domingo, 30 de janeiro de 2011

Série 10 anos de kart - 4ª parte - o segundo campeonato e a descoberta de novas pistas - 2008 e 2009


Em 2008, estávamos com muita vontade de correr, mas para fecharmos baterias só com conhecidos, era precsio um esforço grande para "angariar" entusiastas. Mas para abril de 2008, conseguimos reunir uma quantidade recorde de pessoas para correr na Granja Viana. Era um sábado, dia 26, quando 24 pilotos alinharam no grid de largada para uma grande corrida. E para incentivar os participantes, eu, Reginaldo e Tarcísio compramos troféus para os 3 primeiros colocados e medalhas para os demais, para icentivar e premiar a participação de todos. Após a prova, por mim vencida, com Eduardo Moro em segundo, Tarcísio em terceiro e Reginaldo em quarto, fomos ao pódio para entregar a premiação e festejar a corrida. As fotos mostram o tamanho da festa. O destaque também era o novato Luiz Henrique, que finalizou a prova em uma sólida sétima posição.









Após esta corrida, todos estavam empolgados e já pediam para organizarmos mais uma prova na Granja Viana. E foi em 5 de julho que nos reunimos mais uma vez, contando novamente com um grid lotado, para correr na Granja Viana. Reginaldo fez uma excelente classificação e marcou a pole-position. Eu consegui a segunda posição. Após a largada, Reginaldo manteve a ponta na primeira volta, quando chegamos à grande reta. Como ainda não lastreávamos os karts, por ser mais leve, consegui ultrapassar o Regis na reta. Após ultrapassá-lo, consegui abrir boa vantagem para vencer a prova. Reginaldo logo depois foi literalmente jogado para fora da pista pelo Marcelo Harnebach e foi parar bem atrás. Conseguiu ainda fazer uma grande prova de recuperação e chegou em quarto. Em uma excelente segunda posição chegou Tarcísio, com destaque também para a sexta posição de Romnei (lembrando que ele tem somente um braço). Novamente tivemos pódio para os primeiros colocados, com direito a troféus e até champagne. Em 2008, ainda corremos mais duas vezes, em agosto e em novembro, sempre com um bom número de participantes.




Após estas duas provas, estávamos empolgados com as corridas de kart. Então tivemos a idéia de realizarmos um sonho antigo: comprarmos o nosso próprio equipamento. Primeiro, compramos os capacetes para fazermos as nossas próprias pinturas. Para tanto, tive a idéia de irmos até a ArtVisual Aerografia, que fica na rua Alba, Zona Sul da cidade, para conferirmos o trabalho. Eu sempre passei em frente ao local, de carro, e via os capacetes pintados em exposição. Conhecemos o Edu, mestre na arte da aerografia e ele mostrou o seu trabalho, de muita qualidade, diga-se. O Tarcísio gostaria de fazer uma réplica do capacete vermelho de Michael Schumacher, na época da Ferrari (afinal ele é um Tifosi fervoroso). Já eu tinha idealizada a minha própria pintura, nas cores da bandeira nacional. Tarcísio levou as fotos do capacete de Schumy, e pediu que ficasse igual. Edu teve a idéia de que, no lugar do MSC, que forma um carro de Fórmula 1 no capacete original, ele faria o TBS (iniciais do Tatá), e ficou muito bom. Aliás, a pintura ficou excelente, muito realista, contando inclusive com os adesivos dos patrocínios da época. Para o meu, Edu perguntou do que eu mais gostava, além de Automobilismo. Disse que gostava de aviação e ele teve a idéia de fazer o Cruzeiro do Sul, mas em perspectiva de velocidade, na colméia azul no topo do capacete. Ficou muito legal. Logo depois, adquirimos luvas, balaclavas e macacões nas lojas da Corsa e Sparco, que ficam em frente ao Autódromo de Interlagos.









Após esse ano movimentado, com diversas corridas e grid cheio, tivemos a idéia de organizar um campeonato em 2009. Marcamos antecipadamente as baterias na Granja Viana e fizemos bastante divulgação, inclusive utilizando este blog, com a cobertura jornalística e fotográfica de todas as etapas. Foram ao todo quatro etapas, onde sobrou emoção, disputas e diversas histórias para contar. Por isso, vou destacar aqui algumas passagens interessantes.
A primeira etapa começou quente. Após a largada, o pelotão da frente, composto de 6 pilotos (Eduardo Moro, Aristinélio, Tarcísio, Reginaldo, Rodrigo e Luiz Henrique) disputava ferozmente as posições, todos andando colados por todo o traçado da Granja Viana. A disputa estava tão intensa e empolgante que Romnei, que não estava na luta por conta de uma lesão no ombro, relatou: "assistindo as disputas, deu vontade de pegar um kart e correr, de tão empolgante que estava". Essas voltas disputadas não saem e com certeza não sairão da minha cabeça e da cabeça de quem disputou aquilo. Foi impressionante. Luiz Henrique foi o primeiro a sair da briga: levou um toque e saiu da pista, indo de encontro aos pneus. Logo após, o primeiro lance polêmico da temporada. Tarcísio atrasa uma freada e dá uma pancada na traseira de Aristinélio. O kart de Aristinélio perde rendimento e ele tem de trocar de Kart, abandonando a disputa. Tarcísio leva uma bandeira de advertência (preta e branca) pelo incidente. Enquanto isso, a disputa continuava intensa. Eduardo Moro disputava a liderança com Tarcísio, enquanto eu e Reginaldo duelávamos pela terceira posição. Em ambas as disputas, a alternância de posições era constante. No final da prova, na penúltima volta, o desfecho da polêmica: Tarcísio chega para dar uma volta no retardatário Aristinélio que, nervoso pelo incidente do início da prova, dá uma fechada em Tatá, jogando ele para a grama molhada pela chuva que caiu durante o dia. Aristinélio foi desclassificado da prova e Tarcísio ainda conseguiu chegar na quarta posição. Na chegada aos boxes, muita discussão entre os dois, mas na segunda etapa o episódio já estava superado e a amizade continuou. Desse episódio, restou algo engraçado: uma frase antológica de Tarcísio em um comentário aqui no blog: "Merdas acontecem, e isso eu tenho propriedade para falar". Impagável!













Na terceira etapa, corremos com a pista da Granja metade seca, metade molhada. Foi uma prova muito confusa, com muitos incidentes e acidentes. O mais impressionante aconteceu bem na minha frente. Eu larguei em penúltimo e o Luiz Henrique em último. Tentava uma recuperação quando Reginaldo se enroscou com outro competidor e os dois baterão. Foi uma pancada de respeito. Quando lembro, o barulho vem rápido na minha mente, um estrondo. Dessa panca, sobrou uma roda "pererecando" na pista. Ainda desviei da dita cuja, pois ela veio bem na minha direção. Enfim, consegui me recuperar e chegar na terceira posição. Luiz Henrique fez uma excelente prova e saiu de último para a segunda colocação no final, "fazendo uma prova com a 'cabeça'", como ele mesmo descreveu. Já Reginaldo, após a batida, voltou para os boxes com apenas três rodas, no melhor estilo Gilles Villeneuve, com direito a um show de faíscas, uma demonstração de coragem e perícia. "Fui controlando a distribuição do meu peso no kart, que balançava muito, para poder conduzir até os boxes e pegar outro kart", palavras do Reginaldo sobre o episódio.


A última etapa do campeonato foi disputada no mês de novembro daquele ano. A corrida começou com muito calor, um clima bastante abafado. Lá pela metade da prova, Tarcísio liderava, seguido pelo Reginaldo e por mim, quando desabou um dilúvio no Kartódromo Internacional da Granja Viana. Em pouco tempo, a pista estava encharcada e com diversas poças em vários locais. O Spray d' água passava a compor o cenário da prova. Com pneus slicks, a aderência é nula no molhado e praticamente todos rodaram, com uma grande alternância de posições. Tarcísio e Luiz Henrique tiveram seus motores apagados, Tarcísio inclusive há poucas curvas da vitória, para sua enorme decepção. O vencedor da prova foi Reginaldo, que correu no meio do aguaceiro com a viseira solta, uma mostra de perícia e talento, pois já estava difícil enchergar algo com a viseira fechada, imagine com a água na cara! Foi uma vitória com "V" maiúsculo e uma alegria ver a alegria do Reginaldo ao sair do kart e vibrar muito com o feito.


Além das corridas do campeonato na Granja Viana, neste período também desbravamos outros kartódromos. Corremos no Anhaia Mello, no Kart In Jaguaré (por conta do campeonato da empresa), no Kartódromo de Interlagos, na Aldeia da Serra e no Arena Schin, em Itú. Foi a oportunidade de conhecer novos traçados, encarar novos desafios.

Bem, este foi o penúltimo post da série 10 anos de kart. Logo mais estará no ar o último episódio da saga.

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