tarcísio. Ele entraria na empresa em julho de 2001), Heidy (uma presença feminina) e Daniel (um colega meu da época da faculdade de Comunicação Social, que optou por seguir em Publicidade e Propaganda, enquanto eu enveredei para o Jornalismo). Os demais integrantes do grid eram desconhecidos, oriundos da famosa "lista de espera". A corrida seria no traçado sem o túnel e a parte da pista que passava por cima dele.




Infelizmente, a pista do Play Kart não existe mais. Ela foi inaugurada em 1996 e encerrou suas atividades no final de 2002 em outro local e com outro nome e também, claro, com um outro traçado. Hoje é o Planet Kart, localizado na Rodovia Fernão Dias. O Play Kart tinha um traçado muito interessante. Poderíamos dizer que era um mini kartódromo. Apesar da pista pequena em extensão e em largura, ela oferecia até 12 tipos diferentes de traçado e cada um deles recebia o nome de uma pista de verdade (Mônaco, Interlagos, por exemplo). A pista era asfaltada e tinha zebras, áreas de escape e até túnel, com uma parte da pista que passava sobre ele. Muito legal!


Foto do traçado do Play Kart Tatuapé, quando da sua inauguração, em 1996.






Tenho gravada em fita de vídeo esta corrida, assim como as corridas seguintes. Meu irmão Piô estava sempre com a "Handy-Cam" a tira-colo e filmava para nós estas corridas. E é graças a estas gravações que temos como contar aqui as histórias destas corridas.




Na gravação, dá para ver que Reginaldo e Anderson "Japonês" largaram lá na frente. Eu largaria bem atrás, na antepenúltima posição. Após a largada, rodei na primeira curva e fiquei "de frente para o mundo", como diria Edgard Mello Filho, vendo todos tentando desviar para não bater de frente comigo. Um fiasco, minha corrida tinha acabado ali, praticamente. Reginaldo e Anderson permaneceram no pelotão da frente e terminaram a corrida por lá. Infelizmente, não temos o resultado final desta corrida, mas ela é histórica, pois seria a primeira corrida de muitas e despertaria a paixão e a vontade, minha e de Reginaldo, de correr mais vezes.




Em junho de 2001 conheceríamos o Tarcísio, que além de colega de trabalho, passou a seu um amigo, muito também graças á paixão em comum pelo automobilismo. Logo ficou sabendo que estávamos por marcar mais uma bateria no Play Kart e queria participar. Pois então marcamos para o dia 2 de setembro daquele ano, um domingo, mais uma corrida.




Os participantes foram os seguintes: Reginaldo Pereira, Tarcísio Frederice, Rodrigo Carelli, Fabinho (colega de trabalho), Rogério (colega de faculdade de Reginaldo - que por sinal, pilotava muito bem) e Ederson (também do trabalho). O restante do grid era composta pela famigerada e costumeira "lista de espera". O traçado utilizado tinha o túnel e o resultado final desta corrida nós temos, graças a um "take" de câmera que meu irmão fez da folhinha de resultados: o 1º e 2º colocados eram desconhecidos, Rogério em terceiro, Tarcísio em quarto, Ederson em quinto, Rodrigo em sexto, Fabinho em sétimo e Reginaldo em oitavo.




Em 2001, teríamos mais uma corrida no Play Kart, porém não tenho a data exata nem o resultado da prova. Novamente passaríamos pelo túnel e por cima dele e teríamos um bom número de participantes. Seguem os pilotos: Reginaldo Pereira, Rodrigo Carelli, Anderson "Japonês", Anderson "Sca" (mais conhecido como "o cara do Maveco", pois tinha um Maverick muito invocado) e sua esposa na época, Ederson e Rogério. Nas filmagens, dois destaques. Eu levei um Stop and Go e parei nos boxes para cumprir punição e a prova foi interrompida com bandeira vermelha por conta do grande número de confusões e acidentes.




Bem, estas foram as corridas de 2001. Tudo isso deu início à idéia de elaborarmos um campeonato de kart, organizado por nós mesmos, mas isso é papo para a segunda parte desta série especial "Dez anos de Kart".




Seria interessante termos aqui o depoimento, nos comentários, das pessoas que vivenciaram tudo isso, até para enriquecer ainda mais de detalhes toda essa história. Reginaldo, Tarcísio, tragam aqui suas lembranças! Até o próximo post!

Um comentário:

  1. Adorei o post!!
    Ótimo ver a paixão que vocês tem pelo automobilismo e principalmente a amizade que em poucas palavras vocês demonstraram ter.
    Espero que essa paixão pelas corridas e a amizade continue, por mais 10 anos...

    Uma fã de corrida.

    ResponderExcluir